[Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Anátema
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training
Posts: 310
Joined: Sun Apr 15, 2007 10:07 pm
Location: Caldas da Rainha

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by Anátema »

My games
Anátema-Lat. anathema- Gr. anáthema- oferta, coisa sagrada ou maldita--excomunhão;maldição; execração; reprovação ;imprecação; opróbrio;excomungado; réprobo.
Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular
Posts: 286
Joined: Wed May 20, 2009 7:44 pm
Location: Leiria

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by Nuno Carvalho »

Qual o código postal que devo usar para a portagem da saída Torres Novas/A23 da A1?
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by CarlosManta »

Nuno Carvalho wrote:Qual o código postal que devo usar para a portagem da saída Torres Novas/A23 da A1?
Embora a freguesia seja Zibreira, segundo o sig.ine.pt a portagem está na localidade de Videla. Essa localidade tem um CP7 único, o 2350-830. Não existem para essa freguesia entradas na lista de código portal exclusivas para a auto-estrada.
Assim eu recomendaria registar em Videla (2350-830).
Por favor aguarda só que o Castanhola ou o lmviterbo confirmem. Quando eles o fizerem acrescento à lista de referências.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by lmviterbo »

O IGEO também diz que Videla é uma povoação (na nossa terminologia = localidade). Por isso, apesar de não constar nos mapas Google e Bing, a opinião do CarlosManta parece-me sem dúvida a mais acertada.
Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular
Posts: 286
Joined: Wed May 20, 2009 7:44 pm
Location: Leiria

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by Nuno Carvalho »

Obrigado! :wink:
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re:

Post by lmviterbo »

Aperfeiçoamento na portagem da A5 onde passei hoje:

Image9 km 14,9 Carcavelos Carcavelos / Parede / São Domingos de Rana N 6-7 N249-4 0503 — Carcavelos nó 1 Carcavelos (2775-810)
User avatar
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1753
Joined: Thu Sep 08, 2005 3:48 pm
Location: Cascais, Portugal

Re: Re:

Post by Ord€p »

lmviterbo wrote:Aperfeiçoamento na portagem da A5 onde passei hoje:

Image9 km 14,9 Carcavelos Carcavelos / Parede / São Domingos de Rana N 6-7 N249-4 0503 — Carcavelos nó 1 Carcavelos (2775-810)
Este código postal não pode estar certo. Esta portagem está na freguesia de São Domingos de Rana e não na de Carcavelos. Como se pode no mapa da freguesia de São Domingos de Rana, as portagens pertencem a esta freguesia.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Re:

Post by lmviterbo »

Ord€p wrote:
lmviterbo wrote:Carcavelos (2775-810)
Este código postal não pode estar certo. Esta portagem está na freguesia de São Domingos de Rana e não na de Carcavelos. Como se pode no mapa da freguesia de São Domingos de Rana, as portagens pertencem a esta freguesia.
Tens toda a razão. Não verifiquei a localidade e código postal, porque já aqui as tinha há muito tempo e parti do princípio de que estavam correctas.

A localidade é sem dúvida São Domingos de Rana, como se vê bem no sig de Cascais. O código postal é 2785-731 ("Auto-Estrada 5" na lista do código postal).

Image9 km 14,9 Carcavelos Carcavelos / Parede / São Domingos de Rana N 6-7 N249-4 0503 — Carcavelos nó 1 São Domingos de Rana (2785-731)

Nota: o Google Maps diz-me que isto é a saída 8 e não 9. Também só confirmando no local. (E, se assim for, os números de saídas da A5 estão todos errados nesta lista.)
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Re:

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:A localidade é sem dúvida São Domingos de Rana, como se vê bem no sig de Cascais. O código postal é 2785-731 ("Auto-Estrada 5" na lista do código postal).

