[Jogo] Portugal de A a Z

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Post by BogPoet »

Acho que se estão a esquecer de uma coisa... Apesar do campo dizer "Cidade" o que o EBT localiza são localidades (pelo menos, é isso que eu faço - caso contrário, nem sequer podia pôr Vilamoura na lista...). Eu, por exemplo, tenho Salir e Paredes de Coura na lista de localidades em que tenho notas registadas, que são vilas... A Wikipedia só lista localidades com estatuto de "cidade".

Não sei muito bem onde é que agora vamos arranjar uma terreola começada por X, mas tenho a certeza que se há de arranjar :P

(PS - Nessa lista, também não há "Js". Mas Joane é um bom sítio por onde se começar...)
Tracking (again) Image
SUp3rFM
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by SUp3rFM »

Se formos também por Vilas, estamos bem tramados... Há apenas uma vila começada por D em Portugal, Darque.

Eis a lista: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria: ... ortuguesas

Localidades, freguesias é um bom princípio.
EBT User | :flag-eu: +36k tracked & 114 hits | Ratio 1:315.5 ⬆︎
Hits
:flag-at: :flag-be: :flag-fi: :flag-fr: :flag-de: :flag-nl: :flag-pt: :flag-es: | Intercontinental hits with Brazil and Morocco!
393 dots worldwide!

▓▓$▓▓ Where's George: 1.174 tracked, 13 wilds, 4 hits | Ratio 0.34% ⬆︎
FANTAS
Euro-Master
Euro-Master

Post by FANTAS »

Eu não tenho muitos nomes... apenas 11 letras

A B C E L M O P R S V

A
Albufeira
Amorosa
B
Bragança
C
Castelo de Paiva
E
Espinho
L
Lagoa
Lisboa
M
Madalena
O
Ovar
P
Pedrógão Grande
Porto
R
Rio Tinto
S
S. Félix da Marinha
S. Mamede Infesta
Santo Tirso
Senhora da Hora
Sesimbra
V
Viana do Castelo
Vila Nova de Gaia

Também eu agora penso na enorme quantidade de sítios por onde passei sem registar...
leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

SUp3rFM wrote:Se formos também por Vilas, estamos bem tramados... Há apenas uma vila começada por D em Portugal, Darque.

Eis a lista: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria: ... ortuguesas

Localidades, freguesias é um bom princípio.
Estoi (que eu e o Bogpoet temos na lista :? ) é uma localidade que não aparece na lista de cidades nem em vilas, no entanto já saiu em Diário da República a sofrer alteração de nome de Estói para Estoi.
Azeitão é outra localidade que não aparece na wikipedia.
As freguesias não devem ser tomadas como referência. Onde moro (Amadora) e onde trabalho (Lisboa) eu teria à disposição um monte de letras :wink:

Voto na lista de códigos postais dos CTT como ponto de referência.
Last edited by leofer40 on Tue Nov 15, 2005 4:10 pm, edited 1 time in total.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

De facto, o formulário para registar uma nota (New Note ou Nova Nota) diz Cidade / City e não Localidade. No entanto, sempre parti do princípio de que aquilo que é suposto registarmos nesse campo é precisamente a localidade (que em Portugal se resume a cidades, vilas e aldeias).
E, a avaliar pelo comportamento de quase todos os ebtistas que andam há muito nisto, julgo que se pode partir desse princípio – embora me parecesse muito mais sensato ficar isso bem definido à partida, nas FAQ e na própria página de registo de notas.

Freguesias ou bairros de cidades, como Damaia ou Telheiras, por isso, não deviam ser incluídas aqui – se estiverem de acordo com o meu ponto de vista, claro.

Esta semana reparei num arrazoado que não me lembro de ter visto antes, e por isso julgo que será novo (mas é bem possível que já lá esteja há muito). Diz assim o comentário ao lado do campo Zip / Código Postal:

Enter the zip code corresponding to where you got the note. No spaces, country or city name. If the note was found in Ireland, use the county code.

Introduza o código postal correspondente ao local onde obteve a nota. Não use espaços nem nomes de cidade ou país. Se a nota foi encontrada na Irelanda, use o código de condado.

