Guia do fórum português [índice na 1ª mensagem do tópico]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Guia do fórum português [índice na 1ª mensagem do tópico]

Post by Castanhola »

Índice do guia do fórum português
Bem-vindo ao fórum português do EuroBillTracker (EBT)

Se é a primeira vez que vens ao fórum português do EBT este tópico foi construído a pensar em ti, para que não te sintas perdido, mas também para servir de ponto de referência a quem por cá anda regularmente.

Para começar não te esqueças de te inscrever no fórum (clica aqui para te registares), porque a inscrição do fórum é independente da inscrição no EBT. Habitualmente usamos o mesmo "username" no EBT e no fórum. Desse modo permites que os outros utilizadores te reconheçam e simpatizem rapidamente contigo (ou talvez não, se perceberem que acabaste de lhes "roubar" o lugar que tinham conquistado à custa de tanto esforço). No entanto, nada impede que uses uma identificação diferente nos dois locais (vê aqui como podes mudar o teu "username").

Agora que estás inscrito no fórum não hesites em te apresentar aqui, para que te possamos conhecer melhor. Na mesma ocasião podes dizer-nos como conheceste o EBT. Bons registos e não deixes de aparecer. Participa nos jogos, nas discussões e diverte-te... Não fiques à espera e descobre o que a comunidade EBT te pode oferecer!...

Breve introdução ao fórum português do EBT

Para facilitar a descoberta e a utilização regular do fórum português estamos a construir este pequeno guia, para que não te sintas perdido no meio de tantos tópicos. Para manter o fórum em ordem e o tornar num local agradável pedimos-te que leias a netiqueta e que tentes manter-se nessas linhas gerais durante a utilização do fórum. Em particular mantém sempre uma atitude positiva e amigável e respeita as opiniões dos outros. Mantém-te dentro do assunto em discussão em cada tópico. Antes de abrires um novo tópico de discussão verifica, por favor, se não existe já um tópico para esse fim (usa a funcionalidade de busca "search" do fórum):
  • Se pretendes apenas dizer "Olá malta, cheguei ao fórum", este tópico é o local indicado para esse fim.
  • Se pretendes esclarecer uma dúvida ou resolver um problema, coloca-a neste tópico que logo alguém te responde.
  • Se pretendes dizer algo que não se enquadre em nenhum outro tópico, mas o assunto não justifica a abertura de uma nova discussão, pensa em usar o Off-topic que é basicamente o lugar para quase tudo. De fora só fica mesmo spam, anúncios, pornografia, insultos, etc...
Nas mensagens seguintes podes encontrar uma listagem de alguns tópicos interessantes e outras informações sobre o fórum.
Last edited by Castanhola on Tue Jun 24, 2008 4:41 pm, edited 35 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Alguns tópicos interessantes

Post by Castanhola »

Alguns tópicos interessantes

Podes encontrar aqui uma listagem não exaustiva de alguns dos tópico mais interessantes ou mais úteis do fórum português:
Normalmente podes encontrar tópicos equivalentes nos fóruns internacionais. Apresentamos aqui alguns tópicos interessantes dos fóruns internacionais:
Last edited by Castanhola on Fri Feb 22, 2008 1:42 pm, edited 12 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Os jogos do fórum

Post by Castanhola »

Os jogos do fórum

Para os recém-chegados e todos aqueles que se interessam, aqui está uma lista não exaustiva de alguns jogos do fórum. Podem encontrar uma lista mais completa dos jogos do fórum português neste tópico, mantido pelo myxovirus.

