[Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Caça ao CP3 - Castanhola

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:E pronto, já está a tabela-mor atualizada, e aproveitei para finalmente limpar esse primeiro post. Acho que vais gostar, Castanhola. ;)

Sim, está muito melhor. Já era tempo de lá colocares uma referência ao cp3.py. :D

lmviterbo wrote:Chiça, que o homem agora leva tudo à frente!!

O que aconteceu foi que passei a ter os locais com CP3 que ainda não conquistei definidos com uma marca específica no mapa do meu GPS. Antes estava sempre a passar por eles sem me dar conta. Agora ando mais atento. 8)

Os arredores da Figueira da Foz, por exemplo, nomeadamente a Cova e a Gala (em baixo à esquerda), para mim são uma mina. A Gafanha da Nazaré é para mim uma reserva ainda maior. Quando passar por aqueles lados vai ser uma festa. :mrgreen:
CovaGala.png
CovaGala.png (190.87 KiB) Viewed 2531 times
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Caça ao CP3 - Castanhola

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:O que aconteceu foi que passei a ter os locais com CP3 que ainda não conquistei definidos com uma marca específica no mapa do meu GPS. Antes estava sempre a passar por eles sem me dar conta. Agora ando mais atento. 8)
Fizeste isto à pata para o país inteiro?! 8O (Isso sempre foi um sonho meu, de preferência com um alerta de cada vez que passasse a menos de 100 metros dos pontos definidos.)
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

Para o país inteiro não, credo. Para já só para os arredores na linha: Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda, Aveiro, Mira, Cantanhede, Figueira da Foz . E só para os CP3 que ainda não conquistei, evidentemente. Mas quando vou a qualquer lado, claro que faço uma pequena pesquisa antes, como estas férias em que andei uns dias pelo Alto Minho. 8) Quanto ao alarme, podia ser, mas dispenso. Basta olhar apenas para o GPS com a atenção necessária e suficiente.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lamegated »

Olá amigo Castanhola, como vai essa família? Cumprimentos/beijos e abraços a todos... :lol:
Obviamente que só dá para fazer esta "cena do GPS" nos GPS a "sério" e não naqueles dos smartphone's ou dá? Em caso afirmativo não há para aí um manualzito à lá Castanhola :?: :?: :roll:
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:Obviamente que só dá para fazer esta "cena do GPS" nos GPS a "sério" e não naqueles dos smartphone's ou dá?
Há uma forma muito simples e rápida de o fazer, embora pouco elegante e não totalmente eficaz.

Supondo que o queres fazer para a cidade (e concelho) da Amadora, apenas:
  1. Abre o maps.google.com.
  2. Procura um CP3 que te falte. Por exemplo, 2720-004. Começas a escrever 2720-004 e a primeira linha das sugestões é 2720-004 Amadora. Clica nessa linha.
  3. Em baixo da caixa de pesquisa onde acabaste de escrever, escolhe a opção
    Save
    Save
    star.icon.JPG (7.99 KiB) Viewed 2448 times
    Ao fazeres isso, crias um "Saved place", que fica assinalado com uma estrelinha amarela.
  4. Repete para cada CP3 que te falte. Por exemplo, 2610-006, 2700-006, 2610-009, 2650-009, 2700-009, etc.
  5. Quando depois abrires o Google Maps no telemóvel, verás todas as estrelinhas amarelas que tiveres criado. Se clicares numa delas, verás o que é (por exemplo, 2720-004 Amadora).
O maior problema deste método é que não é muito preciso. Por exemplo, 2610-009 corresponde a Estrada de Alfragide, pares de 2 a 20C. Mas se usares apenas o atalho 2610-009, a estrelinha que assim criares está no meio da estrada, e portanto não só não dá para perceberes que é só o troço 2-20 como nem sequer dá para perceber que é do lado dos pares.

Por outro lado, é de facto muito rápido de fazer, sobretudo se decidires abrir o ficheiro dos códigos postais, isolares o concelho que te interessa, ordenares por CP3 e depois escolheres, um a um, os CP3 que te faltam. Podes começar com a Amadora e depois, sem grande esforço, acrescentar aos poucos o conelho de Oeiras ou qualquer outro onde passes com frequência.

