[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

rui oeiras
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Re: Localidades

Post by rui oeiras »

Castanhola wrote:Tenho aqui uma série de notas que apanhei na Praia da Galé, no parque de campismo, onde fui passar três dias para a pequenada acampar com uns amigos da escola.

Parece-me que o mais acertado é registar na localidade Praia da Galé. O parque de campismo até tem CP7 próprio (7570-689), mas os CTT indicam como localidade Parque de Campismo da Galé, o que me parece evidentemente errado.

Outras opiniões?

não sendo com uma base de confiança mt sólida, ao pesquisar tb encontrei isto :roll: e aqui dá este :roll: (isto deve ser p trocar a malta) :roll:
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Rui, esses foram os primeiros links que me apareceram após a procura no Google. Mas o único que está certo é o segundo (7570-689) que é o indicado pelos CTT, como tinha indicado no meu post. É um bom princípio procurar sempre nos CTT (afinal são eles que definem o código postal), pois os códigos postais indicados pelas empresas e pelos seus sites estão frequentemente errados, como tiveste ocasião de verificar.

O meu problema é apenas o nome a indicar para a "localidade". Parque de Campismo da Galé não me parece aceitável. Deverá ser, na minha opinião, o nome da praia onde se situa o parque de campismo: Praia da Galé. :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Parece-me que o mais acertado é registar na localidade Praia da Galé. O parque de campismo até tem CP7 próprio (7570-689), mas os CTT indicam como localidade Parque de Campismo da Galé, o que me parece evidentemente errado.

Outras opiniões? :roll:
Na mesma lógica de sempre (corrigir as localidades que não têm lógica na lista dos CTT), fui pesquisar sobre o assunto. Acontece que a praia e o parque de campismo parecem ter uma localidade (aglomerado habitacional) mesmo ao lado: Malha Branca (com o mesmo nome do marco geodésico). Essa localidade (confirma-se?) está erradamente designada por Malha Brancha (sic) no viamichelin e no Google Earth (tentei juntar anexo aqui e pelos vistos não ficou).

"Malha Branca" não aparece na lista do código postal (nem Brancha...) em lado nenhum.

Caso "Malha Branca" não seja uma localidade mas apenas um marco geodésico, e o aglomerado que se vê nas imagens seja apenas um conjunto de bungalows do parque de campismo, a localidade mais próxima é, em princípio, Fontainhas do Mar (erradamente designado na lista do código postal como "Fontaínhas do Mar", com desnecessário e errado acento no I de Fontainhas). Todas as moradas do Parque de Campismo da Galé que se encontra na web e têm um CP7 incluem sempre a localidade "Fontaínhas do Mar" (como é o caso do próprio site oficial, que provavelmente só conseguirão ver na cache do Google; ou, mais raramente, em português correcto, Fontainhas do Mar, como é o caso da escapadinha.pt). O rui oeiras já forneceu dois exemplos de CP7 diferentes. Apesar de todos indicarem a localidade Fontainhas do Mar, uns atribuem-lhe o CP7 do Parque (7570-689), outros o dessa localidade (7570-504).

A lista do código postal tem, no concelho de Grândola e sob a designação postal (a parte que vem a seguir ao CP7) de Melides, 9 (sim, nove!) localidades com o nome de Fontaínhas (sic) de Qualquer-Coisa (da Altura, da Barroca, da Outra Banda, da Ponte, da Várzea, de Baixo, de Cima, do Mar e do Meio). Tendo em conta o site oficial do Parque, parece-me muitíssiom provável que esta Fontainhas seja a do Mar.

Quanto ao CP7, evidentemente, não há dúvida: é mesmo 7570-689.

Quanto à localidade, é preciso saber se aquele aglomerado que se vê nas imagens de satélite é uma localide ou não. Se o é, parto do princípio que se chamará "Malha Branca" e, nesse caso, a localização a registar deverá ser:
  • Malha Branca (7570-689)
Se aquilo não é localidade nenhuma, então há duas hipóteses:
  • Fontainhas do Mar (7570-689)
    Praia da Galé (7570-689)
Informação adicional para facilitar a decisão: de acordo com o Google Maps e o Googe Earth, a distância entre essa Fontainhas e o ponto que fica entre o parque, a "Malha Brancha" e a praia é de 3,3 km a voo de pássaro, ou 4,1 km por estrada.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

A minha malha:

http://praia-da-gale.blogspot.com/

Pelo logotipo do Parque de Campismo parece-me :twisted: óbvio :twisted: que se trata da localidade de Melides.

