[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular
Posts: 286
Joined: Wed May 20, 2009 7:44 pm
Location: Leiria

Re: Darque

Post by Nuno Carvalho »

Castanhola wrote: Sun Nov 10, 2019 1:03 pm
Nuno Carvalho wrote: Tue Nov 05, 2019 11:28 am nem mesmo sendo uma vila! :roll: :mrgreen:
Esta realmente não percebi... :|
O que eu quis dizer foi que nem mesmo obtendo uma nota em Darque, que é uma vila, ainda não foi desta que consegui caçar a letra D uma vez que Darque não é uma localidade independente.
Uma vila não ser uma localidade independente não é propriamente comum (eu sei que Darque não é o único caso), daí o meu lamento. Para mais com uma letra que não é assim tão fácil de caçar quanto parece...

Não sei se fui mais claro ou se baralhei isto ainda mais! :? :mrgreen:
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by lmviterbo »

Não existem vilas dentro de cidades. Vilas e cidades são sempre localidades independentes. Darque, se fosse assim (que não é), seria caso único.

Eu só não respondi mais cedo porque, no dia 1 deste mês, quando o Nuno Carvalho alertou para o facto (?) de Darque ser uma vila, logo percebi que tinha de estudar bem melhor o caso, e que isso me iria levar algumas horas, que não tenho tido. Mas não está esquecido, nem resolvido. Das duas uma: ou Darque é de facto vila e os limites da cidade de Viana do Castelo não a englobam, ou está dentro da cidade e não é vila.
Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular
Posts: 286
Joined: Wed May 20, 2009 7:44 pm
Location: Leiria

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by Nuno Carvalho »

O que me levou a pedir ajuda sobre Darque foi a informação divergente que encontrei:
  • Aver-o-Mar pareceu-me ser um caso semelhante ao de Darque. O site da câmara municipal da Póvoa de Varzim refere-se a Aver-o-Mar como vila, mas já foi dito neste fórum que Aver-o-Mar era parte integrante da Póvoa de Varzim.
  • Aver-o-Mar e Darque não são localidades independentes para os CTT.
Tudo isto me levou a pensar, erradamente, que poderiam haver vilas que não fossem localidades independentes.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by Castanhola »

Eu diria que o LMViterbo tem razão.
A placa toponímica de Viana do Castelo está aqui.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 906
Joined: Fri Apr 29, 2011 6:46 pm
Location: Penafiel - Portugal

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by A. Simões »

Vi agora a discussão sobre Darque ser vila ou não. O INE nos seus mapas dos censos não consideram Darque como parte integrante de Viana do Castelo, no entanto estes mapas já têm 8 anos equanto que o PUC da CM de Viana é bem mais recente. Portanto concordo que, tal como aconteceu com Aver-o-Mar, Darque seja considerado parte da cidade de Viana do Castelo.
User avatar
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 906
Joined: Fri Apr 29, 2011 6:46 pm
Location: Penafiel - Portugal

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by A. Simões »

Tenho uma localidade sem ponto, Nespereira, já existe no EBT, Nespereira, concelho de Cinfães.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by lmviterbo »

OK, obrigado, A. Simões.

A tua entrada em Nespereira (num CP7 que, segundo os CTT, pertence às «localidades» de Feira e Feira Franca) já está, como deve ser, na localidade que indicaste (a Nespereira do concelho de Cinfães). Nota para memória futura: o INE considera que as referidas «localidades» (Feira, e Feira Franca), que aparecem na lista dos CTT e nos Mapas Google, pertencem ambas à localidade oficial «Nespereira», e é assim que ficará no EBT.

Entretanto, estava nesse mesmo perfil de Nespereira uma localização «Portela» com o CP7 4690-379. No INE, esta localização (que se pode ver nos Mapas Google), está na localidade «Souto». No entanto, conforme se vê no mapa, essa localidade INE engloba vários aglomerados de casas separados por um souto (um bosque denso, de coníferas e eucaliptos se bem percebi do Street View). Tomei a liberdade de criar uma nova localidade com o nome Portela, para acomodar essa «localização», e dei-lhe as coordenadas que os Mapas Google apontam, aparentemente corretas tendo em conta a placa «Calçada da Portela» que se vê na estrada.
Niko1993
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 25
Joined: Sun Jun 04, 2017 9:16 pm

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by Niko1993 »

Boas, parece que o código postal 2695-022 não está como deve de ser. :( É suposto ser em Bobadela, Lisboa. :?
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by lmviterbo »

Obrigado, Niko. Já está corrigido.
Niko1993
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 25
Joined: Sun Jun 04, 2017 9:16 pm

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by Niko1993 »

De nada. :wink:
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2394
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by leofer40 »

