Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by JordiJanTaxi »

Mais notas:
20-rodona-arab.jpg
20-rodona-arab.jpg (733.88 KiB) Viewed 602 times
50-cerle-verd.jpg
50-cerle-verd.jpg (242.07 KiB) Viewed 602 times
10-CAT.jpg
10-CAT.jpg (1.04 MiB) Viewed 602 times
20-CAT-ind.jpg
20-CAT-ind.jpg (3.32 MiB) Viewed 602 times
Essas duas chegaram na mão de um turista colombiano que trocou no aeroporto de Bogotá.
Essas duas chegaram na mão de um turista colombiano que trocou no aeroporto de Bogotá.
canvi-colombià.jpg (135.62 KiB) Viewed 602 times
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3025
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by Montgomery Burns »

Interessante, como sempre!
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by JordiJanTaxi »

Continuamos o "american tour".

As duas primeiras notas são os dois lados da mesma. No Anverso, um grande carimbo que escreve "AUTORIZADO ADMINISTRACIÓN", e no reverso várias repetições da anotação "DE ALEX PARA MI TIA ANAJULIA CON AMOR Y PAZ". Parace que pelo menos um dos dois mora num país onde as divisassão fortemente controladas pelo governo. Esta cédula faz parte de um lote de cinco iguais, então penso que quem me deu essas notas poderia bem ser a Ana Julia.
1dolar-AUTORIZADO.png
1dolar-AUTORIZADO.png (3.03 MiB) Viewed 604 times
1dolar-ANAJULIA.jpg
1dolar-ANAJULIA.jpg (1.94 MiB) Viewed 604 times
Parece que algumas pessos tem MUUUUITO tempo livre...
Parece que algumas pessos tem MUUUUITO tempo livre...
1dolar-artistic.jpg (1.62 MiB) Viewed 604 times
...e que os americanos têm algum hábito com os furos nas notas...
...e que os americanos têm algum hábito com os furos nas notas...
5dolars-forat.jpg (539.27 KiB) Viewed 604 times
Quem é a "BELLE"?
Quem é a "BELLE"?
1dolar-BELLE.jpg (1.37 MiB) Viewed 604 times
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by JordiJanTaxi »

Otra vez as duas primeiras fots são anverso e reverso da mesma nota. É uma cédula de 2 dólares de 1976 que sofreu umas dobras que marcaram o papel. Esas marcas foram resseguidas com marcadores azul e vermelho. No reverso, escrita "200 YEARS".
2dolars-ratlles.png
2dolars-ratlles.png (232.77 KiB) Viewed 602 times
2dolars-200anys.jpg
2dolars-200anys.jpg (958.29 KiB) Viewed 602 times
5-HM-WH.jpg
5-HM-WH.jpg (1013.96 KiB) Viewed 602 times
Duas notas do mesmo passageiro, com o mesmo carimbo "D". A de 10€ tem ainda um carimbo verde.
Duas notas do mesmo passageiro, com o mesmo carimbo "D". A de 10€ tem ainda um carimbo verde.
10-20-D-dos_LI.jpg (618.93 KiB) Viewed 602 times
10-blau.jpg
10-blau.jpg (658.4 KiB) Viewed 602 times
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by JordiJanTaxi »

Peguei o gostinho em carregar fotografias..., mais esta vai ser a última mensagem hoje. Outro dia mais.

Agora não são exactamente marcas, carimbos ou escritas. As três primeiras fotos são da mesma cédula, que está cortada "oblícuamente". Faz o efecto que a impressão virou em sentido horário (menos a número 1, que parece ao contrário porque é do reverso). Na número 3 dá para ver até a línha descendente de microcírculos.

As outras duas são papéis em estado simplesmente lamentável. Preciso dizer, porém, que um dia que estava a passar ferro, aproveitei para passar insistentemente as duas notas, com vapor e entre panos de algodão, e elas ficaram quase em condição de "Não circuladas", salvo pelas marcas de dobras (que ficaram marcadas) e as rasgaduras óbvias (que consertei do modo menos invasivo possível com fita adhesiva). Reservei as notas para usar em máquinas automáticas. Uma de elas foi entrar num pedágio na França, e a outra num garagem em Génova, sem o menor problema.