:flag-pt: Portugueses :flag-pt:
Portugal de A a Z: registar notas em localidades portuguesas começadas por todas as letras do alfabeto
Hits de A a Z
SCRABBL€ EBT
Caça ao CP3 - Ranking por nº de códigos postais
Distritos de Portugal/Concelhos de Portugal
Super Users Portugueses
Com quantos utilizadores têm hits?
EBT Dots Portugal Continental 114+1
Código curto em Portugal por valor da nota
Castelos de Portugal

:flag-eu: Internacionais :flag-eu:
Países de A a Z
EBT dots!
Hits de A a Z
The every day hitbingo
WhatPulse

:flag-de: Alemães :flag-de:
Alemanha de A a Z: registar notas em localidades alemãs começadas por todas as letras do alfabeto

:flag-be: Belgas :flag-be:
Províncias da Bélgica; Bélgica de A a Z

:flag-es: Espanhóis :flag-es:
Espanha de A a Z
Províncias de Espanha

:flag-fr: Franceses :flag-fr:
France de A a Z
Volta à França - EBT

:flag-gr: Gregos :flag-gr:
Grécia de A a Z

:flag-it: Italianos :flag-it:
Itália de A a Z

:flag-nl: Países Baixos :flag-nl:
Países Baixos de A a Z

Image Suíços Image
Volta dos Cantões, Suíça de A a Z

Enviem uma mensagem privada se quiserem incluir mais algum. Prometemos pensar seriamente no assunto... :D
Last edited by Castanhola on Fri Feb 08, 2008 4:04 am, edited 2 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Truques e curiosidades

Post by Castanhola »

Truques e curiosidades
  • Mudar a identificação no EBT e no fórum: Podem mudar o vosso nome de utilizador no EBT nas preferências (tenham em atenção que não são admitidos links web no nome de utilizador). No fórum essa alteração não pode ser efectuada pelos próprios utilizadores (terão de o pedir a um dos administradores, ao Craco, por exemplo).
  • Moderar um "hit" amigável: A melhor maneira de pedir a moderação de um hit amigável ou não interessante é usar o sistema de apoio, disponível no menú "O meu perfil" do site do EBT (após terem feito login, evidentemente). Podem também usar este tópico (criado pelo suntzu) para pedir a moderação de hits amigáveis ou não interessantes. Podem usar este tópico também para pedir a "desmoderação" de um hit moderado que considerem interessante.
  • Formatar uma mensagem no fórum: No fórum as mensagens são formatadas usando BBCode, uma implementação especial do HTML, menos potente, mas mais segura (elimina a possibilidade de os utilizadores "estragarem" as páginas, além de ser muito mais simples). Podem encontrar aqui uma listagem e a explicação dos vários comandos BBCode.
  • Criar um apontador para uma mensagem: Para criar um apontador para mensagem basta copiar o link no pequeno símbolo Image existente no canto superior esquerdo de cada mensagem. Nesse caso a mensagem aparece na sua posição habitual, na respectiva página do tópico. Existe também a possibilidade de criar um apontador em que a mensagem pretendida apareça no topo da página. Neste caso deve-se usar um apontador do tipo "http://www.eurobilltrackerforum.com/vie ... &start=nnn", em que tttt representa o número do tópico e nnn a numeração da mensagem dentro do tópico. Como exemplo apresentam-se os apontadores para esta mensagem usando o primeiro e o segundo método.
  • Personalizar o perfil no EBT: O perfil no EBT pode ser personalizado nas preferências, colocando a informação pretendida no campo "Perfil", mas a informação deve ser formatada usando HTML. Alguns comandos HTML estão "desactivados" por razões de segurança, como os que permitem colocar imagens e a maioria dos contadores de acessos. As únicas imagens permitidas são as das notas e das bandeiras, introduzidas na forma :note-xx: ou :flag-yy:. Podem consultar aqui os códigos que funcionam, assim como algumas informações sobre o HTML permitido. Podem também encontrar aqui uma explicação dos comandos HTML, com muitos exemplos e testes interactivos. Alguns dos comandos HTML mais úteis para formatar os perfis no EBT são os seguintes:
    <br> – Para iniciar uma nova linha
    <br><br> – Dois seguidos para deixar uma linha em branco
    <hr> – Para inserir uma linha (traço) horizontal
    <a href="http://www...">texto do link</a> – Para criar um apontador (fica a bold, no estilo da página)
    <a class="hiddenlink" href="http://www...">texto do link</a> – Para criar um apontador não visível (sem o bold)

