[Guia | Referência] caixas automáticos (ATM) c/ notas de 50 - ou de 5

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Montgomery Burns, posso concluir pelo facto de só teres registado duas :note-5: de seguida no Novo Banco Lapa que essa máquina dá :note-5: :note-10: :note-20:?

Hoje descobri mais uma máquina de :note-5: :note-20:, na Quinta Grande (Alfragide, Amadora):
2610-175 Image 0018/5460/00 Santander Totta Alfragide [loc: Amadora] 2017-01-20

lamegated, louvo o teu estratagema mas isso de ter contactos em bancos de modo a que não te digam que «está no cofre e só daqui a meia hora é que tenho acesso ao cofre» só é possível para os grandes tubarões do comércio como tu. :mrgreen: A arraia miúda tem de recorrer aos caixas Multibanco, e invocar Mercúrio, Pluto e Tique para que nos façam encontrar unicórnios.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Montgomery Burns »

lmviterbo wrote:Montgomery Burns, posso concluir pelo facto de só teres registado duas :note-5: de seguida no Novo Banco Lapa que essa máquina dá :note-5: :note-10: :note-20:?
Apenas :note-5: :note-20: , tal como as fontes que mencionei antes (da zona do Rato). Estranhamente, não me apeteceu levantar 20€ :lol: já tinha a carteira com várias outras notas e papelada.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Montgomery Burns »

Santander Lisboa - R. Rodrigo Fonseca
N. caixa: 0018/5034/01 ( :note-5: :note-20: exterior, tem outro no interior) https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=172650561
Last edited by Montgomery Burns on Fri Oct 20, 2017 8:02 pm, edited 1 time in total.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Obrigado, Montgomery. Essa é uma das agências que eu estou farto de saber que dá :note-5: e à qual recorro com alguma frequência, por ser perto de minha casa. Não percebo porque é que não a tinha na lista, mas calculo que ainda sejam resquícios da desgraçada limpeza que fiz em tempos.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Montgomery Burns »

Hoje passei por uns "caça-turistas" - dois deles bem curiosos!

Robbialac Pascoal de Melo, 1000-231. Já ali houve uma ATM em tempos, agora há outra.
N. caixa: EDPT/2022 :note-20: :note-50:

Unicâmbio Praça da Figueira, 1100-240 (máquina virada para a Rua Dom Antão de Almada).
N. caixa: EDPT/2010 :note-20: :note-50:

E agora, a novidade do dia: ATM Express, alguém conhess?? :D Trata-se da primeira instalada no País (ver artigo em baixo).

Image

RealTransfer Rossio, 1150-320 (a máquina foi instalada na parede ao lado da entrada).
N. caixa: 8703/0002/01 :note-20: :note-50:
Recibo ATM Express
Recibo ATM Express
Scan.jpg (31.14 KiB) Viewed 2363 times
Trouxe um talão que já lá estava. Não fiz levantamento porque é preciso ter cuidado com eventuais comissões (não sabia ao certo antes de chegar a casa e investigar, mas calculei) ( link alternativo, visto que o site do Público impõe limites de utilização mensal a não-assinantes). De salientar, finalmente, a rede da Euronet ter despertado interesse mediático. Eles chegaram e espalharam-se de pantufas, há uns tempos não se encontrava nada sobre a operação deles em Portugal.
Last edited by Montgomery Burns on Fri Feb 03, 2017 2:13 pm, edited 2 times in total.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Excelente descoberta, essa do ATM Express!

As notícias dizem que estava prevista a instalação de 25 ATM Express até ao fim de 2016. Entretanto, parece que ainda só existe mesmo esse do Rossio. É estranho o «código de agência» ser o 0002. 8703 é o código bancário do SIBS, que assim é pela primeira vez usado em caixas automáticos.

Estou seriamente inclinado a tirar desta lista as máquinas todas da Euronet, já que, pelos vistos, todas elas dão :note-20: :note-50:.

Fico à espera das próximas descobertas de ATM Express, mas desconfio que, dado o objetivo, irão ter também :note-20: :note-50:. Aqui fica uma linha prontinha a ir para a lista da primeira página, se for necessário:

1150-320 Image 8703/0002/01 SIBS Rossio 2017-01-30

Entretanto, lá me decidi a analisar os comentários das minhas notas, à procura de ATMs que se tenham perdido. Estou sem tempo agora para acabar a análise mas há uma boa vintena de caixas a investigar. Muitas delas terão ido à vida na razia que tem havido (nos últimos anos já foram desativadas quase 4 mil caixas), outras ainda existem e há muito que não vejo lá :note-5:, outras ainda precisam de ser testadas de novo.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Não são ATM propriamente mas são os melhores amigos do Eurobilltracker: os MTM (Millennium Teller Machines), máquinas multifunções do Millennium BCP que permitem (para quem é cliente dos bancos Millennium e ActivoBank) levantar notas e moedas nas denominações que escolhermos, até 500 euros duma vez.

A acreditar no relatório e contas do 1.º semestre de 2016, foi nessa altura que surgiram: "[…] o arranque da disponibilização de caixas automáticas assistidas nas sucursais de Retalho, “Millennium Teller Machine”, que promovem uma reformulação na coreografia de atendimento ao Cliente […]" (p. 14).

O MTM que eu visitei, nas Amoreiras (Lisboa), só foi aberto ao público há poucos meses, e nunca vi nenhuma outra máquina destas em mais lado nenhum — mas acredito que existam.

