EBT a pagar

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Caso as negociações corram de feição, mas se a única solução para a continuidade do EBT seja o pagamento de um fee anual (ex. 5 € ) Tu ...

Poll ended at Sun Jan 06, 2008 7:29 pm

Pagas
29
57%
Não Pagas
9
18%
Vais pensar no assunto com carinho
9
18%
Não queres saber mais do EBT
4
8%
 
Total votes: 51

User avatar
Rodri24
Euro-Regular
Euro-Regular
Posts: 168
Joined: Sun Nov 04, 2007 3:06 pm
Location: Faro, Portugal

Pagar?

Post by Rodri24 »

Pagar? Mas pagar porquê?
Não era suporto o Eurobilltracker ser um site livre, grátis?
Eu não pagaria, de maneira nenhuma... :?
Rodri24
O meu perfil
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Post by Castanhola »

Tik Tak wrote:Não pagaria de hipótese alguma. Os custos de manutenção do site poderiam facilmente ser cobertos com discreta publicidade. Não faz sentido pagar pelo uso de um site deste tipo, sobretudo não havendo essa necessidade, o site pode pagar-se a si próprio. Mais depressa daria um donativo à Wikipédia, onde a questão do lucro poder ser problemática faz muito mais sentido do que aqui.
Mikex[PT] wrote:Subscrevo esta opinião. Um Google Ads num canto não incomodava ninguém e, com o tráfego que o site tem, de certeza que dava bom dinheiro. O pessoal até podia combinar clicar num anúncio pelo menos uma vez por dia para dar mais uns trocos...
Rodri24 wrote:Pagar? Mas pagar porquê?
Não era suporto o Eurobilltracker ser um site livre, grátis?
Eu não pagaria, de maneira nenhuma...
Relativamente a estas questões, apenas "apanhei" algumas que me pareceram mais relevantes para a minha opinião. Evidentemente que é suposto que o uso do EBT seja completamente gratuito, mas a realidade é que a sua manutenção custa dinheiro e alguém tem de a pagar.

O uso de publicidade no EBT não me agrada, porque provavelmente iria haver lucro e o que fazer a esse dinheiro? Aceito o uso da publicidade num site como o ImageShack - http://www.imageshack.us/ - que muitos de nós usam para colocar imagens online, ou num site como o StatCounter - http://www.statcounter.com/ - que disponibiliza um contador de acessos a páginas web gratuito, ou num jornal online. Mas nesse caso trata-se de empresas, que existem para ganhar dinheiro e que estão a disponibilizar um serviço sem custos para o utilizador. É portanto natural que lucrem com isso.

Já a filosofia de um site como o ETB é, no meu ponto de vista, completamente diferente. Além de se tratar de um passatempo que normalmente obriga a uma utilização diária, ou quase, do site, eu não veria com bons olhos a existência de publicidade, porque me daria a ideia que alguém tinha criado o site com o objectivo de ganhar dinheiro. Ou seja, era uma "mina de ouro": criam um passatempo que obriga a uma utilização constante do site e recebem dinheiro por cada "acesso" dos utilizadores. Mas o facto é que se houvesse publicidade no EBT eu nunca teria aderido, e esta é para mim uma das questões fulcrais, pois desse modo estariamos a perder potenciais utilizadores. Podem dizer que só adere quem quer, mas a filosofia subjacente ao EBT é a de conseguir o maior número de utilizadores.

Por outro lado sou completamente contra pagar a alguém (um salário) para manter o site. Afinal isto é um passatempo e basta alguns utilizadores darem um pouco do seu tempo para tudo funcionar bem. Mas também é preciso assegurar o futuro do EBT que não deve ser suportado apenas por um utilizador, como tem acontecido até agora.

Também já aqui disse que sou contra uma utilização do EBT em que todos têm de pagar para o utilizar. Mesmo a solução de deixar ao critério de cada um se paga ou não e quanto não me agrada muito, pois mais uma vez estamos a afastar potenciais utilizadores pelas razões que indiquei acima.

