Discussão sobre Hits Portugueses

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6535
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by lmviterbo »

Tenho depositado muitas vezes em caixas Multibanco das agências que têm MTM. Naquelas que sei, os caixas Multibanco são geridos por empresas de transporte de valores. Parece-me que as notas que eu apanhei numa MTM e que tinham sido depositadas pelo Mr Burns numa ATM podem ter feito o seu circuito normal com passagem por um centro de tratamento de valores, embora não seja de descartar a hipótese de haver magotes de notas a circular entre agências sem passar pela casa partida.
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3027
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by Montgomery Burns »

Castanhola wrote: Sat Nov 07, 2020 10:22 am Mas esta estratégia é recente ou sempre foi assim? Das vossas conversas anteriores tinha ficado com a ideia que tentavam não partilhar as MTM.
No inicio, as máquinas eram poucas - e a idiotice muita! :lol: Era difícil não andarmos pelas mesmas máquinas e, claro, os hits pouco interessantes foram surgindo. Entretanto as máquinas foram aparecendo a bom ritmo, mas o que é mesmo importante é não utilizá-las para depósitos.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by Castanhola »

Montgomery Burns wrote: Sun Nov 08, 2020 2:11 am No inicio, as máquinas eram poucas - e a idiotice muita! :lol:
Está explicado... :mrgreen:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by JordiJanTaxi »

lmviterbo wrote: Sat Nov 07, 2020 12:49 pm Tenho depositado muitas vezes em caixas Multibanco das agências que têm MTM. Naquelas que sei, os caixas Multibanco são geridos por empresas de transporte de valores. Parece-me que as notas que eu apanhei numa MTM e que tinham sido depositadas pelo Mr Burns numa ATM podem ter feito o seu circuito normal com passagem por um centro de tratamento de valores, embora não seja de descartar a hipótese de haver magotes de notas a circular entre agências sem passar pela casa partida.
Desculpem uma pergunta, por favor:

o que é uma MTM?
User avatar
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3027
Joined: Tue Mar 08, 2011 2:49 pm
Location: Lis., PRT
Contact:

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by Montgomery Burns »

JordiJanTaxi wrote: Tue Nov 10, 2020 11:49 am o que é uma MTM?
viewtopic.php?p=1162487#p1162487
viewtopic.php?f=15&t=57198

:)
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6535
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by lmviterbo »

JordiJanTaxi wrote: Tue Nov 10, 2020 11:49 am o que é uma MTM?
Uma MTM é uma máquina de depósito, escolha e levantamento de notas ( :flag-uk: CRM - Cash Recycling Machine; :flag-es: máquina recicladora de efectivo) do banco português Millennium, disponível em algumas agências deste banco para clientes de qualquer banco do grupo (Millennium, BCP e ActivoBank).

A sigla MTM tem mudado de referente ao longo dos tempos mas sempre em torno do mesmo conceito. Neste momento, acho que é Máquina de Transações Millennium.

Nestas máquinas, um cliente do grupo Millennium pode depositar notas e moedas, e também levantar notas e moedas, com a fantástica possibilidade de escolher o montante de cada denominação (desde que haja na máquina). As máquinas reciclam as notas em LIFO (last in, first out), e é por isso que os ebetistas que as utilizam não depositam lá notas (para não as apanharem quando fizerem um levantamento).

As MTM permitem ainda algumas outras operações, mas não tantas como uma ATM normal da rede Multibanco (ou da mais recente rede ATM Express). Vídeo: https://youtu.be/LgAOW_7XHFw
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by JordiJanTaxi »

Montgomery Burns wrote: Tue Nov 10, 2020 1:23 pm
JordiJanTaxi wrote: Tue Nov 10, 2020 11:49 am o que é uma MTM?
viewtopic.php?p=1162487#p1162487
viewtopic.php?f=15&t=57198

:)
lmviterbo wrote: Tue Nov 10, 2020 1:49 pm
JordiJanTaxi wrote: Tue Nov 10, 2020 11:49 am o que é uma MTM?
Uma MTM é uma máquina de depósito, escolha e levantamento de notas ( :flag-uk: CRM - Cash Recycling Machine; :flag-es: máquina recicladora de efectivo) do banco português Millennium, disponível em algumas agências deste banco para clientes de qualquer banco do grupo (Millennium, BCP e ActivoBank).

A sigla MTM tem mudado de referente ao longo dos tempos mas sempre em torno do mesmo conceito. Neste momento, acho que é Máquina de Transações Millennium.

Nestas máquinas, um cliente do grupo Millennium pode depositar notas e moedas, e também levantar notas e moedas, com a fantástica possibilidade de escolher o montante de cada denominação (desde que haja na máquina). As máquinas reciclam as notas em LIFO (last in, first out), e é por isso que os ebetistas que as utilizam não depositam lá notas (para não as apanharem quando fizerem um levantamento).

As MTM permitem ainda algumas outras operações, mas não tantas como uma ATM normal da rede Multibanco (ou da mais recente rede ATM Express). Vídeo: https://youtu.be/LgAOW_7XHFw
Interssante. Obrigado a todos dois.

