Esclarecimento de dúvidas

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master

Post by Eureka.72 »

DÚVIDA:
Alguem sabe porque é que hoje a malta de Leiria desatou a registar-se no EBT... :!: :?:

2008-04-01 fabiozen Leiria 23
2008-04-01 luismiguels79 Porto 1
2008-04-01 Graal Leiria 4
2008-04-01 tech_no Lisboa 5
2008-04-01 nanda1105 Paços de Brandão 1
2008-04-01 pakist0ned Leiria near Trainstation 37
2008-04-01 ribadeaves Ortigosa-Leiria 8

Terá saído por lá alguma notícia sobre o EBT. :roll:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
silvap
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by silvap »

Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Alguma incongruência na base de dados. Eu registei ontem um total de cinco notas em Góis, que tinha apanhado no meu passeio pelas Beiras no fim de semana passado, nestes dois CP7:

http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=44715267
http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=44715529

Penso que poderá ser por o código postal ainda não ser reconhecido pelo EBT. Se tivesse usado apenas o CP4 a coisa devia ter corrido bem, pois o 3330 já está identificado no EBT. Mas como uso sempre o CP7 completo, por causa da caça ao CP3, imagino que o primeiro ainda não esteja definido, pois é na periferia de Góis, numa zona que antes se chamava S. Pedro mas que agora é um bairro de Góis (Bairro de S. Pedro). Provavelmente ainda ninguém tinha registado nesse CP7. O outro é mesmo no centro da localidade, por isso foi reconhecido sem problemas. Mas estou a falar sem grande conhecimento de causa. Corrijam-me se estiver enganado. :?
Last edited by Castanhola on Sat Apr 05, 2008 2:09 pm, edited 1 time in total.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Robick
Euro-Master
Euro-Master

Post by Robick »

Quanto à malta de Leiria, uma vez que não houve novas incrições.

Acho que é cenário credível, pensar que alguém soube do ebt e convenceu amigos a fazer o mesmo.

Tenho pena que nós possamos ver, os angariados de um determinado utilizador. Podíamos fazer rankings do notas com as notas dos angariados.

Também podíamos construir árvores genealógicas. :)

Lá estou a sonhar, tenhos os meus jogos para actualizar. O único jogo pela qual sou responsável atrasadíssimo e ponho-me aqui a arranjar mais lenha para me queimar.. :( :roll: :roll: :cry:
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
silvap
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by silvap »

Castanhola wrote:Alguma incongruência na base de dados. Eu registei ontem um total de cinco notas em Góis, que tinha apanhado no meu passeio pelas Beiras no fim de semana passado, nestes dois CP7:

http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=44715267
http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=44715529

Penso que poderá ser por o código postal ainda não ser reconhecido pelo EBT. Se tivesse usado apenas o CP4 a coisa devia ter corrido bem, pois o 3330 já está identificado no EBT. Mas como uso sempre o CP7 completo, por causa da caça ao CP3, imagino que o primeiro ainda não esteja definido, pois é na periferia de Góis, numa zona que antes se chamava S. Pedro mas que agora é um bairro de Góis (Bairro de S. Pedro). Provavelmente ainda ninguém tinha registado nesse CP7. O outro é mesmo no centro da localidade, por isso foi reconhecido sem problemas. Mas estou a falar sem grande conhecimento de causa. Corrijam-me se estiver enganado. :?
Pois deve ser isso, porque tenho 1499 notas registadas em Góis mas só com CP4, não utilizo o CP3 porque a vila é pequena e praticamente ninguém regista lá notas, a não ser quando vou lá passar uns fins de semana ver a familia e amigos :wink:
Almeida
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by Almeida »

Viva!

Andei fora bastante tempo mas depois com a divisão do EuroBT recebi o email de alerta e recomecei a inserir notas.

Uma questão que me surgiu entretanto é se para além dos rankings, também existe alguma pontuação associada ao EuroBT, como por exemplo no site wheresgeorge.com (George Score)? Algo que englobasse tudo: notas, hits, users angariados, etc numa única pontuação...
FANTAS
Euro-Master
Euro-Master

Post by FANTAS »

Almeida wrote:Viva!

Andei fora bastante tempo mas depois com a divisão do EuroBT recebi o email de alerta e recomecei a inserir notas.

Uma questão que me surgiu entretanto é se para além dos rankings, também existe alguma pontuação associada ao EuroBT, como por exemplo no site wheresgeorge.com (George Score)? Algo que englobasse tudo: notas, hits, users angariados, etc numa única pontuação...
Bem vindo de volta!

Não há nada desse género aqui. Também estou no wheresgeorge e ouvi falar do george score, mas por acaso foi coisa que nunca me despertou interesse. Se o usas talvez saibas dizer se tem alguma utilidade?
My blog Antestreia
My website SciFiWorld
Almeida
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by Almeida »

O George score é só mais uma estatística, neste caso com a seguinte fórmula:

Score = 100* ( SQRT(LN(Bills Entered)) + LN(Hits + 1) ) * [1 - (Days of Inactivity / 100)]

Ou seja vai subindo consoante o número de notas introduzidas, mais o nº de hits que se tem e desce se estivermos algum tempo inactivos. Basicamente é só uma forma de num único número ter uma ideia do nível de envolvimento de um utilizador no EuroBT.