Já não me importaria de contribuir para a manutenção do site por opção própria. Afinal alguém tem de pagar para que tudo isto seja uma realidade. Nesse sentido a proposta de criação de uma associação com fins não lucrativos para o EBT parece-me uma boa ideia - http://www.eurobilltrackerforum.com/vie ... 361#499361 . Eu aderia de bom grado a uma associação desse género e poderia contribuir com uma pequena quantia para que o futuro pudesse ser assegurado. Mas mais uma vez recuso que alguém seja pago pelo tempo que perde na gestão do ETB. Afinal o que não falta são utilizadores cheios de vontade de disponibilizar alegremente algum do seu tempo livre para que este passatempo seja uma realidade. De igual modo não deveria haver uma "publicidade" a essa associação demasiado visível para os novos utilizadores. A meu ver até podia nem haver nenhuma... se alguém se tornasse demasiado dependente deste passatempo e perdesse um pouco de tempo a frequentar o fórum, parece-me que não deveria demorar muito a aperceber-se desse facto...

Para terminar, espero que as negociações que devem estar a decorrer hoje em Paris (anúncio + actualização) tenham fumo branco...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Robick
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2655
Joined: Sat Jan 13, 2007 8:16 pm
Location: Cantanhede/Coimbra - Portugal
Contact:

Pagar

Post by Robick »

Eu pagaria mas com condições.

Para pagar acho que devo ter direito de voto e o EBT ser uma organização representativa de todos utilizadores na europa.

Digamos que seria uma solução híbrida. O EBT seria aberto a todos. Se se quissese ter direito a participar nas decisões do EBT e na eleição dos membros representativos por país, aí teria que pagar uma taxa anual.
O pagamento também representava um maior empenhamento e responsabilidade nas decisões. Quando nós falamos nos "lá de cima" parece que estamos a falar de deus. E o que temos agora? Uma guerra no Olimpo? Preferia uma organização mais republicana e democrática. Onde soubessemos como e quem decide.

Provavelmente, uma taxa anual de 5€ seria o suficiente.

A hipótese da publicidade que o tik tik fala não me repugna. Chateia-me mais decisões de bastidores
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
User avatar
Robick
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2655
Joined: Sat Jan 13, 2007 8:16 pm
Location: Cantanhede/Coimbra - Portugal
Contact:

Post by Robick »

margata wrote:
FANTAS wrote:Deviamos discutir isto pessoalmente. Marquem um encontro! :D
Encontro, pelo que ouvi dizer é na Tocha, à responsabilidade da malta de Coimbra e arredores... vamos lá a definir a data.
Se for na Tocha comigo a organizar, só tinha pensado para Março, como aliás já tinha dito. Ainda não tinha aberto a página, por andava a ver no que isto dava. Aliás havia também a hipótese de ser em Ançã. No entanto, não ponho de parte um almoço relâmpago, marcado rapidamente. Realmente há muito para discutir

Interessados?
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Post by Eureka.72 »

Castanhola wrote:Já não me importaria de contribuir para a manutenção do site por opção própria. Afinal alguém tem de pagar para que tudo isto seja uma realidade. Nesse sentido a proposta de criação de uma associação com fins não lucrativos para o EBT parece-me uma boa ideia - http://www.eurobilltrackerforum.com/vie ... 361#499361 . Eu aderia de bom grado a uma associação desse género e poderia contribuir com uma pequena quantia para que o futuro pudesse ser assegurado. Mas mais uma vez recuso que alguém seja pago pelo tempo que perde na gestão do ETB. Afinal o que não falta são utilizadores cheios de vontade de disponibilizar alegremente algum do seu tempo livre para que este passatempo seja uma realidade. De igual modo não deveria haver uma "publicidade" a essa associação demasiado visível para os novos utilizadores. A meu ver até podia nem haver nenhuma... se alguém se tornasse demasiado dependente deste passatempo e perdesse um pouco de tempo a frequentar o fórum, parece-me que não deveria demorar muito a aperceber-se desse facto...

