Idemlmviterbo wrote:Antes das páginas e páginas que vi na net, não tinha dúvidas de que seria A-Ver-o-Mar.
Idem. Chamo a atenção que o Decreto-Lei 96/2003 for rectificado em Novembro com a rectificação 17/2003 com a seguinte redação:Eu optaria por Aver-o-Mar, [...] e apostaria que é esta a designação que mais vezes será usada nos registos que alguém fizer no EBT.
Fica assim "fechado" o tema.ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Declaração de Rectificação n.o 17/2003
Para os devidos efeitos, se declara que a Lei n.o 96/2003, de 26 de Agosto — Elevação da povoação
de A Ver-o-Mar, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, à categoria de vila, publicada no Diário
da República, 1.a série-A, n.o 196, de 26 de Agosto de 2003, saiu com as seguintes incorrecções, que assim se rectificam:
No título e no artigo único onde se lê «A Ver-o-Mar,» deve ler-se «Aver-o-Mar,».
Assembleia da República, 21 de Outubro de 2003. —A Secretária-Geral, Isabel Corte-Real.
Idem, e, se não me engano, ainda só vais na terceira Vila da lista...Este tipo de problemas vai surgir mais vezes. Por exemplo, quando for preciso decidir entre Cavês e Cavez.
Achei muito curioso que o topónimo se tenha corrumpido por via erudita, do original "Abonemar". Ou seja, alguém achou que as gentes da terra tinham era um sotaque muito esquesito, e que aquilo se chamava era "A-ver-o-mar". Faz-me lembrar os nomes de jogadores brasileiros como "Maicôn" (corrupção do nome inglês "Michael") "Deivid" (inglês "David")