Image9 km 14,9 Carcavelos Carcavelos / Parede / São Domingos de Rana N 6-7 N249-4 0503 — Carcavelos nó 1 São Domingos de Rana (2785-731)
Não querendo implicar com o "sem dúvida", mas o sig.ine.pt chama a isso "Bairro Mata da Torre", e coloca São Domingos de Rana mais a Sul. A freguesia sem dúvida que é São Domingos de Rana. Aliás, o mapa da freguesia que o ord€P enviou parece concordar com essa toponímia.
Também há muitas referências a um Aguilha Shopping, e a uma Quinta da Torre da Aguilha (que tem 3 CP7 distintos - deste três, um é usado por uma empresa "Brisa" - 2789-522, outro pela empresa "Via Verde" - 2789-523. Serão estes os edifícios imediatamente a Norte da portagem grande? Podem confirmar? Creio que se trata do "Centro Operacional de Carcavelos" da Brisa. Existe ainda outra portagem mais pequena, a Sul, essa quase encostada à Igreja Matriz de São Domingos de Rana... ) . Suponho que a Torre de Aguilha seja a da torre da Mata da Torre. Há a hipótese de como em muitas freguesias de "São Domingos de Rana" ser o nome da freguesia, e não corresponder ao nome de nenhuma localidade dentro da freguesia. Há um conjunto de ruas com o mesmo CP7 "xxx-290", poderia ser esse um "centro da localidade" (e onde está a Igreja Matriz)...
Se São Domingos de Rana fosse vila, por mim ficava satisfeito, e assumia que a vila engloba todo o território da freguesia. Contudo, não encontro informação que São Domingos de Rana seja vila. Pelo contrário.
Dada a "confusão", acabo por concordar, "São Domingos de Rana" ou é localidade como indica o sig de cascais, ou é a freguesia. Não encontro informação coerente que aponte para outra designação melhor. E pelo menos no caso da portagem mais pequena a Sul aí parece-me "sem dúvida".
Nota: o Google Maps diz-me que isto é a saída 8 e não 9. Também só confirmando no local. (E, se assim for, os números de saídas da A5 estão todos errados nesta lista.)
A saída "Carcavelos" no quilómetro 14 tem o número 8, segundo o site da Brisa. (pode ter havido alteração, vou actualizar no Guia).

Edit: O nó 1 passou a nó 100 (Viaduto Duarte Pacheco), desceram todos um número, mas o 8A (só Este-Oeste) passou a 13, mas fica entre o 6 e o 7... terá sido por causa de um aluimento? :mrgreen:
User avatar
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1753
Joined: Thu Sep 08, 2005 3:48 pm
Location: Cascais, Portugal

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by Ord€p »

Morei lá perto muitos anos e sem dúvida que a localidade de São Domingos de Rana é a Sul das portagens. Quando a auto-estrada foi criada, não existia quase nada perto das portagens com excepção de um antigo mosteiro. Como o passar dos anos foram surgindo novas urbanizações, expecialmente a Norte das portagens, estando incluido o Aguilha Shopping (o mais recente), Quinta da Torre da Aguilha e o edifíco da "Brisa" (como o Manta referiu). Junto ao Aguilha Shopping existe uma grande urbanização denominada Quinta de São Domingos que não sei se pode ser considerada de localidade. Não sei se a zona perto das portagens é considerado "Bairro Mata da Torre". O que é certo é que, o edifício da Brisa é encostado às portagens (tudo na freguesia de São Domingos de Rana).
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by lmviterbo »

Novidades sobre as portagens de São Domingos de Rana (saída 5 da A5).

O CP7 2785-731 ("Auto-Estrada 5") — que tinha sido escolhido para a portagem oeste — deixou de existir. Mais ainda, deixaram de existir todos os CP7 de Auto-Estrada no concelho de Cascais.

O CP7 2789-522 ("BRISA") — que poderia ter sido escolhido para a portagem leste, e nunca me agradou muito por designar especificamente o edifício da Brisa — continua a existir mas há também um CP7 (2785-599) para toda a Quinta da Torre da Aguilha, onde está inserida (por extensão) a portagem leste. Na última discussão não considerei esta hipótese, que me parece de facto a melhor para designar esta portagem. Em 2003, de resto, já devo ter achado o mesmo, visto que registei uma nota assim.

Sugiro portanto que a portagem leste passe a São Domingos de Rana (2785-599).

Voltando à portagem oeste: aqui não é tão fácil escolher CP7. A portagem tem acesso pelo Acesso à A5, arruamento esse que não tem CP7. Resta, portanto, escolher o que está lá ao pé, ou resignarmo-nos a ficar com o CP4 apenas.

O Bairro mesmo ao lado, colado, chama-se Bairro dos 7 Castelos e todos os arruamentos (à excepção de um, na periferia do lado oposto ao da portagem) têm um único CP7, 2785-290.

Por outro lado, o acesso à A5 começa no entroncamento entre a Estrada Nacional 249-4 (que tem aqui CP7 próprio, 2785-574) e a Rua do Castelo de Guimarães, que faz parte do Bairro dos 7 Castelos.

