[Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Programa cp3.py - Rápido, eficiente, robusto
Estou francamente impressionado com isto!

Afinal correr isto é muito mais simples do que eu tinha feito nos testes, sem IDLE nem parvoíces do género. Os ficheiros com listagens são excelentes para depois podermos fazer no Excel os gráficos e tabelas que quisermos, se estivermos para aí virados.

Um pedido, se não for muito complicado (mas imagino que seja, por ser diferente conforme o sistema operativo): era muito mais prático que os ficheiros criados ficassem todos numa pasta criada à parte só para isso. Assim posso manter o ficheiro das notas numa pasta genérica, que me serve para usar com outros programas e fazer outras estatísticas, e uma subpasta daquela onde está o cp3.py ou daquela onde está o ficheiro de notas conteria os ficheiros criados pelo cp3.py.

Nota: como cp3.py é um nome pouco prático, resolvi chamar à pasta onde pus o programa Castanhola Pai, homenageando o autor, que não só é como um pai para os caçadores de códigos postais como virá certamente a criar mais programas maravilha em Paiton.

Entretanto, a Google resolveu dar-me acesso ao Google Maps Engine (provavelmente porque já tinha feito dezenas de mapas no Engine Light, ou então tenho lá amigos, ou dão a toda a gente, não sei) — de modo que talvez tente usar a listagem de ZCP para fazer um mapa das ZCP conquistadas. Não faço ideia quão simples ou complicado será.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Os ficheiros com listagens são excelentes para depois podermos fazer no Excel os gráficos e tabelas que quisermos, se estivermos para aí virados.

O que me levou a fazer essas listagens foi mais saber se tinha CP3 conquistados apenas com CP4 do tipo Codex e coisas do género. Pensava que não, mas tenho alguns. O que significa que os irei caçar novamente, mas com CP4 terminados em 0 ou 5.

lmviterbo wrote:Um pedido, se não for muito complicado (mas imagino que seja, por ser diferente conforme o sistema operativo): era muito mais prático que os ficheiros criados ficassem todos numa pasta criada à parte só para isso. Assim posso manter o ficheiro das notas numa pasta genérica, que me serve para usar com outros programas e fazer outras estatísticas, e uma subpasta daquela onde está o cp3.py ou daquela onde está o ficheiro de notas conteria os ficheiros criados pelo cp3.py.

Não é nada complicado. Arrasta-se uma diretoria ou um ficheiro contido da diretoria para lá e pronto. Se não se fizer nada os resultados saem na diretoria do ficheiro de notas como atualmente. Isso é muito fácil. Já ler uma diretoria escrita pelo utilizador poderá ser um pouco mais complicado, mas também se resolve. Aliás já está quase feito.

Mas antes de sair uma nova versão queria que dissessem se querem que inclua mais alguma coisa. A escolha das cores, por exemplo, parece-vos bem? Além da possibilidade que implementei podia prever três ou quatro combinações de cores pré-definidas, o que depois requeria apenas a entrada de um único algarismo, de 1 a 4, por exemplo, em vez de termos de entrar três números hexadecimais de seis dígitos cada um. Para isso podia usar as combinações de cores que alguns de vós sugeriram, em tempos, neste post e também neste. Mas 10 combinações são muita fruta.

De momento estou a reescrever e simplificar o algoritmo de validação dos CP3, CP4, CP7 e ZCP, que ficou operacional mas demasiado confuso, com demasiados níveis e sub-níveis de decisão. Primeiro com os avanços e recuos do que seria ou não para validar e depois a inclusão de outras tantas validações à última hora. Prefiro uma solução mais elegante. Vou também incluir nos ficheiros de resultados a lógica da validação, o que para alguns pode estar um pouco nebuloso.

lmviterbo wrote:Nota: como cp3.py é um nome pouco prático

Tens sempre a possibilidade de tirar o ponto do meio, o que também não fica mal. :roll:

lmviterbo wrote:Entretanto, a Google resolveu dar-me acesso ao Google Maps Engine.

Confesso que não sei exatamente o que isso é e também ainda não me dei ao trabalho de procurar. :|
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Mas antes de sair uma nova versão queria que dissessem se querem que inclua mais alguma coisa. A escolha das cores, por exemplo, parece-vos bem?
As cores que tu escolheste por omissão funcionam bem. Eu gosto mais de outro conjunto de cores mas, para picuinhas como eu, deixaste a coisa muito fácil de modificar. Para pessoas menos afoitas, falta apenas o programa dizer que basta clicar em Enter para aceitar as cores que lá estão. (Estou a dizer isto de cor; tenho ideia que não está lá dito em lado nenhum.)

