Off-topic

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Curiosidade

Post by Castanhola »

Só uma pergunta aqui ao pessoal. Nada de importante, apenas uma pequena curiosidade. Acontece-me imensas vezes receber notas praticamente novas ou mesmo novas, mas com umas marcas características sempre no mesmo local: no bordo direito do verso da nota, sobre a marca de água, como mostra aqui a figura.
Image
Aquilo é o quê? Defeito de impressão? Marcas deixadas pelas caixas automáticas?

Já agora outra curiosidade. A nossa "classificação" aqui no forum (Euro-Master, Euro-Master in Training, Euro-Expert, Euro-Regular, Euro-Regular in Training, Euro-Newbie, etc...) tem a ver com a antiguidade, com o número de mensagens inseridas ou com um algoritmo mais complicado? Parece-me que terá mais a ver com o número de mensagens, mas é mais uma curiosidade...

E mais outra para os "profissionais" aqui do forum. Qual é o critério para que a edição de uma mensagem nossa aqui no forum fique marcada como "editada não sei quantas vezes". Houve uma altura que pensava que o critério era de tempo: editando-a até um certo tempo após a edição inicial, a mensagem não é marcada; mas editando-a no dia seguinte, por exemplo, já fica marcada e a partir daí uma vez por cada edição... Mas recentemente tive uma mensagem a ficar marcada por ter sido editada pouco depois da edição inicial (uma hora e uns minutos) e fiquei outra vez intrigado com o critério. Tinha ideia de já ter editado mensagens com diferenças de tempo maiores que não tinham ficado marcadas (embora talvez na mesma sessão). Esta mensagems, por exemplo, já é a terceira vez que a edito e penso que não vai ficar marcada (de segunda vez, pelo menos, não ficou).

Tudo isto são questões sem grande importância, não havendo crise se ninguém responder. Estive até tentado a abrir um novo tópico com este tipo de vocação, tipo "coloque aqui a sua questão que alguém responde" ou "EBTdúvidas" ou qualquer coisa do género, mas achei desnecessário criar um novo tópico que iria talvez ter pouca adesão além de mim próprio (tenho muitas mais questões, muitas delas bem mais ridículas que estas, que são eventualmente as três mais bem cotadas :mrgreen:) e acabei por as colocar aqui no off.topic português...

Nota: afinal ficou mesmo marcada e agora, com mais uma edição ficará marcada com duas edições, embora na realidade tenha sido editada um total de 3 vezes além do posta inicial. E isto com intervalos bem inferiores a uma hora entre o post inicial e o último. Lá se vai o meu critério... Já editei mensagens mais vezes que não ficaram marcadas...
Last edited by Castanhola on Tue Oct 24, 2006 12:09 pm, edited 2 times in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1949
Joined: Sun Jan 29, 2006 3:35 am

Post by MetalAtog »

Eu penso que seja defeito de impressão.

Penso que seja pelo numero de posts feito.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Post by Castanhola »

MetalAtog wrote:Eu penso que seja defeito de impressão.
Inicialmente também pensava isso, mas imagino que o controle de qualidade, que nas notas deve ser rigorosíssimo, com tantos elementos de segurança e pormenores de impressão, alguns deles só visíveis à lupa, não permita marca tão grosseiras como aquelas. Agora estou mais inclinado para marcas deixadas pelas caixas automáticas e equipamento afim. Tipo as marcas que às vezes obtemos em impressões frente e verso em impressoras laser ou fotocopiadoras. O que não deve faltar ali são borrachas ou componentes equivalentes para puxar as notas e garantir que são bem contadinhas.

(off-topic)^2 : Estás a 13 notinhas apenas MetalAtog... Se hoje for buscar os miúdos aos avós, estás feito... :twisted:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 953
Joined: Wed Jun 15, 2005 12:21 am
Location: Carregosa - Oliveira de Azeméis - Portugal
Contact:

Post by margata »

Pelo que me tenho apercebido um mensagem podes altera-la as vezes que quiseres que não fica referido como editado, isto enquanto ninguem colocar outra a seguir no mesmo tópico. Quando alguem coloca outra mesagem após a tua e se fores entretanto alterar a tua aparece editado.
Mas é o que me parece a mim. :roll:
Quanto a nossa categoria (classificação) por cá, também penso que é pelo número de posts.
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2394
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Post by leofer40 »

Cá vai a resposta técnica aos níveis :roll:
A classificação no fórum é atribuída pelo n.º de mensagem colocadas.
Começa-se com Euro newbie; a partir de um certo n.º de mensagens passa-se a Euro regular in training; a partir das 100 mensagens perde-se o training e passa-se a regular; a partir das 450 Euro expert in training; >= 500, cai o training; >= 750 Euro master in training; >=1000 fica-se sem training e passa-se a Euro master.

