Os Maiores Portugueses

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Quem é para si o "Maior Português"?

D. Afonso Henriques
8
40%
Álvaro Cunhal
0
No votes
António de Oliveira Salazar
1
5%
Aristides de Sousa Mendes
0
No votes
Fernando Pessoa
1
5%
Infante D. Henrique
2
10%
D. João II
2
10%
Luís de Camões
2
10%
Marquês de Pombal
2
10%
Vasco da Gama
2
10%
 
Total votes: 20

User avatar
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 9709
Joined: Sat Aug 06, 2005 1:13 pm

Post by JP Simões »

myxovirus wrote:Se é para votar no maior Português, porque raio eu não estou na lista? :?
Se tivesse mesmo que arriscar, diria que é por não seres um dos maiores portugueses. :roll:
De férias por período indeterminado...
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Post by pipocadoce »

diogocanilho wrote:
pipocadoce wrote:Depois das vossas mensagens parece que alguém fez de propósito e votou no "senhor". :?
Má altura para publicares este post, pipocadoce... :D Agora sempre fica a desconfiança que foste tu que votaste no Senhor Professor :oops:
He, he :!: Fiz de propósito :idea:
diogocanilho wrote:Já agora, reparei que foste ultrapassada pelo "ratodagraça"... Estavas tão bem no 100º lugar... :) Vamos lá subir "esses padrõezinhos" :wink:
100 :flag-pt: ratodagraca 3 241
101 :flag-pt: pipocadoce 3 234
É o que se pode arranjar, só tenho conseguido uma nota por dia nos meus trocos. (A vida não está fácil) Talvez visite a familia no final de semana e se arranje algo mais.
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
diogocanilho
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3329
Joined: Tue Dec 12, 2006 12:42 pm
Location: Mealhada, Portugal
Contact:

Post by diogocanilho »

myxovirus wrote:Se é para votar no maior Português, porque raio eu não estou na lista? :?
Estive mesmo para mandar uma cartinha pra RTP...
Agora, como penso que ainda não viste o tópico "EBT do distrito de Aveiro", fica a saber que a malta não se esquece de personalidades tão importantes :D
Um abraço!
User avatar
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 953
Joined: Wed Jun 15, 2005 12:21 am
Location: Carregosa - Oliveira de Azeméis - Portugal
Contact:

Post by margata »

margata wrote:Do total de 11 votos cá, o Sr. Salazar, lixou-se..... Nem um....
Eu já sabia que ao mandar esta mensagem alguem iria votar no senhor, nem que fosse só para me contrariar, mas parece que dos dois novos votos, apenas um votou nele. Em suma 1 voto em 13.....
de qualquer forma, até ver não é preferencia, nem de longe, nem de perto, dos eurobilltrackers.
E sem conhecer a pipocadoce, nunca diria que foi ela que votou no senhor.
User avatar
myxovirus
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 808
Joined: Tue Jan 10, 2006 9:49 pm
Location: Santa Maria da Feira, Portugal

Post by myxovirus »

diogocanilho wrote:
myxovirus wrote:Se é para votar no maior Português, porque raio eu não estou na lista? :?
Estive mesmo para mandar uma cartinha pra RTP...
Agora, como penso que ainda não viste o tópico "EBT do distrito de Aveiro", fica a saber que a malta não se esquece de personalidades tão importantes :D
Um abraço!
Já vi, já vi, passei por lá primeiro. :lol:
SABES QUE ESTÁS A VIVER EM 2008 QUANDO...

Usas o telemóvel na garagem de casa para pedir a alguém que te ajude a levar as compras.
User avatar
Robick
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2655
Joined: Sat Jan 13, 2007 8:16 pm
Location: Cantanhede/Coimbra - Portugal
Contact:

O meu Voto

Post by Robick »

O que estas estas eleições têm de mal, é serem muito subjectivas. São eleição por popularidade ou por ouvir dizer. Depois misturam pessoas que tiveram contribuições em planos muito diferentes.
Por exemplo, Aristides de Sousa Mendes. Por muito digna, merecedora e exemplar que tenha sido a acção dele, temos que admitir que foi, é e será pouco formador do carácter da nação portuguesa, como povo. É apenas um excelente exemplo de uma acção individual, que a todos nos deve orgulhar.

Por outro lado, temos os Reis. Hoje a história relativiza o papel dos homens, realçando outros aspectos. A acção do rei tem que ser vista integrada no seu tempo. Desta forma, D. Afonso Henrique é apenas mais um nobre da reconquista que tinha começado muito antes, que envolve muitos reis e que tem que ser vista no panorama geral da reconquista da península ibérica desse tempo e da consolidação do Sul da actual França, aliás de onde o pai dele era originário.

Seja como a sua acção individual ou como representante de uma época a verdade é que hoje seríamos outra coisa qualquer se D. Afonso Henriques não tive conseguido ser reconhecido como Rei. O mesmo critério podemos aplicar a D. João I na crise de 1383-85 ou a D.João iV na restauração. Mal ou bem, ele garantiram que hoje sejamos portugueses e portanto, tiveram um papel determinante da história de Portugal. É curioso que raramente nos lembramos disso. Aliás acho a maioria dos portugueses nem sequer consegue identificar o rei da restauração.

