[Jogo] Hits de A a Z

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
rui oeiras
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 861
Joined: Fri Feb 18, 2005 12:46 pm
Location: oeiras

Re: Hits de A a Z

Post by rui oeiras »

Castanhola wrote:Algumas mexidas na tabela, mas muito poucas. Eu então pareço cada vez mais paralítico...
Eu então nem sei o que diga, já tenho poucos, e os que acontecem já são todos com letras repetidas :evil:
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: Hits de A a Z

Post by lamegated »

Boa tarde a todos, tenho uma dúvida (e pelos vistos o meu parceiro do hit M/Q também) :

O que é que define uma localidade ? já me tentaram explicar (até por PM muito obrigado já agora :D ) mas acho que ainda não alcancei a resposta correcta; ora se o site do EBT "divide" Portugal em :
"Portugal compreende 20 Distritos / Regiões Autónomas, 308 Municípios e 2 250 Localidades" se os Distritos correspondem aos Distritos; os Municípios aos Concelhos , então as Localidades não correspondem às Freguesias ??
No caso da resposta ser negativa, então por exemplo a freguesia da Damaia (onde registo a maioria das notas) será localidade Amadora(como tenho feito ultimamente)? e freguesias como Massamá, Monte Abraão ou Belas serão localidade Queluz ? porquê?
Em caso de esclarecimento fica desde já a informação, a quem interessar, que tenho alguns milhares de notas para alterar :lol:
.
Desde já agradeço a quem possa esclarecer,
Carlos Lamego
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2393
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Re: Hits de A a Z

Post by leofer40 »

lamegated wrote:No caso da resposta ser negativa, então por exemplo a freguesia da Damaia (onde registo a maioria das notas) será localidade Amadora(como tenho feito ultimamente)? e freguesias como Massamá, Monte Abraão ou Belas serão localidade Queluz ? porquê?
Damaia é uma freguesia dentro da cidade da Amadora, sendo a localidade a registar "Amadora".
No EBT a "Damaia" foi adicionada à Amadora, pelo que as notas registadas como "Damaia" contam para a localidade Amadora.

Monte Abraão e Massamá estão numa situação semelhante relativamente a Queluz. Aqui devias registar como Queluz.
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: Hits de A a Z

Post by lamegated »

Obrigado "vizinho", nestes casos em particular eu já tinha percebido... mas qual é a lógica inerente a estas situações??? quando é que uma localidade é uma "localidade" e não a sua Cidade (se é que me faço entender ??? ); ou seja o que define precisamente uma localidade, porque pelos casos mencionados nem sempre as freguesias são localidades, certo??? mas às vezes são...

Edit : Estive agora a verificar e Belas por exemplo é uma localidade "correcta" não é ? qual a diferença para Massamá ou Monte Abraão ? como sabemos que uma é localidade e as outras não ??

P.S. - Se estiver a ser um bocado chato...mandem-me dar uma curva... :D ao bihar grande... :P
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7251
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Hits de A a Z

Post by Castanhola »

Uma localidade pode ser uma povoação, aldeia, vila ou cidade. Aqui falamos de localidades "independentes", isto é de povoações autónomas, não englobadas noutras localidades, se é que me estás a perceber. Isto porque por vezes há partes de localidades que, normalmente por razões históricas, têm nome próprio. Penso que isso acontece na maioria dos casos porque esses "lugares" já foram localidades independentes no passado, tendo acabado por ser englobado por localidade vizinha, mais importante, que cresceu.

Isto é a teoria, agora na prática como de pode saber o que é uma localidade? O que acontece é que tem de se avaliar a situação caso a caso. Nuns casos é claro como a água, noutros nem por isso. Por exemplo, pode acontecer que uma freguesia tenha várias localidades e até pode acontecer que uma das localidades da freguesia tenha o nome da freguesia. É o que acontece com a freguesia de Avelãs de Cima, do concelho de Anadia, por exemplo, que tem várias localidades independentes: Avelãs de Cima, Candeeira, Pereiro, Cerca, São Pedro, Boialvo, Figueira, Mata, etc... Noutras situações a freguesia pode ter várias localidades independentes, mas nenhuma com o nome da freguesia. Noutros casos toda a freguesia pode ser uma única localidade. Noutros, uma localidade, normalmente vila ou cidade, pode ser composta por várias freguesias (Lisboa, Porto, Coimbra, etc.).