Quanto às mensagens editadas, pelo que me apercebo, está relacionada com o "login" no fórum. Já reparei que ao fazer Log out, quando altero a mensagem, fica "editada".
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Post by Castanhola »

Obrigado pela reposta aos níveis leofer40. Com esta mensagem são 99, o que quer dizer que com a próxima, de acordo com o que dizes, devo subir de escalão... 8)

Agora quanto às mensagens editadas parece que é a margata que tem razão. Nunca me tinha lembrado do pormenor de aparecerem outras mensagens após a nossa. Fui verificar isto mesmo e editei a última mensagem do 3º Encontro EBT Portugal, que é minha há 14 dias, e não é que a coisa funcionou mesmo tal como disse a margata... obrigado pela dica...

E aquelas marcas nas notas, tens alguma ideia leofer40? Sendo contabilista e o EBTista português mais rodado de sempre, com certeza que tens opinião a esse respeito...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2394
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Post by leofer40 »

Castanhola wrote:E aquelas marcas nas notas, tens alguma ideia leofer40? Sendo contabilista e o EBTista português mais rodado de sempre, com certeza que tens opinião a esse respeito...
Concordo com a causa estar nas máquinas multibanco e nos mecanismos para puxar as notas.
No entanto nunca tomei atenção a este pormenor por ti referido.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Post by Castanhola »

leofer40 wrote:Concordo com a causa estar nas máquinas multibanco e nos mecanismos para puxar as notas. No entanto nunca tomei atenção a este pormenor por ti referido.
Estão e como chamamos a esse tipo de "marca" se o quisermos incluir no comentário, ao referir o estado da nota? Marcas de ATM ou de multibanco? Marcas dos mecanismos de puxar as notas? Marcas de borrachas de ATM? As possibilidades são infinitas. Coitado é de quem ler o comentário, pois provavelmente vai ficar um pouco baralhado...

E com esta mensagem fico com 100, portanto, a teres razão leofer40, devo passar a Euro-Regular... :mrgreen:

Nota: Tretas para as tuas informações. Tenho 100 mensagens e fiquei na mesma. :evil: Ou será quando tiver 101 mensagens... :?: Ao menos as informações da margata são de confiança. Editei isto, duas vezes, e não ficou marcada...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 953
Joined: Wed Jun 15, 2005 12:21 am
Location: Carregosa - Oliveira de Azeméis - Portugal
Contact:

Post by margata »

Parece que ainda não passas-te a Euro Regular!!! :lol:
Talvez seja na mensagem n.º 101!
Quanto ao comentário da nota, estou a ver que és um preciosista e peras... Como a minha mãe costuma dizer:"não é preciso dizer quando vamos à casa de banho, ou é?" - Isto no sentido de que não se deve dizer tudo. Mas claro tu é que sabes.
Eu só costumo referir quando elas parecem novinhas o resto é tudo notas usadas...
Também concordo quando está escrita ou rasgada ou mesmo muito velhinha, acrescentar-se isso... Agora manchas é um pormenor... Mas mais uma vez é o meu entendimento. Cada um faz o que quer.
User avatar
jccom
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 947
Joined: Thu Feb 24, 2005 2:35 pm
Location: Cacém, Portugal

Post by jccom »

