[Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas
Moderators: leofer40, Castanhola
- lmviterbo
- Euro-Master

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas
Tenho aqui uma sugestão revolucionária.
A portagem da A5 na saída 8A não tem, aparentemente, nenhuma forma de chegar lá um carteiro ou portageiro, a não ser se entrar pela área de serviço, que de resto é bastante perto.
Tendo isso em conta, parece-me que neste caso, excepcionalmente, faz sentido a portagem ter o mesmo CP7 da A.S.
Que me dizem?
A portagem da A5 na saída 8A não tem, aparentemente, nenhuma forma de chegar lá um carteiro ou portageiro, a não ser se entrar pela área de serviço, que de resto é bastante perto.
Tendo isso em conta, parece-me que neste caso, excepcionalmente, faz sentido a portagem ter o mesmo CP7 da A.S.
Que me dizem?
- CarlosManta
- Euro-Master

Por partes:lmviterbo wrote:Tenho aqui uma sugestão revolucionária.
Que me dizem?
- O acesso à portagem, ou à casa do portageiro é feita neste caso exclusivamente pela A5, mas de forma totalmente independente da área de serviço. Não é necessário aceder à àrea de serviço para aceder à casa do portageiro, e estando na A.S. é única forma de aceder à casa do portageiro é voltar a entrar na A5.

Assim, respondendo ao que perguntas, tendo isso em conta, não faz sentido atribui o mesmo CP7, já que o facto não se verifica.
O que não quer dizer que não devam partilhar o CP7, mas essa é uma questão diferente. De facto existe para Vila Fria um CP7 para a A5 (2740-242), e ambas a portagem e a A.S. encontram-se muito próximas, em Vila Fria, e na A5. Assim como duas casas na mesma rua podem partilhar o mesmo CP7, não vejo porque não possa ser o esse o caso aqui. Outra hipótese é atribuir à A.S. o CP7 da "Rua do Monte", que é a rua que dá acesso à A.S., que se cruza com a "Rua do Penedo".
- lmviterbo
- Euro-Master

Sim, temos ambos razão. O que eu queria dizer é que não há maneira de as cartas chegarem à casa da portagem sem ser por mão dos próprios funcionários, que têm de entrar pela A.S., passando a cancela que lhe dá acesso, entrar depois na A5, e passar pela portagem com algum tipo de talão especial, imagino eu. E depois quando quiserem sair terão de sair na saída normal. Não é possível assim ser portageiro ali sem ter carro ou boleia. Invulgar, certamente.CarlosManta wrote:O acesso à portagem, ou à casa do portageiro é feita neste caso exclusivamente pela A5, mas de forma totalmente independente da área de serviço. Não é necessário aceder à àrea de serviço para aceder à casa do portageiro, e estando na A.S. é única forma de aceder à casa do portageiro é voltar a entrar na A5.lmviterbo wrote:A portagem da A5 na saída 8A não tem, aparentemente, nenhuma forma de chegar lá um carteiro ou portageiro, a não ser se entrar pela área de serviço, que de resto é bastante perto.
Não me parece bem. Por duas razões:CarlosManta wrote:Outra hipótese é atribuir à A.S. o CP7 da "Rua do Monte", que é a rua que dá acesso à A.S., que se cruza com a "Rua do Penedo".
- A via de acesso à A.S., a que tem a cancela, não é exactamente a continuação da Rua do Monte.
- Numa portagem choca-me menos usar os CP7 das vias de onde partem as vias de acesso, porque aquilo é de facto só uma casinha e assim a pequena via de acesso é como se fosse o acesso a uma garagem duma casa, ou o acesso a uma grande mansão. Numa A.S., já me parece, em geral, um empreendimento demasiado grande para não ter um CP7 próprio. Mas esta opinião e muito fluida e pouco rigorosa.
- CarlosManta
- Euro-Master

Os funcionários podem entrar na A5 sem ter que aceder à A.S., Até porque podem vir de Cascais ou Lisboa. Não será infrequente que os portageiros não possam ir a pé para o emprego, muitas portagens, mesmo perto de cidades ficam em sítios remotos sem transportes públicos. Imagino que a cancela preveja acesso aos funcionários da GALP e do IBIS, mais que isso torna-se complicado a gestão de acessos. (a Brisa dizer à Ibis quem pode entrar pela cancela...)lmviterbo wrote:Sim, temos ambos razão. O que eu queria dizer é que não há maneira de as cartas chegarem à casa da portagem sem ser por mão dos próprios funcionários, que têm de entrar pela A.S., passando a cancela que lhe dá acesso, entrar depois na A5
Quanto ao carteiro, muito complicado realmente.
Mais uma acha, a Lifecooler atribui o CP7 2770-209 ao Hotel Ibis. A página do Hotel menciona o CP7 2780-826, que não existe.
Até concordo que fiquem ambas com o mesmo CP7, só não concordo com os motivos que enumeras.Por isso eu diria de novo que é de ficarem ambas, A.S. e portagem, com o mesmo CP7, o que está definido para a auto-estrada.
- A via de acesso à A.S., a que tem a cancela, não é exactamente a continuação da Rua do Monte.
- Numa A.S., já me parece, em geral, um empreendimento demasiado grande para não ter um CP7 próprio. Mas esta opinião e muito fluida e pouco rigorosa.
Provisoriamente (e não há nada mais definitivo que uma solução provisória) sugiro atribuir a ambas portagem e AS (Norte, Lisboa Cascais e ainda Hotel Ibis), o mesmo CP7.
Logo que apareça informação mais concreta ou que acrescente esclarecimento pode-se corrigir.
- CarlosManta
- Euro-Master