    Muito importante: tenham sempre o cuidado de "fechar" os comandos HTML ou arriscam-se a obter páginas no mínimo estranhas... :mrgreen:
  • Truques para registar muitas notas: vês alguns a registar dezenas ou centenas de notas por dia, e não consegues nem meia dúzia... podes encontrar aqui alguns truques para arranjar notas (vê as mensagens seguintes para mais sugestões) e também aqui e ainda aqui... claro que nem sempre resultam, mas o importante é não perder a motivação...
  • Encontrar coordenadas de localidades e identificar localidades: Podes usar os seguintes sites web para encontrar coordenadas de localidades. Deves ter sempre em atenção que há casos de coordenadas de localidades mal definidas em quase todos estes sites, até mesmo o GoogleMaps tem casos de localidades mal identificadas. Em caso de dúvida verifica tu mesmo qual o local para onde apontam as coordenadas, usando o GoogleMaps, por exemplo, bastando introduzir as coordenadas directamente na caixa de pesquisa do GoogleMaps (atenção que as coordenadas devem estar no seguinte formato: ±nn.nnnnnn,±nn.nnnnnn, por exemplo 38.649592,-7.543305, onde o sinal "+" na latitude significa Norte e na longitude significa Este). Agora sim a listagem de sites web para identificar localidades, encontrar coordenadas, medir distâncias, conversores de coordenadas, etc.:
  • Obter as coordenadas de um local: Alguns sites web que te ajudam a obter as coordenadas de um determinado local, a partir da sua localização no mapa. Para encontrares as coordenadas da tua casa, por exemplo, basta que a encontres nos mapas disponíveis nestes sites. Pode ser necessário activar a visualização das imagens de satélite ou a visualização híbrida, para encontrar alguns locais. Alternativamente, em vez de seguires o link anterior podes sempre obter as cordenadas através do GoogleMaps, por exemplo. Usa o GoogleMaps para apontar para o local pretendido. Normalmente, para garantir que isto funciona, pode ser necessário clicar duas vezes no mapa, no local pretendido, de modo a alterares o zoom. Carregas então no botão "link" ou "hiperligação" no canto superior direito do mapa (o nome dos botões pode ser diferente consoante a linguagem que estiveres a usar) e copias o conteúdo da primeira caixa que aparece. Neste caso eu apontei para o Castelo do Redondo e obtive o seguinte:

    Code: Select all

    http://maps.google.pt/maps?hl=pt-BR&q=Redondo,+R.+castelo,+7170&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+do+Castelo,+Redondo,+7170&ll=38.649592,-7.543305&spn=0.001234,0.00284&t=h&z=19
    E lá estão as coordenadas no meio do link: 38.649592,-7.543305. Pode acontecer que apareçam dois conjuntos de coordenadas. Nesse caso, para teres a certeza que estás a usar as "boas" coordenadas, não há como tirar a prova real (normalmente eu faço sempre isto, não vá ter-me enganado): copias as coordenadas para a caixa de pesquisa do GoogleMaps e clicas no botão de pesquisa. Se clicares em cima da marca que aparece a indicar o local correspondente às coordenadas que definiste (pode aparecer mais que uma marca), devem aparecer as coordenadas que escolheste em formato decimal e GPS.

    Para criares um link muito simples para esse local no mapa, o mais fácil é usar um link do tipo: colocando as coordenadas pretendidas (neste caso as do famoso Castelo do Redondo) após "q=".

    Se também quiseres indicar o zoom no link, usa: em que o valor do zoom pode variar normalmente entre 1 e 20 (neste exemplo reduzi o zoom para 14).
  • Medir a distância geodésica ou distância "em voo de pássaro": Podes usar os seguintes sites web para medir a distância geodésica entre dois locais:
  • Converter coordenadas do formato decimal para o formato GPs e vice-versa: A forma mais fácil de fazer a conversão, para quem não se quiser dar ao trabalho de fazer umas continhas é usar o GoogleMaps, colocando as coordenadas no formato pretendido na caixa de pesquisa e clicando no botão de pesquisa. Se clicares em cima da marca que aparece a indicar o local correspondente às coordenadas que introduziste (pode aparecer mais que uma marca) o sistema indica então as coordenadas nos dois formatos (o sinal "+" na latitude significa Norte e na longitude significa Este). Vamos exemplificar isso mesmo com as coordenadas do Castelo do Redondo:

