[Jogo] Portugal de A a Z

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

A cesar o que é de cesar e prontos o castanhola lá está em primeiro...
Eu como vi que o bocky estava de férias, achei interessante colocar lenha para a fogueira...
Quanto a Xangai ando intrigada, porque é no meu concelho... mas nunca me dei ao trabalho de procurar, porque como alguns já devem ter reparado eu inicialmente pensava que eram apenas cidades, ou seja, pelas minhas pesquisas seriam só concelhos, o que não é de todo verdade.
Depois deixei-me vencer, e já procurei por freguesia, para conseguir mais umas localidades... e quanto a Xangai, o que pode acontecer é que seja um lugar. Para quem vive num meio pequeno, deve saber que as freguesias são compostas por lugares. Em centros de maior dimensão os lugares quase que não são identificaveis pois muitas vezes são ignorados e as pessoas identificam os locais pelas ruas.
O que sei quanto a Xangai é que deve ser um lugar da freguesia de Santiago de Riba Ul, mas não encontro nada na net, onde possa identificar isso, pois não encontrei a página na internet dessa junta de freguesia.
Na página da Câmara de Oliveira de Azeméis, pior ainda.
Uso com alguma frequencia um das vias dessa freguesia, mas não a conheço bem... pode ser que um dia destes me dedique e vá visitar a junta de freguesia que será o local mais indicado para tirar infomações se será ou não um lugar.
Também não sei bem as delimitações dessa freguesia, mas acredito que se para mim é dificil encontrar um lugar destes, para uma pessoa que não conhece minimamente a região é pior ainda. E quanto aos GPS, sei que ainda há muitas falhas e pode ser que não ajudem nada nestes casos.
bocky
Euro-Master
Euro-Master

Post by bocky »

margata wrote:E quanto aos GPS, sei que ainda há muitas falhas e pode ser que não ajudem nada nestes casos.
Por curiosidade fui ver ao meu GPS as localidades portuguesas com X e apenas aparece Xertelo, de que o lmviterbo já tinha falado. É no Parque Nacional Peneda-Gerês e a estrada nacional 1020 acaba lá, por isso deve estar identificado.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Esta preocupação de partilhar ou não informação às tantas foi um pouco para o exagero, mas acreditem que já me encavaquei algumas vezes na vida por partilhar informação... Uma das mais anedóticas foi ter comentado um dia com o meu cunhado “então o Benfica lá perdeu 2-0?!...” Ele é benfiquista, como eu, só que ele é dos fanáticos. Nesse dia ia dar um jogo do Benfica na televisão, mas em diferido, algumas horas após o apito final. Ele fechou-se em casa aquelas horas todas, sem atender o telefone, sem ouvir rádio nem televisão e proibiu os amigos e a cara-metade de comentarem com ele o resultado, pois queria ver o jogo na televisão sem saber o resultado. Só que eu não sabia de nada... Já não me recordo bem se foi esse o resultado ou se foi mais ao contrário, mas recordo-me que ele me ia “matando”...

Voltando ao assunto do tópico, como no fundo estamos em competiXão, não quero que digam que ando a sonegar informação, por isso aqui vai...

Já tinha dito que não encontrei Xangai. Procurei-o uma vez que passei por Oliveira de Azeméis, indo até ao local onde o ViaMichelin me dava a localização, entre Santiago de Riba-Ul e a Vila de Cucujães. O problema é que aquilo agora está cheio de casas que ligam Santiago e Cucujães, de modo que fiquei com a sensação que já ninguém sabia muito bem onde começa uma e acaba a outra.
Image

Mas também já aqui disse que entretanto me apercebi que os mapas online nem sempre são muito precisos. Dou-vos como exemplo a localização da aldeia onde passei a minha infância e juventude, Avelãs de Cima, sede da freguesia de Avelãs de Cima, a segunda localidade onde até agora registei mais notas, logo a seguir a Coimbra, graças às reformas dos meus pais e avó, e onde encontro a grande maioria das notas de valor igual e superior a 50€:
Image

O primeiro Xisto que procurei foi o de Valpedre, o tal que virou nome de rua. Esse posso confirmar que não existe actualmente como localidade, pois estive lá e até tirei uma foto à placa com o nome da rua.
Image
Lá perto há um outro Xisto, que não tive tempo de procurar, além de algumas paisagens lindíssimas.

Procurei mais um Xisto recentemente quando fui a Braga. O ViaMichelin localizava-o à saída da portagem da Cruz, na auto-estrada A3, a sul de Braga. Desta vez não demorei mais de 5-10 minutos até voltar à auto-estrada, pois estava atrasado. Há de facto ali umas casas, até um café, mas todos me disseram que estava em Santa Maria do Arnoso.
Image

Na altura também procurei no GPS, mas só me identificava um Xisto em Viana do Castelo, muito longe para a minha disponibilidade de tempo. Pelos vistos o meu GPS e o do bocky são de marcas ou actualizações diferentes, até porque tenho ideia que o meu nem sequer dá com o Xertelo. Já agora a estrada 1020 de que o bocky fala é municipal e não nacional. Um dia que vá para esses lados tento lá passar, quem sabe estas férias. O problema é se não há comércio no Xertelo. Se alguém lá vai ainda tem de trazer uma cabra para casa, para poder trocar uma nota...

Editado duas vezes a 30 de Agosto para colocar a fotografia da Rua de Xisto...
Last edited by Castanhola on Wed Aug 30, 2006 3:34 am, edited 2 times in total.
bocky
Euro-Master
Euro-Master

Post by bocky »

Castanhola wrote:Pelos vistos o meu GPS e o do bocky são de marcas ou actualizações diferentes, até porque tenho ideia que o meu nem sequer dá com o Xertelo.
Por aqui tenho um Magellan Meridian com os mapas do MapSend DirectRoute Europe v2.00c. :wink: Já agora, as coordenadas de Xertelo são N 41º 44.110 W 008º 00.678 e no mapa do Google também aparece a localidade no fim da suposta estrada 1020.
Castanhola wrote:Já agora a estrada 1020 de que o bocky fala é municipal e não nacional.
Pelos vistos é um erro do GPS, lá aparece como "N1020".