20-girat1.jpg
20-girat1.jpg (648.08 KiB) Viewed 599 times
20-girat2.jpg
20-girat2.jpg (734.46 KiB) Viewed 599 times
20-girat3.jpg
20-girat3.jpg (628.69 KiB) Viewed 599 times
20-mal-estat.jpg
20-mal-estat.jpg (1.42 MiB) Viewed 599 times
20-fet-pols.jpg
20-fet-pols.jpg (1.06 MiB) Viewed 599 times
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7283
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by Castanhola »

Que rica coleção, sim senhor. :D Podias ter mostrado as outras depois da passagem a ferro... :mrgreen:

O único senão, para o meu lado picuinhas, é colocares imagens tão grandes que mal dá para se visualizarem no ecrã. :|
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by JordiJanTaxi »

Castanhola wrote: Mon May 14, 2018 8:16 pm Que rica coleção, sim senhor. :D Podias ter mostrado as outras depois da passagem a ferro... :mrgreen:

O único senão, para o meu lado picuinhas, é colocares imagens tão grandes que mal dá para se visualizarem no ecrã. :|
Acho que por algum cantinho do meu computador devem andar as fotos. Mas podes imaginar uma nota "mint condition" e a outra com fita adhesiva e um par de linhas escuras, mas sem ruga nenhuma.

Tens razão enquanto ao tamanho. Eu também percebi que as fotos eram grandes demais. É por isso que procurei, e finalmente descobri no "Paint" uma opção de "resizing" que sem dúvida irei usar para as fotos que ainda não postei. Mas já era muito trabalho apagar tres vezes cinco mensagens, reduzir as imagens e repostar de novo...
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Mon May 14, 2018 8:16 pmO único senão, para o meu lado picuinhas, é colocares imagens tão grandes que mal dá para se visualizarem no ecrã. :|
Acho que nunca consegui perceber esta tua obessão com imagens pequenas, mas com esse argumento ainda percebo menos. Acabo de reduzir esta janela à largura de pouco mais de 300 píxeis e continuo a ver as imagens perfeitamente, automaticamente redimensionadas para o tamanho da janela. Que raio de navegador usas?
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7283
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Tue May 15, 2018 12:17 am Acho que nunca consegui perceber esta tua obessão com imagens pequenas, mas com esse argumento ainda percebo menos. Acabo de reduzir esta janela à largura de pouco mais de 300 píxeis e continuo a ver as imagens perfeitamente, automaticamente redimensionadas para o tamanho da janela. Que raio de navegador usas?
Qual obsessão?! 8O Se até o JordiJanTaxi achou o mesmo...
O problema neste caso não é a largura, mas a altura, que não cabe no ecrã de 15 polegadas do meu MacBookPro.

Não me parece uma boa prática colocar imagens tão grandes do fórum.
Tal como não é uma boa prática colocar imagens que ocupem demasiado espaço em disco.
Penso que não fica mal chamar a atenção quando isso acontece... :roll: :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Tue May 15, 2018 12:25 amO problema neste caso não é a largura, mas a altura, que não cabe no ecrã de 15 polegadas do meu MacBookPro.
OK, já percebi. Mas podes sempre redimensionar a janela: com uma janela menos larga, a imagem já fica toda dentro de qualquer ecrã. No caso de imagens demasiado compridas (estreitas e altas), realmente vale a pena reduzi-las em tamanho, ou simplesmente cortá-las em baixo e em cima se possível: imagens «ao baixo» funcionam sempre melhor em ecrãs de computador do que imagens «ao alto».

Mas «neste caso», dizes tu? Quer dizer que há outros casos que causam problema?

E quanto ao espaço em disco, mal estaríamos se o servidor não suportasse imagens, acho eu. Mas de facto não sei. O que sei é que nunca vi ou ouvi o avij, ou alguém das equipas técnicas, a queixar-se ou a recomendar imagens pequenas.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7283
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by Castanhola »

Não faz sentido ter de redimensionar a janela do browser para poder ver a imagem na totalidade. Faz mais sentido colocar imagens mais pequenas. Aliás, neste caso a janela tinha de ficar bem estreitinha, para isso acontecer. :mrgreen:

Eu não estou a dizer que causam problema. Estou apenas a dizer que se deve ter bom senso na utilização dos recursos que são colocados ao nosso dispor, de forma gratuita (pago 10€ por ano para ajudar a manter isto a funcionar, mas é um ato puramente voluntário), e que não são ilimitados. Talvez por essa razão nem sempre foi possível colocar imagens diretamente aqui no fórum e que isso só é possível de há uns anos para cá. E talvez seja por isso que há um limite para o número de imagens que podes colocar em cada post.

