Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by lmviterbo »

Resumo do que estava a ser dito a propósito das novas notas no tópico Off-topic (vá-se lá saber porque…):
Ord€p wrote:O lmviterbo foi o primeiro a registar as novas notas de :note-5: em Portugal.
Castanhola wrote:Eu ainda não as vi.
Ord€p wrote:Ainda só o lmviterbo é que introduziu dessas notas em Portugal. Pode-se ver aqui as notas que já foram introduzidas e por quem.
Castanhola wrote:Primeiro tenho de as encontrar, o que não deve ser difícil. Mas depois tenho de atualizar a minha máquina de registar, para suportar os novos números de série (ainda tenho de procurar o formato e o algoritmo de verificação dos dígitos de controlo).
Eureka.72 wrote:Hoje de manhã levantei 400 Euros e... :roll: saíram 8 notas novas (das antigas)... :lol:
Ao meio dia fui ao banco trocar 160 Euros por notas de :note-5: e... saíram 32 notas usadas e do modelo antigo :? o caixa disse-me que ainda não tinha visto nenhuma na agência, só na televisão. :mrgreen:
lmviterbo wrote:Andei por várias agências e também fui a alguns multibancos que eu sei que têm notas de 5 euros. Nada. Fartei-me e fui ao Banco de Portugal. Sem filas de espera, fui à caixa e lá me deram as notinhas novas. Hoje vou começar a distribuí-las por lojistas e deixá-los maravilhados. :) (Já mostrei aos empregados do café onde costumo ir, que comentaram logo as eficacíssimas linhas em relevo. Ninguém comentou o toque e o som, que são de facto muito caraterísticos.)

História no Banco de Portugal (na Rua do Ouro):

Foi a primeira vez que ali entrei e fiquei com uma péssima impressão. Na caixa, não me deram nenhum papel para assinar; em vez disso, pediram-me o número de telemóvel, que apontaram a caneta num papel de rascunho. Isto depois de porem na máquina de contar as notas que eu levava e me dizerem que eram 340 euros. Não se vê o número aparecer em lado nenhum, tem de se confiar no caixeiro. Já lhe tinha dado as notas para as mãos sem ter a certeza absoluta de quanto era, porque não quis recontá-las na rua e só as inha contado há uns dias. Quase garantiria que eram 380 euros, no entanto. Um procedimento inacreditável. Se eu não estivesse embriagado com a fúria de vir registar as novas notas, e farto de andar a procurá-las, não me ficava. Assim, das duas uma: ou perdi 40 euros para um bandalho, ou o Banco de Portugal tem um sistema duma falta de profissionalismo atroz. Ah, esperem lá, as opções não são mutuamente exclusivas: a segunda é uma verdade absoluta, independentemente da primeira, que pode ser uma má avaliação da minha parte.
CarlosManta wrote:Tens que ir ao Balcão dos Aliados.
Não digo que são simpáticos, isso não, eles devem fazer um curso para eliminar qualquer vinco de simpatia.
Mas tens que preencher papelada sem fim antes de conseguires trocar dinheiro...
As notas novas, é que nem vê-las. E dessas francesas que arranjaste até devem de ser perfumadas, não? Como são de :note-5: será que lhes podemos chamar "francezinhas"?
lmviterbo wrote:Muito bom! Para mim já passaram a ser as «francesinhas». Cheirei-as agora intensamente de novo, para ver se o aroma tinha algum toque do molho da francesinha mas estou a perder as qualidades e só me cheiram a «francesinhas» mesmo. A sério, o cheiro é muito caraterístico.

Daqui a uns dez dias vou às Termas de São Pedro do Sul. Hei de guardar algumas destas para ir espalhando estrada acima.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by Castanhola »

E porque não as contaste antes de as entregar? 8O Mudando um pouco de assunto, que tipo de notas entregaste à troca? Espero que tenham sido notas relativamente novas, caso contrário apenas as levaste ao cadafalso, condenando uma série de potenciais hits. :evil:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:E porque não as contaste antes de as entregar? 8O
Quando digo "embriagado" revelo bem o estado em que estava. E isto sem ter bebido álcool.
Castanhola wrote:Mudando um pouco de assunto, que tipo de notas entregaste à troca? Espero que tenham sido notas relativamente novas, caso contrário apenas as levaste ao cadafalso, condenando uma série de potenciais hits. :evil:
Por acaso não me lembrei disso mas de facto entreguei notas relativamente recentes — não vejo razão nenhuma para irem para o lixo.
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by Eureka.72 »