Os ATMs de La Caixa também permetem a seleçāo de notas nos levantamentos, mas são oferecem notas de 10, 20 e 50, e máximo 15 e 10 notas dos valores 10€ e 20€. Se pedir 15x10€ e 15x20€ diz que não "pode". Os ATMs do BBVA só permetem selecionar "billetes más pequeños", e dão até 5 notas de 20€ em levantamentos de vários centenares de euros ou de 10 em menores de cem. Não conheço operativas de outros bancos. A única interação com moedas é no pagamento de taxas, impostos, multas... A maioria podem ser pagos no BBVA, Santander, Sabadell, La Caixa. Mas La Caixa só aceita pagamentos desde a conta se fores cliente, ou por cartão se não o fores. Os outros permetem também o pagamento em dinheiro, e devolvem troco em moedas até um máximo de 9.95€, mas não devolvem papel. Seria interessante poder usar uma tal máquina para obter moedas e notas de 5€.
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by JordiJanTaxi »

lmviterbo wrote: Tue Nov 10, 2020 1:49 pm
JordiJanTaxi wrote: Tue Nov 10, 2020 11:49 am o que é uma MTM?
Uma MTM é uma máquina de depósito, escolha e levantamento de notas ( :flag-uk: CRM - Cash Recycling Machine; :flag-es: máquina recicladora de efectivo) do banco português Millennium, disponível em algumas agências deste banco para clientes de qualquer banco do grupo (Millennium, BCP e ActivoBank).

A sigla MTM tem mudado de referente ao longo dos tempos mas sempre em torno do mesmo conceito. Neste momento, acho que é Máquina de Transações Millennium.

Nestas máquinas, um cliente do grupo Millennium pode depositar notas e moedas, e também levantar notas e moedas, com a fantástica possibilidade de escolher o montante de cada denominação (desde que haja na máquina). As máquinas reciclam as notas em LIFO (last in, first out), e é por isso que os ebetistas que as utilizam não depositam lá notas (para não as apanharem quando fizerem um levantamento).

As MTM permitem ainda algumas outras operações, mas não tantas como uma ATM normal da rede Multibanco (ou da mais recente rede ATM Express). Vídeo: https://youtu.be/LgAOW_7XHFw
Esteve pensando nessas MTM e o seu gerenciamento LIFO. Não sei quanto papel tem lá dentro, mas poderia ter verdadeiras jóias no "fundo" da "gaveta". Já te (vos) aconteceu de levantar as últimas notas de 5€ (ou de qualquer outro valor) até a máquina notificar que já não tem mais disponíveis? Aparecem coisas "interessantes"? Ou elas têm verdadeiramente bastante movimento e ficam sem existências?
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6535
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: Discussão sobre Hits Portugueses

Post by lmviterbo »

JordiJanTaxi wrote: Wed Nov 11, 2020 12:07 amJá te (vos) aconteceu de levantar as últimas notas de 5€ (ou de qualquer outro valor) até a máquina notificar que já não tem mais disponíveis? Aparecem coisas "interessantes"? Ou elas têm verdadeiramente bastante movimento e ficam sem existências?
Felizmente, têm mesmo muito movimento. Infelizmente, muitas delas são deixadas com frequência sem algumas denominações (ou mesmo sem nenhuma…)

Mais de metade das vezes que faço levantamentos, acabo com uma das denominações.
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Como o N1

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Wed Nov 11, 2020 2:29 am Mais de metade das vezes que faço levantamentos, acabo com uma das denominações.
Um dia destes fazem-te o mesmo que fizeram ao N1... :mrgreen: :twisted: 8) :wink:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

Segundo hit com uma nota de 100€

Post by Castanhola »

Já era tempo de ter o meu segundo hit com uma nota de :note-100: . :D 8) :mrgreen:
Precisei de registar 897 notas para ter o primeiro hit e 1482 notas para ter este segundo hit com uma nota de :note-100: .
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=208035363
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 7284
Joined: Sat May 27, 2006 11:47 pm
Location: Coimbra, Portugal
Contact:

O meu hit com mais km de sempre...

Post by Castanhola »

O meu hit com mais km de sempre e o meu sexto hit com a Finlândia. :D

:flag-pt: :flag-fi: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=181825284

Agora para o lmviterbo que é o nosso tradutor de serviço: por falar em km, tens de corrigir kms para km, nas páginas com os hits no site do EBT, pois 1 kms = 1000 metro x segundo, que não tem nada a ver com o que se pretende. Se fosses meu aluno já estavas a levar... :mrgreen: :twisted: 8)

km.jpg
km.jpg (22.41 KiB) Viewed 490 times
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6535
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: O meu hit com mais km de sempre...

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Thu Nov 26, 2020 7:01 pmAgora para o lmviterbo que é o nosso tradutor de serviço: por falar em km, tens de corrigir kms para km
Há anos que queria mudar isso — mas, como não era tradução minha, fui deixando andar.

Está feito. Obrigado pelo lembrete.
JordiJanTaxi
Euro-Expert
Euro-Expert
Posts: 692
Joined: Mon Mar 12, 2012 8:17 pm
Location: Castellbisbal (Barcelona)

Re: O meu hit com mais km de sempre...

Post by JordiJanTaxi »

lmviterbo wrote: Fri Nov 27, 2020 3:50 pm
Castanhola wrote: Thu Nov 26, 2020 7:01 pmAgora para o lmviterbo que é o nosso tradutor de serviço: por falar em km, tens de corrigir kms para km
Há anos que queria mudar isso — mas, como não era tradução minha, fui deixando andar.

Está feito. Obrigado pelo lembrete.
Hmmmm... 🤔

Óbviamente não tenho nada a discutir/duvidar sobre a gramática do português, mas para mim, "kms" é válido como plural de "km". E no caso da velocidade, em línguas latinas e/ou sistema métrico, a velocidade é indicada em kilómetros por segundo ou seja km/s, e não kms. Assim fazem os brtánicos/americanos com as "milhas por hora" com o indicador "mph".

Não pretendo mudar nada nem convencer ninguém da minha (provavelmente errada) idéia das abreviações portuguesas, só comentar a minha surpresa por associar o "kms" com "kilómetros por segundo".
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”