[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by Castanhola »

Estás inocentado... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by Castanhola »

Duas questões + 1:

Área de serviço de Loures da A8

Encontrei o CP7 nos CTT:
Concelho de Loures, na localidade de Lousa: A8 (Auto-Estrada 8 - Cabeço de Montachique *) 2670-741 LOUSA LRS

Portanto se Cabeço de Montachique é localidade será essa. Se não for será Lousa, que é freguesia e localidade (temos de juntas estas duas Lousa1 e Lousa2).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedras_Rubras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moreira_%28Maia%29

http://news.google.com/maps?hl=en&ie=UT ... 5&t=h&z=14

http://pt.wikipedia.org/wiki/Montachique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lousa_%28Loures%29


Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Qual a localidade? Maia, Pedras Rubras ou Moreira?
Ou seja, Pedras Rubras é localidade? Ou aquilo é tudo Maia?
Estou com ligação limitada e sem muito tempo para investigar...

O CP7 é este, obtido nos CTT:
Localidade: Maia, Avenida do Aeroporto, 4470-558 MAIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedras_Rubras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moreira_%28Maia%29


Leça da Palmeira

Leça da Palmeira também está definida como localidade, mas faz actualmente parte da cidade de Matosinhos.

A lei n.º 10/84 de 28 de Junho de 1984, conferiu a Matosinhos - Leça a categoria de cidade.

Wikipédia: Leça da Palmeira é uma freguesia do concelho de Matosinhos. Integra, em conjunto com a freguesia de Matosinhos, a cidade de Matosinhos.

Temos de juntar Leça a Matosinhos, assim como Belém e outras a Lisboa... Concordam?

Apanhei umas notas nas Piscinas de Marés de Leça da Palmeira. Na Avenida da Liberdade só encontro dois CP7:

13;08;25909;Matosinhos;2810813;Avenida;da;;;Liberdade;Leça da Palmeira;Café;;;4450-718
13;08;25909;Matosinhos;2810813;Avenida;da;;;Liberdade;Leça da Palmeira;Capela;;;4450;718;MATOSINHOS
13;08;25909;Matosinhos;2810813;Avenida;da;;;Liberdade;Leça da Palmeira;Casa de Chá;;;4450;718;MATOSINHOS
13;08;25909;Matosinhos;2810813;Avenida;da;;;Liberdade;Leça da Palmeira;Restaurante;;;4450;718;MATOSINHOS

13;08;25909;Matosinhos;2810813;Avenida;da;;;Liberdade;Leça da Palmeira;Pares de 30 a 174;;;4450;716;MATOSINHOS

A primeira série corresponde à capela e ao restaurante do Siza, no final da dita avenida:
http://news.google.com/maps?hl=en&ie=UT ... 4&t=h&z=19

Mas as piscinas são aqui, junto aos prédios da avenida, se bem que do outro lado:
http://news.google.com/maps?hl=en&ie=UT ... 2&t=h&z=20

Eu usava o CP7 4450-716, apesar de aparentemente estar no lado errado. Não tomei esse pormenor em atenção quando lá estive, mas imagino que aqueles números de policia sejam os prédios do outro lado das piscinas, pois são os únicos da avenida, tanto quanto me lembro. O que achas lmviterbo? Não tenho nenhum daqueles dois CP3... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by lmviterbo »

Vou só responder à primeira questão, que é fácil para mim.
Castanhola wrote:Área de serviço de Loures da A8

Encontrei o CP7 nos CTT:
Concelho de Loures, na localidade de Lousa: A8 (Auto-Estrada 8 - Cabeço de Montachique *) 2670-741 LOUSA LRS

Portanto se Cabeço de Montachique é localidade será essa. Se não for será Lousa, que é freguesia e localidade (temos de juntas estas duas Lousa1 e Lousa2).
  1. Cabeço de Montachique é, sem qualquer dúvida, uma localidade, totalmente separada e independente, e ninguém de Cabeço de Montachique diria que mora em Lousa, com certeza, até porque pelo meio têm uma auto-estrada. Ora aí está mais um erro de interpretação da Junta de Freguesia.
  2. O CP7 que referes é com certeza da portagem e não da Área de Serviço (AS), que é muito mais próxima de Salemas ou mesmo de Lousa. (É provável que a ligação por estrada se faça com Salemas e não com Lousa, e por isso optei por definir nas minhas notas que a AS fazia parte desta localidade. Normalmente consigo identificar nos mapas e imagens de satélite online por onde se faz a ligação com as áreas de serviço, nomeadamente no viamichelin, mas esta não se vê mesmo. Hei-de confirmar da próxima vez que lá parar mas em princípio estará correcto.)
    Todas as entradas de Salemas na Lista do Código Postal têm o CP7 2670-769. E por isso, embora não esteja lá especificada a A8, as notas que eu tenho desta AS estão registadas em Salemas (2670-769).
  3. As duas Lousa, de facto, são para juntar. Calculo que peças tu ao ravestorm.
  4. Reparei agora que tenho umas notas desta AS registadas em Salemas e outras em Lousa... Vou corrigir as que estão em Lousa.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by lmviterbo »

Leça da Palmeira
Castanhola wrote:Leça da Palmeira também está definida como localidade, mas faz actualmente parte da cidade de Matosinhos.

