[Jogo] Portugal de A a Z

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
Jorge Pires
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by Jorge Pires »

2006-03-23 X25963****** P006** Horta da vilariça ( Portugal, 5160)
Mias uma localidade diferente
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

A letra I tem duas pessoas e não uma pessoa! :roll:
E não existe nenhuma freguesia em Portugal começada por X, a não ser que considerem os lugares a aí talvez exista, mas no meu entender acho que deviam ficar pelas freguesias...
Senão daqui a pouco o nome da Rua também serve. :P
Mas é o que eu penso, vocês façam como entenderem.
bocky
Euro-Master
Euro-Master

Post by bocky »

Tabela actualizada e corrigida, letra X removida. No entanto preciso da opinião dos outros utilizadores que participam nesta lista: a letra X deve ser mesmo removida? Segundo a pesquisa do lmviterbo neste post, há algumas localidades começadas por X, apesar de não haver nenhuma freguesia com essa letra.
BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Post by BogPoet »

margata wrote:Andei a consultar e verifiquei que não existem municípios começados por D, J, Q, U, X e Z.
Mas também não sei dizer se existem outras cidades para além dos municípios???
margata wrote:Sendo assim também tenho mais uma localidade na letra Q, que é a Quarteira e fico com 17/23.
Só achei curioso que um dia depois de teres feito o comentário acima tenhas dito que registaste uma nota numa cidade que não é município... ;) (E já agora, não se diz "a Quarteira", como não se diz "a Lisboa". É só Quarteira. Raios partam os Lisboetas :P )
Tracking (again) Image
Hugo & Any
Euro-Master
Euro-Master

Post by Hugo & Any »

BogPoet wrote:
margata wrote:Andei a consultar e verifiquei que não existem municípios começados por D, J, Q, U, X e Z.
Mas também não sei dizer se existem outras cidades para além dos municípios???
margata wrote:Sendo assim também tenho mais uma localidade na letra Q, que é a Quarteira e fico com 17/23.
Só achei curioso que um dia depois de teres feito o comentário acima tenhas dito que registaste uma nota numa cidade que não é município... ;) (E já agora, não se diz "a Quarteira", como não se diz "a Lisboa". É só Quarteira. Raios partam os Lisboetas :P )
:lol: ALGARVE POWER :twisted:
View my stats
Hugo & Any
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Peço desculpa pelo engano!
E não sou Lisboeta! Sou nortenha!
Eu sei muito bem o que é isso, porque também o sinto na pele com o nome da minha freguesia que também é so Carregosa e não a Carregosa ou da Carregosa como muitos dizem, mas sim de Carregosa.
Não precisavam de ser tão mauzinhos!
:(
E tanto quanto eu sei a Quarteira é uma vila e não uma cidade como dizem ou então eu estou enganada! E foi esse o motivo pelo qual não inclui no principio.
Tou a brincar!!!
Sampiro
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by Sampiro »

Só tenho duas letras ... mas eu gostaria de participar em seu jogo Portugal de A a Z

M.- Miranda do Douro
S.- Sendim

Un saludo desde / Um cumprimento de León
BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Post by BogPoet »

margata wrote:Peço desculpa pelo engano!
E não sou Lisboeta! Sou nortenha!
Oops :oops:
margata wrote:E tanto quanto eu sei a Quarteira é uma vila e não uma cidade como dizem ou então eu estou enganada! E foi esse o motivo pelo qual não inclui no principio.
Tou a brincar!!!
Foi vila até 1999, quando foi elevada a cidade, mas continua a pertencer ao concelho de Loulé (apesar de haver um movimento de elevação de Quarteira a concelho).
Tracking (again) Image
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Ahhhh, mais um equivoco!!!
Também desconhecia que haviam freguesias que eram cidades.
Mas ainda bem...
Assim contribuem para a minha cultuta geral.
:oops:
leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

