[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Miramar (2640-010)

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Adicionei esta localização a Ribamar, sem coordenadas, mas fico na dúvida se não a devia ter colocado na Localidade desconhecida.
Acho que fizeste bem. Parece-me um erro provável, e o código postal é muito específico.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Fazenda das Lajes

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Não me parece grave. A única consequência que vejo é que a localização fica com uma data muito antiga (2006) em relação ao ID da localidade (ID 228032), que é dos números mais recentes — mas não estou a ver que problemas possa isto causar.
Altera os links para as localidades é esse o problema, e inutiliza links que a malta coloca aqui no Fórum, por exemplo.
Por principio isto nunca se deve fazer.
lmviterbo wrote:Eu entendo que é de manter Fazenda como nome da localidade [...] As únicas exceções — que chamam à localidade Fazenda das Lajes — são, aparentemente, o Google Maps e o Mapas.INE (apesar de os Censos lhe chamarem apenas Fazenda.
Limitei-me a ver o INE e os CTT.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by Montgomery Burns »

Parece que Terrugem, no concelho de Sintra, ainda não tinha perfil (fiquei a saber que havia outra, no Alentejo):

https://pt.eurobilltracker.com/profile/?city=230682
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by lmviterbo »

Montgomery Burns wrote:Parece que Terrugem, no concelho de Sintra, ainda não tinha perfil
Tinha, tinha, que eu até já lá registei uma nota. O que acontece é que, se uma localidade está há muito tempo (não sei quanto) sem registos, o sistema cria nova localidade.

Já juntei a recém-criada à original, e já lhe atribuí coordenadas.
User avatar
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 899
Joined: Fri Apr 29, 2011 6:46 pm
Location: Penafiel - Portugal

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by A. Simões »

Boa tarde a todos.

Numa pesquisa para atualizar o jogo das Cidades e Vilas de Portugal surgiu-me uma grande dúvida, relativa à localidade "Vila do Gerês", que eu próprio submeti uma nota com esse nome, visto ter sido a única referência ao nome do local na altura em que lá estive.

Agora a questão me surgiu, existe oficialmente a vila de "Termas do Gerês", elevada à categoria de vila pela Lei n.º 96/91 de 16 de agosto.
Segundo o http://mapas.ine.pt/map.phtml , a povoação em que se encontra a "Vila do Gerês", aparece com o nome de "Termas do Gerês" e nada de "Vila do Gerês".
No site da CM Terras do Bouro não tem referência a nenhum dos dois nomes, apenas da freguesia de Vilar da Veiga, nem entre a listagem dos aglomerados habitacionais existentes.
Tenho tido dificuldade em pesquisar mais, quase tudo o que encontro pesquisando por "Termas do Gerês" ou "Vila do Gerês" são sites de turismo e sem muita (nenhuma) informação quanto a isto.

Que nome deverá ter a localidade em termos ebtistas? o oficial "Termas do Gerês" ou o comum "Vila do Gerês"?
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by lmviterbo »

Salvo erro, quando eu fui ao Gerês, há muitos anos, a vila, que ainda não era vila, chamava-se Caldas do Gerês. E tinha placa toponímica a dizer precisamente isso. Ou então é a minha memória a pregar-me partidas.

De qualquer forma, esta noite a ver se investigo isso. Agora foi só para atirar mais uma acha para a fogueira.
User avatar
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 899
Joined: Fri Apr 29, 2011 6:46 pm
Location: Penafiel - Portugal

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by A. Simões »

lmviterbo wrote:Salvo erro, quando eu fui ao Gerês, há muitos anos, a vila, que ainda não era vila, chamava-se Caldas do Gerês. E tinha placa toponímica a dizer precisamente isso. Ou então é a minha memória a pregar-me partidas.

De qualquer forma, esta noite a ver se investigo isso. Agora foi só para atirar mais uma acha para a fogueira.
Com esse nome já é possível encontrar mais informação pesquisando no google, e lembrei-me de ir ver nos CTT. Ainda complica mais, a informação que aparece para o CP que tenho para a nota que lá submeti é "Caldas do Gerês 4845-067 GERÊS"

Resumindo:
Vila do Gerês - Comum
Termas do Gerês - Oficial
Caldas do Gerês - Comum
Gerês - CTT
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Vila do Gerês

Post by Castanhola »

Este assunto foi discutido por mim, pelo LMViterbo e pelo Carlos Manta em outubro de 2016. Vejam aqui as PMs que trocámos na altura. Aparentemente nunca houve a tal votação sobre qual o nome oficial a adotar e o assunto ficou pendente.

Castanhola 30 Oct 2016, 13:15:32 wrote:
Qual vos parece que deva ser o nome mais apropriado:
Depois de definido tenho de corrigir por lá alguma confusão, mas queria saber primeiro a vossa opinião. :roll:
A definição atual: https://www.eurobilltracker.com/util/ci ... &id=109546

A lógica que foi seguida até aqui (ou que está implementada) foi de colocar localizações Gerês (4845-xxx) na Vila do Gerês e localizações com Gerês (4840-xxx) no Campo do Gerês. Concordam ou seria de colocar todas as localizações com o nome Gerês na Vila do Gerês?
lmviterbo 31 Oct 2016, 04:43:40 wrote:
Uma outra placa de estrada, ainda mais a norte, também diz Vila do Gerês.

No entanto, o nome oficial da vila é mesmo o que está no INE: Termas do Gerês. É o que vem na Lei 96/91, e é também o que está na lista de vilas criada pelo inativo pastel e aprimorada pelo A.Simões (= AL23LS) para o NIG (mais tarde também usada pelo EBTST e nigmm, mas cuja versão mais recente, de 2014/10/01, não está atualmente disponível nos Regional Files do repositório do GitHub do nigmm nem em lado nenhum, que eu saiba — mas de que eu tenho uma cópia).

