[Guia | Referência] Áreas de Serviço

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

CarlosManta wrote:Só não concordo com a expressão "sentido descendente"...
lmviterbo wrote:És mesquinho, é o que é. :P :mrgreen:

São as Mantinhices do costume... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

Acabo de reparar que não está registada ainda nenhuma área de serviço da A24.

Registei na área de serviço de Viseu Norte e parece-me que o mais acertado é: Vila Nova do Campo (3515)
https://maps.google.com/maps?ll=40.70789,-7.94327&z=16

Registei também na área de serviço de Castro Daire e parece-me que o mais acertado é: Colo de Pito (3600-472)
https://maps.google.com/maps?ll=40.96709,-7.88999&z=15

Já quanto à área de serviço de Celorico da Beira na A25, embora Ratoeira até pareça estar mais perto, a área de serviço está na freguesia de Lajeosa do Mondego, apesar de estar muito perto do limite da freguesia, o que me levou à escolha, que me parece mais acertada: Lajeosa do Mondego (6360)
https://maps.google.com/maps?ll=40.6299 ... 57247&z=17
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Concordo com todas as escolhas do Castanhola.

Tenho pena que a aldeia de Colo do Pito, que tinha um nome pitoresco (passe o trocadilho), tenha uma população que resolveu ficar púdica ou sei lá o quê e chamar-lhe Colo de Pito. O nome tradicional ainda continua nas setas a sul e a norte, em pelo menos 45 páginas do site da freguesia e 3 páginas do município, e ainda em 5 vezes mais resultados duma pesquisa Google do que "Colo de Pito".
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

A primeira referência que encontrei foi realmente Colo do Pito. Apenas mudei para Colo de Pito porque é a que está nos mapas do INE. Mas por mim pode ficar Colo do Pito (para o nome "oficial" da localidade, evidentemente, porque internamente consideram-se as duas formas). Que me dizes? :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Tinhas feito bem. O nome oficial, para quase todas as fontes, passou a ser Colo de Pito, de facto. :(
User avatar
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1753
Joined: Thu Sep 08, 2005 3:48 pm
Location: Cascais, Portugal

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Ord€p »

Bom dia. Alguém sabe o código postal da Área de Serviço, da Guarda, na A23 (40.54395,-7.21247), sentido Guarda-Torres Novas? Obrigado.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Ord€p wrote:Bom dia. Alguém sabe o código postal da Área de Serviço, da Guarda, na A23 (40.54395,-7.21247), sentido Guarda-Torres Novas? Obrigado.
TL;DR:
Após pesquisa, sou de opinião que é 6300-502.
  • Na lista do código postal, não existe entrada para nenhuma destas possíveis nomenclaturas da autoestrada nesta zona: A23, IP2, E806 (ou variantes destas três). Também não existe nada para "Área de serviço".
  • A via do carteiro é pelo lado norte, nos dois caminhos alcatroados que vêm da M530. (As continuações a sul da área de serviço, não são alcatroadas.) A M530, aqui, vem da Guarda (a oeste) ou de João Bragal (a leste). Há uma forte probabilidade de o carteiro vir de Braga. O caminho alcatroado do lado da Guarda (isto é, a oeste da A23) não tem nome em nenhum dos maps que consultei (Google, Sapo, Bing, IGEO, INE, PDM). O do outro lado poderá ser a Rua do Calvário — mas, a ser assim, é uma rua invulgarmente longa e fazendo um enorme U. A rua do Calvário tem CP7 próprio (6300-815).
  • Nos serviços de localização por coordenadas do IGEO (com as coordenadas Gauss-Militar 277700, 397600), fica a saber-se que a área de serviço está entre o centro da
  • Quinta dos Coviais de Cima (a sul) e o centro do Vale das Regadas (a norte).
  • Não sei exatamente quais são os limites da (presumivelmente antiga) Quinta dos Coviais de Cima. De qualquer frma, Coviais é um nome que surge em vários documentos relacionados com a autoestrada, por exemplo:
  • Um acórdão do Supremo onde é referido o seguinte: «Em meados de 2002, o Instituto das Estradas de Portugal expropriou uma parcela de terreno, com a área de cerca de 45.500 m2, do prédio denominado Quinta dos Coviais de Cima, inscrito na matriz predial rústica da freguesia de S. Miguel da Guarda, no artigo 458.»
  • Um édito do Ministério da Economia onde parece poder interpretar-se que a área de serviço é em Coviais («estabelecimento de linha mista a 15 kV com 1117 m de ap. 11 LAT para o PTAS 278/GRD em Quinta dos Coviais a PTM de Scutvias; em área de serviço da Guarda, freguesia de G S Vicente, concelho de Guarda»). Não sei, de facto, se o termo «área de serviço» não poderá aqui referir-se a outro conceito qualquer no mundo da média tensão. Também não sei o que significa ap., LAT, PTAS, GRD ou PTM. A área de serviço fica de facto num exclave da antiga freguesia da Guarda (São Vicente) — ou melhor, parte dela fica aí, outra parte na freguesia da Arrifana.
  • Dois artigos em jornais beirões, um de 2002 e o outro de 2004, referem a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) a surgir na Quinta dos Coviais (sem dizer se é de cima ou de baixo). Embora a descrição refira a proximidade da A23, a única empresa que o Google Maps mostra quando se procura esta PLIE é já muito longe da autoestrada (https://goo.gl/maps/uQOTk" onclick="window.open(this.href);return false;).
  • Não encontro nenhuma ligação entre o nome Regadas e a área de serviço.
Conclusão:
Parece-me assim que o mais correto para a AS da Guarda da A23 será Guarda (6300-502).

