Novo moderador?

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
bocky
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1033
Joined: Wed Jul 07, 2004 12:53 am
Location: Pontinha, Portugal (near Lisboa)

Novo moderador?

Post by bocky »

Boas!

Como devem ter percebido, tenho estado afastado do EBT. Estive umas semanas sem tempo para cá vir (exames) e agora que tenho tempo verifico que o entusiasmo já não é o mesmo... :(

Sendo assim, e ainda que de vez em quando cá dê um salto, penso que o nosso cantinho português precisa de um novo moderador, alguém que venha cá frequentemente, que se preocupe com o bom funcionamento do fórum e com os seus utilizadores. :wink:

Abri este tópico para que quem estiver interessado possa mostrar a sua disponibilidade, e para que mais tarde se possa decidir qual a pessoa mais indicada para a tarefa. Mesmo que não estejam interessados, por favor dêem a vossa opinião sobre quem acham que deveria ocupar esta posição.

Poderia ter simplesmente escolhido alguém que me parecesse adequado, mas assim parece-me mais justo, até porque estou afastado há já algum tempo e as coisas mudam. Gostava que a decisão fosse mais ou menos unânime, mas se tal não for possível peço que ninguém se chateie por não ser escolhido...

Opiniões? :wink:
User avatar
Robick
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2655
Joined: Sat Jan 13, 2007 8:16 pm
Location: Cantanhede/Coimbra - Portugal
Contact:

Re: Novo moderador?

Post by Robick »

bocky wrote:Boas!

Como devem ter percebido, tenho estado afastado do EBT. Estive umas semanas sem tempo para cá vir (exames) e agora que tenho tempo verifico que o entusiasmo já não é o mesmo... :(

Sendo assim, e ainda que de vez em quando cá dê um salto, penso que o nosso cantinho português precisa de um novo moderador, alguém que venha cá frequentemente, que se preocupe com o bom funcionamento do fórum e com os seus utilizadores. :wink:

Abri este tópico para que quem estiver interessado possa mostrar a sua disponibilidade, e para que mais tarde se possa decidir qual a pessoa mais indicada para a tarefa. Mesmo que não estejam interessados, por favor dêem a vossa opinião sobre quem acham que deveria ocupar esta posição.

Poderia ter simplesmente escolhido alguém que me parecesse adequado, mas assim parece-me mais justo, até porque estou afastado há já algum tempo e as coisas mudam. Gostava que a decisão fosse mais ou menos unânime, mas se tal não for possível peço que ninguém se chateie por não ser escolhido...

Opiniões? :wink:
Gostaria de saber quais são as funções exactas do moderador. :?:
Aliás não é só do moderador. Gostaria de ter uma ideia geral sobre em que é os Portugueses contribuem para o EBT :?:
Eu e muitos outros que entraram recentemente para os Fóruns necessitamos que nos seja explicado o básico sobre a organização portuguesa do EBT.
Acho que facilitaria também uma futura decisão.
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
User avatar
bocky
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1033
Joined: Wed Jul 07, 2004 12:53 am
Location: Pontinha, Portugal (near Lisboa)

Post by bocky »

Bem visto, então aqui vai:

Um moderador do fórum, neste caso, basicamente está encarregue de fazer cumprir as regras do mesmo, podendo para isso editar, apagar e mover posts e tópicos de qualquer utilizador, mas apenas dentro do fórum português. Pode ainda criar tópicos "Sticky", "Announcement", entre outras coisas. Tem também acesso a uma área privada do fórum onde se discutem vários assuntos, como por exemplo o desenvolvimento do site principal.

Agora off-topic: há ainda pessoas encarregues da tradução do site, neste momento penso que sou eu e o BogPoet (ou será o lmviterbo? Não tenho a certeza), e há quem esteja encarregue de responder aos mails escritos em português para contact@eurobilltracker.com, que é também o BogPoet.

E no que toca à participação portuguesa na organização do EBT, penso que é tudo...
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Post by pipocadoce »

Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Os sete magníficos...

Post by Castanhola »

Estive a falar on-line com o diogocanilho e com sugestões de ambos os lados chegámos de uma lista de 7 ebtistas entre os quais pensamos que poderá estar o moderador mais adequado para o fórum... Que alguém nos perdoe se nos esquecemos do seu nome... :? Se for esse o caso e se estiver disponível para esta tarefa que avance... todos lhe agradecemos... Esperamos assim contribuir para uma salutar discussão em torno deste assunto.

Mas antes de continuar queríamos deixar aqui o nosso agradecimento ao bocky pelo tempo que dedicou à gestão do fórum... pelos posts que teve de se dar ao trabalho de apagar... etc... etc...