Continuo sem vê-las nem nos bancos nem no meu estabelecimento comercial. :mrgreen: Hoje tenho tido clientes que trazem notas novas de :note-5: levantadas em ATMs e embora sejam novinhas em folha continuam a ser das "antigas". :|
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by lmviterbo »

Eureka.72 wrote:Continuo sem vê-las nem nos bancos nem no meu estabelecimento comercial. :mrgreen:
O sistema é relativamente lento. No dia 2 de maio todas as dependências do Banco de Portugal tinha já as notas, e desde aí só fornecem dessas.
O passo seguinte é a distribuição do Banco de Portugal para a banca e para o sistema de caixas Multibanco (para as poucas que vomitam notas de 5 euros). Mas essa distribuição é feita à medida das necessidades, normalmente uma vez por semana ou menos ainda. No fim da próxima semana, já toda a banca as terá, em princípio.
Só daí é que vai para o comércio e para os particulares.
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by Eureka.72 »

lmviterbo wrote:O sistema é relativamente lento. No dia 2 de maio todas as dependências do Banco de Portugal tinha já as notas, e desde aí só fornecem dessas.
O passo seguinte é a distribuição do Banco de Portugal para a banca e para o sistema de caixas Multibanco (para as poucas que vomitam notas de 5 euros). Mas essa distribuição é feita à medida das necessidades, normalmente uma vez por semana ou menos ainda. No fim da próxima semana, já toda a banca as terá, em princípio.
Só daí é que vai para o comércio e para os particulares.
Sim, é uma questão de tempo e elas onde aparecer. :)
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 830
Joined: Fri Sep 21, 2012 6:33 pm

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by portaonze »

Acabo de encontrar e registar as minhas primeiras francesinhas.
Fiz um levantamento no ATM das bombas dos Cabos de Ávila no sentido descendente, e fui brindado com duas.
Quem as quiser conhecer, e for da zona, pode dar lá um pulinho.
:D

Uma dessas francesas gastei-a noutra gasolineira em Paço de Arcos, e a sra. ficou toda contente a olhar para ela. Também era a primeira que via.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by CarlosManta »

Por aqui nem vê-las, e estou a salivar com tantos relatos de encontros imediatos.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by Castanhola »

A minha primeira nota da série Europa:
http://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=124826127 :D

E com ela quebro um jejum de 47 dias no registo de notas... o que não significa que eu não tenha aqui muitas notas anotadas para registar :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by Eureka.72 »

Continuo a zero :? ainda fui de manhã levantar 300 Euros na ATM aqui ao lado de casa e vieram 8 notas de :note-5: Portuguesas... :roll:
Francesinhas nem vê-las... :evil:

:arrow: A 58 dias que não registo notas... o que não significa que eu não tenha aqui muitas notas anotadas para registar :mrgreen: Toma lá que já bebes... :twisted:
Last edited by Eureka.72 on Mon May 06, 2013 9:41 am, edited 1 time in total.
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
dserrano5
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3773
Joined: Sun Jan 31, 2010 11:59 am
Location: Madrid, ES

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by dserrano5 »

¿Por qué "francesinhas"? Estou intrigado... :)
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by lmviterbo »

dserrano5 wrote:¿Por qué "francesinhas"? Estou intrigado... :)
:D

O CarlosManta é que lhes deu esse epíteto porque, como sabes, as notas que temos em Portugal são todas U/U.

E é também um jogo de palavras com a «francesinha», que é o nome duma comida famosa do Porto e arredores, onde vive o CarlosManta. Infelizmente, com uma nota «francesinha» não deve ser possível comprar uma sanduíche «francesinha» em quase nenhum snack-bar. O preço normal é 7,5 € a 10 €.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3013
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by Montgomery Burns »

lmviterbo wrote:Resumo do que estava a ser dito a propósito das novas notas no tópico Off-topic (vá-se lá saber porque...)
Realmente, havia este tópico. Se calhar seria oportuno fazer uma fusão (noutras secções do fórum, os tópicos que serviram para noticiar as novas notas estão também a servir para discussão nesta fase inicial de difusão).

OT - ainda não apanhei nenhuma. :(
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by Castanhola »

Apanhei hoje a terceira... :mrgreen:

Digam se quiserem mesmo fundir os tópicos.
Qual o título que devo manter? :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by lmviterbo »

Montgomery Burns wrote:[…] havia este tópico. Se calhar seria oportuno fazer uma fusão (noutras secções do fórum, os tópicos que serviram para noticiar as novas notas estão também a servir para discussão nesta fase inicial de difusão).
Pois é, escapou-me. :oops:

Por mim, não me importo que se fundam os tópicos; acho que faz sentido, realmente.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”