Para o Palácio Nacional de Sintra e a Pastelaria Piriquita o SIG do INE diz que o lugar é Sintra-São Martinho, mas aí deverá ser mesmo alucinação do pessoal da câmara municipal que deu esta informação ao INE, não?
[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]
Moderators: leofer40, Castanhola
- Castanhola
- Euro-Master

Sintra ou Portela?
Parece que afinal isto é Portela e não Sintra. Pelo menos de acordo com o SIG do INE. Não perdi ainda tempo a confirmar, mas pergunto já: qual a tua opinião lmviterbo? 
Para o Palácio Nacional de Sintra e a Pastelaria Piriquita o SIG do INE diz que o lugar é Sintra-São Martinho, mas aí deverá ser mesmo alucinação do pessoal da câmara municipal que deu esta informação ao INE, não?
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização
Sim, é Portela de Sintra.
E sim, o pessoal enlouqueceu: é Sintra, sem dúvida. O mapas.ine já não tem essas divisões em Sintra-São Martinho e parvoíces similares.
E sim, o pessoal enlouqueceu: é Sintra, sem dúvida. O mapas.ine já não tem essas divisões em Sintra-São Martinho e parvoíces similares.
- Castanhola
- Euro-Master

lmviterbo wrote:Sim, é Portela de Sintra.
O INE diz apenas Portela. Pelo menos o velhinho... Em que ficamos?
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

OK, agora visto ao pormenor.Castanhola wrote:O INE diz apenas Portela. Pelo menos o velhinho... Em que ficamos?lmviterbo wrote:Sim, é Portela de Sintra.
Placa toponímica à entrada leste da Portela (vindos de Algueirão-Mem Martins) diz Sintra: http://goo.gl/maps/UgGKF" onclick="window.open(this.href);return false;
Placa toponímica à entrada sul (vindos do Ramalhão) diz (ou dizia, que agora a entrada é ligeiramente diferente e não sei se esta placa lá está) Sintra: http://goo.gl/maps/74RQP" onclick="window.open(this.href);return false;
Não há placa nas entradas oeste nem sul daquilo que o INE define como Portela (respetivamente pela Avenida do MFA e pela estrada de Chão de Meninos).
O SIG de Sintra diz que é localidade e chama-lhe Portela de Sintra. Mas, pelo resto das localidades, dá para perceber que vai para ali uma bela confusão daquilo a que chamam localidades.
O IGEO chama-lhe Portela de Sintra e diz que é POVI (povoação importante).
A avaliar pelas páginas que contêm a palavra «Portela» no site da câmara, o nome para utilizar nas moradas é Portela de Sintra. Tenho ideia que é também assim conhecida popularmente, mas não tenho noção de ser considerada pelos locais povoação independente ou não.
O sig.INE (Censos 2001) diz que é Lugar e chama-lhe Portela.
Os CTT também lhe chamam apenas Portela mas remetem-na para zona pertencente à localidade de Sintra. E o mapas.INE (Censos 2011) também diz que esta zona pertence ao lugar de Sintra.
Ou seja, há três hipóteses:
- Sintra
- Portela de Sintra
- Portela
EDIT: tinha-me enganado quanto ao sig.INE. Corrigi, e daí corrigi também a minha opinião.
Last edited by lmviterbo on Wed Mar 19, 2014 3:48 pm, edited 1 time in total.
Fui ver os nossos dados e este é difícil porque qualquer uma das respostas pode ser certo.lmviterbo wrote:Ou seja, há três hipóteses:Estou inclinado para achar que a Portela de Sintra seja considerada parte integrante de Sintra. Caso contrário, optaria pelo nome completo (Portela de Sintra).
- Sintra
- Portela de Sintra
- Portela
- Sintra: Lugar Censos 2011 (indicado pela CM de Sintra) e Localidade Postal dos CTT
Portela de Sintra: Lugar Censos de 2001
Portela: Nome de lugar para qual esta zona é conhecida por alguns habitantes
- Castanhola
- Euro-Master

Parece que a melhor solução é Sintra. Obrigado aos dois... 
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- CarlosManta
- Euro-Master

Agree. Também preenche o critério "Localidade que um utilizador comum iria utilizar.Castanhola wrote:Parece que a melhor solução é Sintra. Obrigado aos dois...
Olá mestres geolocalizadores...e então o CP 2725-539 será Mercês ou Tapada das Mercês (acho que os CTT me andam a enganar...outra vez
)
P.S. - Mestre Viterbo sff não se esqueça que ainda não reflectiu sobre as m/notas algarvias e demais...
P.S. - Mestre Viterbo sff não se esqueça que ainda não reflectiu sobre as m/notas algarvias e demais...
- lmviterbo
- Euro-Master