A única coisa que eu adorava que fosse acrescentado era um bingo das ZCP ou, melhor ainda, um mapa das ZCP conquistadas. A minha «solução» do Google Maps Engine, se eu a conseguir fazer, funcionará apenas para mim (porque não sei fazer genericamente). :/
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

Disponibilizada a versão 1.0a do cp3.py que corrige um erro de programação estúpido que fazia com que a execução do programa abortasse quando não eram detetados erros no ficheiro de notas. Perdi imenso tempo a testar o programa para que não rebentasse com os erros e deixei-o a rebentar na ausência de erros. Ou seja, era uma versão robusta, mas só quando havia erros. :oops: :? :mrgreen:

Quanto a novidades, só têm de esperar pela versão 1.1. Vamos a ver se é desta que esta maravilha tem um cantinho reservado na priomeira página do tópico. :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

Grande Viterbo. Com as alterações nos CTT que fecharam lojas a torto e direito, lembrei-me de verificar alguns dos CP3 e empanquei logo no primeiro.

No ficheiro de códigos postais dos CTT atualizadíssimo apenas encontro o CP3 989 para o Posto de Correios de Espinhel (3750), que fica aqui.
Espinhel;3750;989;PC ESPINHEL
Aparentemente muitas estações dos correios passaram a funcionar como lojas em parceria em juntas de freguesia e afins, como parece ser o caso desta.

Mas se procurares no site dos CTT aparece a seguinte informação:
ESPINHEL (ÁGUEDA)
Loja CTT em parceria
RUA DO CANTO, Nº 36, ESPINHEL Veja a localização
3750-403 ESPINHEL

com o CP3 que neste caso é o mesmo para toda a localidade. Já noutros casos os CTT mostram no site o CP3 correspondente ao arruamento, embora no ficheiros de códigos postais mostrem o que parece ser o antigo CP3 do Posto de Correios. Noutros casos ainda não há confusão porque usa o mesmo nas duas fontes.

Será que nos casos em que não são iguais é porque o antigo posto dos correios era noutro local? Se é assim, porquê manter o "antigo" CP3 no ficheiro com os códigos postais? Já viste esta questão? Que te parece que se faça se por acaso alguém lá registar uma nota?
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Atentíssimo Castanhola,

Pois é, eu não tinha pensado nessa questão ainda.

Ora o caso que apresentas é de facto particularmente emblemático, porque esse Posto de Correios (PC) era o único ponto do país com o CP3 989. Se desaparece, desaparece esse CP3.

Primeira questão que se põe: nesse caso em particular, tenho a impressão de que não existia nenhum posto de correios em Espinhel antes da restruturação. Ora vê esta notícia de 2004, que fui descobrir aqui:
Soberania do Povo, via História Postal nos órgãos de comunicação social wrote:Já está a funcionar
POSTO DE CORREIOS

O Posto de Correios da Borralha já está a funcionar, na sede da Junta de Freguesia e desde 9 de Março, entre as 9 e as 13, as 14 e as 18 horas.
Todos os dias úteis.
O funcionamento dos Postos de Cor-reios nas sedes das Juntas de Freguesia resulta de um protocolo oportunamente negociado pela Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e implica prestação de serviços, por tempo definido - nos mesmos moldes em que funcionam as tra-dicionais estações de Correios.
No caso da Borralha (a segunda Junta de Freguesia do concelho de Águeda a aderir, a primeira foi Espinhel), presta ser-viços, por exemplo, de
caixa de correio normal e azul, venda de selos e registos, serviço de avisos, aceitação de cobranças, pagamento de luz eléctrica e de vales.
Um bom apoio local à população borralhense, não há dúvidas.

in Soberania do Povo, 2004/03/19
http://www.soberaniadopovo.pt/news_show.htm?id=7912" onclick="window.open(this.href);return false;
Estarei a interpretar bem? Alguém conhecia uma estação / um posto de correios em Espinhel antes de existir esta Loja CTT em parceria com a junta de freguesia? (Tenho amigos de Recardães. Se mais ninguém souber, talvez eles me saibam dizer.)

