Vamos candidatar Portugal ao W-EBT 2014?

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

efeesse
Euro-Regular
Euro-Regular

Re: Planos para um encontro internacional de inverno (ou não

Post by efeesse »

Retomar agora este tópico, uma vez que já se realizaram os dois encontros internacionais deste ano e o pessoal já começou novamente a perguntar se o próximo será em Portugal :)

Já vi que está na calha um encontro nacional em Setembro. Aproveitando a "embalagem", seguimos para o internacional?
Lisboa ou Porto? (já vi comentários no fórum internacional a referir "Madeira" e "Açores")
Já abriu o Museu do Dinheiro em Lisboa?

Vamos trazer os "estrangeiros" a Portugal para espalharem umas notas e mostrar-lhes que não é só o bom clima que temos para oferecer? :wink:
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Não tem havido notícias sobre o Museu do Dinheiro, infelizmente. Se não houver atrasos, deverá abrir ainda este ano (2013), para coincidir com o 75º aniversário da inauguração da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Diz-me uma amiga minha da câmara que acha pouco provável, mas não sei até que ponto ela tem informação privilegiada. A visita, muito bem arranjadinha, talvez se possa fazer mesmo com o museu ainda fechado ao público (e, isso sim, seria uma experiência com certeza muito acarinhada pelos EBTistas). Não seria a primeira vez. Se alguém conhecer a programadora do museu, Sara Barriga, podia informar-se.

Lisboa pode ter uma das melhores candidaturas de sempre dos encontros internacionais.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Só vi este tópico agora, mas é uma boa iniciativa, conta com o meu apoio, em qualquer localização.
lmviterbo wrote:Não tem havido notícias sobre o Museu do Dinheiro, infelizmente. Se não houver atrasos, deverá abrir ainda este ano (2013), para coincidir com o 75º aniversário da inauguração da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Diz-me uma amiga minha da câmara que acha pouco provável, mas não sei até que ponto ela tem informação privilegiada. A visita, muito bem arranjadinha, talvez se possa fazer mesmo com o museu ainda fechado ao público (e, isso sim, seria uma experiência com certeza muito acarinhada pelos EBTistas). Não seria a primeira vez. Se alguém conhecer a programadora do museu, Sara Barriga, podia informar-se.

Lisboa pode ter uma das melhores candidaturas de sempre dos encontros internacionais.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

As candidaturas já estão abertas.

Proponho que nos organizemos minimamente antes de nos candidatarmos.

Ainda não temos a certeza se o Museu do Dinheiro. A 29 de Setembro vai haver eleições, por isso parece-me possível que o António Costa (actual presidente da Câmara, que muito provavelmente irá ser reeleito) fale disso até lá. Julgo que devíamos partir do princípio de que até Março o raio do museu abre.

O fim de semana do Carnaval coincide com os dois primeiros dias de Março e poderia ser uma boa hipótese. Por outro lado, o período com menor probabilidade de chuva é o meio de Março. De qualquer modo, durante todo o mês de Março, Lisboa tem um fim de Inverno relativamente seco, com muito menos chuva do que grande parte das cidades europeias no Verão.

Assuntos a decidir antes de nos candidatarmos:
  • Quem vai estar na organização? (Eu ofereço-me, claro.)
  • Que visitas vamos propor, além do Museu do Dinheiro?
  • Onde vamos comer?
  • Que alojamentos vamos propor?
  • Que visitas extra vamos propor para quem vier com mais tempo (Sintra, praia, p. ex.)?
Já tenho ideias para algumas destas secções e logo as exporei aqui, com mais tempo. Mas, entretanto, quem quiser ir adiantando, vamos a isso! Se todos escrevermos aqui alguma coisa ainda antes do nosso encontro nacional, excelente!
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master

Post by Ord€p »

Quanto a alojamentos, Lisboa está cheia de hostels, alguns até são considerados dos melhores do mundo.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Ofereço-me (formalmente) para fazer parte da organização. Masnão como "organizador principal", esse será o Miguel.

Mesmo à distância, há uma série de logísticas e acções a coordenar que acredito posso ajudar.

Visitas:
Têm que ser "banknotes" related? Pelo que vi dos programas anteriores não... suponho que seja importante ser "indoor" por causa da chuva.
- Jerónimos - Pasteis de Belém (acho obrigatória uma visita a Belém)
- Proponho uma viagem de electrico. Nem que seja Praça do Comércio - Belém
- Elevador do Chiado
- Museu do Coche (estará aberto?)
- Colecção Berardo...
Um sita com dicas, de alguém de "fora":
http://www.vamosparaportugal.com.br/lisboa.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Visitas extra:
- Sintra: Pena + (castelo dos) Mouros + Regaleira
- Cabo Espichel (por causa do Dot) + Setúbal (depende da meteo)

Comer:
Para grupos grandes, o Parque das Nações tem bastantes escolhas. E "turist-friendly".
No centro de Lisboa os restaurantes são tipicamente mais pequenos. Mas depende das visitas.

