[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Re: Localidades

Post by Castanhola »

Fica aqui: http://maps.google.com/maps?f=q&source= ... 8&t=h&z=16" onclick="window.open(this.href);return false; :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by Nuno Carvalho »

O ponto desta nota não aparece no local correcto. Esta nota foi obtida em Mêda, sede de concelho, no distrito da Guarda, mas o ponto aparece em Itália.

Neste caso, o ponto da nota aparece no local certo, mas a localidade está associada a Vila Nova de Santo André.

E as seguintes localidades não têm ponto:
Caranguejeira
Piódão
Santana
Moita
Chão do Sapo
Carvalhal
Carviçais
Cortes
Celorica da Beira Gare
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Nuno Carvalho wrote:O ponto desta nota não aparece no local correcto. Esta nota foi obtida em Mêda, sede de concelho, no distrito da Guarda, mas o ponto aparece em Itália.
Neste caso, o ponto da nota aparece no local certo, mas a localidade está associada a Vila Nova de Santo André.
Estas duas situações estão resolvidas. Só falta acertar o nome da segunda localidade que me parece ser apenas Santo André e não Santo André de Vagos. Estou à espera do contraditório... :D
Nuno Carvalho wrote:E as seguintes localidades não têm ponto:
Caranguejeira
Piódão
Santana
Moita
Chão do Sapo
Carvalhal
Carviçais
Cortes
Celorica da Beira Gare
Algumas destas localidades podem não ter ponto (mapa) no perfil da localidade, mas têm as coordenadas bem definidas. Eu próprio já registei em algumas delas. O ponto não aparece no perfil das notas que lá registaste? No meu caso aparece - http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=44716539" onclick="window.open(this.href);return false; - apesar de depois não aparecer o ponto (o mapa) no perfil da localidade... Nas últimas faltam realmente as coordenadas, pois és o primeiro a registar lá. Estas últimas serão resolvidas nos próximos dias. 8)
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by Nuno Carvalho »

Castanhola wrote:O ponto não aparece no perfil das notas que lá registaste? No meu caso aparece - http://pt.eurobilltracker.eu/notes/?id=44716539" onclick="window.open(this.href);return false; - apesar de depois não aparecer o ponto (o mapa) no perfil da localidade...
De facto, no perfil da nota, o ponto aparece. No perfil da localidade é que não aparece.

Obrigado pela ajuda! :wink:
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Nuno Carvalho wrote:De facto, no perfil da nota, o ponto aparece. No perfil da localidade é que não aparece. :wink:
A solução é registar mais nessas localidades... :wink:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Pobre
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training

Post by Pobre »

:arrow: EDITADO A 16/8/2010
Não quero incomodar os senhores do suporte técnico mas andei por sítios ermos que não aparecem no mapa de dots:

Domingão perto de Ponte de Sôr :arrow: PERTENCE A PONTE DE SÔR, JÁ PEDI CORRECÇÃO
Gateiras CP 8365-231 freguesia de Tunes, Concelho de Silves
Brejos CP 8200-316 aqui no google maps :arrow: PERTENCE A ALBUFEIRA, JÁ PEDI CORRECÇÃO
Santana do Mato CP 2100-675 freguesia de Santana do Mato concelho de Coruche
Rossio ao Sul do Tejo CP 2205-045 a sul de Abrantes :arrow: PERTENCE A ABRANTES, JÁ CORRIGI
Fonte de Boliqueime :arrow: PERTENCE A BOLIQUEIME, JÁ PEDI CORRECÇÃO

Fiz aqui uma salganhada de informação mas espero que seja suficiente.
Desde já agradecida pela resolução :D

:arrow: MIL E UMA DESCULPAS, ACHO QUE APRENDI A LIÇÃO :oops: :oops: :oops:
Last edited by Pobre on Mon Aug 16, 2010 12:24 pm, edited 1 time in total.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Pobre wrote: Rossio ao Sul do Tejo CP 2205-045 a sul de Abrantes
Atenção de "Rossio ao Sul do Tejo" é nome de freguesia, não de localidade. Os CTT atribuem "Abrantes" como nome da localidade para esse código postal (cp7). Tens alguma informação complementar?
O sig.ine.pt confirma a informação dos CTT (do lado Sul da ponte ainda é Abrantes, apesar de outra freguesia)
(não vi as outras localidades, apenas esta porque o nome me chamou à atenção)
Pobre
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training

Post by Pobre »

Acho que acabo de ter outro momento de aprendizagem.... 8O
Rossio ao Sul do Tejo tem uma bela de tabuleta mas é 'só' freguesia de Abrantes...
Brejos é um aglomerado despegado de Albufeira mas também está nessa situação...
Gateiras pertence a Tunes...
ETC, ETC, ETC
Peço desculpa pelo transtorno, vou pedir uma alterações... :oops: :oops: :oops:

Afinal não preciso de ser tão precisa, ou colocar o nome da aldeia no comentário, talvez.