Não estou esquecido. Tenho esse separador aberto no Chrome há que tempos, mas tenho estado atarefado. Tanto que não vou agora conseguir resolver este problema das Mercês, sorry. Tinha ideia que já aqui tinha sido posta essa questão em tempos mas realmente não encontro nada na pesquisa do fórum.lamegated wrote:Olá mestres geolocalizadores...e então o CP 2725-539 será Mercês ou Tapada das Mercês (acho que os CTT me andam a enganar...outra vez)
Cá estou eu novamente, tenho nos meus registos 3 notas com CP 1249-265 (REFER) e eu lembro-me que foram obtidas no café que existe mesmo junto à linha do comboio, alguém sabe o CP correcto?
- lmviterbo
- Euro-Master

Em que estação? Cais do Sodré?lamegated wrote:café que existe mesmo junto à linha do comboio
Ah pois é, se calhar dá "jeito" saber a estação, não é ? duhhhh para mim
...é a estação do Rossio
- lmviterbo
- Euro-Master

1200-359 é o código postal do edifício da Estação do Rossio, e é o que eu uso para toda a estação, centro comercial do terminal, Starbucks, loja do rés-do-chão e hostel.
Podes preferir usar o cp dos números pares da Calçada do Carmo (entrada de cima da estação) — 1200-091 — mas não me parece fazer sentido, porque essa entrada não tem número de polícia (número de porta) e está num meandro da calçada entre o edifício com o número 12 e o edifício com o número 14, bastante afastada de ambos.
Podes preferir usar o cp dos números pares da Calçada do Carmo (entrada de cima da estação) — 1200-091 — mas não me parece fazer sentido, porque essa entrada não tem número de polícia (número de porta) e está num meandro da calçada entre o edifício com o número 12 e o edifício com o número 14, bastante afastada de ambos.
Last edited by lmviterbo on Tue Apr 01, 2014 6:50 pm, edited 1 time in total.
Muito obrigado Miguel, agora só estou à espera da ajuda no CP's que faltam para fazer uma entrada triunfante (ou não
) no jogo da caça aos CP3....já está tudo prontinho, mas já agora só vou colocar lá a informação quando estiver tudo certinho (pelo menos tudo o que eu der conta...)
- lmviterbo
- Euro-Master

Com Alporchinhos (8400-450) não vejo nada de errado.lamegated wrote:listinha de CP7 que eu penso ter errado nas localidades e respectiva correção para v/opinião
8400-494 nossa senhora da rocha
8400-450 alporchinhos
8100-069 fonte de boliqueime
Quanto às outras duas, não vejo nada de errado nos códigos postais mas as localidades são questionáveis. Aqui vão as soluções que proponho:
- Alporchinhos (8400-494)
- Fonte de Boliqueime (8100-069) — sim, proponho que não alteres nada
- Crastos — mapas.ine, sig.ine
- Nossa Senhora da Rocha — CTT, história na câmara
- Alporchinhos — mapa da câmara
- Alporchinhos ou Nossa Senhora da Rocha — A placa toponímica na entrada nordeste indica Crastos, portanto não estamos em Crastos, isto é, ou estamos em Nossa Senhora da Rocha ou não saímos de Alporchinhos. A configuração do aglomerado populacional sugere precisamente o mesmo.
- Alporchinhos ou Crastos — mapas.igeo (a toponímia não inclui Nossa Senhora da Rocha nem Senhora da Rocha nas POV)
- Senhora da Rocha — de acordo com as fontes, é só nome de praia. Nota importante: a praia da Senhora da Rocha é, para todas as fontes, inequivocamente em Alporchinhos, a praia Nova é que fica nesta zona que pode chamar-se Nossa Senhora da Rocha.
Para o segundo caso, várias hipóteses também:
- Boliqueime — mapas.ine, mapa da câmara, talvez mapas Sapo
- Fonte de Boliqueime — CTT, sig.ine, outro mapa da câmara com muitos minilugares, placa toponímica a sudeste, várias setas dentro da Fonte de Boliqueime que indicam direções para Boliqueime (a leste 1, a leste 2, a leste 3, e várias na rotunda a sudoeste)
- Poço de Boliqueime — mapas.igeo, mapas Google. Nota: é conhecida a história da subreptícia mudança de nome desta localidade, de Poço para Fonte, para tentar enobrecer de alguma forma o berço do então primeiro-ministro Cavaco Silva
lamegated wrote:CP7 que estão errados de certeza e agora corrigi-los e que são elas:
2401-972 Leiria
2410-592 Arrabal
2749-045 Carnaxide
- 2401-972 é caixa postal. Procura no Google [ 2401-972 LEIRIA ]
- Embora 2410-592 não exista, várias empresas o dão como código postal. Procura no Google [ 2410-592 ARRABAL ]
- 2749-045 não existe, nem sequer como apartado. A minha aposta é que terás feito aqui um simples erro de transposição. 2794-045 existe, e é a PDP, no Edifício Suécia, em Carnaxide.