Alojamento:
- há imensa escolha em Lisboa... O ideal seria que os participantes escolhessem hoteis "perto" uns dos outros, e aí "voltamos" ao Parque das Nações (são mais caros talvez). (Em alternativa Rossio - Avenida da Liberdade).
A página das candidaturas refere youth hostel. Não sei onde fica em Lisboa...

lmviterbo wrote:As candidaturas já estão abertas.

Proponho que nos organizemos minimamente antes de nos candidatarmos.

Ainda não temos a certeza se o Museu do Dinheiro. A 29 de Setembro vai haver eleições, por isso parece-me possível que o António Costa (actual presidente da Câmara, que muito provavelmente irá ser reeleito) fale disso até lá. Julgo que devíamos partir do princípio de que até Março o raio do museu abre.

O fim de semana do Carnaval coincide com os dois primeiros dias de Março e poderia ser uma boa hipótese. Por outro lado, o período com menor probabilidade de chuva é o meio de Março. De qualquer modo, durante todo o mês de Março, Lisboa tem um fim de Inverno relativamente seco, com muito menos chuva do que grande parte das cidades europeias no Verão.

Assuntos a decidir antes de nos candidatarmos:
  • Onde vamos comer?
  • Que visitas extra vamos propor para quem vier com mais tempo (Sintra, praia, p. ex.)?
Já tenho ideias para algumas destas secções e logo as exporei aqui, com mais tempo. Mas, entretanto, quem quiser ir adiantando, vamos a isso! Se todos escrevermos aqui alguma coisa ainda antes do nosso encontro nacional, excelente!
Last edited by CarlosManta on Sun Sep 01, 2013 2:47 am, edited 1 time in total.
efeesse
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by efeesse »

lmviterbo wrote: Assuntos a decidir antes de nos candidatarmos:
  • Onde vamos comer?
Obrigado Viterbo. Este era o post a servir de "alavanca" que estava a faltar. Então definitivamente é para ir para a frente com a nossa candidatura.
Eu não estou a morar em Portugal, mas gostaria de participar na organização do evento também. Participei nos encontros internacionais desde 2011, os outros EBTs já me conhecem e estão ansiosos por vir a Portugal (melhor dizendo, para não terem só encontros na Alemanha e Holanda). Nós cumprimos todos os requisitos (organizadores e logística).
Assim sendo, Lisboa será a cidade anfitriã. E estamos a apontar para o encontro de Inverno (Verão, só se houver outro candidato mais convincente, o que não me parece).
Mesmo sendo em Março, comparado com o resto da Europa, a temperatura irá estar sempre boa (que o digam os finlandeses que costumam participar) :)

Eu estava a pensar Sábado em Lisboa, Domingo em Sintra. Sintra é um dot diferente de Lisboa, não é? Os EBTs andam sempre atrás de dots nos encontros internacionais. Eventualmente um pré-meeting na 6f num bar em Lisboa para quem entretanto for chegando para o encontro.
Para o Museu do Dinheiro, graças à dica do Viterbo, posso enviar um email à Directora do Museu a perguntar qual a possibilidade de visitar o museu, mesmo que ainda não esteja oficialmente aberto ao público.
Normalmente o almoço depende do plano que se tiver para o dia. Já estive em encontros em que o almoço é "livre" e só o jantar é num restaurante "oficial". Regra geral, participam nos encontros 30 a 40 pessoas. Pesquisar espaços em Lisboa que tenham salas para cerca de 30 pessoas.

Alojamentos, embora se deem umas dicas, cada EBTer trata da sua própria logística. É aconselhável arranjarmos um ponto de encontro fixo para iniciarmos os nossos encontros que irá servir como referência para se procurar dormida nos arredores. Por vezes acontece (como em Roterdão) que 15 EBTers decidiram ficar no mesmo hotel e o meeting começava logo na sala do pequeno-almoço :)

Com o que já "temos", vamos então começar a apontar as ideias,
- organizadores: lmviterbo, efeesse, +++? (ou alguém que viva na zona e eu dou apoio "remoto") :)
- datas: Março (fds a definir) [Carnaval se calhar é mais caro e está cheio ou por outro lá é mais fácil para se ter férias]
- a visitar: (rascunho para já) (restaurantes, conforme o plano de visitas e localização)

EDIT: Eu e o Manta estávamos a escrever praticamente ao mesmo tempo. Gosto do que sugeriu :)
Não precisa de ser youth hostel. A oferta de alojamentos em Lisboa corresponde ao pré-requisito de alojamento.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Boa, já somos três, perfeito! E ainda bem que são de fora, porque as sugestões são diferentes daquelas em que um autóctone pensaria. Se houver mais candidatos a organizar, dêem um passo em frente; haverá trabalhito para toda a gente com certeza.

