Esclarecimento de dúvidas

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 830
Joined: Fri Sep 21, 2012 6:33 pm

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by portaonze »

Sim Castanhola, eu sei que a localidade referida "tinha só" as coordenadas erradas.
Mas somente com a tal vista me foi possível detectar tal erro.

Se calhar reformulava a minha questão inicial.
Alguém sabe se iremos voltar a ter acesso a esta ferramenta?
Pelas vossas respostas acima, depreendo que tudo será uma questão de tempo.
Que uma próxima actualizacão deverá comportar esta ferramenta.
Esperemos então e logo verificarei os meus pontos mais recentes.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by CarlosManta »

Não me parece que este ja assim para tão breve.

O reverter para a versão anterior não resolve o problema, porque a API que permitia carregar os dados para o mapa foi descontinuada a 19 de Novembro pela Google.

viewtopic.php?p=1048343#p1048343" onclick="window.open(this.href);return false;

(Está no Facebook, não faço ideia como é que Castanhola não está a par destas coisas)

O Nerzhul, que era quem estava com isto, já deixou saber que não vai pegar neste tema, e ainda ninguém se chegou à frente...

viewtopic.php?p=1056144#p1056144" onclick="window.open(this.href);return false;

Sendo assim, e como já está 85% do trabalho, Castanhola, vamos lá meter mãos à massa!
Que achas da ideia de carregar apenas um numero limitado de notas por dot (ou localidade) para o .kml não ficar tão pesado. Como podemos ajudar?
portaonze wrote:Sim Castanhola, eu sei que a localidade referida "tinha só" as coordenadas erradas.
Mas somente com a tal vista me foi possível detectar tal erro.

Se calhar reformulava a minha questão inicial.
Alguém sabe se iremos voltar a ter acesso a esta ferramenta?
Pelas vossas respostas acima, depreendo que tudo será uma questão de tempo.
Que uma próxima actualizacão deverá comportar esta ferramenta.
Esperemos então e logo verificarei os meus pontos mais recentes.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Ferramenta para verificar as coordenadas das notas registada

Post by Castanhola »

85% Manta? És um otimista... :D

O ficheiro kml não fica muito pesado, em princípio, pois não considero coordenadas duplicadas na mesma localidade. Ou seja, para cada conjunto (localidade;latitude;longitude) diferente guardo apenas o número de notas nesse conjunto. No meu caso, as minhas 83673 notas registadas em Coimbra, distribuem-se por apenas 90 conjuntos de coordenadas diferentes (latitude;longitude).

O que se passa é que alguns desses conjuntos poderão conter várias localizações, de modo simples em duas situações:
  • quando existem várias localizações na mesma localidade que têm definidas exatamente as mesmas coordenadas,
  • quando se trata de coordenadas médias ficarão no mesmo conjunto todas as localizações sem coordenadas que tenham o mesmo CP4,
e não sei se fará sentido guardar a informações da lista de localizações dentro do mesmo conjunto.

Outra questão prende-se com o automatismo da coisa, que não será assim tão automática, pois trabalha em python. Ou seja, não estará sioponíbel como ferramente num site, por exemplo. terão de descarrefar a aplicação e correr a mesmo no python, como fazem para o fantástico cp3.pyque o lmviterbo ainda não colocou na primeira página da caça ao CP3. Será que mesmo assim vale a pena? O que querias que o script fizesse, Manta? Para mim poderia fazer sentido se no final permitisse alguma coisa que não seja atualmente possível na forma como os mapas do EBT funcionavam. Senão poderá ser mais para aquecer, a menos que demore meses até termos novamente os mapas disponíveis. Se querem mesmo avançar com uma coisa deste género, a primeira ajuda era definir exatamente o que a ferramenta devia fazer. Depois arranjar maneira de eliminar (ou não) toda aquela listagem de pontos em cada localidade no menu lateral dos mapas (podem descarregar o ficheiro kml que gerei e coloquei online, para procurarem soluções alternativas).