Mas enfim, provavelmente já temos estatísticas que cheguem ehehe.

Foi mais por curiosidade, porque tenho ideia de em 2006 alguém andar a calcular algo do género ou pelo menos a ideia foi avançada por um utilizador se não me engano. Pensei que entretanto pudesse ter havido desenvolvimentos nesse sentido.
FANTAS
Euro-Master
Euro-Master

Post by FANTAS »

Almeida wrote:Foi mais por curiosidade, porque tenho ideia de em 2006 alguém andar a calcular algo do género ou pelo menos a ideia foi avançada por um utilizador se não me engano. Pensei que entretanto pudesse ter havido desenvolvimentos nesse sentido.

Sim, estavamos à procura de uma fórmula parecida. Era um complemento ao ranking dos duros. A ideia era ter muitas notas, muitos dias, e poucos hits. Como o hws não pegou essa fórmula pode ser adaptada.

Obrigado pela dica.
My blog Antestreia
My website SciFiWorld
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Almeida wrote: Score = 100* ( SQRT(LN(Bills Entered)) + LN(Hits + 1) ) * [1 - (Days of Inactivity / 100)]
Em vez de usar apenas os dias de não actividade, sugeria usar o rácio entre (Número de dias inactivo / número total de dias)

É que caso o número de dias inactivo passe os 100, o Score fica negativo, o que a meu ver seria um bocado estranho. Eu sugeria:

ScoreCM = 100* ( SQRT(LN(Bills Entered)) + LN(Hits + 1) ) * [1 - (Total Days of Inactivity / Total Days since registration)]
Almeida
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by Almeida »

A ser implementado algo semelhante (nem que seja apenas informalmente no fórum), penso que deveríamos incluir também as angariações. Fica a sugestão.
FANTAS
Euro-Master
Euro-Master

Post by FANTAS »

CarlosManta wrote:
Almeida wrote: Score = 100* ( SQRT(LN(Bills Entered)) + LN(Hits + 1) ) * [1 - (Days of Inactivity / 100)]
Em vez de usar apenas os dias de não actividade, sugeria usar o rácio entre (Número de dias inactivo / número total de dias)

É que caso o número de dias inactivo passe os 100, o Score fica negativo, o que a meu ver seria um bocado estranho. Eu sugeria:

ScoreCM = 100* ( SQRT(LN(Bills Entered)) + LN(Hits + 1) ) * [1 - (Total Days of Inactivity / Total Days since registration)]

A fórmula diz 1-(inactividade/100) por isso suponho que seja a percentagem de inactivdade.
My blog Antestreia
My website SciFiWorld
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

FANTAS wrote:
CarlosManta wrote:

A fórmula diz 1-(inactividade/100) por isso suponho que seja a percentagem de inactivdade.
Ai o meu inglês que anda tão enferrujado. Vê lá que para mim:

"Days of inactivity" quer dizer dias de inactividade

E que

"Total Days of Inactivity / Total Days since registration" é que dá o rácio de inactividade.

:twisted: 8O :twisted: :lol: :lol: :lol:

Se o "Days of inactivity" for expresso em percentagem do total de dias desde o registo então as fórmulas são realmente equivalentes.
(ok, prontos, estou a ser pedante, de facto é a mesma coisa só que com outro nome)

Bem, enfim, julgo que mensagem está lá, realmente seria um Score interessante a implementar.
Almeida
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by Almeida »

Podemos sempre assumir que se o score for negativo então afinal é zero (fazemos o módulo). Mas atenção que o que o Wheresgeorge calcula com days of inactivity é o facto de o utilizador não aceder ao site há X dias. No entanto só ao final de 5 dias é que o utilizador começa a ser penalizado por isso, caso contrário obrigava a entrar lá todos os dias.

Mas penso que era mais interessante calcularmos a data de introdução da última nota, com um mínimo de 7 dias.

Informalmente podemos começar a calcular para ver o que isto dá. No meu caso o score neste momento é:

Notas: 660
Hits: 2
Última nota: 1 dia (menos de 7 dias portanto é zero)

Score = 364.66
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Almeida wrote:Podemos sempre assumir que se o score for negativo então afinal é zero (fazemos o módulo).
8O 8O 8O 8O 8O

O módulo não é bem isso, o módulo é o valor absoluto. O módulo de -5 é 5, por exemplo.

A ideia de introduzir uma não linearidade tem desvantagens. Por exemplo um user que adoeça e não possa aceder por um mês fica com o Score a zero, por muito que tenha contribuido e por muitos hits "passivos" que continue a ter.
Almeida wrote:Mas penso que era mais interessante calcularmos a data de introdução da última nota, com um mínimo de 7 dias.
Última nota: 1 dia (menos de 7 dias portanto é zero)

Respeito a opinião mas mantenho a minha, parece-me mais justa.

Por exemplo um user registado à 1000 dias, em que em 100 dos quais não introduziu notas. o factor de penalização era de [1-100/1000]=0,9.

Por outras palavras, quem não registou notas em 10% dos dias desde que se registou vê o Score reduzido em... 10%

Em vez do número total de inactividade, podia-se em alternativa usar o período máximo de inactividade (porque também aparece no NIG)
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”