    Introduzir as coordenadas no formato decimal: ±nn.nnnnnn,±nn.nnnnnn (por exemplo 38.649592,-7.543305)

    Introduzir as coordenadas no formato GPS: ±nn° nn' nn.nn'',±nn° nn' nn.nn'' (por exemplo +38° 38' 58.53",-7° 32' 35.90")

    Outros sites web que te permitem fazer a conversão de coordenadas:
  • Criar um mapa dos teus dots do EBT no GoogleMaps: Embora também possas usar o GoogleEarth, a forma mais simples de construíres um mapa dos teus dots do EBT é usares o GoogleMaps da seguinte forma:
    1. Usa o conversor do Ernie para criar um ficheiro klm ou kmz, que o GoogleEarth e o GoogleMaps possam ler. Deves começar por colocar o endereço do teu mapa na caixa "URL of source image", no meu caso:
      http://pt.eurobilltracker.com/map/usern ... 503c2050b1
      de seguida deves seleccionar o formato de saída (kml ou kmz) e clicar em "submit query". Deves escolher então a opção de guardar os dados num ficheiro ou terás de perceber onde o teu sistema guardou o ficheiro resultante (se o tiver feito de modo automático).
    2. Coloca agora a ficheiro kml ou kmz obtido no passo anterior num local de onde possa ser acedido pela internet. Se não tens nenhum espaço para esse fim, o GoogleSites, por exemplo, fornece essa possibilidade gratuitamente. O meu está aqui:
      http://sites.google.com/site/castanhola ... 091022.kmz
      Se alguém quiser experimentar posso também alojá-lo neste espaço ou podem criar um para vocês. Para mim a vantagem de usar o GoogleSites para alojar os ficheiros é que normalmente não estará nunca em baixo. Se não funcionar, com toda a certeza que o GoogleMaps também não funcionará... :mrgreen:
    3. Para concluir esta tarefa o melhor é usares, não o GoogleEarth, mas sim o GoogleMaps. Colocas na caixa de pesquisa do GoogleMaps o endereço web completo do teu ficheiro kmz, no meu caso:
      http://sites.google.com/site/castanhola ... 091022.kmz
      clicas em "search maps" ou "pesquisar mapas" (consoante a linguagem que estás a usar) et voilá...

      http://maps.google.com/maps?q=http://si ... l=45,5&z=5 :D
    Mais informações de como usar o GoogleMaps para este fim.
Todas as sugestões de dicas, truques e curiosidades sobre a utilização do EBT e do fórum são bem-vindas... 8)
Last edited by Castanhola on Thu Jul 31, 2008 3:34 am, edited 12 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Encontros EBT Portugal

Post by Castanhola »

Encontros EBT Portugal
Vejam aqui como formatar as fotografias dos encontros para as enviar para a galeria do EBT.
Last edited by Castanhola on Fri Feb 08, 2008 4:09 am, edited 3 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

A gíria do EBT

Post by Castanhola »

