Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by Montgomery Burns »

Image
Image

Efeito BTM (Boomerang Teller Machine) 8) Viterbo, tem te acontecido? Eu já nem lembro do meu boomerangue anterior a estes, ao tempo que foi. Aparições que interessem é que nada...
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by Castanhola »

Montgomery Burns wrote:Efeito BTM (Boomerang Teller Machine) 8) Viterbo, tem te acontecido? Eu já nem lembro do meu boomerangue anterior a estes, ao tempo que foi. Aparições que interessem é que nada...
Ultimamente, com a minha aposta nas notas de :note-5: estas coisas acontecem-me com mais frequência. Mas não no EBT, pois tenho um pequeno programa que verifica se as notas já foram registadas por mim ou pelos meus pequenos, que executo sempre antes de registar as notas. Criei esse programa precisamente para evitar ter hits não interessantes com os meus filhotes. :D

Já agora não era de alterar no EBT o comentário "provavelmente enganou-se" LMviterbo? Que diabo tem a ver com engano o facto da nota voltar às minhas mãos um ano depois? :roll: :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Já agora não era de alterar no EBT o comentário "provavelmente enganou-se" LMviterbo? Que diabo tem a ver com engano o facto da nota voltar às minhas mãos um ano depois? :roll: :mrgreen:
Alterar para qualquer coisa do género "Se a nota foi registada há pouco tempo, provavelmente enganou-se."?

Ou para qualquer coisa tipo "O mais provável é ter-se enganado. Se já tiver registado a nota há muito tempo, é possível que lhe tenha vindo parar às mãos outra vez!"

O problema da segunda fórmula é o risco do seguinte: alguém obtém um raro caso de hit bumerangue interessante; se essa pessoa felizarda não se lembrar de que pode corrigir o comentário da nota (de modo a refletir esse achado), pode ficar bem chateada com o facto de o sistema não ficar com nenhum registo de um hit que deveria ser considerado muito interessante.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by lmviterbo »

Montgomery Burns wrote:Efeito BTM (Boomerang Teller Machine) 8) Viterbo, tem te acontecido?
As máqunias MTM têm uma gestão LIFO (last in, first out), isto é, as últimas notas depositadas são as primeiras a ser levantadas. Daí que, pelo sim pelo não, quando deposito notas numa máquina destas para, logo a seguir, levantar na mesma máquina, tenho sempre o cuidado de não depositar e levantar notas das mesmas denominações. Mesmo assim, já me aconteceu uma vez levantar notas que tinha depositado uns dias antes.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:O problema da segunda fórmula é o risco do seguinte: alguém obtém um raro caso de hit bumerangue interessante; se essa pessoa felizarda não se lembrar de que pode corrigir o comentário da nota (de modo a refletir esse achado), pode ficar bem chateada com o facto de o sistema não ficar com nenhum registo de um hit que deveria ser considerado muito interessante.
Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber a lógica... :oops:
Também pode não se dizer nada mais do que "Já registou esta nota em aaaa-mm-dd hh:mm:ss"? :roll: :idea:

Ou então arranjar uma forma sucinta de acrescentar que se é um hit boomerang pode adicionar essa informação ao comentário, tipo "se achar interessante pode adicionar esta informação ao comentário da nota", mas esta frase teria de ser trabalhada.

Parece-me desnecessário e descabido é dizer-se que provavelmente é um erro, pois raramente é. 8)
lmviterbo wrote:As máqunias MTM têm uma gestão LIFO (last in, first out).
Já a minha carteira é um FIFO, para cada uma das denominações... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by lmviterbo »

A informação original é "You are probably making a mistake."

