EBT Dots Portugal Continental 114+1

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by pipocadoce »

o meu mapa do Google com 180 dots.
No próximo dia 20 viajo e regresso dia 31, espero que com mais 6 pontos novos em 2 novos países
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by Eureka.72 »

74 dot's para mim após uma pequena ida à região da Extremadura Espanhola. 8)
Aproveitei alguns dot's em território Nacional, mais precisamente no Alto Alentejo.
Não fui a Olivença (aquele pedaço de terra Portuguesa que está sob Administração Espanhola), :evil: evitei assim um possível acidente diplomático... :mrgreen:


Image
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by CarlosManta »

Numa excelente caçada reforcei os meus Dots em Portugal Continental, e subi ao sexto lugar da tabela!
(Subi 4 posições)
Passei o lmviterbo, o ord€P, o Pastel e o SuperFM.
Eureka, a seguir és tu!
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by Eureka.72 »

CarlosManta wrote:Eureka, a seguir és tu!
Espera lá porque dia 10 sigo para o Sul... :D Onde penso "intencionalmente" fazer um desvio para os lados da fronteira e aí conseguir "finalmente" 2 ou 3 dots em falta... Beja, Serpa, Mertola e Alcoutim estão marcadas como pontos obrigatórios de passagem e vista no trajecto... comigo seguem à vontade cerca de 60 notas de :note-5: para serem semeadas pelo Alentejo (atenção pipocadoce e pobre) e o resto em :note-10: e :note-20: por causa dos trocos... :mrgreen:
Depois durante 15 dias a caça centra-se sobretudo na região da "Costa Vicentina" tendo como base o meu "triangulo" favorito Aljezur :arrow: sagres :arrow: Lagos. :wink: 8)
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by pipocadoce »

Eureka.72 wrote:... comigo seguem à vontade cerca de 60 notas de :note-5: para serem semeadas pelo Alentejo (atenção pipocadoce e pobre)
Ainda não vi nada!
E o meu mapa Google já conta com 208 pontos
E=200
Mundo=102
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by lmviterbo »

Está na altura de fazer renascer este tópico das cinzas do fundo de página.

Só agora vi que o Castanhola publicou, na secção Announcements do fórum português, a fabulosa grelha de dots sobre o Google Maps, para uso de todos.

Sugestões:
  • Estender a grelha às regiões autónomas.
  • Talvez até seja melhor, se for simples de fazer, termos neste tópico uma grelha à parte, só mesmo com Portugal (inteiro, incluindo regiões autónomas).
  • Definir duma vez por todas quais são os dots possíveis de conquistar em Portugal:
    • O dot à direita de Barrancos, apesar de não ter nenhuma localidade, tem casas. Se os plotters decidirem que há ali uma exceção como a Torre (Serra da Estrela) ou o Cabo da Roca, inventa-se uma localidade só para este efeito (eu estou contra).
    • O dot à direita de Elvas parece-me, esse sim, não se poder de forma alguma aceitar, visto que nem sequer tem lógica criar ali uma localidade ad hoc.
    • Todos os restantes dots de Portugal Continental são pacíficos, porque têm localidades bem definidas. Se bem me lembro, não há nenhum problema deste tipo nas regiões autónomas mas só consigo confirmar com a grelha estendida até lá.
  • Mudar o título disto para o número de dots correto (qualquer coisa como «EBT Dots Portugal 130», ou coisa no género — não sei qual é o número de dots nas ilhas).
  • Só aceitar dots com notas em Portugal e exigir links para cada dot.
Entre este ano e o próximo quero dedicar-me à caça ao dot, a ver se alguma vez conseguirei alcançar um bom lugar, já que no CP3 ninguém me faz frente. :mrgreen:
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by Castanhola »

Gostei dessa ideia de criar uma grelha apenas para Portugal o que é muito fácil de fazer. :idea:
Podia-se até colocar com uma cor ligeiramente diferente os que não se podem conquistar a partir de Portugal.

Para estender isso para fora da Europa, preciso antes de mais de saber como se definem os limites dos dots no mundo inteiro. Eu conheço basicamente a ideia, mas queria ver isso escrito nalgum lado, para não cometer argoladas.

Podes indicar isso lmviterbo, senão terei de ir à procura. :roll:
Em último caso podes colocar a questão ao Avij... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Podes indicar isso lmviterbo, senão terei de ir à procura. :roll:
Foi fácil. Bastou-me procurar [ dot grid ] em posts da minha autoria.

Aqui está (vê o meu post e o seguinte, do Nerzhul): http://forum.eurobilltracker.com/viewto ... 31#p750131" onclick="window.open(this.href);return false;

Entretanto, no post logo a seguir, há um link para a grelha completa feita pelo androl com o mapa antigo do mundo inteiro. Apesar de estar ainda a funcionar, já não é utilizada no EBT, tendo sido substituída pela do Nerzhul, conforme definida acima. No entanto, se alguém quiser meter-se nisso, pode dar um jogo mais entusiasmante para quem não tem a possibilidade de fazer os cerca de 115 ou 130 dots que se jogam agora: seria qualquer coisa como Portugal em 36 dots (não contei com rigor).
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by CarlosManta »

Isso já não é "verdade".