Os critérios que nos levaram a esta lista foram variados e de ambos os lados: antiguidade, participação, conhecimento, omnipresença, etc... Deixámos de fora alguns bons candidatos (jccom e pastel, por exemplo), que por andarem um pouco longe do fórum imaginámos que não estariam disponíveis... Caso estejam disponíveis formalizem a vossa disponibilidade...

Então aqui vão os sete magníficos, listados por ordem de classificação no ranking português de notas. Vamos lá a participar na discussão:

leofer40
myxovirus
margata
lmviterbo
FANTAS
pipocadoce
Zé da Silva
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: Os sete magníficos...

Post by Eureka.72 »

Aqui vão as minhas opções:
O motivo é simples, são os que eu sinto como mais presentes no forum. :idea:
Listados por ordem de classificação no ranking português de notas.

leofer40
myxovirus
Castanhola
margata
diogocanilho



Um abraço. 8)
User avatar
MacLord
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training
Posts: 410
Joined: Mon Sep 27, 2004 8:24 pm
Location: Portugal-Amadora-Damaia

Re: Novo moderador?

Post by MacLord »

bocky wrote:Boas!

Como devem ter percebido, tenho estado afastado do EBT. Estive umas semanas sem tempo para cá vir (exames) e agora que tenho tempo verifico que o entusiasmo já não é o mesmo... :(

Sendo assim, e ainda que de vez em quando cá dê um salto, penso que o nosso cantinho português precisa de um novo moderador, alguém que venha cá frequentemente, que se preocupe com o bom funcionamento do fórum e com os seus utilizadores. :wink:

Abri este tópico para que quem estiver interessado possa mostrar a sua disponibilidade, e para que mais tarde se possa decidir qual a pessoa mais indicada para a tarefa. Mesmo que não estejam interessados, por favor dêem a vossa opinião sobre quem acham que deveria ocupar esta posição.

Poderia ter simplesmente escolhido alguém que me parecesse adequado, mas assim parece-me mais justo, até porque estou afastado há já algum tempo e as coisas mudam. Gostava que a decisão fosse mais ou menos unânime, mas se tal não for possível peço que ninguém se chateie por não ser escolhido...

Opiniões? :wink:
Pessoalmente penso que A Solução a ser seguida passará em primeiro lugar pela "Proposta" que os Actuais Moderadores Possam Fazer, antes de se passar á abertura de candidaturas", que poderiam existir sim se os propostos pelos actuais moderadores não aceitassem a incumbência.

Esta é a minha posição sobre o assunto referente à alteração de moderadores, mais do que o numero de vezes que se vem ou não ao forum, penso que os critérios que devem presidir a essa escolha vão muito mais longe do que o número de visitas e de postagem de comentários aqui no forum, mas que por exemplo passem pela manutenção e continuação das diversas estatisticas em funcionamento, etc, etc, etc..

Por isso e pessoalmente, Remeto Essa Decisão Para Os Ainda Actuais Moderadores, que pelo seu empenho e pelo conhecimento que têm das funções de moderadores são os mais indicados para apontarem nomes-users que possam assumir cabalmente essas funções e não por auto-propostas-nomeações que podem obviamente ser alvo de apreciação pelos actuais moderadores ou outras.

:flag-pt: EBT-PORTUGAL
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Novo moderador?

Post by Castanhola »

MacLord wrote:... mais do que o numero de vezes que se vem ou não ao forum, penso que os critérios que devem presidir a essa escolha vão muito mais longe do que o número de visitas e de postagem de comentários aqui no forum...

Por isso e pessoalmente, Remeto Essa Decisão Para Os Ainda Actuais Moderadores, que pelo seu empenho e pelo conhecimento que têm das funções de moderadores são os mais indicados para apontarem nomes-users que possam assumir cabalmente essas funções e não por auto-propostas-nomeações que podem obviamente ser alvo de apreciação pelos actuais moderadores ou outras.
Já tinha colocado essa questão ao bocky por PM, mas ele ainda não respondeu. Não sei se por falta de disponibilidade se por outra razão. De qualquer modo imagino que ele tenha uma opinião, mas optou por não a manifestar publicamente neste momento. Penso que será fácil perceber porquê...

O facto é que ele não quer continuar como moderador e é preciso arranjar quem o substitua. Apenas aqui coloquei aquela lista, juntamente com o diogocanilho, com o único objectivo de fomentar a discussão. E claro que a minha proposta pessoal é muito mais restrita que aquela lista e os meus critérios de escolha muito mais selectivos. Mesmo sendo relativamente novo por aqui (menos de um ano) penso que já tenho uma ideia razoável do perfil dos habituais utilizadores e de quais seriam os mais adequados para o cargo... Mas enquanto o bocky não abre um pouco mais o jogo porque não dar a nossa opinião?!... Até porque ele mesmo a pediu...