A gíria do EBT e outros palavrões
  • CP7:
  • CP4:
  • CP3:
  • Dot point: O EBT divide o planeta em quadrículas a que se dá o nome de dots; cada nota registada fica associada a um dot; a dimensão dos dots é diferente na Europa e no resto do mundo.
  • Hit: a uma nota que foi registada por mais do que um membro do EBT damos o nome de hit (o que, traduzido, seria qualquer coisa como "encontro" ou "coincidência", mas usamos sempre o termo "hit").
  • Hit boomerang: quando uma mesma nota volta a passar pelas mãos do mesmo membro do EBT; claro que não conta como hit, mas podemos sempre colocar essa informação no comentário da nota.
  • Hit interessante: actualmente temos um sistema binário para avaliar os hits - podem ser interessantes ou não.
  • Hit moderado: se um hit não for considerado interessante será moderado e não aparecerá na lista dos hits recentes nem será usado nos rankings; a moderação de um hit pode acontecer manualmente ou automaticamente.
  • Faker:
  • NIG:
  • EBT-tool:
  • Post:
  • BBCode:
  • HTML:
  • Lobo mau: personagem aterradora que se alimenta dos "posts" que alguns incautos aqui semeiam pelo fórum.
  • Carcará sanguinolento: o dito cujo de Vale de Cambra, também conhecido por .72.
  • Calão: ainda o dito cujo de Vale de Cambra, também conhecido por .72.
  • Perro mijão: nome dos possuídos por um espírito demoníaco, também conhecido por vaca, que muda frequentemente de Vale de Cambra para a Ericeira, e vice-versa.
Isto pretende ser uma listagem, com uma breve explicação, de alguns dos termos mais enigmáticos para os recém-chegados. Ainda me lembro de andar por aqui às marradas, a tentar perceber o que os eruditos diziam, antes de me decidir a começar a participar nas discussões. :oops:
Last edited by Castanhola on Tue Feb 19, 2008 6:52 pm, edited 7 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Tutoriais

Post by Castanhola »

Tutoriais

Aceitam-se ideias e sugestões... :D
Last edited by Castanhola on Fri Feb 08, 2008 2:57 am, edited 1 time in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

FAQ do fórum português

Post by Castanhola »

FAQ do EBT e do Fórum Português

A ideia é compilar para aqui a resposta às dúvidas mais frequentes dos utilizadores. Aconselhamos a utilização do tópico de esclarecimento de dúvidas caso não encontrem o que procuram... :idea:
Last edited by Castanhola on Tue Feb 19, 2008 12:55 pm, edited 2 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Loucuras

Post by Castanhola »

Last edited by Castanhola on Fri Feb 22, 2008 1:42 pm, edited 1 time in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Reservado...

Post by Castanhola »

Reservado...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Podem começar a cascar e a dar sugestões...

Post by Castanhola »

Agradecem-se ideias/sugestões para a gíria, truques, curiosidades, comandos manhosos, tutoriais, tópicos de interesse e outras informações que possam interessar a um leque alargado de utilizadores, em particular aos recém-chegados, mas sem esquecer quem por cá navega regularmente. Pensem por exemplo nas coisas que vos pareceram mais complicadas de perceber quando chegaram ao EBT e ao Fórum, o que gostariam que vos tivessem explicado na altura, coisas que usam de vez em quando e que têm dificuldade em se lembrar como fazer, etc... tudo isso são coisas importantes para estar num tópico deste tipo...

Uma ideia que eu penso ser fundamental é que uma coisa deste tipo não pode ser demasiado pesada, ou perde rapidamente a utilidade. Daí ter tentado desenvolvê-la de uma forma mais ou menos modular, com os assuntos classificados por "posts".

Sugestões para melhorar o tópico (ou talvez não :mrgreen: ):