É de notar que o Google Maps, embora já tenha grande parte dos CP7 mapeados, não tem nenhum ou quase nenhum CP7 de empresa. Por exemplo, se ainda te falta o CP3 -004, também te serviriam notas das empresas em 2614-004, 2654-004 ou 2704-004, mas não dá para procurar nenhum desses CP7 diretamente no Google Maps.

Nota: este truque ("Save your favorite places") já é antigo, e está documentado aqui: https://support.google.com/maps/answer/3184808?hl=en" onclick="window.open(this.href);return false;
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lamegated »

Pois é, as novas tecnologias nunca param de me surpreender :D agora é que vai ser :!: :!: CP3 à bruta...
Muito obrigado pela resposta tão célere; a indicação que não vou seguir é ir ao "conelho" de Oeiras (é "conelho" que não frequento assiduamente :oops: )
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:Muito obrigado pela resposta tão célere; a indicação que não vou seguir é ir ao "conelho" de Oeiras (é "conelho" que não frequento assiduamente :oops: )
Pois fazes mal. Já palmilhei muito conelho e o de Oeiras não é de se deitar fora.

[/teenager-pun-mode]
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lamegated »

Eh lá assim sendo vou aproveitar os conselhos dos menos...teenagers :o

[/almost-midleager-pun-mode]
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

No meu caso tenho um GPS Garmin (o meu telemóvel, um Nokia C5-03, tem pouca memória para voos tão altos) e crio a informação com a aplicação gratuita Garmin Basecamp, mas cruzando-a sempre com o GoogleMaps e com o ficheiro dos códigos postais. Isto porque com alguma frequência os mapas não têm a informação dos CP3 totalmente correta. Tenho uma série de CP3 definidos desta maneira, que posso também partilhar, mas são predominantemente do triângulo Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, o que não deve dar muito jeito à maioria da malta.

Quanto ao ficheiro com os códigos postais costumo ordená-lo por CP3, pois assim é muito mais fácil de usar quando se anda à caça. Este que partilho agora tem todos os CP3 existentes à data de 2015-07-01 (versão em UTF-8). Mas para uso próprio tenho uma versão muito mais leve, apenas com os que me falta conquistar. Por vezes uso também versões ainda mais leves, com apenas uma zona de código postal ou uma localidade, que são muito fáceis de consultar no meu telemóvel para esclarecer dúvidas (basta ordenar por CP4 ou localidade, apagar o que não se quer e voltar a ordenar por CP3).

Evito usar CP4 que não terminem em 0 ou 5. Aliás estou apostado em reconquistar todos os CP3 que tinha adquirido apenas desta forma (tinha uns nove e neste momento já só tenho três). Quanto a encontrar os CP3 no GoogleMaps, por vezes quando é difícil encontrar o arruamento indicado pelos CTT, experimentem procurar apenas o CP7 (não esquecer de confirmar sempre com os CTT). 8)

Lamegated: Por cá tudo na boa. Cumprimentos à tua malta também.

EDIT: Editado para atualizar o link mais acima, apontando agora para um post mais abaixo, onde uma nova versão do dito ficheiro pode ser obtida, bem como o programa para o gerar.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lamegated »

Muito obrigado Castanhola pela ajuda, presumo que o ficheiro que disponibilizas-te seja igual ao que "saquei" do site dos CTT (embora organizado por ordem ascendente de CP3 correcto?); já agora alguém sabe como converter "como deve ser" o ficheiro em excel ou seja : fazer com que os nomes das ruas fiquem dentro da mesma célula, porque ao ficar cada nome em sua célula a informação nas últimas colunas fica desorganizada e torna impossível "ordená-la" (espero ter conseguido explicar a minha questão :roll: )
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Suponho que seja isto o que queres: CP por CP3 (lista de códigos postais de 2015/09/14, reordenada).

