História dum hit inesperado:
Neste Natal fui visitar a minha irmã à Virgínia (EUA). Vinda da Alemanha, foi também lá passar o Natal a irmã do marido da minha irmã, ou seja, a irmã do meu cunhado, isto é, a minha concunhada (Schwippschwägerin), que é uma querida mas com quem eu, por mera circunstância de distância, já não falava há talvez uns 15 anos.
Nas duas horas de carro do aeroporto em Washington, D.C. para casa da minha irmã em Harrisonburg, um dos temas de conversa foi, é claro, o EuroBillTracker. Contra o que é costume, a minha Schwippschwägerin até achou a coisa engraçada.
Um ou dois dias antes do meu regresso, ela pagou um jantar e eu paguei-lhe a minha parte em euros, que lhe dariam muito mais jeito para levar para a Alemanha, já que ela tinha dólares que chegassem para o resto da viagem. Evidentemente, fiquei radiante por ela levar notas minhas para a Alemanha. Salvo erro, dei-lhe três

. Foi, seguramente, mais do que uma.
Na quarta-feira passada, tive a surpresa dum hit de Harrisonburg. A princípio, nem me lembrei que pudesse ter sido ela. Mas foi, como é óbvio (o nome EBT, V.B., são as iniciais do nome dela; a localidade é a vila onde vive). Pelos vistos, inscreveu-se no EBT, e registou duas notas.
https://eurobilltracker.com/notes/?id=224322357

- Schsch-in-NY.jpg (17.13 KiB) Viewed 1014 times
É um hit de interesse
duvidoso (muito interessante dum ponto de vista, muito pouco de outro), mas não me parece que possa ser considerado um hit artificial, conforme ficou definido logo em abril de 2002:
emmem wrote: ↑Sat Apr 20, 2002 5:01 pm
Hits between users who ‘know’ each other (lets name it an artificial hit):
[These] 2 users can be located in 2 different countries. Some of my colleagues in Brussels travel a lot to Paris. If they know somebody in Paris who is also an EBT and [they] exchange bills they got in Belgium you will have an international hit. But still a hit between EBT who know each other.
A good indicator for finding out if 2 users know each other is to check if they have hits on separated dates.
No site, as
regras oficiais de registo de notas incluem o seguinte parágrafo:
Sou um utilizador registado e apresentei um amigo meu ao EBT. Deixei-o registar uma das minhas notas só para testar como funciona o sistema. Há algum problema com isto?
É bom que tenha trazido um novo utilizador para o EBT mas ele/ela deve apenas registar notas que tenha consigo.
Há uma regra básica: a nota não deve ser inserida se se souber que já foi introduzida por mais alguém. Por exemplo, se a nota foi recebida de um familiar ou amigo que também é membro do EBT, essa nota não deve ser registada novamente.
Uma excepção a esta regra é se alguém tiver escrito o endereço do EuroBillTracker na nota — essas notas podem ser registadas à vontade, mas recomenda-se que se descreva a situação usando o espaço para comentários.
Além disso, deve haver um contacto físico com a nota - receber apenas o número de série e outros dados de um amigo por email não é aceitável.
Ora, neste caso:
- A V.B. não era ainda ebetista quando eu lhe dei a nota.
- Não supus que a V.B. viesse a ser ebetista (caso contrário, teria tido o cuidado de a alertar para não registar aquelas notas em particular).
- A V.B. não tem, naturalmente, nem virá a ter, mais hits deste tipo comigo.
- A nota que teve hit foi efetivamente obtida pela V.B. onde a registou (e muito provavelmente levada para a Alemanha).
- A V.B. só registou esta nota uma semana depois de chegar de regresso à Alemanha. A localidade de registo que escolheu foi de facto a localidade onde a obteve, na Virgínia. Não registou as outras notas que lhe dei. E registou uma outra nota, mas na Alemanha. Eu diria que isto faz supor que sabia que esta tinha vindo de um ebetista. Das duas uma: ou não sabia da regra (o que me parece provável, mas posso facilmente perguntar-lhe), ou sabia e resolveu que este era um caso especial.
- Infelizmente, a V.B. não escreveu nada no comentário.
Resumindo, por tudo o que ficou dito, não me parece de facto que o hit deva ser considerado artificial (friendly hit), e portanto não acho que deva ser
moderado (apagado da lista visível de hits, apesar de não se apagar o registo da nota a nenhum dos ebetistas que a registaram).
Moderar o primeiro hit pode desanimar um novo ebetista. Mas também pode não ter esse efeito. E, infelizmente, um novo ebetista, com ou sem o primeiro hit moderado, tem sempre uma forte probabilidade de registar só uma ou duas notas e nunca mais voltar.
Gostava de ter as vossas opiniões. É um hit para moderar ou não?