[Guia | Referência] Áreas de Serviço

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Como se pode ver neste mapa (Bing Maps, ex-live), todas ruas perto da A.S. partilham do mesmo CP7, 3840-553 (Santo André)
(Rua dos Moinhos, Rua 30 de Novembro e Rua 14 de Setembro)
Assim parece-me ajustado usar este CP7
Pelo geo.ctt.pt é possível localizar que os restantes CP7 se encontram a Oeste de Santo André, enquanto que a A.S. se encontra a Este.
Lamento discordar mas não é de facto verdade. Eis as ruas que se conseguem ver no conjunto das fontes Bing, Google Maps e Geo CTT:
  • Rua 5 de Outubro
  • Rua dos Moinhos
  • Rua do Cabeço
  • Rua 30 de Novembro
  • Rua da Igreja Velha
  • Rua 14 de Setembro
  • Rua 1º de Novembro
  • Rua Doutor Francisco Sá Carneiro
  • Rua de Santo António
Todas estas têm de facto código postal 3840-553. A maioria fica a leste da EN 109 (que atravessa Santo André), mas algumas ficam a oeste.

Depois há outras vias com o CP7 3840-553, que não vêm em mapa nenhum:
  • Rua da Carapinheira
  • Rua do Polidesportivo
  • Beco da Fonte
  • Beco 30 de Novembro (o qual talvez se possa partir do princípio que é junto à rua do mesmo nome)
  • Travessa de Santo António (que talvez se possa também deduzir ser junto à rua do mesmo nome)
Com outros CP7, só consegue ver-se nos mapas:
  • Rua da Igreja (= Rua da Igreja Nova da lista dos CTT?) 3840-559
  • Estrada Nacional 109 3840-560
Não sei por isso onde são as restantes vias da lista do código postal:
  • Beco da Igreja Nova 3840-558 (embora talvez se possa deduzir que é perto da Rua da Igreja Nova, apesar de ter CP7 diferente)
  • Rua dos Santos 3840-559 (o Geo CTT diz que há uma Rua Dom António dos Santos, que muito duvidosamente será a mesma, até porque, segundo o Geo CTT, este é o nome da EN 109 quando passa por Santo André; e a EN 109 tem outro CP7)
  • Rua da Azenha 3840-560 (a Rua da Azenha que o Geo CTT mostra é na outra localidade mais a sul)
  • Beco da Paula 3840-560
Por tudo isto, não me parece infelizmente possível, de modo nenhum, garantir que à área de serviço ou aos seus acessos não fosse atribuído um CP7 diferente de 3840-553, caso os CTT quisessem atribuir-lhe um.

O raciocínio genérico do CarlosManta é bom, no entanto, e, na minha opinião, deve ser aplicado em casos onde possa ser aplicado, como já o fiz outras vezes. Simplesmente aqui parece-me que não há razões suficientemente sólidas para acreditar que este seria o CP da A.S. Continuo por isso a dizer que se deve usar apenas o CP4 3840.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
CarlosManta wrote:Como se pode ver neste mapa (Bing Maps, ex-live), todas ruas perto da A.S. partilham do mesmo CP7, 3840-553 (Santo André)
(Rua dos Moinhos, Rua 30 de Novembro e Rua 14 de Setembro)
Assim parece-me ajustado usar este CP7
Pelo geo.ctt.pt é possível localizar que os restantes CP7 se encontram a Oeste de Santo André, enquanto que a A.S. se encontra a Este.
Lamento discordar mas não é de facto verdade.
Todas estas têm de facto código postal 3840-553. A maioria fica a leste da EN 109 (que atravessa Santo André), mas algumas ficam a oeste.

Com outros CP7, só consegue ver-se nos mapas:
  • Rua da Igreja (= Rua da Igreja Nova da lista dos CTT?) 3840-559
  • Estrada Nacional 109 3840-560
Não sei por isso onde são as restantes vias da lista do código postal:
  • Beco da Igreja Nova 3840-558 (embora talvez se possa deduzir que é perto da Rua da Igreja Nova, apesar de ter CP7 diferente)
  • Rua dos Santos 3840-559 (o Geo CTT diz que há uma Rua Dom António dos Santos, que muito duvidosamente será a mesma, até porque, segundo o Geo CTT, este é o nome da EN 109 quando passa por Santo André; e a EN 109 tem outro CP7)
  • Rua da Azenha 3840-560 (a Rua da Azenha que o Geo CTT mostra é na outra localidade mais a sul)
  • Beco da Paula 3840-560
Desculpa, mas é verdade. Se leres com atenção, eu não escrevi que todas as desse CP7 estão a Leste, o que escrevi foi diferente, foi que as que não têm estão a Oeste. Isso mantém-se em absoluto, sim assumindo que os becos são transversais às ruas com o mesmo CP7, o que não me parece uma assumpção irrealista.
Por outras palavras, todas as ruas na vizinhança da A.S. têm o mesmo CP7, sem excepção, por isso recomendo usar esse. 3840-553 (Santo André)
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

