[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7283
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by Castanhola »

Engraçado que no teu link vê-se o BES, mas visto de outro local já tem o Novo Banco.

Para evitar este tipo de problemas fujo como o diabo da cruz deste locais que têm portas que dão praticamente para a esquina, embora neste caso pareça que é mais para a Avenida da República, como diz o lmviterbo. Numa situação destas, se andasse à caça, teria escolhido outro local no troço de interesse onde não houvesse dúvidas, coisa que não deve faltar neste caso. :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lamegated »

Obrigado a todos pelos rápidos e diversos inputs; lá perdi um CP3 paciência ficam os outros...
O busílis da questão aqui foi que eu tinha de ir ao IMTT e como normalmente a demora é "muito pequena" resolvi olhar "meio de lado" para a página dos CTT antes de sair de casa e vi +/- onde havia CP3 interessantes para mim nessa rua (para não andar a desviar caminho - que o IMTT não demora assim tanto - foram só 45 minutinhos...); ora entre outros quando vi aquele MB eu bem reparei que tinha entrada pela Av. da República; mas antes que me comecem a chamar batoteiro a máquina está do lado da Elias Garcia e eu ia perguntar qual a "doutrina" nestes casos...o que eu não fazia a mínima ideia é que podiam "faltar" nºs a meio das ruas :!: Isso é que foi novidade para mim (porque se soubesse tinha ignorado aquele MB), é como eu sempre digo...Viver e Aprender :lol:
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:a máquina está do lado da Elias Garcia e eu ia perguntar qual a "doutrina" nestes casos...
Ah, o caso então muda de figura. No Street View não vi nenhuma máquina no exterior e parti do princípio de que só haveria máquina lá dentro.

A doutrina divide-se mas eu uso rigorosamente sempre o CP7 do troço de rua para onde está virada a máquina (ATM). Há quem use o CP7 da porta principal. O que é fundamental aqui é que cada um mantenha sempre a mesma regra, e assim não há nenhuma dúvida de que não há batota.

A propósito, há pouco não cheguei a verificar em que CP7 tinha eu registado as notas desse balcão. Tinha a certeza que o tinha, e fui verificar agora; e ainda bem que o fiz, porque descobri um erro!

Questão: só há uma máquina, exterior e voltada para a Elias Garcia? A máquina é 0007/0035/01?
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lamegated »

Hummmm...se calhar expliquei-me mal. Há dois ATM's dentro do balcão e muito embora a entrada seja na Av. da República (como já foi referido); os 2 ATM's estão no lado da Elias Garcia. Fiz-me entender ou nem por isso?
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:Hummmm...se calhar expliquei-me mal. Há dois ATM's dentro do balcão e muito embora a entrada seja na Av. da República (como já foi referido); os 2 ATM's estão no lado da Elias Garcia. Fiz-me entender ou nem por isso?
Ah, bom, já percebi. Bem, eu uso o CP7 do acesso (que é por aí que as pessoas, incluindo carteiros, entram). Para mim, não faz muito sentido usar o CP7 da rua mais próxima quando a rua de acesso é outra — mas é um critério como outro qualquer; desde que seja coerente e consistente…
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7283
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by Castanhola »

Para mim o mais correto é usar-se a rua onde está efetivamente a máquina, caso ela esteja no exterior, porque estamos a receber as notas nessa rua. Se a máquina estiver no interior penso que se deve usar sempre a rua para onde dá a porta de acesso. Principalmente neste segundo caso não fará muito sentido usar outra coisa, pois seria demasiado "rebuscado". É a minha opinião, mas faço minhas as palavras do lmviterbo. :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
lamegated wrote:a máquina está do lado da Elias Garcia e eu ia perguntar qual a "doutrina" nestes casos...
Ah, o caso então muda de figura. No Street View não vi nenhuma máquina no exterior e parti do princípio de que só haveria máquina lá dentro.
Eu presumi que a máquina estava no exterior da agência, ou seja, nessa rua.
Se a máquina está no interior do balcão, concordo com o Miguel, e deve-se usar o CP7 da Avenida da República onde fica a entrada. Se a máquina estiver no exterior, e na Elias Garcia, na minha opinião deve-se usar o outro CP7, mesmo que não exista porta ou o número de porta "seja de projecto".

Ou seja, se o MB for dentro do balcão -> CP7 da entrada, se o MB for na parede/vidro/janela, CP7 desse arruamento.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:Para evitar este tipo de problemas fujo como o diabo da cruz deste locais
É esses e os cafés com portas para várias ruas, como em frente à estação do Rossio... https://goo.gl/maps/8AF3s1WUE9s
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lmviterbo »

Eh lá, estamos os três de acordo?! Vou ali comprar foguetes.