Seja como for:
  • Porque é que a pesquisa do código postal em distrito: Aveiro / concelho: Águeda / Localidade: Espinhel dá a resposta "Não foram encontrados resultados que coincidam com a sua procura"?
    Porque é que a pesquisa da morada para o código postal 3750-989 me dá, corretamente, o resultado "PC ESPINHEL / Espinhel" mas a pesquisa dos Pontos CTT dá 3750-403 como referiste?
    E afinal, a Loja CTT mantém ou não o CP3 989? (Eu diria que sim, e o erro é da base de dados associada à ferramenta de pesquisa de Pontos CTT, e não o contrário.)
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

Estive a verificar nos ficheiros com os códigos postais dos CTT que vou guardando desde 2007 e apenas a partir de 2010-07-20 é que aparece o CP3 para o PC de Espinhei. Antes disso tenho ficheiros 2007-11-24, de 2008-04-23 e de 2008-08-11 onde esse CP3 não aparece nem qualquer posto de correios em Espinhel.

Qual a tua sugestão então? Usar o CP3 para o posto dos CTT definido no ficheiro dos códigos postais, mesmo quando o posto dos correios é uma loja em parceria e mesmo quando o CP3 indicado na procura de pontos CTT não coincide com o indicado na ficheiro dos códigos postais? É capaz de ser a melhor opção, não?
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Estive a verificar nos ficheiros com os códigos postais dos CTT que vou guardando desde 2007 e apenas a partir de 2010-07-20 é que aparece o CP3 para o PC de Espinhei. Antes disso tenho ficheiros 2007-11-24, de 2008-04-23 e de 2008-08-11 onde esse CP3 não aparece nem qualquer posto de correios em Espinhel.
Eu tenho bastantes mais versões guardadas aqui e o primeiro ficheiro em que este CP3 surge é mesmo esse de 2010-07-20. O anterior, de 2010-05-04, ainda não o tem. Nesta altura, os CTT só disponibilizavam um novo ficheiro de tempos a tempos e eu verificava todos os meses.
Castanhola wrote:Qual a tua sugestão então? Usar o CP3 para o posto dos CTT definido no ficheiro dos códigos postais, mesmo quando o posto dos correios é uma loja em parceria e mesmo quando o CP3 indicado na procura de pontos CTT não coincide com o indicado na ficheiro dos códigos postais? É capaz de ser a melhor opção, não?
Do ponto de vista dos CTT, o posto de correios ser uma loja em parceria é indiferente para o efeito de criação de um CP7 especial (com um CP4 não terminado em zero ou cinco): um CP7 especial é criado quando há um volume de correspondência que o justifique, independentemente de se tratar de uma grande empresa ou outra coisa qualquer. Esta Loja CTT, ou EC (Estação de Correios), teve, entre março de 2004 (data da sua criação) e julho de 2010 o CP7 genérico de Espinhel; só desde esta data tem CP7 próprio. Os CTT são lentos na atualização da lista de código postal mas não tão lentos que levem mais de 6 anos a fazer uma alteração, por isso presumo que durante os primeiros anos esta loja não tivesse volume de correspondência que justificasse um CP7 especial.

Do ponto de vista do EBTista, um CP7 especial é sempre bem-vindo, na minha opinião. Já que Portugal tem este sistema tão picuinhas de geolocalização através do código postal, então vamos aproveitá-lo ao máximo. Felizmente, o ponto definido para 3750-989 é ligeiramente diferente do que se define para 3750-403. Com mais escolha de CP7/CP3, os EBTistas ficam a ganhar neste jogo da Caça ao CP3, e podem até ficar a ganhar no jogo da conquista de pontos (não sei se haverá algum caso assim; duvido muito mas é bom sonhar :D ). Além disso, fica-se com uma maior precisão de dados das nossas viagens, o que é fantástico para alguns de nós com compulsão pela picuinhice (também chamada obsessão-compulsão).

Do ponto de vista dos manda-chuva das geolocalizações do EBT (tu e o Manta e eu, e quem mais cuidar da base de dados), o efeito é mínimo:
  1. Algumas pessoas, poucas, usarão a «pesquisa dos Pontos CTT», e registarão as suas notas desta Loja CTT no CP 3750-403.
  2. Algumas outra pessoas, poucas também embora previsivelmente talvez um pouco mais, usarão a ferramenta de pesquisa de códigos postais, e registarão essas mesmas notas no CP mais preciso 3750-989.
  3. Outras pessoas, provavelmente a maioria — e mesmo assim muito poucas certamente — pesquisarão diretamente no Google, e chegarão às conclusões mais variadas, conforme os termos que usarem na pesquisa.
  4. Por fim, um número de pessoas eventualmente superior a zero usará este fórum para fazer a pergunta aos entendidos.
Em suma, acho que o mais lógico é registar as notas obtidas na Loja CTT / EC de Espinhel no CP 3750-989 e é o que recomendo, mas não me choca nada que alguém registe em 3750-403.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