Uma ideia seria contactar o "Fernando Penim Redondo" que é o autor do Blog, e perguntar-lhe a ele. Ou então à Pipoca que pode tirar as teimas... No Blog referem-se amiúde à zona como "Galé"...
http://praia-da-gale.blogspot.com/searc ... 0moradores

O que é preciso para Galé ou Fontaínhas serem localidades distintas de Melides? Um critério interessante seria terem placa de estrada. Castonhola, recordaste se havia setas na estrada para Fontaínhas ou para Galé? Ou placas à entrada? E se sim, o que diziam?

Edit: as Páginas Amarelas acrescentam uma sugestão: Pr Galé
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:A minha malha:

http://praia-da-gale.blogspot.com/

Pelo logotipo do Parque de Campismo parece-me :twisted: óbvio :twisted: que se trata da localidade de Melides.

Uma ideia seria contactar o "Fernando Penim Redondo" que é o autor do Blog, e perguntar-lhe a ele. Ou então à Pipoca que pode tirar as teimas... No Blog referem-se amiúde à zona como "Galé"...
http://praia-da-gale.blogspot.com/searc ... 0moradores

O que é preciso para Galé ou Fontaínhas serem localidades distintas de Melides? Um critério interessante seria terem placa de estrada. Castonhola, recordaste se havia setas na estrada para Fontaínhas ou para Galé? Ou placas à entrada? E se sim, o que diziam?

Edit: as Páginas Amarelas acrescentam uma sugestão: Pr Galé
A não ser que consideres a hipótese de Melides ser maior do que Lisboa, talvez a distância entre a Praia da Galé e Melides fosse um critério como qualquer outro para não passar pela cabeça de um tinhoso que pudessem ser a mesma terra. Fontainhas - Melides: 6,7 km. Praia da Galé - Melides: 11,3 km (7,5 km a voo de pássaro).

Vamos lá tentar definir o que é uma localidade, visto que há aqui muita gente que tem tantas dúvidas sobre o que é ou não uma localidade que não devia nem sequer ter a carta, já que uma das primeiras coisas que se aprende são os limites de velocidade dentro e fora das localidades (e há outras 18 menções a localidades no Código da Estrada).
Ainda hei-de ver o Engº CarlosManta estacionado à noite na faixa de rodagem da estrada entre Melides e as Fontainhas, dizendo ao agente GNR que aquilo faz parte da localidade de Melides, e por isso está dentro duma localidade. Para quem não saiba, estacionar à noite fora das localidades é considerado contra-ordenação muito grave - v. artº 147º, alínea b) do Código da Estrada.

Uma localidade é um aglomerado habitacional separado de outros aglomerados habitacionais por:
  1. um ermo; ou
  2. sinalização adequada (placas de localidade)
Mas, já que comecei a falar do Código da Estrada, este documento legal define assim, na alínea u) do artº 1º:
Localidade: zona com edificações e cujos limites são assinalados com os sinais regulamentares
Critérios possíveis para que uma localidade seja considerada localidade (além do bom-senso, que sempre pensei ser uma coisa que Deus tinha distribuído generosamente, mas já vi que não):
  • Os habitantes do sítio referirem-se ao nome da localidade quando alguém de fora lhes pergunta no local como se chama a terra onde vivem.
  • Ter placa(s) de estrada (placa de localidade, setas para a localidade não servem como critério).
E agora tenho é de ir descansar, que são 4h30 da matina, caraças...
Last edited by lmviterbo on Mon Aug 25, 2008 12:47 pm, edited 1 time in total.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

A única grande verdade no meio de tudo isto é esta:

Gauss: «[...] we do our best to cope with the various notions of "city" "profile". To find one single, unified approach would be extremely difficult even if users were without exception sticking to one given standard. This can certainly not be expected because, in every large number of humans, there are always some who wouldn't follow such a standard, often because they are either weak or obnoxious.»

Voltando agora ao assunto em discussão, eu estive lá e fartei-me de seguir links antes do meu primeiro post sobre este assunto, portanto ponderei todas essas hipóteses de que vocês falam. Aquilo é área protegida, portanto a única coisa que ali existe é o parque de campismo e um pequeno lote de vivendas ao lado (aquilo que o Google indica como Malha Branca). Portanto aquilo não é uma localidade no sentido exacto da palavra, ou seja, um aglomerado populacional em que há habitantes permanentes. Nem acesso alcatroado tem, precisamente por ser área protegida.