Outra questão, alguém sabe qual a atual definição dos dots no mundo? Desde que isso mudou que não me preocupei mais com o assunto, mas isso deve estar publicado algures. :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:85% Manta? És um otimista... :D
Pronto, 84,9% seja, não vale a pena ser picuínhas.
Outra questão prende-se com o automatismo da coisa, que não será assim tão automática, pois trabalha em python. Será que mesmo assim vale a pena? O que querias que o script fizesse, Manta? Para mim poderia fazer sentido se no final permitisse alguma coisa que não seja atualmente possível na forma como os mapas do EBT funcionavam. Senão poderá ser mais para aquecer, a menos que demore meses até termos novamente os mapas disponíveis.
Pode dar logo a contagem dos Dots em Portugal Continental por exemplo
Pode indicar quantas notas estão sem coordenadas atribuídas
Pode indicar quantas notas estão no centro geodésico de Portugal (localidade desconhecida)

Embora seja fácil de ver isto no excel, quantas pessoas costumam fazê-lo? Se calhar muita gente regista as notas e depois espera uns dias a ver se os Dots aparecem...

Ou seja, data para integrar no script indicadores para os jogos do Forum. E depois de arrancar era só ir "crescendo" e acrescentando. Ou pode-se acrescentar no script que já existe para os códigos postais.

Aquilo que se podia também era parametrizar por intervalos de tempo. Por exemplo ter um mapa (kml) só das localidades visitadas em 2012. Ou marcar anos diferentes com cores diferentes. Mas aqui estou já com funcionalidades que não trazem nada que não seja só ser bonito.
Outra questão, alguém sabe qual a atual definição dos dots no mundo? Desde que isso mudou que não me preocupei mais com o assunto, mas isso deve estar publicado algures. :roll:
A do mapa mundo passou a ser a do mapa da Europa. Era essa a pergunta?
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by Castanhola »

CarlosManta wrote:A do mapa mundo passou a ser a do mapa da Europa. Era essa a pergunta?
Referia-me aos limites dos dots (as coordenadas dos limites dos dots). Senão terei de ir eu à procura.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Angelo Campos
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 14
Joined: Tue Jun 26, 2012 12:19 am

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by Angelo Campos »

Tinha necessidade de saber o código e o código curto das notas da Letónia, porque da Lituânia ainda será cedo para se saber.
Pelo registo de notas não chego lá.
Alguém pode ajudar?
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by lmviterbo »

Angelo Campos wrote:Tinha necessidade de saber o código e o código curto das notas da Letónia, porque da Lituânia ainda será cedo para se saber.
Pelo registo de notas não chego lá.
O Banco Central Europeu atribuiu novas letras para a série Europa e vale a pena consultar a tabela (incluindo uma letra para as notas impressas na Polónia!).

Pelo menos no primeiro ano, a Letónia está a pedir notas emprestadas aos outros membros da Zona Euro. Depois, logo se vê. Não consegui perceber se a Letónia tem fábrica capaz de produzir euros. Não sei onde eram impressas as notas de lats.

Não há produção de notas prevista nem para Letónia nem para a Lituânia.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by Montgomery Burns »

Amigos "SIG-eiros", agradecia a vossa ajuda para determinar o CP da estação de Metro de São Sebastião (Lisboa). Sinto-me um pouco constrangido por pedir ajuda sobre um local em plena cidade, mas os CP de estações de metro nem sempre são fáceis de identificar. :?
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by CarlosManta »

Montgomery Burns wrote:Amigos "SIG-eiros", agradecia a vossa ajuda para determinar o CP da estação de Metro de São Sebastião (Lisboa). Sinto-me um pouco constrangido por pedir ajuda sobre um local em plena cidade, mas os CP de estações de metro nem sempre são fáceis de identificar. :?
Mesmo a Metro de Lisboa tem a noção de "São Sebastião I" (linha azul) e "São Sebastião II" (linha encarnada)
http://www.metrolisboa.pt/informacao/vi ... e-comprar/" onclick="window.open(this.href);return false;
E ainda:
http://can-ran.com/metro-sao-sebastiao/" onclick="window.open(this.href);return false;

Recebeste a nota numa loja, numa ATM, ou máquina de venda?
Se foi uma loja podes tentar encontrar o endereço associado a essa loja... nos restantes casos parece-me mais complicado...