Para terminar, espero que as negociações que devem estar a decorrer hoje em Paris (anúncio + actualização) tenham fumo branco...
Já tinha lido qualquer coisa sobre isso e tambem me pareceu uma boa ideia e quanto a parte final da tua intervenção tambem eu espero que o fumo branco sai da chaminé... :mrgreen:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
suntzu
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3621
Joined: Tue Jul 03, 2007 7:44 pm

Post by suntzu »

Sendo novo no EBT, há certas ideias que me fazem menos confusão do que fazem aos que já andam nisto há muito tempo.
Dou algum do meu tempo ao site e ao fórum e se fosse necessário daria mais tempo mas menos jogos, o dia só tem 24h e além disso e por incrivel que pareça também há vida para além do EBT.
Há uns dias atrás, pensava eu na questão da publicidade no site. E fiquei a matutar numa questão que um user colocou que era a de cada um de nós, todos os dias, clicar nos links e assim gerar receita para o EBT e pensei também que não è justo de forma alguma, e a vidinha está cada vez mais cara, de ser uma única pessoa a suportar as despesas dum passatempo que é de todos.
Aquilo que me ocorreu, e podem insultar se quiserem (sempre sujeito a retaliações, como é óbvio :D) que publicidade poderia ter alguma utilidade para um user do EBT, e surgiu-me a questão dos bancos.
Nos dias que correm muita gente usa o homebanking, e porque não os links publicitários do site serem de bancos ?? Os users clicam no link do banco para acederem ao homebanking, ajudam o EBT e fazem uso da publicidade que está no site.
Acredito que protocolos com o pessoal da banca não devem ser fáceis de fazer, mas surgiu-me esta ideia e resolvi partilhar. Também já aqui disse tanto disparate que mais um não fará grande diferença :mrgreen:
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
User avatar
diogocanilho
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3329
Joined: Tue Dec 12, 2006 12:42 pm
Location: Mealhada, Portugal
Contact:

Post by diogocanilho »

suntzu wrote:Aquilo que me ocorreu, e podem insultar se quiserem (sempre sujeito a retaliações, como é óbvio :D) que publicidade poderia ter alguma utilidade para um user do EBT, e surgiu-me a questão dos bancos.
Nos dias que correm muita gente usa o homebanking, e porque não os links publicitários do site serem de bancos ?? Os users clicam no link do banco para acederem ao homebanking, ajudam o EBT e fazem uso da publicidade que está no site.
Acredito que protocolos com o pessoal da banca não devem ser fáceis de fazer, mas surgiu-me esta ideia e resolvi partilhar. Também já aqui disse tanto disparate que mais um não fará grande diferença :mrgreen:
É uma excelente ideia, visto haver uma forte relação (na teoria) entre os EBTrackers e a banca! Apesar de não haver uma banco internacional forte no contexto europeu, o site poderia aproveitar a sua "divisão" em relação às línguas e aos países (havendo para cada país, um banco diferente...)
Aliás, o site tem uma grande vantagem...! Imagina que os "administradores" decidem aproveitar o Google "ads". Se entrares no "city-profile" da Ericeira, terias os restaurantes, hotéis, bares...etc etc, no "hit" Lisboa-Paris, poderia haver os voos entre estas duas cidades...etc etc. O site é muito rico neste tipo de coisas.

*****
Robick wrote:
margata wrote:
FANTAS wrote:Deviamos discutir isto pessoalmente. Marquem um encontro! :D
Encontro, pelo que ouvi dizer é na Tocha, à responsabilidade da malta de Coimbra e arredores... vamos lá a definir a data.
Se for na Tocha comigo a organizar, só tinha pensado para Março, como aliás já tinha dito. Ainda não tinha aberto a página, por andava a ver no que isto dava. Aliás havia também a hipótese de ser em Ançã. No entanto, não ponho de parte um almoço relâmpago, marcado rapidamente. Realmente há muito para discutir.Interessados?
Por mim, é na "boa! 8)
Marquem lá o dia e a hora e vamos lá ver se desta vez a malta da Ericeira (entre outros) poderão cá vir :D
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”