Quanto a espaço em disco, colocar uma imagem com vários megabytes quando basta colocar uma imagem com a mesma qualidade que ocupe apenas uma centena de kilobytes, não só é desnecessário como genuinamente errado. Pode-se dizer neste contexto que uma imagem com 4MB vale por uns milhares de posts como este. 8) Se chamo a atenção para isso é porque penso que a maioria do pessoal que o faz nunca pensou no assunto. Podemos dizer que é o meu lado mais obscuro como moderador. Deviam ter pensado um pouco mais quando me elegeram... :wink: :mrgreen: De qualquer modo tento ser sempre o mais educado possível para não estigmatizar ninguém. :|
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by lmviterbo »

OK, OK, obrigado pela explicação :oops:

Continuo a achar estranho que não me lembre de algum outro moderador se ter queixado do peso das imagens. Pelo menos o "picture number game" já deveria ter sido motivo de reclamação, se realmente o peso das imagens for assim tão problemático. Calculo que todas as imagens de todo esse tópico (quase 40 mil) não ocupassem mais de 5 Gb, mesmo que fossem todas alojadas no servidor do EBT, e não meros links. Por outro lado, se todos os posts do fórum contivessem uma imagem de 100 Kb, o servidor já teria mais de 100 Tb ocupados, o que é obviamente demais. Nas estatísticas dos servidores, não encontro nenhuma indicação de quanto estão os discos ocupados. E agora fiquei com curiosidade: quanto é que realmente será necessário para acomodar toda a base de dados do EBT? E quanto para o fórum?
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7283
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by Castanhola »

Penso que nesse jogo tem de se usar uma imagem disponível na internet. Ou seja, o que tens de colocar é apenas um link, que não ocupa quase nada no servidor do EBT, só umas dezenas de caracteres, se tanto. Nesse caso as imagens continuam alojadas nos locais de origem e apenas se gera tráfego para as visualizar.

Quanto à dimensão atual da base de dados do EBT, falou-se nisso há uns anos, penso que quando se deu a possibilidade de contribuirmos para a manutenção do site, pois até aí era tudo suportado pelo avij, o que não fazia sentido. Nessa altura penso que se falou de 10 GB ou coisa do género, já não me recordo. Penso que se discutia o tipo de gastos que têm de ser suportados anualmente e qual o seu montante total. Mas depois ainda há o fórum.

Nas estatísticas dos servidores que apresentas há uma figura que é a percentagem de espaço em disco ocupado. Mas não tive tempo de procurar o significado das duas cores apresentadas. 8)
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas carimbadas... escritas... riscadas... etc.

Post by lmviterbo »

Não tinha visto o "leopardi disk space". Se clicares nesse gráfico, abre uma página com mais detalhes, e legenda:

GREEN ### /var/tmp used
BLUE ### / used

Pelos vistos, o servidor "leopardi" está perigosamente cheio! Não sei de cor se esse é o do fórum ou o do site. Seja como for, é preocupante. Estou tão habituado a espaços em disco praticamente ilimitados, e a armazenamento gigante na cloud gratuito que de repente parece que voltei uns aos largos atrás.
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: EBT 166920024

Post by JordiJanTaxi »

JordiJanTaxi wrote: Mon May 14, 2018 1:58 pm Mais notas:
20-rodona-arab.jpg
50-cerle-verd.jpg
10-CAT.jpg
20-CAT-ind.jpg
canvi-colombià.jpg
Castanhola wrote: Fri Jul 29, 2016 1:25 pm https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=166920024

EBT166920024.jpg
Olha esta do Castanhola com o mesmo aviãozinho das duas que postei ontem...

A do Castanhola é esta

E as mias estão neste post
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”