A lei n.º 10/84 de 28 de Junho de 1984, conferiu a Matosinhos - Leça a categoria de cidade.

Wikipédia: Leça da Palmeira é uma freguesia do concelho de Matosinhos. Integra, em conjunto com a freguesia de Matosinhos, a cidade de Matosinhos.

Temos de juntar Leça a Matosinhos, assim como Belém e outras a Lisboa... Concordam?
Sim, não tenho e menor dúvida. É o equivalente às antigas localidades que integraram a Amadora.
Castanhola wrote:Apanhei umas notas nas Piscinas de Marés de Leça da Palmeira. Na Avenida da Liberdade só encontro dois CP7:
[...]

Eu usava o CP7 4450-716, apesar de aparentemente estar no lado errado. Não tomei esse pormenor em atenção quando lá estive, mas imagino que aqueles números de policia sejam os prédios do outro lado das piscinas, pois são os únicos da avenida, tanto quanto me lembro. O que achas lmviterbo? Não tenho nenhum daqueles dois CP3... :mrgreen:
Só vejo duas interpretações possíveis, e nenhuma é essa.
  1. Quando as ruas estão divididas em troços, nunca há misturas de pares e ímpares nos CP3 (a não ser quando são de seguida, como é o caso dos largos, praças e afins). Por isso, se queres usar um CP7 que esteja na lista, usa o 4450-718.
  2. Já não é a primeira vez que eu deduzo a intenção do "legislador" dos códigos postais. Não existindo -717, talvez se possa presumir que esteja destinado ao resto dos edifícios do mesmo lado do -716. Se assim entenderes, usa o 4450-717 e escreve no comentário que é um CP7 não existente, ou "educated guess" ou o que quiseres.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:Leça da Palmeira
Castanhola wrote:Leça da Palmeira também está definida como localidade, mas faz actualmente parte da cidade de Matosinhos.

Wikipédia: Leça da Palmeira é uma freguesia do concelho de Matosinhos. Integra, em conjunto com a freguesia de Matosinhos, a cidade de Matosinhos.

Temos de juntar Leça a Matosinhos, assim como Belém e outras a Lisboa... Concordam?
Sim, não tenho e menor dúvida. É o equivalente às antigas localidades que integraram a Amadora.
Eu tenho muitas dúvidas.

Então Leça da Palmeira tem o seguinte CP7:

Av. Dr. Fernando Aroso, 371 - 4450-665 Leça da Palmeira
http://www.leca-palmeira.com/junta.htm

Curiosamente nos CTT a localidade está definida como "Matosinhos"

Tanto pelo critério "designação postal" como por "localidade ctt" Leça da Palmeira (e não apenas Leça, há Leça do Balio em Matosinhos também) seria agrupada com Matosinhos.

No entanto parece-me a mim que geograficamente é uma localidade distinta, fica do outro lado do Porto de Leixões, e para ir de Leça da Palmeira a Matosinhos é preciso atravessar uma ponte. Não tenho dúvidas que são localidades distintas e uma não é parte da outra.

É por isso que eu acho que se devia utilizar um critério objectivo conforme expliquei anteriormente. Se o critério for "localidade segundo CTT", então claramente deve-se fundir Leça da Palmeira com Matosinhos. Mas então tem que se aplicar esse critério a todos os casos.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by Castanhola »

Só cá faltava o Cassete FCP para armar a confusão... :wink:
Relativamente a Leça da Palmeira ser ou não localidade, não há qualquer dúvida porque não é. A cidade de Matosinhos é constituída pelas freguesias de Matosinhos e de Leça da Palmeira, de acordo com a lei n.º 10/84 de 28 de Junho de 1984.