Pessoas que ainda não comentaram, continuem a dar sugestões, que logo se faz um apanhado e tento fazer uma proposta de itinerário.

A ideia de, nas visitas extra, se incluir um dot a mais, é excelente e eu não tinha pensado nisso. Sintra fica quase toda (incluindo toda a parte com interesse turístico) dentro do mesmo dot de Lisboa. Locais de interesse turístico em dots próximos de Lisboa: Cabo da Roca a Oeste, Ericeira e Mafra a Norte, Sesimbra e Cabo Espichel a Sul, Palmela a Leste (muito mais interessante do que Setúbal).
A Praia da Adraga, ponto difícil de obter a Noroeste, é só mesmo para os doidos que vierem de carro e quiserem por força ir lá (se fosse Verão até daria para uns banhos); idem para as praias da língua de Tróia, a Sudeste; ou as portagens da A1 de Alverca, a Nordeste.

Quanto a restaurantes, penso nisso novamente depois de estar mais definido o itinerário em Lisboa. Há muitas escolhas além do Parque das Nações, e até no centro há restaurantes que dão para 30 ou 40 pessoas, têm comida boa ou razoável e não são demasiado caros.

A Pousada de Juventude é em Picoas. Mas, tal como o Ord€p referiu, há de facto uma quantidade enorme de bons hostels privados e de ofertas no AirBnB.

efeesse, se quiseres avançar com o email à directora do Museu do Dinheiro, força, é uma ótima ideia, já que aparentemente ninguém chega lá por uma via mais directa ainda. Sugiro que, a partir de agora, os organizadores enviem por pm tudo o que for sair para fora (a começar por este email), de modo a que os restantes possam dar sugestões de melhoramentos (tanto o CarlosManta como eu somos picuinhas que chegue para garantir alguma qualidade, e dá-me a sensação que o efeesse também é do clube).
Last edited by lmviterbo on Sun Sep 01, 2013 5:20 am, edited 1 time in total.
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by portaonze »

Boas,
Uma visita a Cascais e ao Estoril ja foi por vos considerada?
Apesar de ser no mesmo ponto que Lisboa, e uma zona que qualquer turista que se preze geralmente visita.
E para quem quiser cacar um ponto a maneira, e fazer a estrada do Guincho e cacar o Cabo Raso.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Pobre do Cabo da Roca, que por acaso até é o ponto mais ocidental da Europa continental. Já aqui o chamaram Cabo Raso e Cabo Espinhel (sic).

Ir ao Cabo da Roca de Cascais, via Guincho, que é a opção mais corrente e mais interessante, é ligeiramente mais demorado do que ir de Sintra via Colares. Tudo isto são extras mas realmente temos de considerar estas hipóteses quando formos fazer a proposta, tendo sempre em conta que a deslocação não é fácil a não ser em veículos particulares.
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master

Post by Ord€p »

Eu vou à zona do Cabo da Roca quase todas as semanas e vou sempre de transportes públicos. Há autocarros de hora a hora.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Ord€p wrote:Eu vou à zona do Cabo da Roca quase todas as semanas e vou sempre de transportes públicos. Há autocarros de hora a hora.
Boa! Mesmo de Inverno? (O link é óptimo mas os horários de Inverno não estão disponíveis agora.)
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by portaonze »

Mas eu nao falo do Cabo da Roca.
Falo mesmo do Cabo Raso, logo apos a Quinta da Marinha, antes do Guincho.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_Raso" onclick="window.open(this.href);return false;
Na imagem que vos deixo, ve-se a Roca ao fundo a direita.
Ficando no mesmo ponto do da Roca, partindo de Cascais, seria mas facil seguir pela estrada do Guincho e chegar ao Raso.
Como obter um hit?
Existe uma paragem da Scotturb mesmo em frente do farol, como se pode comprovar na foto.
Boa forma de conseguir uns :note-5:
:D
Attachments
Raso.jpg
Raso.jpg (153.6 KiB) Viewed 1761 times
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Ir ao Cabo Raso não garante um dot diferente do de Lisboa. Ir ao Cabo da Roca sim. Explicação aqui.
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master

Post by Ord€p »

lmviterbo wrote: Boa! Mesmo de Inverno? (O link é óptimo mas os horários de Inverno não estão disponíveis agora.)
Sim, no Inverno tb há. Não há tantos autocarros mas é quase um de 1h15 em 1:15. Pode-se ver o horário através do excelente site web.archive que nos permite ver como eram os sites em datas passadas :)
Locked

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”