Estou a aprender com os erros mas preferia um bom livro de instruções.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Pobre wrote:Afinal não preciso de ser tão precisa, ou colocar o nome da aldeia no comentário, talvez.
Estou a aprender com os erros mas preferia um bom livro de instruções.
Recomendo que leias esta resposta, e as restantes, em especial a do Castanhola.
Como vês rapidamente, a mesma resposta tanto é criticada por ser demasiada completa como demasiado simplista.
O importante é que aquilo que aparece nos CTT a seguir aos números é a "Designação de Código Postal", que não é o mesmo que localidade.
Uma Aldeia não pode é pertencer a uma Vila ou Cidade. Ou é uma localidade independente ou então trata-se de uma parte de outra localidade.
O melhor é nos casos que houver mais dúvidas perguntares no Fórum. :D
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

Tenho uma dúvida, nas buscas não encontrei nada, tenho uma nota da Fonte da Telha, deste bar, devo registar em 2825-486 COSTA DE CAPARICA?
Já agora, questão para o Pedro talvez, Abóboda será considerado São Domingos de Rana?
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

pipocadoce wrote:Tenho uma dúvida, nas buscas não encontrei nada, tenho uma nota da Fonte da Telha, deste bar, devo registar em 2825-486 COSTA DE CAPARICA?
Não. A localidade é mesmo Fonte da Telha. O código postal, para efeitos de EBT, é só 2825-486 (não usamos a parte da "designação postal", só mesmo a parte numérica, a que se chama "CP7").
pipocadoce wrote:Já agora, questão para o Pedro talvez, Abóboda será considerado São Domingos de Rana?
Também não. Abóboda é uma localidade independente, grandita o suficiente, de resto, para ter uma data de CP7.
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

Obrigada Luís.
lmviterbo wrote: O código postal, para efeitos de EBT, é só 2825-486 (não usamos a parte da "designação postal", só mesmo a parte numérica, a que se chama "CP7").
Essa parte eu sei, só mencionei o código postal completo para fazer a pergunta. è que eu não encontrei nenhuma localidade chamada fonte da telha nas pesquisas 8O , ajudas-me a encontrar, mostras-me o link?
Fiquei com 2 notas sem ponto e a mais antiga é de 2008-08-31 12:59:12, a outra.
Vou corrigir então a Abóboda.
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
Pobre
Euro-Expert in Training
Euro-Expert in Training

Post by Pobre »

Escrevi isto no tópico: 'Localidades com notas introduzidas por 1 só pessoa' mas é uma dúvida para expor aqui.
Pobre wrote: Outra localidade curiosa onde registei notas é seguinta:
Arão, 8600-231 (ODIÁXERE) - restaurante onde jantámos
Arão, 8500-122 (MEXILHOEIRA GRANDE)- Urbanização onde passei uns dias
Isto continua esquisito porque os dots são distintos, Odiáxere no de Lagos e a Mexilhoeira no de Silves. Arão está espalhada na fronteira dos dois dots e dos dois concelhos.
Registei 3 notas num Arão e 1 no outro mas aparecem com 4 na mesma localidade.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Pobre wrote:Escrevi isto no tópico: 'Localidades com notas introduzidas por 1 só pessoa' mas é uma dúvida para expor aqui.
Pobre wrote: Outra localidade curiosa onde registei notas é seguinta:
Arão, 8600-231 (ODIÁXERE) - restaurante onde jantámos
Arão, 8500-122 (MEXILHOEIRA GRANDE)- Urbanização onde passei uns dias
Isto continua esquisito porque os dots são distintos, Odiáxere no de Lagos e a Mexilhoeira no de Silves. Arão está espalhada na fronteira dos dois dots e dos dois concelhos.
Registei 3 notas num Arão e 1 no outro mas aparecem com 4 na mesma localidade.
É o costume, com os trapalhões que temos a tomar conta do estaminé, dá nisto. :twisted:
Agora a sério, por vezes acontece quando as localidades têm o mesmo nome, mas códigos postais diferentes. Julgo que por o sistema estar mais "afinado" para cidades como Coimbra, em que para o mesmo nome de cidade existem muitos códigos postais.
O que recomendo é que envies para este tópico as coordenadas geográficas (vulgo "GPS") de cada uma das localidades. O Castanhola ou o lmviterbo quando tiverem oportunidade resolvem isso.
Uma das formas mais fáceis é ires a maps.google.com até encontrares o sítio. No canto superior direito logo por cima do mapa escolhes "hiperligação". Se copiares esse endereço e colocares aqui no fórum facilitas-lhes a vida (as coordenadas fazem parte da hiperligação)
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Arão (8600-231)

Post by Castanhola »

Efectivamente é uma mesma localidade - Arão - que está distribuída por duas freguesias distintas - Odiáxere e Mexilhoeira Grande. Mas de acordo com o SIG do INE ambas as partes da localidade pertencem ao dot mais a Oeste. De facto o limite dos dots intersecta a localidade, mas apenas uma parte diminuta (três casas de acordo com os limites definidos no INE) ficam no dot a Leste. Apenas existem dois CP7 distintos para povoação, e o "centro de massa" de ambos fica do dot a Oeste.

Ou seja, podes de facto ter conseguido a nota no dot a Leste, mas só podes ficar com o dot a Oeste. Situações destas podem de facto acontecer, mas nada há a fazer. Se queres mesmo esse dot, terás de registar uma nota num local sem estas ambiguidades. :wink:

Já defini as coordenadas do CP7 8600-231 da localidade Arão: http://maps.google.com/maps?q=37.173081,-8.648343&z=16. O centro de massa do CP7 8500-122 fica aproximadamente aqui: http://maps.google.com/maps?q=37.175851,-8.64476&z=16
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”