E o que é verdade hoje, pode não o ser amanhã, pois com as elevações a vila e cidade, muitas vezes há localidades antes independentes que no processo de elevação passam a estar englobadas na nova vila ou cidade. Por vezes essa informação está explicita no projeto lei de elevação, o que facilita as coisas, mas muitas vezes, nos casos mais antigos, não. No caso de Anadia, por exemplo, para ser elevada a cidade a antiga vila passou a englobar uma série de localidades adjacentes, antes independentes, pertencentes a mais que uma freguesia.
Anadia.png
Anadia.png (25.13 KiB) Viewed 4424 times
No caso de Roriz, por exemplo, aparentemente toda a freguesia foi elevada a vila. Portanto se antes a freguesia tinha várias localidades independentes, passaram a pertencer todas a uma única localidade (a nova vila).
Roriz.png
Roriz.png (15.45 KiB) Viewed 4424 times
Cada caso é um caso e a consulta e cruzamento de informações de várias fontes permite normalmente resolver mesmo os casos mais complicados. Quando tiveres dúvidas o melhor é perguntares no tópico Localidades, pois normalmente há sempre alguém que já verificou essa situação ou que a pode obter mais facilmente. Algumas das fontes que normalmente consulto para obter essas informações (atenção que todos têm erros, sendo sempre uma boa ideia cruzar informações de várias fontes):
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
rui oeiras
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 861
Joined: Fri Feb 18, 2005 12:46 pm
Location: oeiras

Re: Hits de A a Z

Post by rui oeiras »

Castanhola, eu não acredito que tenhas dado esta explicação às 09h30 da manhã 8O :mrgreen:
lamegated wrote:P.S. - Se estiver a ser um bocado chato...mandem-me dar uma curva... ao bihar grande... P
:lol: não sei se uma explicação destas tão cedo resolveu todas as tuas duvidas 8)
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re:

Post by pipocadoce »

Acrescento o DA B C D E F G H I J K L MN O P Q R S T U V W X Y Z :arrow: 13/26 pipocadoce

Obrigada por teres trocado o P
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2393
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Re: Re:

Post by leofer40 »

pipocadoce wrote:Acrescento o D
Não quero ser desmancha prazeres, mas Damaia não é uma localidade.
Se carregares no perfil de "Damaia" és remetida para "Amadora", cidade dentro da qual está incluída a freguesia da Damaia.
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Re:

Post by Eureka.72 »

leofer40 wrote:
pipocadoce wrote:Acrescento o D
Não quero ser desmancha prazeres, mas Damaia não é uma localidade.
Se carregares no perfil de "Damaia" és remetida para "Amadora", cidade dentro da qual está incluída a freguesia da Damaia.
Não queres ser, mas és... :mrgreen:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: Hits de A a Z

Post by lamegated »

leofer40 Escreveu:
pipocadoce Escreveu:
Acrescento o D

Não quero ser desmancha prazeres, mas Damaia não é uma localidade.
Se carregares no perfil de "Damaia" és remetida para "Amadora", cidade dentro da qual está incluída a freguesia da Damaia.
Mea culpa, mea culpa...estou em vias de modificar as minhas 29.998 notas da Damaia para Amadora (mas ainda vai demorar um bocadinho... :lol: )
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: Hits de A a Z

Post by pipocadoce »

Ok, ok, pronto! :(
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: Hits de A a Z

Post by CarlosManta »

Atualizado. Subo dois lugares.
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: Hits de A a Z

Post by lamegated »

Actualizado (e rectificado/alterado o M para Q)
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 579
Joined: Sun Jul 31, 2011 11:31 pm

Re: Hits de A a Z

Post by lamegated »

Actualizado - 16 Letras
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”