Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
User avatar
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1753
Joined: Thu Sep 08, 2005 3:48 pm
Location: Cascais, Portugal

Novas notas de euro

Post by Ord€p »

A partir do próximo, a probabilidade de se ter um hit com notas antigas, vai baixar bastante.
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Novas notas de euro

Post by Eureka.72 »

Ord€p wrote:A partir do próximo, a probabilidade de se ter um hit com notas antigas, vai baixar bastante.
Se para mim neste momento hitar não passa de uma miragem, :roll: só acontecendo por obra e graça de outros :mrgreen: um autêntico "milagre" então a partir do próximo ano vai ser "impossível"... Image Image
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 830
Joined: Fri Sep 21, 2012 6:33 pm

Re: Novas notas de euro

Post by portaonze »

Ok, mas se forem tirando de circulação somente uma denominação por ano, as notas de 2002 ainda circularão até 2019.
Ainda vai haver hits com as velhotas para todos nós.
:D :D :D :D :D
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de euro

Post by lmviterbo »

Site oficial sobre as novas notas: http://www.novas-notas-de-euro.eu" onclick="window.open(this.href);return false; (em cima podem escolher a língua).
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Novas notas de euro

Post by Eureka.72 »

lmviterbo wrote:Site oficial sobre as novas notas: http://www.novas-notas-de-euro.eu" onclick="window.open(this.href);return false; (em cima podem escolher a língua).
Do mal o menos, em princípio serão mais RESISTENTES e mais DURADOURAS. :roll:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Novas notas de euro

Post by Montgomery Burns »

A partir de 2020 também deixaremos de contar com a (já rara) combinação :flag-be: T/Z. O banco central belga vai encerrar a sua impressora por esta não ser viável (há muito que apenas imprime :note-50: ).
La Banque nationale (BNB) a décidé de mettre fin aux activités de son imprimerie d’ici 2020.


«Nous avons étudié ces 18 derniers mois les possibilités d’avenir de l’imprimerie», justifie le directeur Jean Hilgers, responsable pour l’imprimerie au Tijd. «Il est vite apparu qu’un futur en tant qu’imprimerie indépendante n’était pas viable. Le volume de production devrait doubler pour ce faire et passer de 250 à 500 millions de billets de banque par an.»

Le scénario d’une reprise n’est pas non plus envisagé.

A partir de 2020, la BNB, une des rares banques centrales de la zone euro à encore disposer de sa propre imprimerie, fera imprimer ses coupures par d’autres institutions.

Selon la BNB, ce changement n’entraînera aucun licenciement. Une partie des travailleurs seront pensionnés ces prochaines années et le reste sera replacé au sein de la Banque.
http://www.lavenir.net/article/detail.a ... 4_00231702" onclick="window.open(this.href);return false;

Discussão no fórum francófono :arrow: http://forum.eurobilltracker.com/viewto ... =9&t=55127" onclick="window.open(this.href);return false;
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Novas notas de euro

Post by Eureka.72 »

Montgomery Burns wrote:A partir de 2020 também deixaremos de contar com a (já rara) combinação :flag-be: T/Z. O banco central belga vai encerrar a sua impressora por esta não ser viável (há muito que apenas imprime :note-50: ).
Assim vai ser impossível apanhar o Nº1 nas :flag-be: T/Z... :roll: :?
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
User avatar
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 899
Joined: Fri Apr 29, 2011 6:46 pm
Location: Penafiel - Portugal

Re: Novas notas de euro

Post by A. Simões »

Já é conhecida a nova nota de 5€
Angelo Campos
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 14
Joined: Tue Jun 26, 2012 12:19 am

Re: Novas notas de euro

Post by Angelo Campos »

Baseado na numeração destas novas notas de 5 euros temos para a segunda letra o seguinte:
UB1016471792 - 43;
UD2013580935 - 45;
VA0750485684 - 52;
Assim deduzo o seguinte:
A letra inicial U correspondente a França (4) tem como correspondência à segunda letra o seguinte:
A - 2, B - 3, C - 4, D - 5.
A letra inicial V correspondente a Espanha (5) tem como correspondência à segunda letra a mesma correspondência acima indicada.
Desconheço se existem mais notas em que se veja a numeração, para poder analisar quando termina a segunda letra.
Assim se alguém encontrar mais numerações de notas poderia colocá-la aqui para se tentar descobrir mais pormenores.
Já o código curto, só encontrei um mas como não está muito legível não sei quais as regras a que obedece.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de euro

Post by lmviterbo »

Parece-me tratar-se de uma simples prova dos nove, tal como o era antes da introdução da segunda letra. (Uma coisa demasiado básica, para dígito de controlo, de resto.)

Exemplo. Como encontrar o último dígito no caso do 1º número de série:

Se a cada letra lhe dermos a seu valor decimal (do código ANSI) e somarmos todos os algarismos, o último é o que fica a faltar para que a soma seja divisível por nove.
  • UB101674179 = 85+66 + 1+0+1+6+7+4+1+7+9 = 151 + 36 = 187
  • faltam 2 para somar 189, que é múltiplo de 9
ou, com o método da prova dos nove,
  • UB = 85+66 = 13+12 = 4+3 = 7
  • 101674179 = 2+17+17 = 2+8+8 = 18 = 0
  • 7+0 = 7
  • faltam 2 para somar 9
Nota. Valores decimais dos carateres:
65 A
66 B
67 C
68 D
69 E
70 F
71 G
72 H
73 I
74 J
75 K
76 L
77 M
78 N
79 O
80 P
81 Q
82 R
83 S
84 T
85 U
86 V
87 W
88 X
89 Y
90 Z
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de euro

Post by Castanhola »

Isso não estará já disponível algures? :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Angelo Campos
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 14
Joined: Tue Jun 26, 2012 12:19 am

Re: Novas notas de euro

Post by Angelo Campos »

Fartei-me de procurar e não encontrei nada.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Novas notas de euro

Post by lmviterbo »

Vídeo do BCE sobre a nova nota de 5 euros, agora em português: http://youtu.be/dnbNyU0fBkc" onclick="window.open(this.href);return false;
User avatar
rui oeiras
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 861
Joined: Fri Feb 18, 2005 12:46 pm
Location: oeiras

Re: Novas notas de euro

Post by rui oeiras »

lmviterbo wrote:Vídeo do BCE sobre a nova nota de 5 euros, agora em português: http://youtu.be/dnbNyU0fBkc" onclick="window.open(this.href);return false;
Bonito,vocês andam sempre em cima do acontecimento :wink:
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Novas notas de 5 (série Europa, ou «as francesinhas»)

Post by lmviterbo »

Abro este tópico para falarmos aqui das novas notas. E começo eu com uma notícia fresquinha:

Finalmente, temos um terceiro português a registar as novas notas (o segundo foi o discreto joobs, que registou apenas uma nota — em Évora!).

Bom trabalho, João Rodrigues (cafe mélita) (não anda aqui pelo fórum, pois não?). Pelos vistos, as notas já começam a chegar ao comércio. No CP7 em que estas notas foram registadas não há, que eu saiba, nenhum banco nem multibanco. Mas também não há no código postal em que o joobs registou a nota dele, pelo que é sempre possível que tenham registado o CP7 de casa ou doutro sítio qualquer que não exatamente o local onde a nota foi encontrada.
Last edited by lmviterbo on Sat May 04, 2013 3:15 am, edited 1 time in total.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”