O que me interessa agora não é a gralha ("Irelanda"), embora fique o alerta a quem pode corrigir este campo no Babel (eu pertenço ao grupo de traduções mas não sei como aceder aqui).

Ora isto é muito claro e explícito quanto a não se lançar códigos postais do tipo 2000-792 VAQUEIROS STR. Nesse caso, o código postal a lançar deveria ser simplesmente 2000-792. A questão que agora ponho a discussão é a seguinte: o que fazer a uma nota obtida na localidade cujo endereço postal é (de acordo com o Manual de Endereçamento dos CTT)

Cabeça Gorda
2000-792 VAQUEIROS STR

ou seja, usando a terminologia do Manual,

Localidade
CP7 DESIGNAÇÃO POSTAL

(CP7 é o que os funcionários dos Correios chamam ao conjunto de 4+3 algarismos separados por um hífen que compõem a parte numérica do Código Postal. No Manual de Endereçamento não lhe é atribuído nenhum nome.)

Qual será, então, a fórmula usada para registar no campo Cidade (Localidade) do EBT?

a) Cabeça Gorda
b) Vaqueiros
c) Vaqueiros Str
d) Vaqueiros Santarém
e) Vaqueiros (Santarém)
f) Vaqueiros - Santarém
g) Cabeça Gorda (Vaqueiros Str)
h) Cabeça Gorda (Vaqueiros Santarém)
i) Cabeça Gorda (Vaqueiros - Santarém)
j) Cabeça Gorda - Vaqueiros Str
k) Cabeça Gorda - Vaqueiros Santarém
l) Cabeça Gorda - Vaqueiros (Santarém)

A minha opinião é que se deve usar o esquema g):

Localidade (Designação Postal)

De notar que neste caso, como em muitos outros, para distinguir esta Vaqueiros de outras a designação postal oficial acrescenta 3 letras (correpondentes à Central de Distribuição mais próxima, se não estou em erro).

Gostava de saber opiniões vossas. Se for preciso, abre-se novo tópico com uma sondagem ("Poll").
Last edited by lmviterbo on Tue Nov 15, 2005 4:46 pm, edited 2 times in total.
leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

lmviterbo wrote: Qual será, então, a fórmula usada para registar no campo Cidade (Localidade) do EBT?

a) Cabeça Gorda

A minha opinião é que se deve usar o esquema g):

Gostava de saber opiniões vossas. Se for preciso, abre-se novo tópico com uma sondagem ("Poll").
Eu registaria esta nota com Cabeça Gorda na localidade e código postal 2000-792.

EDIT - corrigi o CP. Tinha colocado o código postal da Amadora :oops: (é força de hábito)
Last edited by leofer40 on Thu Nov 17, 2005 12:05 am, edited 2 times in total.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

leofer40 wrote:Eu registaria esta nota com Cabeça Gorda na localidade e código postal 2700-792.
Obrigado pela primeira opinião. Já agora, aqui vai porque acho que não se deve registar apenas Cabeça Gorda: é que há outras terras chamadas Cabeça Gorda.
FANTAS
Euro-Master
Euro-Master

Post by FANTAS »

O código postal serve para dsitinguir regiões, se tem o código postal de Vaqueiros Santarém é Cabeça Gorda em Vaqueiros Santarém, não pode ser outra.

No EBT devem distinguir nomes repetidos com base no país mas não no CP (as maiores cidades têm mais de um código postal).

Sugeria portanto que ficasse como Vaqueiros, se o nome existe em repetido a localidade não é suficientemente importante para distinção.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

leofer40 wrote:Eu registaria esta nota com Cabeça Gorda na localidade e código postal 2700-792.
FANTAS wrote:Sugeria portanto que ficasse como Vaqueiros, se o nome existe em repetido a localidade não é suficientemente importante para distinção.
Boa, já temos duas opiniões! Há bocado, enviei a mensagem antes de a acabar. Mas então, aqui vão as minhas razões para achar que não se deve registar apenas Cabeça Gorda ou apenas Vaqueiros: é que, havendo outras terras chamadas Cabeça Gorda e Vaqueiros, com o actual sistema do EBT, uma pesquisa por localidade "Cabeça Gorda" daria os utilizadores todos dessa Cabeça Gorda e das outras. Não pesquisei exaustivamente, mas era capaz de apostar que já existem casos semelhantes.
Jorge Pires