E depois porque havemos de cortar as asas a alguém que deseje ardentemente ser moderador. Afinal vivemos em democracia... Porque há-de isto funcionar tipo sucessão dinástica?... Provavelmente alguém que deseje ardentemente o cargo e tenha o perfil para tal será uma muito melhor escolha que outro que aceite o cargo essencialmente porque o bocky pensa que ele é a melhor escolha e lhe pediu (mesmo tendo o perfil adequado)... Por outro lado o pedido do bocky no sentido de abrir a discussão é uma das razões pelas quais ele sempre foi um bom moderador... é a minha opinião... Mais que apenas decidir é preciso saber ouvir...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
diogocanilho
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3329
Joined: Tue Dec 12, 2006 12:42 pm
Location: Mealhada, Portugal
Contact:

Post by diogocanilho »

Penso que da Lista publicada pelo Castanhola, da qual também teve a minha colaboração reúne 7 "magníficos" que a meu ver se enquadravam bem na moderação deste Fórum.
Agora, como já disse algures neste Fórum penso que dos sete, e sem retirar valor nenhum aos restantes, o Zé da Silva, pela sua constante presença no retirar de dúvidas e pelo entusiasmo que dá a este espaço e o Leofer40 pelo seu prestígio neste nosso projecto e dedicação acho que seriam duas pessoas ideais com muitissimo valor.
Que cada um dê a sua opinião!
Um abraço!
User avatar
bocky
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1033
Joined: Wed Jul 07, 2004 12:53 am
Location: Pontinha, Portugal (near Lisboa)

Re: Novo moderador?

Post by bocky »

MacLord wrote:Por isso e pessoalmente, Remeto Essa Decisão Para Os Ainda Actuais Moderadores, que pelo seu empenho e pelo conhecimento que têm das funções de moderadores são os mais indicados para apontarem nomes-users que possam assumir cabalmente essas funções e não por auto-propostas-nomeações que podem obviamente ser alvo de apreciação pelos actuais moderadores ou outras.
Mas, na minha opinião, se já eu, que não venho regularmente ao fórum há cerca de 3 meses, sinto que muita coisa mudou, o BogPoet que não posta desde Junho ainda mais sentirá isso.

Como acabei de dizer ao Castanhola por PM, é possível que quem, há 3 meses atrás, me parecia que dava um bom moderador (e não estou a pensar em ninguém em específico) agora já não o mostre, ou até que tenha aparecido alguém mais adequado. E como tal, penso que os actuais membros do fórum devem ter uma melhor ideia que nós (moderadores) de quem será o mais indicado para o cargo.
Castanhola wrote:E depois porque havemos de cortar as asas a alguém que deseje ardentemente ser moderador. Afinal vivemos em democracia... Porque há-de isto funcionar tipo sucessão dinástica?... Provavelmente alguém que deseje ardentemente o cargo e tenha o perfil para tal será uma muito melhor escolha que outro que aceite o cargo essencialmente porque o bocky pensa que ele é a melhor escolha e lhe pediu (mesmo tendo o perfil adequado)... Por outro lado o pedido do bocky no sentido de abrir a discussão é uma das razões pelas quais ele sempre foi um bom moderador... é a minha opinião... Mais que apenas decidir é preciso saber ouvir...
Concordo plenamente.
User avatar
MacLord
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training
Posts: 410
Joined: Mon Sep 27, 2004 8:24 pm
Location: Portugal-Amadora-Damaia

Post by MacLord »

Castanhola wrote:[
E depois porque havemos de cortar as asas a alguém que deseje ardentemente ser moderador. Afinal vivemos em democracia... Porque há-de isto funcionar tipo sucessão dinástica?... Provavelmente alguém que deseje ardentemente o cargo e tenha o perfil para tal será uma muito melhor escolha que outro que aceite o cargo essencialmente porque o bocky pensa que ele é a melhor escolha e lhe pediu (mesmo tendo o perfil adequado)... Por outro lado o pedido do bocky no sentido de abrir a discussão é uma das razões pelas quais ele sempre foi um bom moderador... é a minha opinião... Mais que apenas decidir é preciso saber ouvir...
Bem parece-me que mais uma vez ou não fui suficientemente claro ou então fui mal interpretado:

1. Não fui e não serei eu, um mero user com apenas alguns anos disto que pertende cortar as asas a alguém.
2. o critério do, e passo a citar " deseje ardentemente (...)" pessoalmente a mim não me diz nada, e como todos os outros penso que tenho o direito de exprressar os meus pontos de vista.
3. claro que nas sociedades democráticas todos ou quase todos são elegíveis, desde que reunam as condições necessárias para tal, mas ainda assim volto a repetir, como se vive numa sociedade democrática, limitei-me a expressar o meu ponto de vista, sem com isso querer estar a menosprezar ninguém.
4. por acaso até sei ouvir, aliás tenho andado a ouvir e muito, um pouco por todos os topics, e mais do que ouvir emito opiniões que fundamento, acho que tenho esse direito e também esse dever.
5. Sucessões dinásticas??? por acaso até sou monárquico e orgulho-me disso, no entanto continuo a referir que é importante que os ainda moderadores digam de sua justiça, até porque nas sociedades democráticas penso que eles também têm o direito a opinião.
6. passo a citar-te: Provavelmente alguém que deseje ardentemente o cargo e tenha o perfil para tal será uma muito melhor escolha que outro que aceite o cargo essencialmente porque o bocky pensa que ele é a melhor escolha e lhe pediu (mesmo tendo o perfil adequado)... " - Pessoalmente estou em perfeito Desacordo Contigo e também com bocky, Para mim o "desejar-se ardentemente" não é critério suficiente, eu também desejo muita coisa e na maioria das coisas não tenho perfil nem "poder de fogo" para elas, donde não é pelo facto de se desejar ardentemente uma coisa que isso determine o "exercicio" da função seja ela qual for de forma a garantir o exemplar funcionamento que até hoje o forum tem tido.

E fico-me por aqui.
Reafirmando a minha posição inicial e obviamente mantendo-me atento ao desenrolar dos acontecimentos, até porque não estou, não estarei, nunca estive directa ou indirectamente interessado em nada, a não ser em participar no registo de notas em que o forum apareceu no inicio por arrastamento e no qual tenho participado quer na postagem quer nos diversos Encontros Nacionais.

REST IN PEACE MACLORD
Last edited by MacLord on Tue Apr 03, 2007 9:08 pm, edited 1 time in total.
User avatar
croeso
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1208
Joined: Sat Mar 12, 2005 8:16 pm
Location: Lisboa; Portugal;Europa
Contact:

Post by croeso »

:oops: Eu cá acho que deveria ser ao contrário, ser por candidaturas, cada um explicava porque poderia ser o próximo Moderador e só depois é que se votaria :idea:
Porque estamos a dar nomes mas não sabemos se estão disponiveis para assumir esse compremisso.
:wink:
User avatar
bocky
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 1033
Joined: Wed Jul 07, 2004 12:53 am
Location: Pontinha, Portugal (near Lisboa)

Post by bocky »

MacLord wrote:Para mim o "desejar-se ardentemente" não é critério suficiente, eu também desejo muita coisa e na maioria das coisas não tenho perfil nem "poder de fogo" para elas, donde não é pelo facto de se desejar ardentemente uma coisa que isso determine o "exercicio" da função seja ela qual for de forma a garantir o exemplar funcionamento que até hoje o forum tem tido.
Aqui também concordo contigo, nunca disse que esse "desejo" era suficiente, nem o Castanhola o disse. Mas entre duas pessoas com as mesmas características, uma que esteja bastante interessada em ser moderador é possível que desempenhe melhor esta função do que alguém que simplesmente "não se importe".

E fazes muito bem em expressar a tua opinião, todos têm direito a isso e gostava que todos o fizessem.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Post by Castanhola »

MacLord wrote:Bem parece-me que mais uma vez ou não fui suficientemente claro ou então fui mal interpretado...
Não sejas dramático MacLord... O meu último comentário não era dirigido a ti nem a acusar-te de nada... a tua opinião é tão válida como a minha... é apenas isso, uma opinião... também eu pretendia apenas expressar o meu ponto de vista... afinal todos concordamos que estamos numa sociedade democrática... Não leves isto demasiado a peito... Olha, podias aparecer no Workshop EBT da Mealhada para bebermos um copo e fazermos as "pazes"... Que dizes?!...
Image
De qualquer modo a discussão está lançada... Valha-nos isso... Quanto ao futuro moderador claro que é evidente que não basta querer, é preciso demonstrar que se tem capacidade para tal. E de qualquer modo os actuais moderadores terão sempre uma última palavra antes de passar a pasta (às tantas isto não é tão democrático como isso)... De modo que tudo correrá da melhor forma...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Post by Castanhola »

bocky wrote:Aqui também concordo contigo, nunca disse que esse "desejo" era suficiente, nem o Castanhola o disse. Mas entre duas pessoas com as mesmas características, uma que esteja bastante interessada em ser moderador é possível que desempenhe melhor esta função do que alguém que simplesmente "não se importe".
Foi exactamente esse o sentido do meu comentário anterior... Caramba bocky os nossos "posts" anteriores quase que chocaram no ciberespaço...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”