bocky wrote:Tabela actualizada e corrigida, letra X removida. No entanto preciso da opinião dos outros utilizadores que participam nesta lista: a letra X deve ser mesmo removida? Segundo a pesquisa do lmviterbo neste post, há algumas localidades começadas por X, apesar de não haver nenhuma freguesia com essa letra.
Por mim a letra X mantinha-se, dado que temos localidades que começam por essa letra.
Quanto a apenas se registarem nomes de freguesias, discordo.
Só na Amadora tenho 11 freguesias (Alfornelos, Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira, Mina, Reboleira, S. Brás, Venda Nova, Venteira) e 8 letras.
Mesmo apesar de serem 11 freguesias tenho apenas 3 localidades - Amadora, (Edit - afinal Damaia e Alfragide são localidades).
Agora imaginem se fosse Lisboa - 53 freguesias e 11 letras para apenas 1 localidade :wink:
Last edited by leofer40 on Tue Jun 06, 2006 4:01 pm, edited 1 time in total.
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Utilizador : [[[[x]]]]
Tenho mais uma localidade que é Ul.
Logo passo para 18/23.
Quando sugeri as freguesias, foi no intuito de se considerar municipios e freguesias, dado que a minha base de pesquisa é: www.anmp.pt , ou seja, a associação nacional de municipios que é onde fui consultar até ao momento. Os dados que me fui apercebendo que seguem é os dos CTT e não os considero muito coerentes, mas mais uma vez quem sou eu!
:wink:
pastel
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by pastel »

E também vou entrar neste tópico!

Alfragide, Amadora, Aveiras de cima
Bornes, Bragança
Carnaxide, Cascais,Castelo branco
Estoril, Estremoz, Evora
Felgueiras, Franco
Guimarães
Lavradio, Lisboa, Loures
Malveira da serra, Manteigas, Mealhada, Monsaraz
Oeiras
Palmela, Parede, Porto
São domingos de rana, Setubal
Trancoso
Vendas novas, Vila franca de xira, Vila nova de foz côa

Começo com 13, mas já tenho algumas saídas agendadas neste mês e no próximo :wink:
pastel.no.sapo.pt (Complete NIG Statistics updated 07/12/2007)
pastel no flickr!
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Bem, esta semana resolvi fazer uma caça à letra. Tenho ido a Bucelas regularmente e passo sempre, na EN115, por uma placa a indicar a direcção de Zambujal. Desta vez, decidi ir lá.

Estive lá e não tenho dúvidas de que este Zambujal é sem qualquer dúvida uma localidade, nada pequena por sinal, com placas toponímicas e tudo. Ora acontece que a lista de código postal não reconhece este Zambujal como localidade, mas o responsável por esse disparate é a junta de freguesia de Santo Antão do Tojal, que não percebeu bem o conceito e toca de desinformar o Gabinete do Código Postal.

Por isso, registei mesmo à revelia esta nota na localidade Zambujal e código postal 2660-431 (da rua do café onde a cacei).

Passo então a privar o Jorge Pires do privilégio de ser o único com a letra Z, e passo também a integrar o pelotão dos camisola amarela, com 17 letras. Outras virão brevemente.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

leofer40 wrote:
bocky wrote:Tabela actualizada e corrigida, letra X removida. No entanto preciso da opinião dos outros utilizadores que participam nesta lista: a letra X deve ser mesmo removida? Segundo a pesquisa do lmviterbo neste post, há algumas localidades começadas por X, apesar de não haver nenhuma freguesia com essa letra.
Por mim a letra X mantinha-se, dado que temos localidades que começam por essa letra.
Oh, raios, nem dei por esta discussão... Mas é claro que é de manter o X! Já vi que há aqui uma grande confusão e vamos lá a ver se esclareço:

Em Portugal continental, os 18 Distritos dividem-se em Concelhos (ou Municípios) que, por sua vez, se dividem em Freguesias.
Nas regiões autónomas, a subdivisão territorial é similar.

Esta classificação administrativa compreende a totalidade do território e nada tem a ver com as localidades (aglomerados populacionais), que podem ser de um de três tipos: cidades, vilas e aldeias.

De facto, tal como diz o leofer40 e muito bem, tanto há localidades com várias freguesias, como freguesias que incluem várias localidades.

Há outras subdivisões do território que não nos interessam para aqui, como por exemplo os bairros ou as paróquias.

Para efeitos do EBT, as localidades deveriam ser não só todos os aglomerados populacionais (cidades, vilas e aldeias) como aquelas quintas, herdades, lugares, etc., que estão fora dos aglomerados mas fazem parte da lista de localidades do Código Postal.

Essa lista, cujas fontes são as juntas de freguesia, tem por vezes incorrecções, infelizmente, como por exemplo as várias Urbanização Disto e Daquilo que deveriam pertencer a uma localidade, ou as localidades como a "minha" Zambujal, que vem erradamente como se fosse um bairro de Santo Antão do Tojal.
myxovirus
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by myxovirus »

Já tenho mais três letras, Aveiro, Olhão e Tavira, o que faz 9. :wink:
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”