Peço a vossa ajuda.
Para a Saída da A1 em Santa Maria da Feia:
http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=40.9 ... 4&t=h&z=16" onclick="window.open(this.href);return false;
Verifiquei no INE que a localidade é Santa Maria da Feira.
Mas não encontro CP7 para a portagem (apenas o CP4 4520). Alguém tem alguma dica?
Para a Saída da A1 em Santa Maria da Feia:
http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=40.9 ... 4&t=h&z=16" onclick="window.open(this.href);return false;
Verifiquei no INE que a localidade é Santa Maria da Feira.
Mas não encontro CP7 para a portagem (apenas o CP4 4520). Alguém tem alguma dica?
- lmviterbo
- Euro-Master

Re:
Ora vejam lá se concordam:
A 1 Auto-Estrada do Norte Lisboa - Porto
14 km 209,2 Mealhada /Luso-Buçaco/Cantanhede/Curia/Anadia N 234 0116 Alto dos Cações (3060)
Na lista do código postal não existe esta localidade, que está no sig.ine.pt.
A 1 Auto-Estrada do Norte Lisboa - Porto
14 km 209,2 Mealhada /Luso-Buçaco/Cantanhede/Curia/Anadia N 234 0116 Alto dos Cações (3060)Na lista do código postal não existe esta localidade, que está no sig.ine.pt.
- Castanhola
- Euro-Master

Portagem da Mealhada na A1
Eu penso que a localidade mais próxima, mesmo ali ao lado, a cerca de 500-600 metros, é Pedrulha (3050-183):
http://scrif.igeo.pt/ASP/topo_cr.asp?XX ... 500&topo=0
http://maps.google.com/maps?q=40.371388 ... 44445&z=14
Segundo penso Alto dos Cações não é uma localidade, mas sim uma região ou um lugar (no sentido de local e não povoação). Ali apenas existem as instalações da Brisa e da Brigada de Trânsito (as casas), além de uns armazéns industriais.
Mas nada melhor do que perguntar ao diogocanilho, que é daqueles lados.
http://scrif.igeo.pt/ASP/topo_cr.asp?XX ... 500&topo=0
http://maps.google.com/maps?q=40.371388 ... 44445&z=14
Segundo penso Alto dos Cações não é uma localidade, mas sim uma região ou um lugar (no sentido de local e não povoação). Ali apenas existem as instalações da Brisa e da Brigada de Trânsito (as casas), além de uns armazéns industriais.
Mas nada melhor do que perguntar ao diogocanilho, que é daqueles lados.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- diogocanilho
- Euro-Master

Re: Portagem da Mealhada na A1
É isso mesmo, aquela zona chama-se Pedrulha!Castanhola wrote:Mas nada melhor do que perguntar ao diogocanilho, que é daqueles lados.
- CarlosManta
- Euro-Master

Re: Portagem da Mealhada na A1
Lamento, mas segundo a própria Câmara Municipal da Mealhada, a portagem pertence ao município de Cantanhede.diogocanilho wrote:É isso mesmo, aquela zona chama-se Pedrulha!Castanhola wrote:Mas nada melhor do que perguntar ao diogocanilho, que é daqueles lados.
http://62.28.109.192/sigmealhada/" onclick="window.open(this.href);return false;
A informação mas correcta é a que o lmviterbo encontrou. Parece-me uma situação com semelhanças à da Trofa, em que a portagem está perto da fronteira entre duas freguesias e ao mesmo tempo entre dois municípios. Neste caso porém, a informação de ambos os munícipios é coerente, assim como a do sig.ine.pt, e a linha de fronteira nem sequer atravessa a zona das portagens, mas passa claramente a Leste. A dúvida restante é o nome da localidade, já que o Município é certamente Cantanhede. É que o INE contém a indicação "Alto de Cações", mas o IGEO refere-se a esta como REG e não POV. Mas há falta de melhor parece-me a mais indicada. Infelizmente a freguesia de Sepins tem um CP7 por cada rua, mas nenhuma entrada para a auto-estrada, assim que só é possível determinar o CP4 3060. Existe ainda um CP7 associado à EN234, o 3050-166, mas é difícil de associar esse inequivocamente à praça de portagem.
- Castanhola
- Euro-Master

