Eslováquia

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
User avatar
Robick
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2655
Joined: Sat Jan 13, 2007 8:16 pm
Location: Cantanhede/Coimbra - Portugal
Contact:

Eslováquia

Post by Robick »

Abri este tópico para irmos acompanhado o processo de adesão da Eslováquia ao Euro. É pena que não seja já este ano, dado que a realização do Euro na região central da Europa, irá motivar uma grande movimentação de notas. :?

Eslováquia adopta o Euro em Janeiro de 2009

A Comissão Europeia deu luz verde à adesão efectiva da Eslováquia ao sistema euro, segundo foi anunciado esta quarta-feira embora a decisão careça ainda de aprovação por parte do conselho de ministros das Finanças do espaço monetário.
A proposta de Bruxelas surge no mês em que a União Económica e Monetária, cuja institucionalização coincide com a introdução da moeda única europeia completa 10 anos de existência. A adesão da Eslováquia assenta no pressuposto de que a sua economia cumpre os preceitos da convergência económica e monetária estabelecidos no Tratado de Maastricht.

A coroa eslovaca subiu quase 20% desde que foi indexada ao euro, há três anos atrás.

Com a adesão da Eslováquia, no início do próximo ano, a região do euro passará a contar com 16 Estados-membros. Desde 2004, três outros países aderiram à moeda única (Chipre, Malta e Eslovénia).

Esta quarta-feira, o euro segue a cotar 1,544 dólares, em baixa ligeira face ao fecho anterior e a comparar com 1,5528 fixados ontem pelo Banco Central Europeu. Em relação à actual moeda eslovaca, o BCE fixou o câmbio oficial do euro nas 32,158 coroas.

07-05-2008 12:24:35

Link para a notícia
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”