E eu volto a dizer: todas as ruas a leste que sabemos onde são têm esse CP7. Quanto a mim, não é suficiente, até porque a maior parte dos outros CP7 não sabemos onde são.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Não há dúvidas: o limite da freguesia, conforme está marcado no mapas.igeo.pt, é a estrada a leste que vai da ponta sul da área de serviço ao encontro da Rua da Liberdade com a Rua da Infância...
Francamente não vejo a relevância de saber em que freguesia está a área de serviço. Se existir uma localidade bem mais próxima, para quê ir para uma mais longe? Para mim o que está em causa é apenas uma maior aproximação geográfica entre as coordenadas onde as notas são obtidas e onde são registadas. Mas admito que alguém tenha essa opção, desde que a diferença de distâncias não seja excessiva. Já poderia ser mais sensível na escolha do dot correcto, por exemplo.
lmviterbo wrote:Quando digo que a área de serviço é mais próxima de Quintã do Loureiro estou a referir as ruas mais próximas e não os centros das localidades.
Se vais usar apenas o CP4, deves considerar o "centro" da localidade e não as ruas mais próximas.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Desculpa, mas é verdade. Se leres com atenção, eu não escrevi que todas as desse CP7 estão a Leste, o que escrevi foi diferente, foi que as que não têm estão a Oeste. Isso mantém-se em absoluto, sim assumindo que os becos são transversais às ruas com o mesmo CP7, o que não me parece uma assumpção irrealista.
Por outras palavras, todas as ruas na vizinhança da A.S. têm o mesmo CP7, sem excepção, por isso recomendo usar esse. 3840-553 (Santo André)
Hã… Estive a ver tudo outra vez com atenção. De facto, o CarlosManta tem bastante mais razão do que eu dizia. Ao contrário do que eu disse, é possível deduzir onde são todos os CP7 que não vêm em nenhum mapa. E são de facto todos distantes da A.S., sendo que as ruas próximas têm todas o mesmo CP7. Por isso dou o dito por não dito e recomendo o mesmo que o CarlosManta para esta área de serviço: Santo André (3840-553).

Nota: o exercício de se adivinhar o CP7 que os CTT pretenderão atribuir a um ponto que não o tem é, na minha opinião, válido, como já disse e já apliquei de outras vezes. De facto não é 100% garantido que os CTT vão fazer aquilo que nos parece lógico mas, para efeitos de geolocalização para o EBT concordo com o CarlosManta que este exercício deve ser feito sempre que possível.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:
lmviterbo wrote:Quando digo que a área de serviço é mais próxima de Quintã do Loureiro estou a referir as ruas mais próximas e não os centros das localidades.
Se vais usar apenas o CP4, deves considerar o "centro" da localidade e não as ruas mais próximas.
Não posso concordar. Ora vê o seguinte:
Ponto entre vilas.jpg
Ponto entre vilas.jpg (9.48 KiB) Viewed 2781 times
Na tua opinião, o ponto vermelho está mais perto da localidade de cima ou da de baixo? Eu acho que é da de cima; no entanto está mais próximo do centro da de baixo.

No caso em questão, estive a ver com atenção rua a rua na lista do código postal e não retiro o que disse. A Rua da Liberdade atravessa duas freguesias. E, se bem que para os CTT não haja Rua da Liberdade na Quintã do Loureiro, a verdade é que pela lógica tem mesmo de ser aí o troço norte desta rua. E a Rua de Val Covo (ou, em rigor, o prolongamento dessa rua, aparentemente ainda não alcatroado à data das fotos dos mapas) é quase coladinha à área de serviço.

Eu sei que, com o servidor do INE em baixo, não conseguimos ver os limites exactos das localidades mas parece-me perfeitamente razoável assumir que a Quintã do Loureiro vai (ou devia ir) até ao limite da freguesia, englobando por isso a própria A.S.