Repara que eu estou a falar com conhecimento de causa. Já ali estive a tratar de assuntos da Brisa e afins e conheço aquilo. Não existe nenhuma localidade chamada Alto dos Cações, e, nesta situação, do meu ponto de vista, não faz qualquer sentido "inventar" uma localidade para uma portagem de autoestrada. Ainda se fosse um aeroporto ou um local de referência? Agora uma portagem? Mas é apenas o meu ponto de vista.
Também não percebo qual a necessidade de escolher uma localidade do mesmo concelho da portagem mais distante, quando tens uma localidade mesmo ali ao lado, a cerca de 500 metros da portagem. E qual a relevância de ser ou não do mesmo concelho, quando o limite dos concelhos coincide precisamente com o limite entre as duas localidade, ou, se preferires, a portagem está a 300 metros do limite do concelho?
Aliás eu até me atrevia a dizer que se alguém introduzisse uma nota em Alto dos Cações, o mais certo era esse local ser adicionado à localidade Pedrulha... Normalmente é assim que acontece...
Também não percebo qual a necessidade de escolher uma localidade do mesmo concelho da portagem mais distante, quando tens uma localidade mesmo ali ao lado, a cerca de 500 metros da portagem. E qual a relevância de ser ou não do mesmo concelho, quando o limite dos concelhos coincide precisamente com o limite entre as duas localidade, ou, se preferires, a portagem está a 300 metros do limite do concelho?
Aliás eu até me atrevia a dizer que se alguém introduzisse uma nota em Alto dos Cações, o mais certo era esse local ser adicionado à localidade Pedrulha... Normalmente é assim que acontece...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- CarlosManta
- Euro-Master

Castanhola wrote:Também não percebo qual a necessidade de escolher uma localidade do mesmo concelho da portagem mais distante, quando tens uma localidade mesmo ali ao lado, a cerca de 500 metros da portagem. E qual a relevância de ser ou não do mesmo concelho,
É uma questão de ser picuinhas.
Não vejo a necessidade de atribuir a referência geográfica de outra freguesia de outro concelho quando toda a informação é coerente sobre a localização.
Mas no dia em que puseres do tal Guia em construção "para notas obtidas fora de localidades usar a localidade e CP7 mais próximo" passo a concordar contigo. O que se tem feito nestes casos é usar apenas CP4, e para nome de localidade a identificação possível. (neste caso o IGEO e o INE ambos validam a mesma)
- Castanhola
- Euro-Master

Alto dos Cações <> Pedrulha
Caraças, Manta. O único problema que está aqui em causa é o facto de Alto dos Cações não ser uma localidade. Portanto se alguém registar com esse nome o que eu farei, como faço noutras situações semelhantes, será adicionar esse local a uma localidade "verdadeira". Podemos depois discutir a qual ele deverá ser adicionado, mas essa é outra questão.
Fora isso podes arranjar outra localidade diferente de Pedrulha para associar à portagem. Já disse várias vezes que sou bastante flexível quanto a isso. Uns optam pela localidade mais próxima, outros por uma da mesma freguesia... outros podem até mudar o critério em situações diferentes... desde que o critério seja razoável, por mim, tudo bem.
Fora isso podes arranjar outra localidade diferente de Pedrulha para associar à portagem. Já disse várias vezes que sou bastante flexível quanto a isso. Uns optam pela localidade mais próxima, outros por uma da mesma freguesia... outros podem até mudar o critério em situações diferentes... desde que o critério seja razoável, por mim, tudo bem.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Se Alto dos Cações não é localidade, resta-me ainda a hipótese de escolher a localidade mais próxima dentro da mesma ZCP (zona de código postal). Pedrulha, além de ser noutro concelho, tem o CP4 3050 mas a portagem está em 3060.
Por isso, escolhi Escapães, que é a localidade mais próxima (dentro da ZCP 3060) para todas as fontes (lista de código postal e sig.ine, pelo menos). Se alguém estiver contra que levante cabelo.
Castanhola, é preciso separar o perfil desta Escapães (3060) da Escapães maior (4520) e não me lembro como se faz. Podes dizer-me outra vez em pm, pf?
Por isso, escolhi Escapães, que é a localidade mais próxima (dentro da ZCP 3060) para todas as fontes (lista de código postal e sig.ine, pelo menos). Se alguém estiver contra que levante cabelo.
Castanhola, é preciso separar o perfil desta Escapães (3060) da Escapães maior (4520) e não me lembro como se faz. Podes dizer-me outra vez em pm, pf?
- Castanhola
- Euro-Master

Nada contra, para mim essas são as duas melhores hipóteses:
http://maps.google.com/maps?q=40.373827,-8.487582&z=15
http://maps.google.com/maps?q=40.373827,-8.487582&z=15
- Escapães para quem optar pelo critério do código postal / concelho
- Pedrulha para quem optar pelo critério da menor distância
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Só para ficar o aviso ao CarlosManta, que pôs Escapães no post da A1: a terra tem CP7 próprio: 3060-531.