O meu problema era apenas com o CP3 a atribuir às Piscinas de Leça... aquelas do Siza Vieira. Como daquele lado da avenida só há as piscinas e o restaurante lá ao fundo, e não deverá haver mais nada (imagino que não seja possível, aquilo foi "desenhado" pelo Siza Vieira), perguntei qual dos dois CP3 seria mais correcto usar... Eu estava apenas a pensar em termos de proximidade geográfica, mas realmente... concordo com o teu argumento que talvez seja mais correcto usar o CP7 do restaurante, que se encontra do mesmo lado.
lmviterbo wrote:Já não é a primeira vez que eu deduzo a intenção do "legislador" dos códigos postais. Não existindo -717, talvez se possa presumir que esteja destinado ao resto dos edifícios do mesmo lado do -716. Se assim entenderes, usa o 4450-717 e escreve no comentário que é um CP7 não existente, ou "educated guess" ou o que quiseres.
Agora isto não... agora percebo como tens esses CP3 todos... 8O :wink:
Agora mais a sério... Quando não encontro CP3, uso apenas o CP4.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Tanto pelo critério "designação postal" como por "localidade ctt" Leça da Palmeira (e não apenas Leça, há Leça do Balio em Matosinhos também) seria agrupada com Matosinhos.
Mas, incomparavelmente mais importante do que uma lista do código postal que vale o que vale (muito, mas com o cuidado de ser lida cum grano salis, visto estar cheia de erros), é a Lei que definiu que Matosinhos é cidade, e engloba as anteriores localidades de Leça da Palmeira e Leça do Balio e Leça da Casmurra e Sei-Lá-Mais-Quê! Dizer que Leça é localidade e que deve estar separada de Lisboa é rigorosamente equivalente a dizer que Belém deve estar separado de Lisboa. A única diferença é de dois séculos de História ou coisa que o valha. Mas Lei é Lei.

CarlosManta wrote:É por isso que eu acho que se devia utilizar um critério objectivo conforme expliquei anteriormente. Se o critério for "localidade segundo CTT", então claramente deve-se fundir Leça da Palmeira com Matosinhos. Mas então tem que se aplicar esse critério a todos os casos.
Pareces um caniço ao vento, mas hei-de vergar-te outra vez para este lado. E espero que baste pôr aqui uma frase que nem é minha mas que pelos vistos passou despercebida:
Castanhola, [url=http://www.eurobilltrackerforum.com/viewtopic.php?p=582874#p582874]aqui[/url], wrote:A única forma de termos a certeza da povoação onde as notas foram adquiridas é usando localidade + CP7 (ou CP4). É este o meu grande argumento e a razão pela qual eu defendo a opção pela localidade... :roll:
Ó amigos, é que é mesmo a única forma! O sistema é tão bom, está tão bem imaginado, e querem-nos dar a volta para dificultar ainda mais a vida aos plotters e aos city-admnis, é o que é!
Image
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:
lmviterbo wrote:Já não é a primeira vez que eu deduzo a intenção do "legislador" dos códigos postais. Não existindo -717, talvez se possa presumir que esteja destinado ao resto dos edifícios do mesmo lado do -716. Se assim entenderes, usa o 4450-717 e escreve no comentário que é um CP7 não existente, ou "educated guess" ou o que quiseres.
Agora isto não... agora percebo como tens esses CP3 todos... 8O :wink:
Agora mais a sério... Quando não encontro CP3, uso apenas o CP4.
Esse vitupério não passará incólume! Fica sabendo que só o fiz uma vez, numa situação que na altura me pareceu muito mais óbvia do que esta, e tive o cuidado de verificar primeiro se não estava a viciar o jogo do CP3, ou seja, se já tinha aquele CP3. Ora vê o comentário que eu lá deixei e penitencia-te. E a seguir vê o da minha nota do Fluviário de Mora e carrega mais forte no cilício.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Qual a localidade? Maia, Pedras Rubras ou Moreira?
Ou seja, Pedras Rubras é localidade? Ou aquilo é tudo Maia?
Estou com ligação limitada e sem muito tempo para investigar...

O CP7 é este, obtido nos CTT:
Localidade: Maia, Avenida do Aeroporto, 4470-558 MAIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedras_Rubras
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moreira_%28Maia%29
Mais um grande dilema. Para mim é claríssimo que é uma localidade. É lá que há a feira de Pedras Rubras às sextas feiras. Hmmm, mas para o Castanhola pensar que é, o melhor é eu disser que não.

Sendo assim, é óbvio que sim, faz parte da Maia, aquilo é tudo Maia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maia#Freguesias
Deste site reproduzo as freguesias da Maia
As freguesias da Maia são as seguintes:
* Águas Santas
* Barca
* Folgosa
* Gemunde
* Gondim
* Gueifães (integra parte de cidade da Maia)
* Maia (parte da cidade da Maia)
* Milheirós
* Moreira
* Nogueira
* Pedrouços
* Santa Maria de Avioso
* São Pedro de Avioso
* São Pedro Fins
* Silva Escura
* Vermoim (parte da cidade da Maia)
* Vila Nova da Telha
O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro fica localizado em Pedras Rubras, na freguesia de Moreira.
Pela lista eu diria que apenas Vermoim e Gueifães não são localidades. Destas apenas Águas Santas tem perfil ebt.