Está reduzido a 6 colunas, com a seguinte lógica:
 CP3 ‖ CP4 ‖ Localidade (/coluna K) ‖ Via ‖ Número ‖ Empresa / Instituição
Alguns exemplos:
000;1050;Lisboa;Rua Tomás Ribeiro;83;CDP 1050 LISBOA
001;1000;Lisboa;Rua dos Açores;Impares de 1 a 19;
001;1049;Lisboa;Avenida Rovisco Pais;;INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
001;1150;Lisboa / Calçada Santana;Travessa do Adro;;
001;2100;Latadas;;;
001;2729;Mercês / Tapada das Mercês;Avenida Embaixador Aristides Sousa Mendes;18;2ª REPARTIÇÃO DE FINANÇAS
001;3810;Aveiro / Aradas;Rua Direita;BL 1 F;

Propositadamente, não incluí a coluna Q (tal como o Castanhola tinha feito, de resto), que é a «designação postal» e não tem nenhuma utilidade no EBT — pelo contrário, pode frequentemente confundir e levar a crer que é a localidade.
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lamegated »

Sim é isto, eu queria saber era como é que fazia, mas assim também serve :D ; já agora e por pura curiosidade sabes porque é que tens mais dados que o Castanhola (314953 vs 314540) ?
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:Sim é isto, eu queria saber era como é que fazia, mas assim também serve :D
Preguicite. Foi muito mais rápido fazer. Fiz no Excel, com fórmulas, sobre o csv original dos CTT, e depois copiei só os resultados para outro ficheiro, sem fórmulas. Infelizmente, e contra o meu costume, apaguei o ficheiro das fórmulas e fiquei só com o dos resultados, caso contrário punha já aqui as fórmulas. Mas só usei fórmulas muito simples (à base de & e IF).
lamegated wrote:já agora e por pura curiosidade sabes porque é que tens mais dados que o Castanhola (314953 vs 314540) ?
Quase de certeza simplesmente porque usámos versões diferentes do ficheiro dos CTT. A minha é mais recente.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Ficheiro CTT para a caça ao CP3

Post by Castanhola »

lamegated wrote:já agora alguém sabe como converter "como deve ser" o ficheiro em excel ou seja : fazer com que os nomes das ruas fiquem dentro da mesma célula, porque ao ficar cada nome em sua célula a informação nas últimas colunas fica desorganizada e torna impossível "ordená-la" (espero ter conseguido explicar a minha questão :roll: )
No meu caso isso não coloca qualquer problema, porque não abro o ficheiro com o Excel mas com um editor de texto. Mas fiz umas pequenas alterações no meu conversor, que podem encontrar aqui, para o texto ficar mais limpinho e organizado se for aberto com o Excel, e para o conversor ficar compatível com o Windows. Basta ter o Python 2 instalado, clicar duas vezes, arrastar para lá o ficheiros de códigos postais dos CTT a converter, e esperar 4 ou 5 segundos. :mrgreen: O resultado da conversão não fica ordenado por CP3 (fica com a ordem do ficheiro dos CTT), mas ordenar por ordem crescente de CP3 (ou CP4 ou localidade, consoantes as necessidades) é uma operação que demora apenas alguns segundos no Excel ou num editor de texto. Espero que vos seja útil. Se quiserem alterar o formato final (que neste momento está nas cinco colunas indicadas na lista seguinte) basta dizer, pois não demora mais que dois ou três minutos a fazer essa alteração (posso também enviar o código fonte se alguém preferir):
  • Coluna 1: CP3
  • Coluna 2: CP4
  • Coluna 3: Localidade indicada pelos CTT. Se terminar com algo entre parêntesis, isso será o lugar indicado pelos CTT, que frequentemente é a verdadeira localidade, embora nem sempre (isto já foi discutido aqui pelo fórum).
  • Coluna 4: Arruamento.
  • Coluna 5: Pode ter o troço do arruamento correspondente ao CP3. Ou então pode ter a designação de um cliente dos CTT com CP7 próprio (que pode ser precedida pelo número de polícia onde se encontra o dito cliente, no arruamento da coluna anterior).
Quanto à diferença de tamanho dos ficheiros o lmviterbo tem razão. No link anterior está também a última versão que puxei hoje mesmo dos CTT, já organizada e ordenada por CP3, que tem atualmente 315009 linhas. Mais uma vez esta versão está codificada em UTF-8.

Boas caçadas. :D

EDIT: Reparei agora que faz mais sentido colocar o lugar indicado pelos CTT junto à localidade, como fez o lmviterbo, de modo que já fiz as necessárias adaptações no programa CT3 e no ficheiro de códigos postais, que disponibilizo no link mais acima.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by CarlosManta »

Actualizado.

(Só para forçar a corrigir a tabela)
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”