[Guia | Referência] caixas automáticos (ATM) c/ notas de 50 - ou de 5

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Re: [Guia | Referência] caixas automáticos (ATM) c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Montgomery Burns »

Assumindo que está ao dispor de todos, uma coisa que já me ocorreu é que deve ser mesmo difícil obter uma :note-100: . Imagino que seja apenas possível levantando o montante máximo permitido/levantamento - 200€ - e se as :note-50: estiverem esgotadas. Aí, imagino que a máquina distribua uma combinação de :note-10: :note-20: e uma :note-100: .
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Montgomery Burns wrote: Tue Nov 19, 2024 1:26 pm Assumindo que está ao dispor de todos, uma coisa que já me ocorreu é que deve ser mesmo difícil obter uma :note-100: .
Eu tentei o mínimo possível para ter uma nota de cada (185 €), e de facto a máquina cuspiu :note-5: :note-10: :note-20: :note-50: :note-100: . Já por duas vezes.
pfernandes
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by pfernandes »

Das poucas vezes que usei, tinha sempre todas as denominações. Agora mais recentemente, está a ser complicado apanhar a máquina do Colombo funcional. Aliás, nas últimas semanas tenho apanhado ATEC AP com o módulo de notas KO... é a do Millennium do Colombo, hoje mesmo novobanco Odivelas... Santander Odivelas e Caneças... há três domingos, novobanco Amadora e Benfica Igreja (2 máquinas cada)... a coisa anda negra. :evil:
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

lmviterbo wrote: Tue Nov 19, 2024 5:26 pm Eu tentei o mínimo possível para ter uma nota de cada (185 €), e de facto a máquina cuspiu :note-5: :note-10: :note-20: :note-50: :note-100: . Já por duas vezes.
Ótimo. Talvez não seja assim tão difícil obter uma :note-100: , fazendo um levantamento de 150€ para cima. Infelizmente, parece que já se fartaram de alimentar a máquina...

lmviterbo wrote: Mon Nov 18, 2024 1:05 pm No entanto, tenho estado ultimamente com a ideia de que não é assim, isto é, que estas «VTM» só dão para clientes do grupo. Alguém pode testar, por favor?

Se der para todos os cartões, he de pôr estas máquinas, não no mapa das MTM mas sim na lista dos caixas que dão :note-5: :note-50: , numa categoria especial (caixas-Take-Five).
:arrow:
pfernandes wrote: Tue Nov 19, 2024 11:49 pm Das poucas vezes que usei, tinha sempre todas as denominações. Agora mais recentemente, está a ser complicado apanhar a máquina do Colombo funcional. Aliás, nas últimas semanas tenho apanhado ATEC AP com o módulo de notas KO... é a do Millennium do Colombo
Penso que está aí a prova... o amigo Fernandes, se não me engano, não é cliente BCP/Activo e já utilizou a máquina.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Uma novidade no Millennium que é boa e má por diferentes motivos: verifiquei que a máquina que dá :note-10: :note-20: :note-50: no Millennium de Fátima é uma traga-notas; mas também fiquei a saber que recicla (!), ou seja, as notas que depositei foram as notas que levantei a seguir (em modo LIFO).

Bom:
confirma-se que esta máquina Multibanco, que já estava na lista do primeiro post, dá :note-50:
é uma traga-notas (já a pus no mapa)
(é uma MDEL para todos — enfim, isto é só uma «vantagem» aparente)

Mau:
tal como todas as máquinas do Multibanco até agora, não permite, num levantamento, a escolha das notas que queremos (a máquina é que decide que denominações nos dá)

Será que estas máquinas traga-notas da DN são sempre MDEL, e eu é que não tinha reparado ainda?