Fernando Pessoa e Luís de Camões poderão ser representativos da alma portuguesa, mas podemos perguntar até que ponto a formaram. FP de certeza não formou a alma portuguesa, mas talvez se tenha formado nela. Será mais um representante desta do que um inspirador. Também aqui a maioria do Portugueses não leu nem nunca lerá a maioria da obra deste. Quanto a Luís de Camões pelo menos na escola mal ou bem temos que ler uma coisas. Mas quantos de nós se lembram mais do que o facto d´Os Lusíadas terem dez cantos, falarem das descobertas, da ilha dos Amores e ser escritos em verso. Para os portugueses que não conseguem ler um crónica do Vasco Pulido Valente ou do Miguel Sousa Taveres, os lusíadas é dose, ficando a obra na maior parte das vezes a decorar a estante. Fica sempre bem, sobretudo se for uma edição catita.
A que os meus pais têm em casa é uma verdadeira maravilha. :lol: :D :)

Quanto ao Marquês de Pombal, temos que reconhecer que Lisboa lhe deve muito, quanto ao país já não tenho tanta a certeza. MP situa-se numa corrente que percorreu toda a europa de despótas esclarecidos que tentavam fortalecer o papel do estando, contra o poder dos nobres e da igreja. Não é diferente de outros existentes na Europa. Mas não podemos esquecer que com a morte de D. José I ouve um nítido retrocesso nas consequências suas políticas, sendo que, com a subida da beata D. Maria I, este chegou a ser perseguido. Talvez a sua maior obra, tenha sido a demarcação da região do vinho do porto, que em última análise aproveitou mais aos ingleses que aos Portugas.

Quanto ao Alvaro Cunhal tenho que dizer que tenho um enorme respeito e consideração por todos aqueles que lutaram e sofreram para acabar com a ditadura em Portugal. A democracia esqueceu-se depressa de todos aqueles que durante muitas dezenas de anos, deram o melhor de si próprios para que houvesse um futuro em Portugal. Acho que de certa forma os embaraçavam, por duas ordens de razões. Essa democracia era essencialmente formada por lutadores da última hora, ou seja, aqueles que descobriram em 25 de Abril de 1974, que afinal havia uma ditadura e eles eram democratas e por todos aqueles que tivessem continuado a haver ditadura e eles teriam na mesma exercido cargos de estado.
Alvaro Cunhal por nunca ter dominado os jogos estranhos da democracia made in portugal, acabou por ter um papel irrelevante. Tipo apanha bola, colocou a bola em campo mas não participou no jogo.

Sobre o Botas.... Uma democracia se tiver problemas tem que encontrar dentro de si a solução. Todos dos países da Europa na década de 30 tiveram problemas, aqueles que escolheram a ditadura como forma de solução, perderam com isso. Dizer que o Botas arrumou a casa, é ignorar as virtudes da democracia. Outros país fizeram reformas por vias democrata e veio-se a provar que ganharam como isso. Para concluir. Portugal em 1974 era o País mais pobre da Europa ocidental, e se falarmos de factores como educação, mortalidade infantil, acesso à saúde, cultura média, também estávamos atrás da maioria dos países de leste, que só perdiam para nós na economia. Acho que não é necessário dizer mais nada.

Para finalizar, digo que votei no D. Infante Henrique como símbolo da nossa maior gesta. Podia também ter votado em Vasco da Gama como símbolo dos navegadores portugueses. Mas tenho a certeza que mesmo que não tivesse havido nem um nem outro, teria havido na mesmo descobrimentos. Também ele eram apenas produtos da sua época e do local onde viviam
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
User avatar
diogocanilho
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3329
Joined: Tue Dec 12, 2006 12:42 pm
Location: Mealhada, Portugal
Contact:

Re: O meu Voto

Post by diogocanilho »

Robick wrote:O que estas estas eleições têm de mal, é serem muito subjectivas. São eleição por popularidade ou por ouvir dizer. Depois misturam pessoas que tiveram contribuições em planos muito diferentes.
Já noutros países se passou o mesmo... Penso que é interessante apenas para que as pessoas reflictam e pensem acerca da história nacional, o que nesta altura da estagnação cultural que hoje se passa em Portugal, penso que é positivo!
Robick wrote:Sobre o Botas.... Uma democracia se tiver problemas tem que encontrar dentro de si a solução. Todos dos países da Europa na década de 30 tiveram problemas, aqueles que escolheram a ditadura como forma de solução, perderam com isso. Dizer que o Botas arrumou a casa, é ignorar as virtudes da democracia. Outros país fizeram reformas por vias democrata e veio-se a provar que ganharam como isso. Para concluir. Portugal em 1974 era o País mais pobre da Europa ocidental, e se falarmos de factores como educação, mortalidade infantil, acesso à saúde, cultura média, também estávamos atrás da maioria dos países de leste, que só perdiam para nós na economia. Acho que não é necessário dizer mais nada.
Gostei muito de ler a tua opinião neste "post", especialmente este acerca do Salazar. Não te esqueças que durante a década de 30, também a Itália e a Alemanha tiveram poderes autoritários, e no caso alemão com as consequências que decorreram com a II Grande Guerra, mas conseguiu-se desenvolver.
Penso que o processo de democratização em Portugal teve muitas falhas e que ainda hoje estamos a sofrer, nomeadamente com a ultrapassagem sucessiva dos nossos parceiros do leste da Europa e que apenas há pouco tempo se juntaram à UE.
Para finalizar, o que se passou este fim-de-semana em Santa Comba Dão, reflecte ainda a divisão cultural que existe em Portugal. Sou da opinião que a abertura daquele Museu só terá benefícios para aquela região e para o aumento do conhecimento histórico do Estado Novo (diga-se, um dos mais estudados nas nossas Universidades)
Um abraço! :D
User avatar
DAVID & KATY
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2801
Joined: Tue Jan 31, 2006 12:53 pm
Location: Portugal=> Algarve=> Olhão

Post by DAVID & KATY »

myxovirus wrote:Está mal

Se é para votar no maior Português, porque raio eu não estou na lista? :?
Para votar em ti votavam no histórico Leofer40 já esta no poder de melhor portugues a bastante tempo! :lol: :lol:
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”