Uma segunda hipótese é João Bragal de Cima (6300-035). (A quase totalidade da área de serviço situa-se numa língua de terreno que pertence à freguesia de Arrifana. Nada no site da junta refere a área de serviço. Existe uma João Bragal de Cima pertencente à freguesia de Arrifana, e uma João Bragal de Baixo pertencente à freguesia de Casal de Cinza. A M530 vem do ponto de uniáo entre as duas João Bragal.)

Uma terceira hipótese é:
Guarda (6300-502) no sentido Torres Novas - Guarda (ou sul-norte, ou Zibreira-Arrifana)
João Bragal de Cima (6300-035) no sentido Guarda - Torres Novas (ou norte-sul, ou Arrifana-Zibreira)

Uma quarta hipótese é:
Guarda (6300) no sentido Torres Novas - Guarda (ou sul-norte, ou Zibreira-Arrifana)
Guarda (6300-815) no sentido Guarda - Torres Novas (ou norte-sul, ou Arrifana-Zibreira)

A minha escolha é a primeira.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Não discordo de Guarda (6300-502), mas posso só perguntar se há algum argumento contra Coviais de Cima (6300-502) ?
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Não discordo de Guarda (6300-502), mas posso só perguntar se há algum argumento contra Coviais de Cima (6300-502) ?
Pois, tens razão. Esqueci-me de acrescentar que nenhuma Coviais consta de qualquer lista de localidades «oficial» a não ser a lista dos CTT. Acresce que a atual freguesia da Guarda (que aglutinou três antigas freguesias) parece coincidir com os limites da cidade da Guarda. Não tenho dados concretos para me sustentar esta hipótese. A Guarda foi elevada a cidade em 1199, de modo que, se hoje é difícil saber os limites de uma vila ou cidade, infelizmente isso não se torna mais fácil para cidades criadas há mais de 800 anos. De facto, tato no mapas.ine como no antigo sig.ine, parte das antigas freguesias que agora ficaram juntas na freguesia da Guarda não pertencem ao lugar nem à cidade estatística da Guarda. Tudo ali à volta da cidade é «Lugar residual». De qualquer modo, tens razão, uma quinta hipótese será:

Coviais de Cima (6300-502) para ambas as áreas de serviço (nos sentidos ascendente e descendente).

Nota que a Rua do Calvário pertence, quanto aos CTT, à cidade da Guarda — supostamente, toda a rua do Calvário, incluindo a parte que passa por Coviais de Cima.
User avatar
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1753
Joined: Thu Sep 08, 2005 3:48 pm
Location: Cascais, Portugal

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Ord€p »

Obrigado a ambos.
User avatar
Burdie
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1897
Joined: Sat Nov 27, 2004 6:59 pm
Location: Ireland
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Burdie »

lmviterbo wrote: Coviais de Cima (6300-502) para ambas as áreas de serviço (nos sentidos ascendente e descendente).
Sorry, I don't speak Portugees and I'm not realy familiar with Portugal.

I only noticed that city-profile Coviais de Cima (6300-502)(along with many more portugese city-profiles) had, till now, no coordinates (dot) and was not assigned to any region.
I think one dot is better than no dot.
Codigo Postal gave me these coordinates 40.497217,-7.232274 , Google map gave me this place 'Panóias de Cima' . Googling around brought me to this treat.

Feel free to change it, but a dot is still better then no dot.


Babylon wrote:Desculpe-me, don't falar Portugees e I'm não realy familiarizados com Portugal.
Eu só percebi que a cidade perfil Coviais de Cima (6300-502)(juntamente com muitos mais perfis-cidade português) tinham, até agora, sem coordenadas (dot) e não foi atribuído a qualquer região. Penso que um ponto é melhor do que nenhum ponto.
Codigo correios me deu essas coordenadas 40.497217,-7.232274 , o mapa do Google me deu este lugar 'Panóias de Cima' . Googling ao redor que me trouxe a este tratamento.
Sinta-se à vontade para alterá-la, mas um ponto ainda é melhor do que nenhum ponto.
Personal statistics from: NIGMM / EBTST / EBTcheck 250 Hits with 2 triple :flag-ie: 3 :flag-eu: 410
list of (known by me) latest "codes_country.txt" files Blog
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

Grande malha. Realmente os plotters portugueses andam um pouco preguiçosos e eu por mim falo... :oops: :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Obrigado, Burdie. We the Portuguese plotters have been lazy on this task indeed.

Now Babylon and Google unintelligible translations for what Castanhola said:

Google: "Large mesh. Really Portuguese plotters go a little lazy and I speak for me ..."

Babylon: "Large mesh. Really the Portuguese plotters go a little lazy and I myself am speaking..."

A hundred real translations for the idiom "grande malha": http://www.citehr.com/235290-100-ways-s ... -done.html
User avatar
Burdie
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1897
Joined: Sat Nov 27, 2004 6:59 pm
Location: Ireland
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Burdie »

My translation was indeed 'Large Mesh' and I thought by myself, that are not my words, It is al volunteers work.

For the real translation. No Problems, glad to do my bit :-)
Personal statistics from: NIGMM / EBTST / EBTcheck 250 Hits with 2 triple :flag-ie: 3 :flag-eu: 410
list of (known by me) latest "codes_country.txt" files Blog
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

Mas esta "malha" não é "mesh". Isso é outro tipo de malha. :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”