Eu referia-me apenas à conquista de CP3. Se era de considerar este CP3 ou não. Mas penso que a resposta está dada, para este e para casos semelhantes.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

Para que não digas que eu não mereço o céu... 8)
http://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=152740117" onclick="window.open(this.href);return false;

Este parece ser um daqueles casos em que os CTT ainda não eliminaram informação obsoleta da ficheiro dos códigos postais. O INE, por exemplo, e o Bing Maps ainda têm Estrada Principal (a escola é na Rua Comandante Bento e é aí que muda o nome da rua). Mas o café onde obtive a nota e outras instituições na dita Estrada Principal já indicam Rua da Escola. Os próprios números de polícia parece ter sido redefinidos, ou seja, parece haver uma numeração antiga que começava na ponta Poente, onde começa a Rua da escola, mas a numeração atual parece começar na ponta nascente onde era a Estrada Principal (quando lá passar novamente vou verificar com mais atenção). Atenção que no centro da localidade também há uma Rua Principal, de onde parte a rua da Escola (o número que está na cancela à direita da imagem é o número 1 num azulejo antigo, mas logo a seguir a numeração é da ordem dos setenta, com início na outra extremidade, na ponta nascente da Estrada Principal, e com números em metal, mais recentes). Provavelmente houve alguma "requalificação" da rua ou então é confusão daquela malta o que também não seria inédito.

Certo é que não quero ficar com um CP3 duvidoso, para que depois não digas que te ultrapasso com este tipo de truques, tipo Tinhoso de Vale de Cambra, a quem em tempos chamaste brasileira dos CP3. :mrgreen: Por falar nisto, já chegaste aos 700? :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Para que não digas que eu não mereço o céu... 8)
É quase certo que tens razão na escolha do CP3. No entanto, depois da trabalheira que tive a tentar perceber a zona, estou disposto a dar-te um indulto mas não a recomendar-te para entrada direta do Céu.

Estive a comparar os mapas Google e Bing (e os outros, que nesta zona são bem piores), e a percorrer as ruas no Google Street View. Chego à conclusão de que as marcações da Rua da Escola e da Rua Principal estão certas no mapa da Google e uma grande confusão no da Bing. Encontrei placas toponímicas no Google Street View que corroboram completamente as designações do Google Maps. Fiz um mapa para deixar claro onde é cada uma destas ruas e pontos de referência:

https://www.google.com/maps/d/view?mid= ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false; (clica no ícon de menu em cima à esquerda para poderes ver o menu).

Partindo do princípio de que o Google Maps está certo (e portanto também o meu mapa), o Café Restaurante Geada, onde obtiveste a nota, situa-se no início da Rua da Escola. É de notar que a morada oficial é Ladeira da Paula e não Rua da Escola. Tendo em conta onde fica a porta do café, isto parece-me errado, no entanto. (De qualquer modo, mesmo que prefiras agora mudar para Ladeira da Paula, nada muda na tua Caça ao CP3 porque já tens o 574.)

Em suma, se o Google Maps estiver certo (e consequentemente eu tiver razão, como creio), o Café Restaurante Geada fica de facto na Rua da Escola e o CP3 é de facto 3040-564, tal e qual como escolheste.

Mas porque é que, no máximo, mereces um indulto? É que, além de tudo isto, essa zona da antiga freguesia de Antanhol (freguesia agora englobada na União das Freguesias de Assafarge e Antanhol) é capaz de fazer parte da cidade de Coimbra, como dizem os Mapas INE. Ora verifica lá isso. Faz realmente sentido a cidade de Coimbra ser tão grande e incluir zonas tão rurais? Eu tentei procurar outras fontes mas não foi fácil.

Os CTT dividem a antiga freguesia de Antanhol em 8 localidades, incluindo Antanhol.

O INE, em toda a antiga freguesia, só reconhece como localidades Cegonheira (que os mapas Sapo, Google e Bing não assinalam) e uma parte da cidade de Coimbra. Segundo o INE, os limites da cidade são numa linha mais ou menos paralela à N110-2, uns 350 metros a sul.

O SIG da câmara não ajuda. Não só não tem os nomes das vias (ou pelo menos não encontrei maneira de os ver) como chama «Localidades» a dezenas de pontos que é impossível que o sejam (e ainda por cima não lhes define limites).

Resta verificar as placas de estrada.