Infelizmente, das 135 notas registadas aqui, nem uma foi registada no nome oficial… Foram 68 em Gerês e variantes; e 60 em Vila do Gerês e variantes (além de 7 no nome antigo — e ainda constante no site da câmara — Caldas do Gerês).

A ZCP 4845 abrange três freguesias na totalidade: Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdozende. Vilar da Veiga é a mais problemática, pela habitual trafulhice de terem sido as suas estatísticas utilizadas como descrição da povoação que seria elevada a vila. Assim, podemos considerar que toda a freguesia é uma só vila com o nome Termas do Gerês. Ou podemos ter em conta todos os restantes critérios e manter várias localidades dentro da freguesia.

Neste caso, parece-me, sem refletir seriamente, mais razoável manter várias localidades. No EBT, existem já Bairro e Ermida. Da lista de aglomerados habitacionais referenciados pela câmara, já existem Bairro e Ermida, além das Caldas do Gerês (que no EBT estão como Vila do Gerês). Quanto ao nome da vila para efeitos de EBT, estou efetivamente sem capacidade para opinar, já que não distingo um critério suficientemente sólido para ofuscar os restantes.
Castanhola 31 Oct 2016, 08:38:53 wrote:
Olá.

Eficaz como sempre. Obrigado. Em conclusão:
- manter independentes as várias localidades da freguesia --> de acordo
- quanto ao nome, parece-me que a decisão será entre Vila do Gerês e Termas do Gerês... vamos a votos?

Um abraço,
Castanhola
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Notas sem ponto

Post by Eureka.72 »

Bom dia, registei duas notas na localidade "Praia de vale furado" até agora as notas não tem ponto.
Como não fiquei com o ticket fui a página do Facebook do Bar Restaurante MAD para obter o CP do mesmo.

https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=177999930
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=177999927

Obrigado pela disponibilidade. :mrgreen:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas sem ponto

Post by lmviterbo »

Eureka.72 wrote:Bom dia, registei duas notas na localidade "Praia de vale furado" até agora as notas não tem ponto.
Como não fiquei com o ticket fui a página do Facebook do Bar Restaurante MAD para obter o CP do mesmo.[/quote]
Tens de mudar a localidade para Vale Furado. "Praia de Vale Furado" não é localidade independente.

Além disso: se as notas tiverem sido obtidas na praia, o CP7 é esse mesmo que usaste (2445-526) mas se vêm do restaurante MAD tens de mudar para 2445-522.

Só depois de regularizares a localidade posso atribuir coordenadas.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Vila do Gerês

Post by Castanhola »

Castanhola wrote:Vila do Gerês ou Termas do Gerês?
Vila do Gerês ou Termas do Gerês? Qual a vossa opinião?

Não te esqueças deste assunto, LMViterbo.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Vila do Gerês

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:
Castanhola wrote:Vila do Gerês ou Termas do Gerês?
Não te esqueças deste assunto, LMViterbo.
Olá. Só agora vi o post anterior, para onde copiaste a nossa discussão de 2016 sobre este assunto. Estou de acordo com tudo aquilo que eu próprio disse. :roll: Quanto ao nome da vila, nada surgiu de novo que me faça saber escolher entre Termas do Gerês e Vila do Gerês. Por critérios quase esotéricos que nem vale a pena esmiuçar porque só mentes muito vulneráveis se deixariam influenciar, aqui fica a minha ordem de preferências:
  1. Termas do Gerês
  2. Vila do Gerês
  3. Gerês
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Vila do Gerês

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Olá. Só agora vi o post anterior, para onde copiaste a nossa discussão de 2016 sobre este assunto. Estou de acordo com tudo aquilo que eu próprio disse. :roll: Quanto ao nome da vila, nada surgiu de novo que me faça saber escolher entre Termas do Gerês e Vila do Gerês. Por critérios quase esotéricos que nem vale a pena esmiuçar porque só mentes muito vulneráveis se deixariam influenciar, aqui fica a minha ordem de preferências:
  1. Termas do Gerês
  2. Vila do Gerês
  3. Gerês
Eu registei as minhas em Vila do Gerês e parece-me que é esta a designação mais correta. É certo que neste local o site da câmara municipal fala de Caldas do Gerês, mas provavelmente porque se trata de um texto histórico que nunca foi revisto. Se fizermos uma pesquisa no site da câmara apenas com Gerês, o nome Vila do Gerês salta à vista:
Vila do Gerês celebra 26º Aniversário
Animação de Verão 2017 na Vila do Gerês
Gerês Granfondo atraiu mais de 2 mil ciclistas à Vila do Gerês
V EDP DISTRIBUIÇÃO GERÊS GRANFONDO
Lista de localidades onde se indica Vila do Gerês
Pesquisa com Gerês no site da câmara municipal
Assim parece-me Vila do Gerês é o nome mais correto e o nome pelo qual a vila é reconhecida pelos locais, como atestam também as placas toponímicas.

Se não concordarem com Vila do Gerês, nesse caso a opção deverá ser Termas do Gerês.
O importante é mesmo arrumar este assunto.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Notas sem ponto

Post by Eureka.72 »

lmviterbo wrote: Tens de mudar a localidade para Vale Furado. "Praia de Vale Furado" não é localidade independente.

Além disso: se as notas tiverem sido obtidas na praia, o CP7 é esse mesmo que usaste (2445-526) mas se vêm do restaurante MAD tens de mudar para 2445-522.

Só depois de regularizares a localidade posso atribuir coordenadas.
Ok.
Obrigado, vou já tratar do assunto. :mrgreen:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”