[Guia | Referência] Áreas de Serviço

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:A6 - Área de Serviço de Vendas Novas

Se alguém tiver uma sugestão melhor que Landeira (2965) por favor avisem.
Em tempos usei Piçarras (7080-342) (que é a localidade mais próxima com entrada na lista dos CTT) mas estive a analisar de novo e não me parece correto.

A área de serviço (A.S.) situa-se numa freguesia «estranha», porque já pertence ao concelho de Vendas Novas (cuja ZCP é genericamente 7080) mas ainda usa a ZCP 2965 (do concelho de Palmela). Os CTT entenderam, aparentemente bem, que a distribuição postal para esta freguesia (que compreende as localidades de Landeira e Nicolau, alguns casarios e a autoestrada) deveria ser feita de Palmela e não de Vendas Novas.

Existe uma entrada na lista dos CTT para a Autoestrada 2 na freguesia de Landeira: 2965-443. É um cp7 único e exclusivo, e julgo que só pode ser da A.S. porque, a avaliar pelo que se vê nas imagens de satélite, o nó A2/A6/A13 (nó da Marateca) não tem portagens. A localidade definida pelos CTT é Landeira mas, como digo adiante, parece-me a melhor solução para o cp7 mas não para a localidade.

A A.S. fica a quase 7 quilómetros de Landeira e apenas a 3,5 km de Piçarras. Mas acho bem provável que o casario de Maçanedo, a sul da A.S., seja a via para entregar o correio na A.S.. E para ir para Maçanedo tem de se passar pelos Nicolaus, vindo de Landeira. Nicolaus fica «apenas» a 4.2 km da A.S..

Nome da localidade:
No INE, Monte do Nicolau
No IGEO, um conjunto de 3 casarios (CAS), designados Nicolau de Baixo, Nicolau de Cima e Nicolau do Meio
Nos CTT e no Bing Maps, Nicolaus
Para um local, Monte dos Nicolaus

Os Nicolaus têm um cp7 próprio e exclusivo também (2965-441). Mas parece-me que estamos perante um daqueles casos em que se deve optar pelo conjunto «melhor localidade» + «melhor cp7» mesmo que esse par não exista na lista dos CTT. Sugiro, por isso, Nicolaus (2965-443).
User avatar
Dawizz
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2126
Joined: Mon Oct 13, 2008 5:10 pm

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Dawizz »

lmviterbo wrote:
CarlosManta wrote:A6 - Área de Serviço de Vendas Novas

Se alguém tiver uma sugestão melhor que Landeira (2965) por favor avisem.
Em tempos usei Piçarras (7080-342) (que é a localidade mais próxima com entrada na lista dos CTT) mas estive a analisar de novo e não me parece correto.

A área de serviço (A.S.) situa-se numa freguesia «estranha», porque já pertence ao concelho de Vendas Novas (cuja ZCP é genericamente 7080) mas ainda usa a ZCP 2965 (do concelho de Palmela). Os CTT entenderam, aparentemente bem, que a distribuição postal para esta freguesia (que compreende as localidades de Landeira e Nicolau, alguns casarios e a autoestrada) deveria ser feita de Palmela e não de Vendas Novas.

Existe uma entrada na lista dos CTT para a Autoestrada 2 na freguesia de Landeira: 2965-443. É um cp7 único e exclusivo, e julgo que só pode ser da A.S. porque, a avaliar pelo que se vê nas imagens de satélite, o nó A2/A6/A13 (nó da Marateca) não tem portagens. A localidade definida pelos CTT é Landeira mas, como digo adiante, parece-me a melhor solução para o cp7 mas não para a localidade.

A A.S. fica a quase 7 quilómetros de Landeira e apenas a 3,5 km de Piçarras. Mas acho bem provável que o casario de Maçanedo, a sul da A.S., seja a via para entregar o correio na A.S.. E para ir para Maçanedo tem de se passar pelos Nicolaus, vindo de Landeira. Nicolaus fica «apenas» a 4.2 km da A.S..

Nome da localidade:
No INE, Monte do Nicolau
No IGEO, um conjunto de 3 casarios (CAS), designados Nicolau de Baixo, Nicolau de Cima e Nicolau do Meio
Nos CTT e no Bing Maps, Nicolaus
Para um local, Monte dos Nicolaus

Os Nicolaus têm um cp7 próprio e exclusivo também (2965-441). Mas parece-me que estamos perante um daqueles casos em que se deve optar pelo conjunto «melhor localidade» + «melhor cp7» mesmo que esse par não exista na lista dos CTT. Sugiro, por isso, Nicolaus (2965-443).