O world map agora usa a mesmo tamanho de Dots que o mapa da Europa. Basta clicares no teu link para o world map.
lmviterbo wrote:
Castanhola wrote:Podes indicar isso lmviterbo, senão terei de ir à procura. :roll:
Foi fácil. Bastou-me procurar [ dot grid ] em posts da minha autoria.

Aqui está (vê o meu post e o seguinte, do Nerzhul): http://forum.eurobilltracker.com/viewto ... 31#p750131" onclick="window.open(this.href);return false;

Entretanto, no post logo a seguir, há um link para a grelha completa feita pelo androl com o mapa antigo do mundo inteiro. Apesar de estar ainda a funcionar, já não é utilizada no EBT, tendo sido substituída pela do Nerzhul, conforme definida acima. No entanto, se alguém quiser meter-se nisso, pode dar um jogo mais entusiasmante para quem não tem a possibilidade de fazer os cerca de 115 ou 130 dots que se jogam agora: seria qualquer coisa como Portugal em 36 dots (não contei com rigor).
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by lmviterbo »

Tenho a impressão que ainda não acordaste. :roll: Estás a dizer exatamente o mesmo que eu disse.
CarlosManta wrote:O world map agora usa a mesmo tamanho de Dots que o mapa da Europa.
lmviterbo wrote:Entretanto, no post logo a seguir, há um link para a grelha completa feita pelo androl com o mapa antigo do mundo inteiro. Apesar de estar ainda a funcionar, já não é utilizada no EBT, tendo sido substituída pela do Nerzhul, conforme definida acima.
Por «definida acima» entenda-se «definida pelo Nerzhul, no link que dei no parágrafo anterior».
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by Castanhola »

Nerzhul wrote:One dot is exactly 0.28 lat high and 0.42038216560509554140127388535032 long wide. The grid is anchored at 29 lat and -12 long.
Se a divisão atual é esta que o Nerzhul indica no post referido acima pelo lmviterbo, como se definem os dots na latitude ±180°? Isto porque 180/0,42038216560509554140127388535032 não dá um resultado inteiro, nem próximo disso, obtendo-se cerca de 428,181818.

O mesmo se pensarmos em termos das coordenadas onde a grelha está ancorada:
(180-12)/0,42038216560509554140127388535032 = 399,6363636
(180+12)/0,42038216560509554140127388535032 = 456,7272727

Isso quer dizer que ao longo do meridiano ±180° há uma linha de dots com dimensão diferente?
Como serão os dots aqui (latitude -16,8° e longitude +180°), por exemplo? :roll:

Já agora segundo a latitude: 90/0,28 = 321,428571 (também não dá um resultado inteiro). Mas neste caso, tudo bem, porque mesmo junto aos pólos não tem grande interesse.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by lamegated »

Apenas uma sugestão que isto é mesmo para "experts" (e se for ridícula...chamem-me parvo :oops: ) e que tal numerar os ditos Dots ???
por exemplo começar por Norte/Sul -->> Oeste/Este e assim podiamos fazer dot hunting assim como quem faz coleção de cromos (ah e tal já só me falta o 27, 33 e 108...e tenho o 55 e o 112 para a troca... :lol: )
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by lamegated »

lmviterbo wrote:Entre este ano e o próximo quero dedicar-me à caça ao dot, a ver se alguma vez conseguirei alcançar um bom lugar, já que no CP3 ninguém me faz frente. :mrgreen:
Me aguarde, porque depois de descobrir este site super interessante para obter CP3, vais ver....
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by CarlosManta »

lamegated wrote:Apenas uma sugestão que isto é mesmo para "experts" (e se for ridícula...chamem-me parvo :oops: ) e que tal numerar os ditos Dots ???
por exemplo começar por Norte/Sul -->> Oeste/Este e assim podiamos fazer dot hunting assim como quem faz coleção de cromos (ah e tal já só me falta o 27, 33 e 108...e tenho o 55 e o 112 para a troca... :lol: )
É uma ideia excelente. O ideal era ter 4 dígitos, 2 para latitude e dois para longitude. Exemplo:

0300 0301 0302 0303
0200 0201 0202 0203
0100 0101 0102 0103
0000 0001 0002 0003

Etc...

Quanto a tornar realidade... temos que falar com os maiorais... talvez o Anssi. Digam o que pensam e se for interessante depois posso pensar em fazer uma proposta maia trabalhada. Quanto mais papinha, mais fácil de implementar depois.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: EBT Dots Portugal Continental 114+1

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:
lamegated wrote:e que tal numerar os ditos Dots ???
É uma ideia excelente. O ideal era ter 4 dígitos, 2 para latitude e dois para longitude.
Em tempos, houve um mapa de dots do EBT que se clicava para ver que terras tinha cada dot. Esses dots estavam numerados assim, precisamente. Agora estou a acabar trabalho e preciso de ir para a caminha, por isso não me vou pôr a procurar. :)

De qualquer modo, para efeitos de caça ao dot parece-me mais útil só numerar os dots com localidades e não todos eles, incluindo os que calham em pleno oceano. E acho que era a isto que o lamegated se referia. Tambem isto tenho ideia que foi feito em tempos precisamente neste tópico onde estamos a escrever.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”