Edit: Pelas fotos aéreas do Geocid, que têm maior resolução que as do Google naquela zona, dá para ver bem a aldeia em questão, basta irem aqui e escrever "Xertelo" na caixa de pesquisa. Não parece ter muito mais que uma dúzia de casas. Com sorte tem um café, mas duvido...

Edit2: Já agora, aqui fica:
Image
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Esta caçada ao X está a ficar cada vez mais tecnológica.
Aqui está a localização do Xisto de Valpedre, onde eu estive, retirada do Google.
Image
bocky wrote:Por aqui tenho um Magellan Meridian com os mapas do MapSend DirectRoute Europe v2.00c.
[...] Pelos vistos é um erro do GPS, lá aparece como "N1020".
O meu GPS NAVTEQ veio de série com o Peugeot 807. Tenho a versão Portugal-Espanha de 2005-2006. A informação de Cm1020 retirei-a do Mappy.
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Actualização

Post by pipocadoce »

Actualizado meu post da pág. 9

A B C D E F G H _ J L M _ O P Q R S T U V _ Z - 20/23
Last edited by pipocadoce on Mon Aug 28, 2006 3:21 am, edited 4 times in total.
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Xertelo, já anda nos noticiários, embora de forma negativa, pelos incendios!
nickzy
Euro-Master
Euro-Master

Post by nickzy »

Albufeira
B
Cascais, Colares
D
Estoril
Faro
G
H
I
J
k
Lisboa
Mafra
N
O
P
Q
R
Sintra
T
U
V
w
X
y
Z
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

Introduzi uma terra nova: Igreja Nova do Sobral, mas o ponto que aparece no mapa refere-se a uma localidade perto de Tomar (salvo erro) e eu inseri essa nota perto de Arraiolos, o código postal que pus é, inclusivé de Arraiolos. Porque aconteceu isto?
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

Também tenho uma nota de Urra, pertence a Portalegre, e não aparece ponto no mapa.
Seriam duas letras mais mas não sei se contam.
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

pipocadoce wrote:Também tenho uma nota de Urra, pertence a Portalegre, e não aparece ponto no mapa.
Urra já está no sítio. :)

A Igreja Nova do Sobral junto a Arraiolos é que não a encontro em lado nenhum. Para não insistirem no que já tentei, aqui vai os sítios onde não está: Maporama, Mappoint (o antigo), Viamichelin, as Ortofotos do SNIG, a pesquisa de código postal dos CTT e até o Google (Igreja-Nova 7040). Nem Igreja Nova nem Sobral.

O mais parecido que encontro é uma Igrejinha, dois Montes do Sobral e um Poço do Sobral. Também fiquei a saber (Wikipedia) que o santo padroeiro do Vimieiro (Arraiolos) é a Nossa Senhora da Encarnação do Sobral.

Se conseguires dar alguma informação mais precisa, envia para o email de assistência (ou suporte, como se diz agora), que alguém há-de conseguir dar com isso. (E eu também estou disponível para investigar mais se me derem mais dados.)
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

lmviterbo wrote:
pipocadoce wrote:Também tenho uma nota de Urra, pertence a Portalegre, e não aparece ponto no mapa.
Urra já está no sítio. :)

A Igreja Nova do Sobral junto a Arraiolos é que não a encontro em lado nenhum. Para não insistirem no que já tentei, aqui vai os sítios onde não está: Maporama, Mappoint (o antigo), Viamichelin, as Ortofotos do SNIG, a pesquisa de código postal dos CTT e até o Google (Igreja-Nova 7040). Nem Igreja Nova nem Sobral.

O mais parecido que encontro é uma Igrejinha, dois Montes do Sobral e um Poço do Sobral. Também fiquei a saber (Wikipedia) que o santo padroeiro do Vimieiro (Arraiolos) é a Nossa Senhora da Encarnação do Sobral.

Se conseguires dar alguma informação mais precisa, envia para o email de assistência (ou suporte, como se diz agora), que alguém há-de conseguir dar com isso. (E eu também estou disponível para investigar mais se me derem mais dados.)
Não consegui nada de novo, realmente não vi placa nenhuma, mas quando perguntei como se chamava aquele sitío responderam-me "Igreja Nova" e logo em coro responderam "do Sobral", talvez por tradição e seja apenas um local ou uma zona. Fico então só com Urra. Obrigado pelo trabalho de pesquisa.
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
pastel
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by pastel »

Para quem anda à caça da letra U e passar para os lados de Fátima ou Leiria, pode sempre ir a Urqueira
E se descerem uns kms, pode-se sempre passar na Zibreira (já lá estive, mas no tempo dos ECUs :roll:)
pastel.no.sapo.pt (Complete NIG Statistics updated 07/12/2007)
pastel no flickr!
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Olh'ó Xertelo!... :D

EDIT: Editado em 2008-05-17 para colocar um apontador para a minha antiga lista de localidades.
EDIT: Editado em 2009-03-06 para colocar um apontador para a minha nova lista de localidades, com os respectivos links...E assim não ter de aturar o Manta :mrgreen:
Last edited by Castanhola on Sat May 17, 2008 6:07 pm, edited 1 time in total.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Olh'ó Xertelo!... :D
Parabéns, Castanhola!!!

O Xertelo já tem direito a ponto no mapa e tudo. :D
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”