Neste caso, em que não há ali nenhum aglomerado populacional "relativamente" perto, parece-me que a opção mais correcta é definir um perfil de localidade para a Praia da Galé, que é um procedimento que se usa "habitualmente" no EBT (com aeroportos, por exemplo, quando estão "afastados" da cidade), mas que deve ser usado com conta, peso e medida. Ou seja, a sua aplicação deve ser ponderada caso-a-caso, para não andar a criar perfis de localidades desnecessariamente, e a discussão do assunto continua em aberto... 8)
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Neste caso, em que não há ali nenhum aglomerado populacional "relativamente" perto, parece-me que a opção mais correcta é definir um perfil de localidade para a Praia da Galé, que é um procedimento que se usa "habitualmente" no EBT (com aeroportos, por exemplo, quando estão "afastados" da cidade), mas que deve ser usado com conta, peso e medida. Ou seja, a sua aplicação deve ser ponderada caso-a-caso, para não andar a criar perfis de localidades desnecessariamente, e a discussão do assunto continua em aberto... 8)
Totalmente de acordo. As Fontainhas são realmente longe de mais.

Resta apenas a dúvida: Praia da Galé ou apenas Galé? Eu diria Praia da Galé mas não tenho argumentos sólidos para isto.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Também penso que o correcto é Praia da Galé...

Neste momento estou sem grande pachora para procurar a melhor localidade para a área de serviço de Olhão, na A22... Parei lá para conseguir um dot que me faltava e aquilo é quase em cima do limite do dot. Alguém tem alguma ideia... por mim posso ficar com o dot de cima ou com o de baixo, pois não tenho nenhum dos dois e tem de ficar alguma coisa para ter vontade de voltar ao Algarve... :mrgreen:

Grande parte do Algarve é uma confusão. Moncarapacho fica relativamente perto, mas no dot de baixo. No entanto a área de serviço está mesmo na freguesia de Moncarapacho, embora também a poucas centenas de metros da freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo e da freguesia de Santo Estêvão...

Pereiro (um lugar da freguesia de Moncarapacho) ou Estiramanténs (um lugar da freguesia de Santo Estevão), como se pode ver aqui no mapa... Mas não estou totalmente convencido. Qual te parece a melhor opção lmviterbo? :roll:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
CarlosManta wrote:Pelo logotipo do Parque de Campismo parece-me :twisted: óbvio :twisted: que se trata da localidade de Melides.
A não ser que consideres a hipótese de Melides ser maior do que Lisboa,
Como diz o Castanhola, isso para baixo de Coimbra é tudo muito confuso, punha-se Marrocos e já estava.

Bem, apesar do itálico e dos twisted, a minha tentativa de assinalar a sugestão de Melides como irónica e brincadeira passou ao lado. Por tal me penitencio e reafirmo, "Melides" era uma sugestão para não levar a sério. Todas as brincadeiras têm o seu fundo de verdade, mas não era a sugestão de resolução.
lmviterbo wrote:Vamos lá tentar definir o que é uma localidade, visto que há aqui muita gente que tem tantas dúvidas sobre o que é ou não uma localidade que não devia nem sequer ter a carta,
Ainda hei-de ver o Engº CarlosManta estacionado à noite na faixa de rodagem da estrada entre Melides e as Fontainhas, dizendo ao agente GNR que aquilo faz parte da localidade de Melides, e por isso está dentro duma localidade.Uma localidade é um aglomerado habitacional separado de outros aglomerados habitacionais por:
  1. um ermo; ou
  2. sinalização adequada (placas de localidade)
Mas, já que comecei a falar do Código da Estrada, este documento legal define assim, na alínea u) do artº 1º:
Localidade: zona com edificações e cujos limites são assinalados com os sinais regulamentares
Era capaz de o tentar corromper logo, por aqui é assim que as coisas se resolvem! :twisted:
Aí está mais uma definição de localidade, a do código de estrada, que é para efeitos do EBT muito pouco útil. Se no código de estrada há localidades e não localidades, o que fazer a notas a registar fora de localidades? Mas pode ser útil, no sentido em que se pode considerar que "caso um local esteja assinalado com placas de estrada de localidade, então é uma localidade distinta".
Critérios possíveis para que uma localidade seja considerada localidade (além do bom-senso, que sempre pensei ser uma coisa que Deus tinha distribuído generosamente, mas já vi que não):
  • Os habitantes do sítio referirem-se ao nome da localidade quando alguém de fora lhes pergunta no local como se chama a terra onde vivem.
  • Ter placa(s) de estrada (placa de localidade, setas para a localidade não servem como critério).
E agora tenho é de ir descansar, que são 4h30 da matina, caraças...
O primeiro não me parece que alguma vez possa ser um critério, simplesmente não é passível de definir como regra, e dei vários exemplos a semana passada onde me explicaram que esse critério não se pode aplicar. Eu aceitei que não se possa aplicar, mas então as regras têm que ser consistentes. Mais a mais que se estamos a falar de lugares não habitados em permanência.