Já não me lembro bem, mas eu deixei o "in training" na 100 ou 101. 8)
Algo se passa. :lol:
My Statistics - Last edited on 04-12-2006
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2394
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Post by leofer40 »

leofer40 wrote:A classificação no fórum é atribuída pelo n.º de mensagem colocadas.
Começa-se com Euro newbie; a partir de um certo n.º de mensagens passa-se a Euro regular in training; a partir das 100 mensagens perde-se o training e passa-se a regular; a partir das 450 Euro expert in training; >= 500, cai o training; >= 750 Euro master in training; >=1000 fica-se sem training e passa-se a Euro master.
Eu passei a Euro Regular com a 100ª mensagem e a Euro Expert in Training com a 450ª.
Recomendo-te que faças o que eu fiz antes de te responder e ir à lista de membros, ordenar por n.º de mensagens. Terás uma ideia muito próxima do n.º de mensagens com que se passa de nível.
Até à classificação em que estou, indiquei o que se passou comigo, daí em diante fiz a pesquisa que referi. Pelos vistos não foi só a mim que aconteceu passar de Euro Regular in Training para Euro Regular na 100ª mensagem.
Quanto a poderem ou não confiar nas mensagens que escrevo, deixo ao critério de cada um. Tento obter a informação correcta. :roll:
Penso que a minha opinião é obvia. :wink:
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Post by Castanhola »

jccom wrote:Já não me lembro bem, mas eu deixei o "in training" na 100 ou 101. 8) Algo se passa. :lol:
É sempre a mesma treta... é o lobby dos velhinhos a funcionar... Sempre a conspirar para roubarem as conquistas dos mais novos. Primeiro arranjaram maneira de eu não conseguir deixar o "in Training", tendo já 104 mensagens com esta, a seguir hão-de arranjar maneira de me retirar o lugar que a tanto custo tenho vindo a alcançar em vários TOPs... Tenho de tomar o poder pelas armas... :evil:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 9709
Joined: Sat Aug 06, 2005 1:13 pm

Post by JP Simões »

A mudança de escalão dá-se quando se passa de 149 para 150 mensagens.

(quando lá chegares faremos nova pressão para alterarem o limite mínimo para 200 :lol: )
De férias por período indeterminado...
User avatar
myxovirus
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 808
Joined: Tue Jan 10, 2006 9:49 pm
Location: Santa Maria da Feira, Portugal

Post by myxovirus »

Pronto, lá vem o Zé estragar tudo. :lol:

Quem tem menos de 150 lá vai ter de continuar a "trainar" :twisted:
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Duelo jccom - leofer40

Post by Castanhola »

Então jccom, será este mês que vais finalmente bater o leofer40 :?: Por enquanto vais bem lançado... Mas aconselho-te a ter cuidado. Nunca se sabe o que esperar destes tubarões, raçados de dinossauro... Cá para mim ele anda a guardar algumas para te tramar no final do último dia do mês... Não te ponhas a pau, não... :lol:

Mudando agora ligeiramente de assunto... Por enquanto adoptei o esquema das marcas de ATM (clicar para ver)... Parece-vos uma boa escolha, ou acham que é demência a mais :?: Ou preferem os mecanismos para puxar as notas do leofer40 :?: :!:
margata wrote:Quanto ao comentário da nota, estou a ver que és um preciosista e peras [...] Isto no sentido de que não se deve dizer tudo. Mas claro tu é que sabes. Eu só costumo referir quando elas parecem novinhas o resto é tudo notas usadas [...] Agora manchas é um pormenor...
Aproveitando a mensagem para responder à margata, gosto de indicar o estado das notas com algum pormenor, para que se alguém a encontrar possa ter alguma ideia da evolução da mesma, além da localização geográfica. No link mais acima ficas com uma ideia dos meus comentários em todas as notas que registo actualmente:
1. Uma parte inicial "Estado=Nova/Quase nova/Normal/Usada/Velha" (copiei os escalões do Fantas)
2. Uma parte final onde descrevo como obtive a nota
3. Uma parte intermédia onde descrevo, caso existam, outras particularidades da nota (manchas, rasgos, buracos, sujidade, riscos, etc)
Já estou tão habituado, que com "copy/paste" os registos seguem a alta velocidade... É como dizes, cada um com a sua demência... Mas olha que considero isto muito mais normal que ficar ao lado do multibanco a pedir os números das notas a quem levanta dinheiro. Muitas vezes tenho de abreviar os comentários para não ultrapassar os 250 caracteres permitidos para os comentários :!: Clica nestas palavras se quiseres ver uns exemplos... 8)
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”