(Além disso, repara que estás a lidar com os pontos onde está escrito o nome de localidade nos mapas Google e Bing, e não com os centros de massa dessas localidades, que não viste em lado nenhum, julgo eu.)
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Castanhola »

Se olhares para o início dos dois aglomerados urbanos na imagem que eu coloquei verás que as distâncias não são assim tão diferentes entre si, quando comparadas com a posição dos centros dos aglomerados. E de qualquer modo pareceu-me que o centro indicado pelo GoogleMaps estava razoavelmente próximo do centro do aglomerado de casas. O IGeo colocava o "centro" de Quintã do Loureiro ainda mais longe.

O que me parece é que numa situação destas, com as distâncias envolvidas, mesmo no caso do teu esquema, admito qualquer uma das duas soluções.

Image

Ainda tempo para um esclarecimento: quando falo em distâncias mais próximas, neste âmbito, refiro-me a distâncias medidas em "linha recta".
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Pronto, já alterei o meu post, propondo Quintã do Loureiro para a área norte e Taboeira para a área sul, e acrescentando que, em função da discussão que isto gerou, a decisão não é definitiva e se aceitam ambas as localidades para ambas as A.S.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Área de serviço de Vila Velha de Ródão na A23

Post by Castanhola »

Área de serviço de Vila Velha de Ródão na A23 (39.573394,-7.782537) - http://maps.google.com/maps?q=39.573394,-7.782537&z=16" onclick="window.open(this.href);return false;
Localidade: Silveira 6030-021 (39.575006,-7.776169) - http://maps.google.com/maps?q=39.575006,-7.776169&z=16" onclick="window.open(this.href);return false;
Freguesia: Fratel
Concelho: Vila Velha de Rodão
Distrito: Castelo Branco
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

100% de acordo. Se alguém quiser contribuir, o formato do Castanhola para a informação é excelente.
(melhor só mesmo o lmviterbo, que indica a marca do combustível e da restauração, bem como o formato correcto)
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante)

Post by Castanhola »

Em tempos registei cinco notas na área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante):
http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=50979894" onclick="window.open(this.href);return false;

Como andava na caça ao dot a decisão pela localidade revelou-se algo complicada, acabando por optar pelo critério da localidade mais próxima:

Área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante) (37.12538,-7.770778) - http://maps.google.com/maps?q=37.12538,-7.770778&z=16" onclick="window.open(this.href);return false;
Localidade: Estiramanténs 8800-504 (37.1191,-7.75208) - http://maps.google.com/maps?q=37.1191,-7.75208&z=16" onclick="window.open(this.href);return false; - http://www.bing.com/maps/default.aspx?v ... &encType=1" onclick="window.open(this.href);return false;
Freguesia: Santo Estêvão
Concelho: Tavira
Distrito: Faro

A questão é que a localidade acabou por ficar no dot a sul da área de serviço, por esta se encontrar demasiado próxima do limite do dot. Mas também não há muitas escolhas:

1. A área de serviço está na freguesia de Moncarapacho, concelho de Olhão
2. A localidade mais próxima, Estiramanténs, está na freguesia de Santo Estêvão, concelho de Tavira
3. A segunda localidade mais próxima, a acreditar no SIG do INE, será Barrocais, na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira, que está no dot correcto.

Na altura em que isto foi definido, há exactamente um ano, definiram-se as coordenadas de Estiramanténs baseadas nos mapas da Microsoft e do IGEO (que estão cerca de 100 metros a sul do limite do dot). Agora consultando a informação do SIG do INE vê-se claramente que a localidade é atravessada pelo limite dos dots, mas que o "centro de massa" dos limites definidos no INE até estão no dot da área de serviço. Devo manter as coordenadas inicialmente definidas, tendo apenas em consideração a informação dos mapas da Microsoft e do IGEO ou devo redefinir as coordenadas para a localidade ficar no dot mais acima (como parece indicar o INE). Que te parece lmviterbo?

Reparem que para mim é indiferente, pois tenho apenas um desses dots, de modo que ficar com um ou com outro é indiferente neste momento. Aliás devo ainda ir ao Algarve em Setembro e já tenho planeado registar nesses dois dot, como faço habitualmente nestas situações (já tive outras situações semelhantes).