Entao mas, esperem-la, eu em 2009 perguntei ca onde devia por 4 notas que tive da AS Vendas Novas e tive como resposta "Landeira" agora 2 anos depois ja Landeira nao serve :? agora e' "Nicolaus" :? :evil: Segunda pergunta devo ou nao mudar a info das notas? :?
Born too late to explore the Globe. Born too early to explore the Stars. Born just in time to see the World implode.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Dawizz wrote:Entao mas, esperem-la, eu em 2009 perguntei ca onde devia por 4 notas que tive da AS Vendas Novas e tive como resposta "Landeira" agora 2 anos depois ja Landeira nao serve :? agora e' "Nicolaus" :? :evil: Segunda pergunta devo ou nao mudar a info das notas? :?
:)
Também eu preciso de saber. Os nossos métodos de pesquisa e os nossos critérios vão sendo aperfeiçoados ao longo dos tempos. Nos últimos dois anos muita coisa aprendemos uns com os outros. Deixa ver qual é a opinião do CarlosManta (e do Castanhola, se quiser dar um bitaite) mas parece-me que concordarão comigo.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
Dawizz wrote:Entao mas, esperem-la, eu em 2009 perguntei ca onde devia por 4 notas que tive da AS Vendas Novas e tive como resposta "Landeira" agora 2 anos depois ja Landeira nao serve :? agora e' "Nicolaus" :? :evil: Segunda pergunta devo ou nao mudar a info das notas? :?
:)
Também eu preciso de saber. Os nossos métodos de pesquisa e os nossos critérios vão sendo aperfeiçoados ao longo dos tempos. Nos últimos dois anos muita coisa aprendemos uns com os outros. Deixa ver qual é a opinião do CarlosManta (e do Castanhola, se quiser dar um bitaite) mas parece-me que concordarão comigo.
Eu concordo com o Miguel.
Dawizz, se mudares a info das notas, elas vão parar ao Dot correcto.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Área de serviço de Seide na A7

Post by Castanhola »

Subject: [Jogo| Guia | Referência] Auto-Estradas
CarlosManta wrote:O Castanhola se tivesse ido ao tópico correcto, ou consultado o (Guia | Referência) Áreas de Serviço, já tinha encontrado a resposta.
Foi exatamente o que eu fiz. Carreguei no link e fui parar aqui, sem me aperceber que o link estava a apontar para o tópico errado.

Entretanto já tinha registado as notas esta manhã como Lagoa (4770-280). Cabo não me estava a convencer muito como localidade independente, e Lage muito menos, pois esta nem no IGEO aparecia. E reparem que segundo o IGEO Cabo parecia ser apenas um pequeno conjunto de casas isolado. Mas entretanto consultei o BingMaps que parece associar a Cabo as casas junto ao entroncamento da Rua da Igreja com a Rua do Cabo.

Já agora eu adquiri as notas no posto de combustíveis da parte norte da área de serviço, que está na freguesia de Seide (São Paio) e não Lagoa. :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: A 1 Auto-Estrada do Norte Lisboa - Porto

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:A 1 Auto-Estrada do Norte Lisboa - Porto

A1 A.S. Pombal - Barrosos (3130-504)
Área de Serviço de Pombal, sentido Lisboa-Porto
Área de Serviço de Pombal, sentido Porto-Lisboa
Esta A.S. continua desde há muito tempo a estar em tom laranja, que é como quem diz «à espera de confirmação».

Em tempos o Castanhola entendeu que notas obtidas nessa A.S. deveriam ser registadas em Barrosos (3130-504) e é essa a combinação localidade (cp7) que tem sido usada pela maior parte de nós, até porque, à falta de contraditório, veio parar aqui a este guia. No entanto, tendo em conta que Barrosos pertence a uma zona de distribuição postal diferente da da A.S. (3105), e que além disso freguesia, concelho e distrito são diferentes, parece-me plausível partir do princípio de que os CTT fazem a distribuição pela estrada que vem do sul, de Redinha, e não pela que vem do norte, de Barrosos. O que pensam os entendidos sobre isto (e os menos entendidos)?

Se se aceitar Redinha como localidade, não sei qual será o cp7, se é que tem, porque não consigo descobrir o nome da rua por onde supostamente se fará a entrega do correio. Tenho uma forte suspeita de que será 3105-338 (que é onde o ebtista asg regista as notas: ver aqui), mas seria preciso confirmar no local, provavelmente.
User avatar
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1753
Joined: Thu Sep 08, 2005 3:48 pm
Location: Cascais, Portugal

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Ord€p »

Preciso de uma pequena ajuda:

A22 - Área de Serviço de Silves - Sentido Faro - Lagos?
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Ord€p wrote:A22 - Área de Serviço de Silves - Sentido Faro - Lagos?
Sem dúvida nenhuma, Lobite (8300-054), para ambos os sentidos.

A lista do código postal chama a esta localidade «Lobito», tal como muitas páginas de internet. No entanto, as fontes mais insuspeitas chamam-lhe «Lobite», com e no fim. É o caso da junta de freguesia, do Igespar ou do sig do INE (onde se pode ver que a área de serviço se inclui nos limites deste lugar).

Quanto ao código postal, é único para a localidade e não há nenhum outro na freguesia para a autoestrada.

