Não se trata de abreviaturas nem de uma questão de português. É uma questão de unidades apenas. Os símbolos das unidades não têm plural. Aliás kms não se percebe mesmo. Se escreveres km significa quilómetro = 1000 metros. Se escreveres ms significa milissegundo = 0,001 segundo. Já não deves escrever kms porque é ambíguo. Se o m significa metro, deves escrever km·s = quilómetro x segundo (que é diferente de km/s = quilómetro por segundo). A segunda é uma velocidade, mas a primeira é outra coisa. Se o m é o prefixo "mili" deves escrever apenas s, pois estás a multiplicar a unidade (segundo) por 1000 (com o k) e a dividir depois por 1000 (com o m), o que não se deve fazer.JordiJanTaxi wrote: ↑Fri Nov 27, 2020 5:02 pmÓbviamente não tenho nada a discutir/duvidar sobre a gramática do português, mas para mim, "kms" é válido como plural de "km". E no caso da velocidade, em línguas latinas e/ou sistema métrico, a velocidade é indicada em kilómetros por segundo ou seja km/s, e não kms. Assim fazem os brtánicos/americanos com as "milhas por hora" com o indicador "mph".
Não pretendo mudar nada nem convencer ninguém da minha (provavelmente errada) idéia das abreviações portuguesas, só comentar a minha surpresa por associar o "kms" com "kilómetros por segundo".
Nós também temos o rpm, por exemplo, que significa rotações por minuto.