CRISE

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

A CRISE VAI AFECTAR A PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NO EBT?

Poll ended at Tue Feb 28, 2006 5:49 pm

SIM
2
9%
NAO
11
48%
TALVEZ
3
13%
QUE CRISE?
7
30%
 
Total votes: 23

User avatar
Almeida
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training
Posts: 69
Joined: Tue Nov 01, 2005 2:57 pm

Post by Almeida »

Titania_eu wrote:A crise que lentamente se tem instalado nas nossas vidas, e que vamos dando por isso dia a dia, mês a mês, significa menor poder de compra, logo menos dinheiro a circular nos nossos bolsos e nas nossas carteiras.

Poderemos eventualmente andar com mais notas de 5 euros e menos de valores mais altos o que talvez não provoque alterações significativas no número de notas em relação ao que já colocávamos antes.

A média dos valores é que acho que irá gradualmente baixar drasticamente. :?
O poder de compra é quanto se pode comprar com uma certa quantia, por exemplo 100 euros. O poder de compra pode descer ou subir mas continuas sempre com 100 euros na mão. As notas que consegues trocar sao as mesmas. Com os aumentos o salário que vai entrar na conta todos os meses é superior, mesmo que na práctica percas poder de compra. As duas situações não estão relacionadas na quantidade de notas que consegues trocar. Mesmo daqui a 10 anos vais conseguir trocar 100 euros por 20 notas de 5 por exemplo.

Quanto ao facto do poder de compra descer, a meu ver até terá um efeito positivo pois será necessário pagar mais pelos mesmos produtos, portanto serão mais notas a circular todos os meses para uma mesma quantidade de transações. Podemos ter é uma diminuição dos gastos mensais, principalmente nas coisas que consideramos supérfluas. Mas é difícil prever a evolução desses factores, assim como o aumento ou diminuição da participação no site. Agora notas cada um de nós conseguirá trocar mais se assim estiver interessado, pois não alteraram de valor. :)
Mohandas
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 42
Joined: Mon Oct 17, 2005 10:57 pm
Location: Funchal

Post by Mohandas »

O Almeida tem razão. O poder de compra não tem nada a ver com o dinheiro em circulação. Inclusivamente porque vocês registam as notas "antes" de as gastarem. Logo, o facto de comprarem muito ou pouco com elas não tem influência na quantidade registada, O que tem influência é a quantidade de notas que vos passa pelas mãos. Assim, por muito pouco que forem aumentados acabam sempre por receber mais este ano do que no ano passado. Deste modo, passa-vos mais dinheiro pelas mãos, embora dê para comprar menos coisas...
Se me sair o Euromilhões levanto o dinheiro todo em notas e estou uns meses a registá-las...
User avatar
MacLord
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training
Posts: 410
Joined: Mon Sep 27, 2004 8:24 pm
Location: Portugal-Amadora-Damaia

Post by MacLord »

se usares (como acontece a quem tem responsablidades de lidar com compromissos de pagmentos mensais e não só) esse tal pertenso aumento atraves de transferencias bancárias ou pagamentos via ATM sempre gostaria de ver esse acréscimo em numerário ter real exist~encia em circulação manual.
e como como é óbvio e evidente que esse tal aumento se esgota dessa forma...mais não digo.
User avatar
Almeida
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training
Posts: 69
Joined: Tue Nov 01, 2005 2:57 pm

Post by Almeida »

MacLord wrote:se usares (como acontece a quem tem responsablidades de lidar com compromissos de pagmentos mensais e não só) esse tal pertenso aumento atraves de transferencias bancárias ou pagamentos via ATM sempre gostaria de ver esse acréscimo em numerário ter real exist~encia em circulação manual.
e como como é óbvio e evidente que esse tal aumento se esgota dessa forma...mais não digo.
Simplesmente referi desde o início que me parecia incorrecto afirmar que íamos ter menos vencimento por mês devido aos aumentos. Agora se cada membro vai estar interessado em converter esse aumento em mais notas, já é uma decisão pessoal de cada um, não sei comentar.

No limite podemos ter o aumento de vencimento todo absorvido por pagamentos electrónicos como referes ou vice versa. Numa situação mais normal teremos uma repartição desse aumento entre os dois tipos de pagamentos. Não vejo motivos para afirmar logo à partida que será zero para qualquer dos lados.

Tudo o resto acaba por entrar no campo da psicologia ou da futurologia, que é obviamente o tema do tópico mas sobre o qual não tenho mais a acrescentar, para além do que já referi em mensagens anteriores.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”