Sim, esses estabelecimentos com porta para duas ruas são tramados. Eis como decido o CP7:
  1. É possível, à vista, saber qual é a porta principal? SIM: é esse o CP7.
  2. NÃO: É possível saber a morada oficial da empresa? SIM: é esse o CP7.
  3. NÃO (a morada oficial é noutro sítio): É possível saber a morada oficial do estabelecimento (por exemplo, no sita da empresa)? SIM: é esse o CP7.
  4. NÃO (não há site da empresa): No SIG da câmara, ou por qualquer outra forma, é possível saber qual é a fração que é loja? SIM: é esse o CP7.
  5. NÃO: Numa pesquisa Google, há uma morada que aparece quase sempre? SIM: é esse o CP7.
  6. NÃO: Desisto.
(De qualquer forma, mesmo que o ponto 1 decida o CP7, continuo a verificar os outros. Se forem contraditórios, provavelmente desisto. Nesse caso, registo a nota em minha casa e escrevo nas notas onde foi adquirida.)
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lamegated »

Mais uma vez muito obrigado aos 3 e vou tentar ao máximo não ser um "rebuscador" :lol: ; já agora e se (só para lançar a confusão :D ) o ATM fosse numa parede/vidro/janela do lado da Elias Garcia, tendo em conta que o nº61A "não existe" qual seria na v/opinião o CP3 a utilizar?
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lmviterbo »

Se bem percebi, já todos respondemos e estamos todos de acordo.

Seria 1000-148 (já que o 61 faz claramente parte do troço).
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7283
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by Castanhola »

Castanhola wrote:Para evitar este tipo de problemas fujo como o diabo da cruz deste locais
CarlosManta wrote:É esses e os cafés com portas para várias ruas, como em frente à estação do Rossio... https://goo.gl/maps/8AF3s1WUE9s
Também já registei nesse local. Tinha o CP3 da porta por onde entrei, na Rua do Jardim do Regedor, mas não tinha o CP3 da porta principal e morada oficial do estabelecimento. Assim optei pelo CP3 da porta oficial e mais tarde confirmei esse CP3 noutro local.

Nestas situações, quando já tenho os CP3 das duas portas do estabelecimento, ou quando já tenho o CP3 da porta que me parecer mais lógica (normalmente a oficial do estabelecimento, mas não necessariamente) registo e o caso está arrumado.

Se por acaso não tenho o CP3 da porta que me parecer mais lógica, procuro sempre confirmar esse CP3 noutro local onde não se levante a dúvida (para o lmviterbo não me chamar nomes como já aqui fez a outros). :roll: 8)
lmviterbo wrote:Eh lá, estamos os três de acordo?! Vou ali comprar foguetes.
Não deites foguetes antes da festa, pois o teu esquema é bem mais complicado que o meu... :mrgreen: :wink:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
AMOPEREIRA
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training
Posts: 435
Joined: Sun Jan 06, 2008 3:15 pm
Location: PORTUGAL- AVELEDA

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by AMOPEREIRA »

Edif. S.Mig -, Lj 4
Paredes
4575-291 PAREDES PNF
Estou a registar notas neste código 4575-291 Paredes será que é certo pois não foi reconhecido
podem ajudar? Obrigado
Cumprimentos
AMOPEREIRA :cry:
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lmviterbo »

Foi certamente um erro temporário no site dos CTT.

Também não estava a funcionar quando tentei da primeira vez, de modo que parti do princípio de que seria um CP de caixa postal. Confirmei entretanto em várias fontes (incluindo a lista de código postal dos CTT de 14 de setembro, que tenho aqui) e afinal é mesmo um CP7 genuíno. Tentei novamente depois e já funciona.
User avatar
AMOPEREIRA
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training
Posts: 435
Joined: Sun Jan 06, 2008 3:15 pm
Location: PORTUGAL- AVELEDA

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by AMOPEREIRA »

lmviterbo wrote:Foi certamente um erro temporário no site dos CTT.

Também não estava a funcionar quando tentei da primeira vez, de modo que parti do princípio de que seria um CP de caixa postal. Confirmei entretanto em várias fontes (incluindo a lista de código postal dos CTT de 14 de setembro, que tenho aqui) e afinal é mesmo um CP7 genuíno. Tentei novamente depois e já funciona.
ok mas o que eu disse não ser reconhecido foi no eurobilltracker, não aparece no mapa
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”