  • Robick: Podíamos ter umas FAQ e uma pequena lista de dicas.
  • BogPoet: Colocar o tópico de esclarecimento de dúvidas num formato "pergunta - resposta" como a Forociclopédia dos "nuestros hermanos".
  • Castanhola: Usar os tópico de dúvidas que existem nos diferentes fóruns para fazer um apanhado das informações mais importantes em vez de ficar à espera que o pessoal coloque as questões.
  • Fantas: O tópico actual de dúvidas devia ter uma secção de FAQ, assim que uma dúvida ficasse respondida os posts eram apagados e a resposta ficava na FAQ. Breve, limpo e simples. Podiamos dividir por: Registo de notas; CPs e Localidades; Hits; Forum
  • BogPoet: A FAQ do actual tópico de dúvidas também pode ser colocada neste tópico.
  • Eureka.72: O nome deste tópico deveria estar escrito em duas línguas, Português e Inglês.
  • Fantas: Dou alguma razão ao vaqueiro. Um título tem de ser bilingue ou de fácil interpretação pelos estrangeiros (Manual do Fórum é o único que não precisaria de tradução).
  • Eureka.72: O Guia do Fórum devia ter um pequeno historial de antigos Ebtista Fackers, que incluísse o número de notas introduzidas por eles e o número de notas com que ficaram depois de serem alvejados pela Mão de Deus. Seria a nossa lista negra para que todos saibam que pode demorar, mas que a justiça chega a todos mais tarde ou mais cedo. E também serviria para que os novos utilizadores pensassem duas vezes antes de começar a prevaricar ou adulterar os seus registos. Uma chamada de atenção logo à entrada não faria mal a ninguém.
  • Castanhola: Quem vem a este tópico deve encontrar de uma forma rápida e eficaz o procura, e isso não é possível com a confusão de um tópico "normal", até porque os apontadores habitualmente apontam para o final do tópico e neste caso a informação importante está no início. Uma vez definido o seu formato e conteúdo este tópico deve ser colocado como "announcement" no topo do fórum, logo sem possibilidade de criação de mensagens pelos utilizadores, como acontece com a netiqueta. Também se pode colocar este tópico como "sticky" mas perde-se eficácia.
  • Robick: Também penso que este tópico deve ser colocado como "announcement".
  • Robick: Este fórum deve ter o estilo mais familiar e informal possível.
  • Eureka.72: Não seria mau se "pelo menos a parte mais substancial" do primeiro "post" deste tópico também fosse escrita em Inglês, para que os estrangeiros podessem compreender o modo de funcionamento.
  • CarlosManta: Eu achei piada ao "City Hit Ratio" http://www.eurobilltracker.at/cityhitratio.php
  • Eureka.72: Seria bom colocar neste tópico algumas "sugestões" sobre como obter e registar notas, pois percebo que isso possa fazer alguma confusão quem começa. Não estou a sugerir que façamos os "10 mandamentos" sobre o método de registo de notas, mas sempre se pode "sugerir" algumas atitudes: código postal, localidades, etc. Depois cada um que faça como entender, pois já são todos grandes e vacinados... Ou sempre se pode abrir um novo tópico tipo: "Como registar as minhas notas" ou "Sugestões para o registo de notas".
  • suntzu: Basta ires ao google e escreveres avatars e tens dezenas, ou até mesmo no imageshack, acho que o melhor seria explicar à população como tornar a imagem preferida num avatar que o fórum permita utilizar, ou seja ... 90x90 com um máximo de 10kb.
  • Almeida: Existe um programa de visualização e conversão de imagens muito práctico e pequeno que recomendo - http://www.irfanview.com - Só precisam de abrir a imagem, escolher resize-resample (Ctrl R), colocar o tamanho que querem na imagem e recomendo que gravem como jpg. Vão baixando a qualidade de compressão até que o resultado final fique abaixo dos 10Kb. Uso este pequeno programa há anos, é actualizado regularmente, muito bom mesmo.
Last edited by Castanhola on Fri Mar 21, 2008 3:12 pm, edited 3 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Guia do fórum português

Post by Castanhola »

Estive a actualizar este tópico, nomeadamente a parte relativa aos encontro nacionais. Como as contribuições para este tópico tem sido quase inexistentes, decidi colocá-lo como announcement para aumentar a sua visibilidade. Mas claro que continuo à espera das vossas contribuições e ideias para melhorar este tópico... :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Robick
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2655
Joined: Sat Jan 13, 2007 8:16 pm
Location: Cantanhede/Coimbra - Portugal
Contact:

Re: Guia do fórum português [índice na 1ª mensagem do tópico]

Post by Robick »

Mensagem onde estou a coligir sites que falam sobre o EBT:

A Q U I
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: Guia do fórum português [índice na 1ª mensagem do tópico]

Post by pipocadoce »

Já existe aqui algo que ajude quem precise de inserir notas pelo telemovel?

http://wap.eurobilltracker.com

http://wap.eurobilltracker.com/light.php
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Guia do fórum português [índice na 1ª mensagem do tópico]

Post by CarlosManta »

Annie0083 wrote:Is there any english translator here..Any english version here??? Plz can anyone write in english
No. No. Ok!

If you want to, you can go to the english language forum, or to the topic for those who don't speak portuguese, but want to say something to the portuguese users.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”