Numa viagem pelo Street View, não encontrei uma única placa de identificação de entrada ou saída da suposta localidade Antanhol. Encontrei algumas placas de indicação da freguesia, isso sim. No entanto, encontrei uma série de placas de direção (setas) com o grafismo que é usado para localidades:
* A Travessa da Meada não é esta, em princípio, já que é uma outra em quase todas as fontes, incluindo o Google e a própria placa no Street View
** Mesmo cruzando várias fontes, não garanto que a empresa esteja localizada nesta via (nem que o nome da via esteja correto nos contactos da empresa)
*** Casa Meada parece ser o nome tradicional do "lugar". Em várias fontes, muitos dos comércios referidos aparecem com a morada «Lg. Casa Meada», onde Lg., deduzo eu, significa Lugar e não Largo
**** Depreendo que este é o nome da rotunda com as armas da freguesia, embore julgue que a farmácia estará em rigor fora do largo, mais exatamente na Rua dos Cantoneiros, onde se situa também a Padaria e Pastelaria MeadaGil, como se pode ver no Street View e na página de Facebook da empresa



Nota 1: estou inclinado a acreditar que «Estrada Principal» é uma designação antiga, como dizes, mas nem sequer é para esses lados, como marca o Bing. Em vez disso, acredito que «Estrada Principal» tenha sido o nome da N110-2 antes de se ter dividido em Estrada do Adro Velho e Estrada de Santo António, passando pelo Largo da Cruzinha.
Nota 2: encontrei a escola, cuja entrada poderá ficar na Rua Comandante Bento, como dizes, ou mais provavelmente numa travessa cujo nome me parece não figurar em lado nenhum (mas tem números de polícia independentes, como se pode ver nas casas do lado oposto da via).
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Partindo do princípio de que o Google Maps está certo (e portanto também o meu mapa), o Café Restaurante Geada, onde obtiveste a nota, situa-se no início da Rua da Escola. É de notar que a morada oficial é Ladeira da Paula e não Rua da Escola. Tendo em conta onde fica a porta do café, isto parece-me errado, no entanto. (De qualquer modo, mesmo que prefiras agora mudar para Ladeira da Paula, nada muda na tua Caça ao CP3 porque já tens o 574.)
Não, a morada oficial é mesmo Rua da Escola, que é o que está escrito no certificado emitido pela câmara municipal que está afixado no café. Isso é um erro desse site que consultaste. E de qualquer modo a entrada do café é mesmo pela Rua da Escola, portanto não há qualquer razão para ter Ladeira da Paula.
lmviterbo wrote:Mas porque é que, no máximo, mereces um indulto? É que, além de tudo isto, essa zona da antiga freguesia de Antanhol (freguesia agora englobada na União das Freguesias de Assafarge e Antanhol) é capaz de fazer parte da cidade de Coimbra, como dizem os Mapas INE. Ora verifica lá isso. Faz realmente sentido a cidade de Coimbra ser tão grande e incluir zonas tão rurais? Eu tentei procurar outras fontes mas não foi fácil.
Essa zona é uma confusão realmente. Nessa versão do INE está efetivamente englobada em Coimbra, mas se consultares a versão antiga (que infelizmente já não dá para consultar o terreno) vêm que aquilo está dividido numa série de "localidades" minúsculas que não fazem todas sentido, pelo menos atualmente. Já a Palheira, do outro lado do IC2, por exemplo, é uma localidade independente. Repara que o INE ao mudar da versão anterior para essa mais recente, que indicaste, tomou uma série de decisões que não estão de todo corretas. Na nova versão a cidade de Coimbra engloba Taveiro, por exemplo, o que penso que não faz sentido. De qualquer modo o INE chama-lhes "lugares INE" ou seja, são os lugares importantes para as suas análises estatísticas e que, do meu ponto de vista, não terão necessariamente de estar relacionadas com os limites reais das localidade. Provavelmente porque não se querem preocupar com isso mais que o necessário. Quanto ao SIG da CMC também não o uso, porque não indica os arruamentos, como referiste, o que é uma grande limitação.
lmviterbo wrote:Nota 1: estou inclinado a acreditar que «Estrada Principal» é uma designação antiga, como dizes, mas nem sequer é para esses lados, como marca o Bing. Em vez disso, acredito que «Estrada Principal» tenha sido o nome da N110-2 antes de se ter dividido em Estrada do Adro Velho e Estrada de Santo António, passando pelo Largo da Cruzinha.[/i]
Nota 2: encontrei a escola, cuja entrada poderá ficar na Rua Comandante Bento, como dizes, ou mais provavelmente numa travessa cujo nome me parece não figurar em lado nenhum (mas tem números de polícia independentes, como se pode ver nas casas do lado oposto da via).
Penso que essa designação de estrada principal fazia sentido e existia antes, pois seria de facto a via principal de acesso à povoação. O que se passou foi que essa zona foi requalificada e sofreu grande obras há uma série de anos e provavelmente acharam que seria melhor fundir as duas vias numa única. Do meu ponto de vista havia e ainda há a Rua Principal, que é a principal via na parte mais antiga da povoação, e havia esta Estrada Principal que era o acesso principal à povoação. É a minha teoria. A existência da Estrada Principal naquele local é confirmada pela versão antiga do INE (que também não está isenta de erros, pois coloca a Ladeira da Paula a começar um pouco mais acima, quando começa mesmo ali junto ao Café Geada, pois tem lá uma placa).