Clientes do Millennium e do ActivoBank, a partir de agora estão em vantagem na busca de notas para registar. :D

Adenda (2018-02-11): estas máquinas começaram por ser chamadas, em documentos oficiais do Millennium BCP, Millennium Teller Machine. Só depois tiveram direito a tradução, como Máquina de Tesouraria Millennium. Agora, além destes nomes, também lhes chamam Millennium Transaction Machine e Máquina de Transações Millennium.
Last edited by lmviterbo on Sun Feb 11, 2018 10:22 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Montgomery Burns »

Uau! :o Sou cliente e desconhecia por completo. As agências mais visitadas por mim não as têm. Pena a pesquisa de agências (ainda) não referir as MTM.
Last edited by Montgomery Burns on Tue Feb 07, 2017 1:48 pm, edited 1 time in total.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Pois eu já sei onde vou buscar notas :note-50: :flag-eu:

Na terça-feira, 4 de abril, às 8h30, estarei na Tesouraria do Banco de Portugal, claro. Mas, quando os caixas automáticos começarem a ser carregados com estas notas, lá mais para o fim do mês provavelmente, hei de ir começar a ir mais vezes às Amoreiras. :)
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Várias novidades, boas e más:
  • As máquinas do interior do Banco do Brasil do Marquês (Lisboa) são agora ambas de selfbanking. A máquina Multibanco que estava no interior (código 01) é agora a máquina da direita da parede exterior e também dá :note-10: :note-20: :note-50: (exemplo), tal como a que está à esquerda (02).
  • Encontrei outra MTM, no Millennium Marquês de Pombal. Só me deu duas :note-5:; das outras denominações não testei o limite. Além disso, constatei que esta máquina (tal como a das Amoreiras e, imagino assim, todas as MTM) usa o péssimo sistema LIFO (last in, first out):se depositarmos lá uma nota de 50, por exemplo, e levantarmos uma nota de 50, recebemos a mesma nota que depositámos.
  • O Banco CTT Rato (Lisboa) já tem máquina própria. Resultado: em vez da antiga máquina da CGD que dava :note-5:, esta só dá mesmo os habituais :note-10: :note-20:.
  • A MTM das Amoreiras, desta vez, só me deixou sacar quatro :note-5:. Também não me lembrei de testar os limites das outras denominações.
(Errata 2018-02-11: pus as MTM no feminino, como deve ser, e corrigi FIFO para LIFO, que era o que eu queria ter escrito.)
Last edited by lmviterbo on Sun Feb 11, 2018 10:25 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Montgomery Burns »

lmviterbo wrote:
  • O Banco CTT Rato (Lisboa) já tem máquina própria. Resultado: em vez da antiga máquina da CGD que dava :note-5:, esta só dá mesmo os habituais :note-10: :note-20:.
  • O MTM das Amoreiras, desta vez, só me deixou sacar quatro :note-5:. Também não me lembrei de testar os limites das outras denominações.
Já me tinha passado pela cabeça, isso do Banco CTT. :x

Entretanto, já passei pelas Amoreiras :) limitou-me a três notas de cinco. Fica a informação que o Millennium do Colombo ainda não tem MTM, palpita-me que seja candidata a receber uma em breve.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Pelos vistos, tive sorte no meu primeiro com o MTM. Se eu pudesse na altura, tinha levantado bem mais do que as nove notas que trouxe na altura (de https://eurobilltracker.com/notes/?id=172963241 a https://eurobilltracker.com/notes/?id=172963249).
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Que fartura

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Pelos vistos, tive sorte no meu primeiro com o MTM. Se eu pudesse na altura, tinha levantado bem mais do que as nove notas que trouxe na altura (de https://eurobilltracker.com/notes/?id=172963241 a https://eurobilltracker.com/notes/?id=172963249).
Sorte danada. :mrgreen: Que fartura... 8O :twisted: E fala assim o que se fartou de implicar com este meu levantamento. :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Mais algumas novidades:

SIBS instalou cinco maquinas "ATM Express" em Lisboa e Funchal
Infelizmente, não ficamos a saber onde são. As máquina mostradas em vídeo nem sequer são ATM Express. A primeira (0:07-0:14) dá :note-5:, o que duvido muito que as ATM Express façam. A segunda (0:14-0:21) é no Montepio Lisboa - Rua Augusta (estas máquinas, aliás, que eu saiba, nunca deram :note-5: — mas já agora fico com vontade de testar, até porque não tenho nenhuma nota registada neste CP7, 1100-056). A última, que se vê no último segundo, é uma máquina qualquer do Santander (percebe-se pela cor).

Algumas máquinas do Bankinter começaram a usar o seu próprio código de banco, 0269, pelo menos em algumas agências centrais. É o caso do Palácio Sottomayor, em Lisboa (que dantes não tinha ATM), ou do Centro Premier de Vila Nova de Gaia.

Andei à caça em Vila Nova de Gaia. Depois de visitar cerca de 40 máquinas Multibanco, encontrei quatro que dão :note-5: :note-20:
4430-192 Image 0046/0102/00 Banco Popular V.N.Gaia - Av. República 2017-02-11
4400-238 Image 0035/0574/00 Caixa Geral de Depósitos Pádua Correia 2017-02-11
4430-193 Image 0035/0888/01 Caixa Geral de Depósitos (Posto BP V. N. Gaia - Av. República) 2017-02-11
4430-196 Image 0018/3365/05 Santander Totta Santo Ovídio 2017-02-11
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Depois de visitar cerca de 40 máquinas Multibanco
8O 8O 8O
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”