Uma sugestão possível é o edifício junto as (pelo menos uma das) escadas, com a morada "Avenida António Augusto de Aguiar 163" onde fica a Garagem Glória e o Centro de Bridge de Lisboa, que tem código postal:

1050-014 Lisboa
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by Montgomery Burns »

Foi numa ATM que se apanha no trajeto que se tem de fazer para passar de uma linha para a outra, mais próxima de SS I. Se calhar vou optar por essa sugestão, vou ver se o Castanhola e/ou o Viterbo têm alguma ideia diferente. Eu penso sempre duas vezes antes de recorrer a ATM de estações de metro, porque já sei que isto pode acontecer. Obrigado.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by lmviterbo »

O Manta tem toda a razão quanto a haver duas estações de metro. Não é fácil, de facto, atribuir um CP7 à Estação São Sebastião I (Linha Azul). Para a outra, é bastante mais pacífico.

Para resolver o problema, fui buscar informação a:
descrição: http://www.metrolisboa.pt/informacao/pl ... -sebastiao" onclick="window.open(this.href);return false;
mapa: http://www.metrolisboa.pt/wp-content/up ... tlines.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
entradas e átrios: http://lxi.cm-lisboa.pt/lxi" onclick="window.open(this.href);return false; e fotos minhas do local

Antes de mais, aqui vai o mapa local, com os átrios numerados, e com a linha de divisão entre as zonas de código postal (ZCP) 1070 (a oeste) e 1050 ( a leste):
metro_sao_sebastiao.PNG
metro_sao_sebastiao.PNG (443.23 KiB) Viewed 2143 times
metro_sao_sebastiao_no_LXi.PNG
metro_sao_sebastiao_no_LXi.PNG (816.78 KiB) Viewed 2143 times
E agora, duas considerações prévias:
  • Não existe nenhum CP7 específico para a estação (as estações, em rigor), ao contrário do que sucede com muitas outras.
  • Nota válida para qualquer estação de Metro (pelo menos em Lisboa): os átrios e corredores são os pontos onde se podem obter notas — nos Postos de Venda (do Metro), nas lojas (aqui, não há nenhuma, embora haja espaço de sobra para as montar no Átrio Leste) e nas bancas temporárias.
Sendo assim, aqui vai o rol de átrios e entradas, com a descrição dos pontos onde podem ser obtidas notas, e a listagem completa dos CP7 que estão associados a cada uma das moradas:

Estação São Sebastião I (Linha azul)
Av. António Augusto de Aguiar, cruzamento com a Av. Marquês de Fronteira (segundo o site do Metro)

átrios e entradas:
1 Átrio Norte
Tem um Posto de venda aberto. No corredor entre a Ressano Garcia e o Corte Inglés, tem agora umas bancas de artesanato. No interior, no átrio principal, tem uma máquina MB do Millennium BCP (ATM: 0033/7004/14).
  • Av Ant Aug Aguiar, jt 140 (136 a 148D = 1050-021)
  • Av Ressano Garcia, jt 2 (2 a 38 = 1070-237)
  • R Mq Fronteira, jt 8 (8 a 30 = 1070-296)
  • Ed El Corte Inglés, R Mq Fronteira, 9C/D (7 a 9F = 1070-289; El Corte Inglés = 1069-413)
2 Átrio Sul
Tem um Posto de venda (em princípio sempre fechado).
  • Ed El Corte Inglés, Av Ant Aug Aguiar, debaixo do 31A (31 a 31E = 1050-013; El Corte Inglés = 1069-413)
  • R Carlos Testa, jt 1 (1050-046)
Aquilo que não acho bem:
  • Usar qualquer CP7 que não seja um destes. (A entrada junto ao 163 deixou de existir. Pelo menos não a vi agora, e garanto que corri os cantos todos à casa, além de que não está na planta do próprio Metropolitano de Lisboa.)
  • Usar o CP7 específico do Corte Inglés.
  • Usar um CP7 começado por 1070 (visto que a estação toda (à exceção das entradas a oeste) está na ZCP 1050.
Só restam, assim, 1050-021, 1050-013 e 1050-046. O último desloca a estação estranhamente para sudeste. Estranhamente, porque esta estação concentra tudo principalmente — ou exclusivamente — no Átrio Norte.

Restam 1050-021 e 1050-013. Qualquer destes pertence a um quarteirão que está onde o Metro diz que se situa esta estação.

