[Guia | Referência] Áreas de Serviço

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Estiramantens vem do "moçárabe", em que striga se refere a uma forma de lotear os terrenos, e mantens é uma referência geográfica. Foi o que percebi aqui.

As regras da linguística nem sempre se aplicam à etimologia da toponímia.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Estiramantens vem do "moçárabe", em que striga se refere a uma forma de lotear os terrenos, e mantens é uma referência geográfica. Foi o que percebi aqui.

As regras da linguística nem sempre se aplicam à etimologia da toponímia.
As regras da acentuação, sim, aplicam-se a todas as palavras portuguesas, incluindo nomes próprios. :)

Acabo de ligar para a junta de freguesia de Santo Estêvão (onde fica Estiramanténs) e a menina que me atendeu (telefonista? presidente da junta? nunca se sabe numa junta pequenita) disse-me, com sotaque muito algarvio, que se diz "chtiramantêns" e que se escreve com acento ("já vi sên acente mas é com acente").
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

A8 - Área de serviço de Nazaré (N-S e S-N)

Mapa

Fanhais (2450-051)

Localidade - A partir do sig.ine.pt

Código Postal - A partir dos CTT (único cp7 para Fanhais, freguesia Nazaré)

Concordam?
User avatar
Dawizz
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2126
Joined: Mon Oct 13, 2008 5:10 pm

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Dawizz »

Preciso info da Area de Servizo de Venda Novas Sul,A6 Sublanzo Marateca->Vendas Novas.Obrigado
Born too late to explore the Globe. Born too early to explore the Stars. Born just in time to see the World implode.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Dawizz wrote:Preciso info da Area de Servizo de Venda Novas Sul,A6 Sublanzo Marateca->Vendas Novas.Obrigado
Não encontro melhor que Landeira (2965)
Mapa
User avatar
Dawizz
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2126
Joined: Mon Oct 13, 2008 5:10 pm

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Dawizz »

CarlosManta wrote:
Dawizz wrote:Preciso info da Area de Servizo de Venda Novas Sul,A6 Sublanzo Marateca->Vendas Novas.Obrigado
Não encontro melhor que Landeira (2965)
Mapa
Então é isso que tenho que por? ok bem muito obrigado,é sempre mais um dot no mapa :D

Ups não aparace nada no mapa 8O

P.S alguém com "poder/estatuto" no EBT pode eliminar a perfil de Montemor-o-novao da data base do EBT e da minha data base também please,eu pus uma nota na "nova" localidade de Montemor-o-Novao foi sem querer e já reparei o erro,mas ficou a info na base de dados :( silly me :cry:
Born too late to explore the Globe. Born too early to explore the Stars. Born just in time to see the World implode.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Dawizz wrote:
CarlosManta wrote:
Dawizz wrote:Preciso info da Area de Servizo de Venda Novas Sul,A6 Sublanzo Marateca->Vendas Novas.Obrigado
Não encontro melhor que Landeira (2965)
Mapa
Então é isso que tenho que por? ok bem muito obrigado,é sempre mais um dot no mapa :D
Ups não aparace nada no mapa 8O
Essa era a minha sugestão. Normalmente, e desculpa não ter sido explícito, espero até o lmviterbo ou o castanholices darem a sentença deles.
Como só podes editar uma vez, aguenta os cavalinhos até que eles cheguem a uma conclusão.
Se estiver na referência, é porque é a informação mais correcta. Se estiver aqui na discussão, são ainda as sugestões de solução.
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by pipocadoce »

CarlosManta wrote:
Dawizz wrote:Preciso info da Area de Servizo de Venda Novas Sul,A6 Sublanzo Marateca->Vendas Novas.Obrigado
Não encontro melhor que Landeira (2965)
Mapa
Desculpa mas o código postal de Vendas Novas é 7080 por isso esse não pode ser (eu não percebo nada disto mas esse que deste é mesmo impossivel!!!)
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:
Dawizz wrote:Preciso info da Area de Servizo de Venda Novas Sul,A6 Sublanzo Marateca->Vendas Novas.Obrigado
Não encontro melhor que Landeira (2965)
Mapa
Sim, de facto parece ser o melhor que se pode encontrar.
pipocadoce wrote:Desculpa mas o código postal de Vendas Novas é 7080 por isso esse não pode ser (eu não percebo nada disto mas esse que deste é mesmo impossivel!!!)
De facto o código postal de Vendas Novas é 7080 mas o 2965 entra pela freguesia de Landeira adentro, apesar de esta freguesia pertencer ao concelho de Vendas Novas. Não é caso único.

É por isso de certeza 2965, de acordo com o mapa de CP4 dos CTT, é de certeza na freguesia de Landeira.