Temos assim as seguintes três hipóteses para a portagem oeste:
  1. São Domingos de Rana (2785-290)
  2. São Domingos de Rana (2785-574)
  3. São Domingos de Rana (2785)
Por mim, prefiro a 1ª hipótese. Alguma opinião contrária?

lmviterbo, a [url=http://forum.eurobilltracker.com/viewtopic.php?f=15&t=11544&p=763366]29 de janeiro de 2010[/url], wrote:
Quanto ao CP7, existindo um específico para a auto-estrada, eu diria que se usa esse para a portagem. O facto de existirem dois nós de portagem baralha de facto as coisas. As duas soluções que encontro são:

  1. Utilizar o CP7 2785-731 ("Auto-Estrada 5") para ambas as portagens [não me agrada inteiramente por estarem a mais de 500 metros uma da outra a voo de pássaro e ainda mais por estrada]
  2. Utilizar o CP7 especial 2789-522 ("BRISA") para o nó principal e 2785-731 para o outro [não me agrada inteiramente por me parecer que este CP7 é muito para específico o edifício da Brisa, tanto mais que existe um outro para o da VIA VERDE]

Em suma, nenhuma das opções que encontrei me agrada inteiramente. Se houvesse CP7 para as vias de acesso às portagens, por mim estaria resolvido o problema. Mas não consigo descobrir em lado nenhum como se chamam aquelas ruas.

Neste momento, até melhor informação, inclino-me mais para a opção 2.
Last edited by lmviterbo on Tue Jan 03, 2012 2:39 am, edited 3 times in total.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by CarlosManta »

Adicionei a saída Cruz na A3

Image A 3 Auto-Estrada do Minho Porto - Valença

Image7 km ?? Cruz N 104-1 0315 Currelos (4770-111)

Motivos:
- entrada nos CTT do cp7 "4770-111" como "Auto-Estrada 3" 4770-111 Cruz
- segundo o sig.ine.pt a localidade é "Currelos"

Castanhola, as coordenadas são
http://goo.gl/maps/v4Iz" onclick="window.open(this.href);return false;
41.456587, -8.491156
http://pt.eurobilltracker.com/profile/?city=168198" onclick="window.open(this.href);return false;
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by Castanhola »

Manta, não é para implicar contigo, mas o CP7 correcto da portagem é 4770-560 que pertence à freguesia de Vale (São Cosme). A portagem de que falas está nesta freguesia, que tem esta entrada para "Auto-Estrada 3", embora os CTT digam que a localidade é Vale de São Cosme:

http://geo.ctt.pt/?zoom=9&lon=-8.487035&lat=41.45361" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto a Currelos os CTT apenas têm as seguintes entradas, todas com o CP7 4770-569.
03;12;40;59804;Vale de São Cosme;145710000;Rua;;Currelos;Currelos;;;;4770;569;SÃO COSME VALE
03;12;40;59804;Vale de São Cosme;145710000;Rua;;Currelos;Currelos;;;;4770;569;SÃO COSME VALE
03;12;40;59804;Vale de São Cosme;145720000;Rua;;Rosas;Currelos;;;;4770;569;SÃO COSME VALE
03;12;40;59804;Vale de São Cosme;145730000;Rua;;Alto do Curro;Currelos;;;;4770;569;SÃO COSME VALE
03;12;40;59804;Vale de São Cosme;145740000;Rua;;Bajanca;Currelos;;;;4770;569;SÃO COSME VALE
03;12;40;59804;Vale de São Cosme;180461203;Rua;Padre;Manuel da Costa Rego;Currelos;;;;4770;569;SÃO COSME VALE

Portanto talvez fosse de usar Currelos (4770-569), para não estar a atribuir a Currelos um CP7 de outra localidade.

Ainda não defini as coordenadas, já que esta questão está em aberto.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by lmviterbo »

Neste caso específico, até vejo vantagens em atribuir 4770-569 à portagem. Assim, toda a localidade de Currelos (confirmaram que é de facto localidade?) tem o cp3 560 mas a portagem já está um pouco mais longe e portanto teria um outro cp3, que é comum a outras localidades ali perto.

Estou a raciocinar bem?
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas

Post by CarlosManta »

Não me importo de usar o cp7 de Currelos. Embora a portagem fica um pouco fora do "centro" da localidade, o erro é minímo.

Contudo, o CP7 atribuído a "Auto-estrada 3" é exclusivo. Ou seja, não há mais nenhuma rua ou entrada nos CTT com "4770-111". Se bem percebi, sendo o CP7 exclusivo para a portagem, então deveria ser este.

Em compreendo ambos os racícinios, e embora o CP7 de Currelos pudesse introduzir concordância em freguesia, o CP7 de "Auto-estrada 3" por ser exclusivo confere maior precisão nas coordenadas.

Sobre a precisão dos traçados dos "limites das freguesias" não vou acrescentar mais ao que disse antes, mas neste caso em concreto vejo virtudes em usar quer um quer o outro CP7. Tendencialmente, e apenas pelo facto de ser exclusivo, preferia usar o CP7 "4770-111" por um motivo muito simples: não existe mais nenhum local que lhe possa corresponder que não aquela portagem. Mas se preferirem mudar para a sugestão do Castanhola eu não me oponho.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”