1050-021
  • Vantagem: Está mais próximo do Átrio Norte.
  • Desvantagem: O ponto médio deste CP7 fica um pouco para norte.
1050-013
  • Vantagem: É usado apenas para as lojas que estão neste lado do edifício do Corte Inglés e que não pertencem ao Corte Inglés, ficando assim mais próximo do centro da estação.
  • Desvantagem (?): O ponto médio deste CP7 fica ao centro e não junto ao Átrio Norte, onde se concentram os pontos de possível obtenção de notas.
Eu usei 1050-021 para uma nota levantada neste ATM mas se calhar devia ter usado 1050-013. Que me dizem?



Em relação à outra estação, é simples. Só há um CP7 possível (embora, neste momento, não haja nenhuma forma de obter lá notas): 1050-084.

Estação São Sebastião II (Linha Vermelha)
Av. Duque de Ávila (segundo o site do Metro)

átrio (único) e entradas:
3 Átrio Leste
Tem um Posto de venda (em princípio sempre fechado).
  • Av. Dq Ávila, jt 124 (76 a 124 = 1050-084)
  • Av. Dq Ávila, jt 104 (76 a 124 = 1050-084)
Last edited by lmviterbo on Fri Jun 20, 2014 9:08 pm, edited 1 time in total.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:O Manta tem toda a razão ]...]

Aquilo que não acho bem:
A entrada junto ao 163 deixou de existir. Pelo menos não a vi agora, e garanto que corri os cantos todos à casa, além de que não está na planta do próprio Metropolitano de Lisboa.)

Restam 1050-021 e 1050-013. Qualquer destes pertence a um quarteirão que está onde o Metro diz que se situa esta estação.

1050-021 Está mais próximo do Átrio Norte.
1050-013 Está mais próximo do Átrio Sul.

Em relação à outra estação, é simples. Só há um CP7 possível (embora, neste momento, não haja nenhuma forma de obter lá notas): 1050-084.
Estação São Sebastião II (Linha Vermelha)
Av. Duque de Ávila (segundo o site do Metro)
Foi a única entrada que consegui identificar no Google Maps, que tem essa zona toda em obras. Também optei por não usar o CP7 do Corte-Inglês, mas verifiquei que este está cadastrado na Avenida António Augusto de Aguiar nos CTT. Por esse motivo, prefiro a opção 1050-021. Tem ainda as vantagens de ser onde estão mais lojas, segundo o Miguel, e claro está, de ser mais a Norte. Mas manteria as duas hipóteses como possíveis, é um pouco como a questão do café "de esquina" que tem porta para duas ruas. O mais importante é ser coerente, e não usar ora um ora outro.
Outro argumento possível seria o de usar o da entrada/àtrio com mais afluência, mas não tenho nenhuma ideia qual será, e às tantas até é igual para ambos.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by Montgomery Burns »

Obrigado amigos, eu sabia que ia obter aqui uma análise detalhada de todas as hipóteses. :D Vou optar pelo 1050-021. Se eventualmente acharem que o outro é mesmo o mais apropriado, mudo. E a ver se nunca mais toco naquele ATM, apre! :lol:
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 830
Joined: Fri Sep 21, 2012 6:33 pm

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by portaonze »

Boas,
Venho juntando alguns numeros de serie publicos que vou achando em jornais e pela net.
Até agora fui reportando estes numeros à bren_nmgn.
Passado algum tempo ela contactava comigo informando-me da adicao desses numeros à conta Public Serial.
Acontece que faz 2 meses reportei diversos numeros de serie publicos.
Até hoje as mensagens nao foram abertas pela bren_nmgn.
Reportei isto ao apoio no site ebt, faz 15 dias, e nada.
Sabem a que porta bater?
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by lmviterbo »

Infelizmente não posso ajudar. A outra pessoa que eu tenho ideia que poderia tratar disso é o Klapotec mas, quando ele esteve em Lisboa disse-me que está cheio de trabalho e sem tempo para o EBT



portaonze wrote:Boas,
Venho juntando alguns numeros de serie publicos que vou achando em jornais e pela net.
Até agora fui reportando estes numeros à bren_nmgn.
Passado algum tempo ela contactava comigo informando-me da adicao desses numeros à conta Public Serial.
Acontece que faz 2 meses reportei diversos numeros de serie publicos.
Até hoje as mensagens nao foram abertas pela bren_nmgn.
Reportei isto ao apoio no site ebt, faz 15 dias, e nada.
Sabem a que porta bater?
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”