Quanto à escola a entrada principal é na Rua Comandante Bento. A outra de que falas, deverá ser a Travessa da Escola, mas não tem placa (estive lá).

Tenho de atualizar a minha contagem de CP3, mas primeiro queria ter tempo de terminar a nova versão do cp3.py que infelizmente ainda não tem honras de figurar no primeiro post do tópico. :| Qualquer dia levas um baile. É uma promessa antiga que espero conseguir realizar antes de não haver mais CP3 para conquistar... :twisted: :roll: :mrgreen: :wink:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Boa, bom trabalho, obrigado pelas respostas detalhadas.
Castanhola wrote:Tenho de atualizar a minha contagem de CP3, mas primeiro queria ter tempo de terminar a nova versão do cp3.py que infelizmente ainda não tem honras de figurar no primeiro post do tópico. :| Qualquer dia levas um baile.
Desculpa ainda não ter posto o teu cp3.py (CP3 é abreviatura, como todos sabemos, de Castanhola Python 3) mas é que ainda preciso de reformular todo aquele primeiro post, e nunca me dei a esse trabalho. Também embirro um bocadinho com a forma como tenho de alterar as cores daquilo, mas não é por isso que não está lá.

Entretanto, o Ord€p já me deve ter ultrapassado ou andará lá quase. E tu serás o próximo, imagino. É que, desde que dei o meu carro para abate, os CP7 novos têm sido muitíssimo menos. E, como consequência, nos últimos 10 meses só conquistei 2 CP3 novos. :( Como, ainda por cima, ao atualizar algumas notas, perdi um, tenho agora 657. Calhando, até mesmo o garganeiro Lamegated chega aos 700 antes de mim.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Boa, bom trabalho, obrigado pelas respostas detalhadas.
Detalhe foi o que andaste a fazer no teu post anterior. O trabalho a que te deste. Gabo-te a paciência... 8O
lmviterbo wrote:Desculpa ainda não ter posto o teu cp3.py (CP3 é abreviatura, como todos sabemos, de Castanhola Python 3) mas é que ainda preciso de reformular todo aquele primeiro post, e nunca me dei a esse trabalho. Também embirro um bocadinho com a forma como tenho de alterar as cores daquilo, mas não é por isso que não está lá.
Essa questão está resolvida na nova versão, onde para já são propostos outras combinações de cores, baseadas nas que você em tempo propuseram. Mas queria limitar o conjunto a umas quatro ou cinco e estou um pouco perdido. A lógica será digitar apenas um algarismo para selecionar o conjunto pretendido, ou então usar a forma que está atualmente definida. Podes dar-me uma ajuda com a seleção dos conjuntos, que resumi/selecionei aqui: viewtopic.php?p=1044906#p1044906" onclick="window.open(this.href);return false; ?
lmviterbo wrote:Entretanto, o Ord€p já me deve ter ultrapassado ou andará lá quase. E tu serás o próximo, imagino. É que, desde que dei o meu carro para abate, os CP7 novos têm sido muitíssimo menos. E, como consequência, nos últimos 10 meses só conquistei 2 CP3 novos. :( Como, ainda por cima, ao atualizar algumas notas, perdi um, tenho agora 657. Calhando, até mesmo o garganeiro Lamegated chega aos 700 antes de mim.
Não percebo como perdeste um CP3. Tinhas colocado algum por engano? Fiquei curioso... :roll:

Estava a guardar-me para os 700, pois pensava que ias muito mais à frente. Mas sendo assim, fica aqui o meu momento de glória já no próximo post... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”