Eu continuo sem perceber qual é critério afinal para "localidade". É que parece-me ser uma entidade abstracta, que em Barril e em Encarnação vale X e noutro sítios vale Y.

Eu sugeria adoptar a "localidade definida pelos CTT" conforme foi falado antes para evitar esses problemas.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Eu continuo sem perceber qual é critério afinal para "localidade". É que parece-me ser uma entidade abstracta, que em Barril e em Encarnação vale X e noutro sítios vale Y.
Aaaaaaaarrghhhhghhhh!
Image
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:Aaaaaaaarrghhhhghhhh!
Foi as férias que me fizeram mal.

Vou abster-me de comentar e lançar mais confusão.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by CarlosManta »

Correndo o risco de além de chato, ser muito chato...
lmviterbo wrote: é a Lei que definiu que Matosinhos é cidade, e engloba as anteriores localidades de Leça da Palmeira e Leça do Balio e Leça da Casmurra e Sei-Lá-Mais-Quê! Dizer que Leça é localidade e que deve estar separada de Lisboa é rigorosamente equivalente a dizer que Belém deve estar separado de Lisboa. A única diferença é de dois séculos de História ou coisa que o valha. Mas Lei é Lei.
Não tenho nenhum problema em que Leça da Palmeira seja fundida com Matosinhos. Apenas digo que então o critério tem que ser o mesmo para todos os casos. Confesso que julguei que Leça da Palmeira, tal como Leça do Balio, fossem freguesias de Matosinhos, mas a "Lei" diz que a primeira faz parte da cidade e a segunda parte do município. Foi erro da minha parte. Mas atenção que Leça do Balio NÃO faz parte da cidade de Matosinhos.
lmviterbo wrote:
CarlosManta wrote:É por isso que eu acho que se devia utilizar um critério objectivo conforme expliquei anteriormente. Se o critério for "localidade segundo CTT", então claramente deve-se fundir Leça da Palmeira com Matosinhos. Mas então tem que se aplicar esse critério a todos os casos.
Pareces um caniço ao vento, mas hei-de vergar-te outra vez para este lado. E espero que baste pôr aqui uma frase que nem é minha mas que pelos vistos passou despercebida:
Castanhola, [url=http://www.eurobilltrackerforum.com/viewtopic.php?p=582874#p582874]aqui[/url], wrote:A única forma de termos a certeza da povoação onde as notas foram adquiridas é usando localidade + CP7 (ou CP4).
Miguel, por uma questão de respeito, vou repetir. Até ao CP7 (ou CP4) tudo bem, não restam absolutamente nenhumas dúvidas. O busílis é precisamente definir o que se entende por "localidade". Ainda há pouco o Castanhola referiu inclusivamente que "o sistema" em caso de localização dos dots dá mais valor à "localidade" que ao CP7, o que quer que isso queira dizer. Aqui o caniço furado já leu que "localidade" era o que aparecia nos CTT, mas que isso está cheio de gralhas. Mas o caniço já decidiu que não vai atrapalhar mais, só estou a responder a clarificar o que achei estava incompleto.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by Castanhola »

CarlosManta wrote:Não tenho nenhum problema em que Leça da Palmeira seja fundida com Matosinhos. Apenas digo que então o critério tem que ser o mesmo para todos os casos.
Mas evidentemente que sim. Estes casos resolvem-se à medida que vão sendo encontrados. 8)

De resto claro que podes continuar a "incomodar".
Estas "discussões" são sempre salutares e esclarecedoras... :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
suntzu
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3621
Joined: Tue Jul 03, 2007 7:44 pm

Re: Localidades

Post by suntzu »

Castanhola wrote: Estas "discussões" são sempre salutares e esclarecedoras... :D
:lol: :mrgreen:
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Localidades

Post by Castanhola »

Tenho aqui uma série de notas que apanhei na Praia da Galé, no parque de campismo, onde fui passar três dias para a pequenada acampar com uns amigos da escola.

Parece-me que o mais acertado é registar na localidade Praia da Galé. O parque de campismo até tem CP7 próprio (7570-689), mas os CTT indicam como localidade Parque de Campismo da Galé, o que me parece evidentemente errado.

Outras opiniões? :roll:

Image


Curiosidade

Na minha caça ao dot e ao CP3 durante a semana passada apanhei umas notas em Sonega. Quando fui pesquisar o CP3 dei com três localidades com esse nome, com os seguintes CP7: 7555-267, 7555-292 e 7555-301... e vi-me grego para perceber que correspondiam todos à mesma localidade, que tem a particularidade de pertencer a dois concelhos diferentes (Santiago do Cacém e Sines) e a três freguesias diferentes (Cercal do Alentejo, Porto Covo e Sines)... 8O
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”