Depois há ainda a questão do nome: 8O
INE: Estiramantens
Bing: Estiramantens e Esteiramanténs
IGeo: Esteiramantens
CTT: Estiramantens
e não me recordo se consultei outras fontes na altura, mas agora parece-me claramente que o nome correcto será mais Estiramantens (sem acento).
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante)

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:Em tempos registei cinco notas na área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante):
http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=50979894" onclick="window.open(this.href);return false;


Área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante) (37.12538,-7.770778) - http://maps.google.com/maps?q=37.12538,-7.770778&z=16" onclick="window.open(this.href);return false;
Parece-me que tens que as corrigir a todas. :twisted:
A melhor localidade parece-me ser Foupana. (Freguesia de Moncarapacho, Concelho de Olhão)
http://mapa.cm-olhao.pt/" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
Fazenda Nova, Moinho do Tesouro e Monte do Tesouro não existem para os CTT.
Foupana está como localidade nos CTT e tem CP7 próprio. Para além disso está na freguesia de concelho correctos. Parece-me melhor escolha que as outras sugestões que indicas.
O CP7 é 8700-073
Assim fica Foupana (8700-073)
A Área de Serviço é da Cepsa.
http://www.cepsa.com/productos/jsp/loca ... resultados" onclick="window.open(this.href);return false;
Se concordarem, acrescento ao Guia.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante)

Post by Castanhola »

Acontece... Na altura devo ter eliminado essa hipótese pelo facto de os mapas da Microsoft a colocar no meio de nada, ou talvez pela dualidade do IGeo. :oops: Atenção que o INE não indica a Foupana nem outras localidades que indicas (ou seja, também não é infalível).

Mas os mapas apresentam duas Foupanas, incluindo a do SIG da CM Olhão:
A tua no dot a sul: http://scrif.igeo.pt/ASP/topo_cr.asp?XX ... 714&topo=0" onclick="window.open(this.href);return false;
Outra no dot correcto: http://scrif.igeo.pt/ASP/topo_cr.asp?XX ... 712&topo=0" onclick="window.open(this.href);return false;

Ou será que é a mesma Foupana, que nesse caso atravessa também os dois dots, embora tendencialmente mais no dot a norte? Provavelmente será a mesma, já que o IGeo a classifica como POVI. Isto para a definição das coordenadas (e, consequentemente, do dot).

De qualquer modo mantém-se a dúvida nas coordenadas de Estiramantens. O SIG da CM Olhão diz que é Esteiramantens. 8O
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Área de serviço de Olhão na A22 (Via do Infante)

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:Provavelmente será a mesma, já que o IGeo a classifica como POVI. Isto para a definição das coordenadas (e, consequentemente, do dot).

De qualquer modo mantém-se a dúvida nas coordenadas de Estiramantens. O SIG da CM Olhão diz que é Esteiramantens. 8O
No site da CM de Tavira (a que pertence Estiramantens), aparece sempre a grafia sem acentos, por exemplo no PDM:
http://www.cm-tavira.pt/cmt/index.php?m ... 68&meid=-1" onclick="window.open(this.href);return false;
Nos CTT também aparece "Estiramantens" com essa grafia e sem acentos. O "e" de esteira e o acento de manténs julgo estarem errados.

Também estranho a duplicações de entradas, mas seria estranho serem duas localidades com o mesmo nome, na mesma freguesia, e a poucos metros uma da outra. Se não te importas, deixo a definição das coordenadas ao teu critério. Sei que é complicado por calhar na fronteira entre dois Dots, mas tenho a certeza que vais decidir da melhor maneira.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Peço desculpa por não ter dado nenhuma contribuição em relação a estes dois casos.

Só uma nota em relação ao nome "Estiramant*ns". Independentemente das grafias "oficiais", pode sempre descobrir-se qual é a grafia correcta, se se souber como é que se pronuncia, porque as regras da acentuação são inequívocas. Isto a não ser que se possa pronunciar de duas maneiras, claro.

"Estiramanténs", com acento, pronuncia-se estira-manténs (como em "tu manténs", do verbo manter)
"Estiramantens", sem acento, pronuncia-se estira-mântens, o que não é muito fácil de dizer (rima com um imaginário plural de "cantem" ou "jantem", *cantens / *jantens)

É de notar que não existe nenhuma palavra em português com a terminação "-antens" (a não ser esta, se existir, o que duvido), e existe uma apenas com a terminação "-anténs" ("manténs"). Não é de facto suficiente para estabelecer certezas, embora eu desconfie, como disse, que esta leve acento.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”