Parece-me que depois das 3h30 da manhã o bom senso distribuído se começa a esgotar rapidamente. :roll:
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Rapaziada,

Às vezes, quando o sarcasmo é muito, a piada fica afogada no veneno.

Provavelmente foi o que aconteceu com o meu comentário verrinoso das 4 da manhã sobre localidades. Já pedi desculpa ao pobre do CarlosManta, e aqui vai o meu pedido de desculpa aos outros que enfiarem o barrete. :mrgreen: Pronto, não resisti. :twisted:
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Uma questão... bairrismos à parte Buarcos é uma localidade autónoma ou faz parte da cidade da Figueira da Foz? Os CTT falam ainda da localidade Praia de Buarcos, mas esta é que não faz qualquer sentido.

No Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Figueira_da_Foz os links das freguesias dão a entender que pelo menos parte da freguesia de Buarcos pertence à cidade da Figueira da Foz, como se pode confirmar nas fotografias de satélite. Por sua vez http://pt.wikipedia.org/wiki/Buarcos diz que Buarcos é uma freguesia do concelho da Figueira da Foz, que se encontra totalmente absorvida pelo tecido urbano da cidade da Figueira da Foz. Mas seguindo os links do património, Buarcos aparece referenciada como povoação de Buarcos.

Eu diria que Buarcos deve ser considerada parte integrante da Figueira da Foz, a menos que me dêem outros argumentos, nomeadamente legais. Outra hipótese é deixar tudo como está neste momento e tomar essa decisão mais tarde, ou nem sequer a tomar.

Outro problema semelhante é o de Tavarede, também visível no canto superior esquerdo do mapa anterior e ainda sem coordenadas. Aquilo está no limite da cidade.

Que fazer nestes casos? Qual a tua opinião lmviterbo? E a tua Robick que conheces bem as câmaras por essas bandas? E a do Xano que é da terra (às tantas é ele que anda a registar nesses locais)...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
SUp3rFM
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by SUp3rFM »

Só sou eu a achar que a Wikipedia não tem força/credibilidade suficiente para uma definição pragmática sobre este tipo de dúvidas?

http://www.figueiraonline.com/freguesia ... efault.htm

No site da Junta de Freguesia de Buarcos, lê-se isto sobre a vila (o site está apenas disponível no web.archive.org). Trata-se de uma vila.
EBT User | :flag-eu: +36k tracked & 114 hits | Ratio 1:315.5 ⬆︎
Hits
:flag-at: :flag-be: :flag-fi: :flag-fr: :flag-de: :flag-nl: :flag-pt: :flag-es: | Intercontinental hits with Brazil and Morocco!
393 dots worldwide!

▓▓$▓▓ Where's George: 1.174 tracked, 13 wilds, 4 hits | Ratio 0.34% ⬆︎
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Não, não tem, mas ajuda. E é mais uma fonte de informação. Nomeadamente porque por vezes tem apontadores que dão informação credível sobre estes assuntos, tipo datas e pormenores de elevação a cidade, etc...

Sobre este assunto, ainda ontem ao procurar informação sobre Tavarede precisamente na Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Tavarede - deparei com uma frase no final secção Cultura que dizia

"há gajos em tavarede que gostam da mae do bixas" 8O 8O 8O

como podem ver aqui no historial - http://pt.wikipedia.org/w/index.php?tit ... d=11856251
Claro que mesmo sem estar registado tratei logo de apagar aquilo, bem como o "e basta" na secção Povoações.
Se a moda pega estragam completamente uma ferramenta bastante útil. :evil:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

Castanhola wrote:"há gajos em tavarede que gostam da mae do bixas"
Lindo !!! 8O :mrgreen:
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

SUp3rFM wrote:http://www.figueiraonline.com/freguesia ... efault.htm
No site da Junta de Freguesia de Buarcos, lê-se isto sobre a vila (o site está apenas disponível no web.archive.org). Trata-se de uma vila.
Dúvida esclarecida... é a vantagem de colocar estas dúvidas aqui... muitas cabeças pensam certamente melhor que apenas uma... ainda não tinha procurado nesse links, de facto.

Já agora não tens resposta para Tavarede?!... :roll:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”