Ora, com este conjunto de critérios, só existem, para os CTT, as seguintes povoações:
Landeira
Monte da Moinhola
Nicolaus
Monte do Vale
Monte Quinta do Sousa

Os "Monte" não são de certeza, conforme verificado no mapa do IGEO abaixo.

Resta os Nicolaus e a localidade que dá o nome à freguesia, Landeira. Os Nicolaus ficam mais perto a voo de pássaro mas mesmo assim não sei se tem muita lógica.

(Estou de saída agora e sem opinião definitiva.)




(Nota para futuras pesquisas: as coordenadas Gauss-Militar do meio das áreas de serviço são X:161155 Y:183900. As casas mais próximas que existem, de acordo com os mapas todos, são um pequeníssimo conjunto que tem o nome de Maçanedo no IGeO, junto aos açudes do Maçanedo e do Vale da Torre.)
Image
User avatar
Dawizz
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 2126
Joined: Mon Oct 13, 2008 5:10 pm

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Dawizz »

CarlosManta wrote:
Dawizz wrote:
CarlosManta wrote:
Dawizz wrote:Preciso info da Area de Servizo de Venda Novas Sul,A6 Sublanzo Marateca->Vendas Novas.Obrigado
Não encontro melhor que Landeira (2965)
Mapa
Então é isso que tenho que por? ok bem muito obrigado,é sempre mais um dot no mapa :D
Ups não aparace nada no mapa 8O
Essa era a minha sugestão. Normalmente, e desculpa não ter sido explícito, espero até o lmviterbo ou o castanholices darem a sentença deles.
Como só podes editar uma vez, aguenta os cavalinhos até que eles cheguem a uma conclusão.
Se estiver na referência, é porque é a informação mais correcta. Se estiver aqui na discussão, são ainda as sugestões de solução.
Pus a expressao 'Ups' porque fiquei surpreendido de ter descoberto uma localidade que ainda ninguem tinha posto. E isso, nos dias de hoje, deve ser algo raro. Nao disse aquilo para criticar/parecer ingrato, ja que aprecio bastante a ajuda que voces dao. Voces nao sao obrigados a ajudar, mas fazem-no por gosto. :wink:
Born too late to explore the Globe. Born too early to explore the Stars. Born just in time to see the World implode.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Dawizz wrote:surpreendido de ter descoberto uma localidade que ainda ninguem tinha posto.
Andaste por mares nunca dantes navegados! É o que dá ser-mos dos países com mais quilómetros de auto-estrada per capita.
Vê lá é se começas a guardar notas de :note-5: para depois levares e espalhares nas tuas férias na Bélgica. A Pipoca espero que tenha tempo para umas caçadas no meio do trabalho.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Mais um caso daqueles que não muito simples.

Falo da área de serviço do alvão, na A7.

Segundo o sig.ine.pt, a linha que separa duas freguesias atravessa ambas as àreas de serviço e corta-as em dias partes
Image

Optei pelo critério do acesso, que pelo Google Maps e Bing Maps se faz por uma estrada florestal que sai de Carrezedo do Alvão.
O INE aponta ainda outra localidade na mesma freguesia, Torgo, que curiosamente partilha o mesmo CP7 5450-262 CP7 resolvido

A outra freguesia e localidade, Santa Marta da Montanha, ficam bastante mais longe da área de serviço. Uma opção seria atribuir a A.S. num sentido a uma freguesia, e no outro sentido a outra. Como a linha que separa as freguesias, segundo o INE, corta ambas as A.S., optei em ambos pelo cirtério da estrada de acesso e mantive ambas na mesma freguesia, Lixa do Alvão.

Quanto à localidade, optei por Carrazedo do Alvão em vez de Torgo, por duas razões, pela distância, e pelo critério da estrada de acesso.
(Até que me dava mais jeito ter uma localidade com "T"...)

Espero que concordem.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6532
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Parece-me tudo bem.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Peço a vossa ajuda:

Trata-se de uma área de serviço na A 23 com o nome "A.S. Tasca Abrantes"
Fica aqui.

Quanto ao CP7, não tenho dúvidas, o acesso faz-se pela "Estrada Gaio", cujo CP7 é 2200-073

Quanto à localidade, aqui tenho muitas dúvidas. Os CTT indicam Abrantes, mas segundo o sig.ine.pt fica mesmo junto à localidade de Alferrarede Velha, na freguesia de Alferrarede.

Qual destas três designações acham mais adequada?
Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular
Posts: 286
Joined: Wed May 20, 2009 7:44 pm
Location: Leiria

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Nuno Carvalho »

Alguém me sabe dizer com que código postal devo registar notas obtidas na área de Castelo Mendo na A25, sentido Vilar Formoso-Aveiro? Não tenho a certeza de que seja este o nome da área de serviço, mas é a primeira área de serviço após Vilar Formoso.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”