Estas informações devem ser, antes de tudo, pensadas para quem ainda não conhece bem o sistema. Para esses EBTores, um bumerangue é quase sempre um erro. Para os veteranos como tu, talvez não seja, mas não me parece que seja muito importante o preciosismo de alterar a mensagem: tu sabes que não te enganaste.
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2393
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by leofer40 »

A mim nunca aconteceu ter notas que voltam às minhas mãos... :roll: :twisted: :lol:

Proponho como mensagem para esses casos:
Fizeste asneira. Mereces um breve comentário tipo "Castanhola". Enquanto ele e o lmviterbo não se decidem, ficas informado que esta nota já foi por ti registada anteriormente! Por enquanto apenas te dizemos isto, mas provavelmente em breve algum deles vai lembrar-se de passar a chamar nomes nesta mensagem. Fomos claros e sucintos o suficiente? Caso a resposta seja negativa, é provável que o Montgomery Burns se tenha enganado. Pede ajuda ao CarlosManta para simplificar :!:
:mrgreen:
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by lmviterbo »

O senhor leofer é um mal agradecido, é o que é. Anda aqui a gente a trabalhar de sol a sol no EuroBillTracker para isto. Aliás, com tantas notinhas e só me deu 3 hits. Quer as notas todas para ele.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by Castanhola »

leofer40 wrote:Fizeste asneira.
Voto nesta... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by Montgomery Burns »

lmviterbo wrote:As máqunias MTM têm uma gestão LIFO (last in, first out), isto é, as últimas notas depositadas são as primeiras a ser levantadas. Daí que, pelo sim pelo não, quando deposito notas numa máquina destas para, logo a seguir, levantar na mesma máquina, tenho sempre o cuidado de não depositar e levantar notas das mesmas denominações.
Pois, bem sei do mal-fadado FIFO (graças a ti, que o descobriste logo quando só havia a máquina das "Amoras"), nunca faço levantamentos e depósitos sucessivos. O levantamento que me deu aqueles três bumerangues foi no dia 18, o meu depósito anterior lá (Av. da República) terá sido cinco-seis dias antes.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3007
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Notas que voltaram sem passar por outros! Já vos aconteceu ?

Post by Montgomery Burns »

Bumerangue 15 dias.jpg
Bumerangue 15 dias.jpg (15.04 KiB) Viewed 1434 times
Não será o mais espetacular de sempre, mas não me deixou de surpreender. Desde março que não ando em grandes "brincadeiras" em termos de levantamentos e depósitos sucessivos, por isso este é mesmo dos "vurdadeiros"! :)
Last edited by Montgomery Burns on Tue Feb 09, 2021 2:35 pm, edited 1 time in total.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Anteontem

Post by Castanhola »

Como registo todas a notas com a minha aplicação, que usa o EBT API, nunca mais vi essas mensagens. :|

Anteontem também encontrei uma de fevereiro deste ano:
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=202186185
e o mês passado tinha encontrado uma de janeiro:
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=201532691
Tive mais algumas mas com desfasamento temporal muito menor.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6518
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Anteontem

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Fri Nov 13, 2020 10:56 am Como registo todas a notas com a minha aplicação, que usa o EBT API, nunca mais vi essas mensagens. :|
Então e não é fácil pores a tua aplicação a dar essas mensagens? O EBT.art dá.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Anteontem

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Fri Nov 13, 2020 12:19 pm Então e não é fácil pores a tua aplicação a dar essas mensagens? O EBT.art dá.
Expliquei-me mal. O meu script avisa, mas não daquela forma.
O que nunca mais vi foi aquelas mensagens no site do EBT. :mrgreen:

As mensagens que vejo são adicionadas ao final das linhas do ficheiro com os dados das notas para registar:

Code: Select all

---------- Nota não registada: código = 64, nota já registada (ID 207946635, 2020-11-13 12:28:20)
++++++++++ Registada sem hit: ID 207946635, tenho 275201 notas e 3635930€ no EBT
€€€€€€€€€€ Registada com hit: esta é a minha nota número 274022, ID 207596597, e o meu hit número 784
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7253
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

431 dias

Post by Castanhola »

My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”