Este hit indica Madeira, mas o ponto está no centro do território continental.
É possível adicionar o perfil desta "localidade" ao Funchal?
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7265
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by Castanhola »

leofer40 wrote: Thu Aug 20, 2020 12:40 am Este hit indica Madeira, mas o ponto está no centro do território continental.
É possível adicionar o perfil desta "localidade" ao Funchal?
Colocar Madeira na localidade é como colocar Açores, ou Europa, ou África. Não faz sentido. Fazer como dizes iria contra as regras atualmente definidas e iria criar outros problemas, além de não haver qualquer garantia do resultado ser o correto, até porque o arquipélago da Madeira tem mais que uma ilha e imensas localidades. Todas as localizações às quais não é possível atribuir uma localidade vão para a localidade desconhecida portuguesa e todas ficam com as coordenadas do centro geodésico de Portugal. Atribuir coordenadas a essa localização dentro da localidade desconhecida também não é correto, pois assim a maioria da localizações da localidade desconhecida iriam ter coordenadas no Atlântico (coordenadas médias de Portugal Continental, Açores e Madeira), que era o que acontecia até há uns tempos atrás. Há bastante tempo que temos a regra de apenas dar coordenadas às localizações que têm a localidade, o código postal e o país corretamente indicados. Não fazer isto criava outros problemas como acontecia anteriormente. Ainda pensámos na possibilidade de criar várias localidades desconhecidas, para o continente, os Açores e a Madeira, mas o problema iria manter-se, a menos que criássemos uma localidade desconhecida para cada uma das ilhas, o que não faz muito sentido. Assim a única forma do hit ter as coordenadas corretas é o SalveoMire corrigir os dados de registo dessa nota e já agora desta também. Como ele apenas se registou há dois dias, pode ser que assim perceba como deve registar corretamente as notas. :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
SalveoMire
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 2
Joined: Fri Aug 28, 2020 12:12 am

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by SalveoMire »

Castanhola wrote: Fri Aug 21, 2020 10:17 am
leofer40 wrote: Thu Aug 20, 2020 12:40 am Este hit indica Madeira, mas o ponto está no centro do território continental.
É possível adicionar o perfil desta "localidade" ao Funchal?
Colocar Madeira na localidade é como colocar Açores, ou Europa, ou África. Não faz sentido. Fazer como dizes iria contra as regras atualmente definidas e iria criar outros problemas, além de não haver qualquer garantia do resultado ser o correto, até porque o arquipélago da Madeira tem mais que uma ilha e imensas localidades. Todas as localizações às quais não é possível atribuir uma localidade vão para a localidade desconhecida portuguesa e todas ficam com as coordenadas do centro geodésico de Portugal. Atribuir coordenadas a essa localização dentro da localidade desconhecida também não é correto, pois assim a maioria da localizações da localidade desconhecida iriam ter coordenadas no Atlântico (coordenadas médias de Portugal Continental, Açores e Madeira), que era o que acontecia até há uns tempos atrás. Há bastante tempo que temos a regra de apenas dar coordenadas às localizações que têm a localidade, o código postal e o país corretamente indicados. Não fazer isto criava outros problemas como acontecia anteriormente. Ainda pensámos na possibilidade de criar várias localidades desconhecidas, para o continente, os Açores e a Madeira, mas o problema iria manter-se, a menos que criássemos uma localidade desconhecida para cada uma das ilhas, o que não faz muito sentido. Assim a única forma do hit ter as coordenadas corretas é o SalveoMire corrigir os dados de registo dessa nota e já agora desta também. Como ele apenas se registou há dois dias, pode ser que assim perceba como deve registar corretamente as notas. :roll:
Boa noite, realmente foi erro meu ao registar as notas por ser a primeira vez. Na altura estranhei estranhei não ficar associado a nenhuma localização em específico e cheguei a editar o código postal para ver se era daí o problema, por isso agora já não consigo voltar a editar para o correto :roll: . Na altura assumi que a "Localidade" era um nome que o user dava à localização onde encontrou a nota e que a localização no mapa seria feita com base no código postal (já que o código postal é único em Portugal e dá para identificar a localidade em específico através dele) e não com base no nome que foi dado à Localidade. No meu caso coloquei "Madeira" (Ilha da madeira, não o arquipelago) por ser um nome mais fácilmente reconhecivel e o código postal é o do Funchal, que foi onde recebi as notas e tenho outras notas também registadas na Madeira mas com outros códigos postais.
Em relação ao Colocar Madeira na localidade é como colocar Açores, ou Europa, ou África. Não faz sentido discordo, dado que a Madeira (e os Açores, já agora) é uma pequena região de portugal enquanto que a Europa e África são continentes com diferença de áreas completamente absurdas. Na minha opinião, nestes casos deveria dar para associar a localização no mapa tendo em conta apenas o código postal, mas entendo que faz parte das regras do jogo e não o possam fazer. Quanto tiver mais disponibilidade, ei de perder algum tempo a ler estes tópicos enormes para esclarecer algumas dúvidas. Entretanto e para não voltar a acontecer, deve-se utilizar a localidade que consta no site dos CTT, correto?
User avatar
leofer40
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2394
Joined: Mon Feb 28, 2005 12:38 am
Location: Amadora, Portugal
Contact:

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by leofer40 »

SalveoMire wrote: Fri Aug 28, 2020 1:39 amEntretanto e para não voltar a acontecer, deve-se utilizar a localidade que consta no site dos CTT, correto?
Dou-te as boas vindas ao fórum SalveoMire. :)
Sim, convém colocar o código postal e localidade dos CTT. Isto garante que o ponto no mapa vai ficar correctamente atribuído às notas que registas.
Quanto à correcção no nome da localidade, sugiro que faças um pedido de apoio, disponível no site, do lado esquerdo em "Apoio".
Diverte-te com este hobby.
Lanço-te o desafio de dares uma vista de olhos aos diversos tópicos e participar nos jogos em curso.
Bons registos :D
SalveoMire
Euro-Newbie
Euro-Newbie
Posts: 2
Joined: Fri Aug 28, 2020 12:12 am

Re: [Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Post by SalveoMire »

Só para atualizar, contactei o suporte e as localidades foram todas corrigidas para as corretas. Obrigado pela sugestão.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”