Case solved.
User avatar
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1753
Joined: Thu Sep 08, 2005 3:48 pm
Location: Cascais, Portugal

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Ord€p »

Obrigado.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

A 13 - Área de Serviço do Montijo: Taipadas (2985-064)
http://maps.google.com/maps?ll=38.726401,-8.670362&z=17" onclick="window.open(this.href);return false;

A 13 - Área de Serviço de Salvaterra: Marinhais (2125-195)
http://maps.google.com/maps?ll=39.053626,-8.668815&z=17" onclick="window.open(this.href);return false;

Tens de mudar para o novo acordo: autoestrada :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:A 13 - Área de Serviço do Montijo: Taipadas (2985-064)
http://maps.google.com/maps?ll=38.726401,-8.670362&z=17" onclick="window.open(this.href);return false;

A 13 - Área de Serviço de Salvaterra: Marinhais (2125-195)
http://maps.google.com/maps?ll=39.053626,-8.668815&z=17" onclick="window.open(this.href);return false;

Tens de mudar para o novo acordo: autoestrada :D
Então e o resto da informação? Restaurante? Marca de Combustível? Kms? Há que ser picuinhas...
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

A13 Image A.S. Montijo km 16,1 sentido Marateca-Coimbra Galp Sports Bar Taipadas (2985-064)
A13 Image A.S. Montijo km 16,1 sentido Coimbra-Marateca Galp Sports Bar Taipadas (2985-064)

A13 Image A.S. Salvaterra km 60,4 sentido Marateca-Coimbra Galp Eurest Marinhais (2125-195)
A13 Image A.S. Salvaterra km 60,4 sentido Coimbra-Marateca Galp Eurest Marinhais (2125-195)

  • Combustível confirmado no Google Street View.
  • Restaurante confirmado no Google Street View (Montijo) e Nokia here.com (Salvaterra).
  • Quilómetro confirmado na Brisa Concessão.
  • Já escrevi Coimbra porque já abriu, recentemente, o troço Entroncamento-Condeixa e, segundo a Wikipédia, o restante para sul está em construção, com abertura prevista para 2014.
  • Escolhi a ordem Marateca-Coimbra antes de Coimbra-Marateca (como estava, de resto), apesar de a Brisa lhe chamar Almeirim-Marateca. Não sei qual é o critério oficial nem descobri legislação que me tirasse a dúvida. Tanto a Wikipédia como a imprensa usam a ordem Marateca-Coimbra.
  • Apesar de a Wikipédia chamar à A.S. «Salvaterra de Magos» a designação na Brisa Concessão é apenas Salvaterra.
  • Entretanto, descobri um pdf do MNE, mais ou menos atualizado, com descrição das autoestradas portuguesas: http://www.portugalconvida.net/pdf/AUTOESTRADAS.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;. Mera curiosidade, acho.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Ena, bom trabalho Miguel, obrigado!

Vou ver se consigo associar um mapa semelhante ao do pdf no primeiro post.
lmviterbo wrote:A13 Image A.S. Montijo km 16,1 sentido Marateca-Coimbra Galp Sports Bar Taipadas (2985-064)
A13 Image A.S. Montijo km 16,1 sentido Coimbra-Marateca Galp Sports Bar Taipadas (2985-064)

A13 Image A.S. Salvaterra km 60,4 sentido Marateca-Coimbra Galp Eurest Marinhais (2125-195)
A13 Image A.S. Salvaterra km 60,4 sentido Coimbra-Marateca Galp Eurest Marinhais (2125-195)

  • Combustível confirmado no Google Street View.
  • Restaurante confirmado no Google Street View (Montijo) e Nokia here.com (Salvaterra).
  • Quilómetro confirmado na Brisa Concessão.
  • Já escrevi Coimbra porque já abriu, recentemente, o troço Entroncamento-Condeixa e, segundo a Wikipédia, o restante para sul está em construção, com abertura prevista para 2014.
  • Escolhi a ordem Marateca-Coimbra antes de Coimbra-Marateca (como estava, de resto), apesar de a Brisa lhe chamar Almeirim-Marateca. Não sei qual é o critério oficial nem descobri legislação que me tirasse a dúvida. Tanto a Wikipédia como a imprensa usam a ordem Marateca-Coimbra.
  • Apesar de a Wikipédia chamar à A.S. «Salvaterra de Magos» a designação na Brisa Concessão é apenas Salvaterra.
  • Entretanto, descobri um pdf do MNE, mais ou menos atualizado, com descrição das autoestradas portuguesas: http://www.portugalconvida.net/pdf/AUTOESTRADAS.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;. Mera curiosidade, acho.
User avatar
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 899
Joined: Fri Apr 29, 2011 6:46 pm
Location: Penafiel - Portugal

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by A. Simões »

Conhecem algum tópico semelhante a este mas para Espanha? Estive à procura mas não encontrei.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

A. Simões wrote:Conhecem algum tópico semelhante a este mas para Espanha? Estive à procura mas não encontrei.
Aqui: http://forum.eurobilltracker.com/viewto ... 13&t=15903" onclick="window.open(this.href);return false;

autoestrada: autopista
via rápida: autovía
portagem: peaje
área de serviço (um conceito pouco usado em Espanha): área de servicio

O anexo da Wikipédia sobre o assunto é bastante completo
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”