Post by Jorge Pires »

Eu penso que os ultimos 3 digitos do codigo postal e o que acaba por defenir regiao do pais a que pertence pode no norte ou sul
Jorge Pires

Post by Jorge Pires »

Tambem registei notas da aldeia dos meus pais e dos arredores e o que define as aldeias sao os ultimos 3 digitos porque o resto do codigo pertence ao Sabugal
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Re: Portugal de A a Z

Post by lmviterbo »

lmviterbo wrote:E por X não há nenhuma localidade em todo o distrito de Lisboa.
O X é mesmo um cromo difícil! Em Portugal inteiro, incluindo as regiões autónomas, só há QUATRO nomes de terras começados por X, e o mais surpreendente é... Xangai!

Aqui vai a lista, por centro de distribuição postal e concelho:

Xangai (*)
SANTIAGO DA RIBA-UL - Oliveira de Azeméis

Xartinho
ALCANEDE - Santarém

Xertelo
CABRIL MTR - Montalegre

Xisto - há 12 localidades com este nome (7 no distrito de Viana do Castelo, 3 no de Braga e 2 no do Porto):
ALVARÃES - Viana do Castelo
DEOCRISTE (*) - Viana do Castelo
MOREIRA DE GERAZ DO LIMA - Viana do Castelo
GERAZ LIMA (STA MARIA) - Viana do Castelo
MONTARIA - Viana do Castelo
SÃO PAIO JOLDA - Arcos de Valdevez
ANAIS - Ponte de Lima
SÃO MAMEDE DE ESTE - Braga
SÃO MAMEDE DE ESCARIZ - Vila Verde
GAMIL - Barcelos
VALPEDRE(*) - Penafiel
TORNO - Lousada

(*) Infelizmente, não me parece que valha a pena tentarem ir a Xangai ou a qualquer dos Xistos assinalados. O Castanhola já o fez, com maus resultados. Clicar nas localidades a vermelho para ver os posts do Castanhola sobre estas conquistas goradas. :)

Isto de conquistar a letra X, cá para mim, é trabalho para o MiguelCosta.

EDIT: O X foi conquistado, não pelo MiguelCosta mas pelo diligentíssimo Castanhola!
Last edited by lmviterbo on Sat May 17, 2008 9:24 pm, edited 5 times in total.
BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Post by BogPoet »

leofer40 wrote: Eu registaria esta nota com Cabeça Gorda na localidade e código postal 2700-792.
Também eu. O facto de aparecerem nomes duplicados é, de facto, um problema, mas não creio que haja muitos utilizadores a pensar nisso - o que quereria dizer que, quando fizesses uma pesquisa por "Cabeça Gorda (Vaqueiros Str)", só ia aparecer uma entrada (ie, a tua). Já agora noto que, tecnicamente, e apesar de não ser aconselhado, o site consegue lidar com códigos postais como "2000-792 VAQUEIROS STR" - A única função do código postal é atribuir coordenadas a um ponto e separar entre localidades que possam ter o mesmo nome.

PS - A gralha já foi corrigida (agora é necessário que actualizem o site :?).
Tracking (again) Image
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

E não é que fiz mesmo um desvio para ir ao Dafundo? Enfim, não fui o primeiro a registar notas no Dafundo, mas fui o primeiro nesta lista :) (Ainda por cima, enganei-me e levantei primeiro numa caixa multibanco que eu pensava ser no Dafundo mas é em Cruz Quebrada, o que me dá não mais uma letra mas mais uma localidade.)

Actualização

bocky, já há 2 N, brizidaviana e golfinha.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

BogPoet wrote:
leofer40 wrote: Eu registaria esta nota com Cabeça Gorda na localidade e código postal 2700-792.
Também eu. [...] A única função do código postal é atribuir coordenadas a um ponto e separar entre localidades que possam ter o mesmo nome.
Ok, acho que têm razão. Vou passar a registar assim as minhas notas. Mais uma vez insisto, isto devia estar incluído nas FAQ, ou no site ou aqui.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”