Entretanto, na mesma rua, há uma ATM Express que dá :note-20: :note-50: . Também já acrescentei à lista.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Tue Nov 26, 2024 1:54 pm mas também fiquei a saber que recicla (!), ou seja, as notas que depositei foram as notas que levantei a seguir (em modo LIFO).
Mas há alguma que não seja LIFO? :roll:
Duvido que tal exista, porque o mecanismo teria de ser muito mais complicado.
Ou seja, o mais simples é mesmo tirar as notas do topo da pilha.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Tue Nov 26, 2024 6:30 pmMas há alguma que não seja LIFO? :roll:
Duvido que tal exista, porque o mecanismo teria de ser muito mais complicado.
Ou seja, o mais simples é mesmo tirar as notas do topo da pilha.
Nunca tinha pensado nisso mas, de facto, nas máquinas onde a gaveta de recolha também serve para dispensar notas, parece-me intuitivamente que LIFO será o mecanismo mais fácil; por outro lado, nas máquinas onde as gavetas são diferentes (como é o caso de todas as MDEL que têm sido referenciadas no tópico apropriado), a intuição diz-me o contrário, isto é, que é mais fácil a primeira nota que entra por uma gaveta ser a primeira a sair pela outra gaveta — e sabemos que não é esse o caso.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Tue Nov 26, 2024 6:39 pm por outro lado, nas máquinas onde as gavetas são diferentes (como é o caso de todas as MDEL que têm sido referenciadas no tópico apropriado), a intuição diz-me o contrário, isto é, que é mais fácil a primeira nota que entra por uma gaveta ser a primeira a sair pela outra gaveta — e sabemos que não é esse o caso.
Eu referia-me às máquinas que dispensam as notas que lá depositamos. Quando depositas notas nessas máquinas, independentemente da gaveta por onde entram, elas devem ser todas empilhadas no mesmo local para cada tipo de nota (deve haver uma pilha para cada tipo de nota). Depois quando são levantadas deverão ser retiradas do topo das pilhas de notas. Arranjar um sistema que fosse buscar as notas à base da pilha seria demasiado complicado. Penso que é esta a lógica.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Tue Nov 26, 2024 11:44 pm
lmviterbo wrote: Tue Nov 26, 2024 6:39 pm por outro lado, nas máquinas onde as gavetas são diferentes (como é o caso de todas as MDEL que têm sido referenciadas no tópico apropriado), a intuição diz-me o contrário, isto é, que é mais fácil a primeira nota que entra por uma gaveta ser a primeira a sair pela outra gaveta — e sabemos que não é esse o caso.
Eu referia-me às máquinas que dispensam as notas que lá depositamos.
Também eu. MDEL = Máquina de Depósito e Levantamento = CRM = Cash Recycling Machine. As MDEL do Millennium, que são as únicas que conheço bem, têm todas duas gavetas diferentes, independentemente do modelo. Aliás, as únicas máquinas que conheço que têm a mesma gaveta para aceitar e dispensar notas são mesmo as traga-notas da DN.

Nos casos em que há duas gavetas (uma para depósito e outra para levantamento), imagino facilmente o sistema da direita (entra o depósito em cima e sai o levantamento em baixo, por exemplo):

Image
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Wed Nov 27, 2024 1:25 pm imagino facilmente o sistema da direita (entra o depósito em cima e sai o levantamento em baixo, por exemplo):
Esse esquema que mostras na figura da direita é muito fácil de implementar em eletrónica ou em bases de dados (provavelmente foi daí que a retiraste), mas mecanicamente é muito mais complicado de implementar. Duvido que exista um sistema desse tipo para as máquinas tipo VTM. Imagino que as notas sejam sempre retiradas do topo da pilha, como o papel das fotocopiadoras.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

1100-053 Millennium BCP Rua Augusta (máquina no interior)

Continua válida :note-20: :note-50: (não fiz levantamento).

1200-450 Two Too Cais do Sodré
8703/0870/01 :note-20: :note-50: (não fiz levantamento)
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Ontem apanhei a VTM do BCP Colombo 100% operacional. Aquilo realmente já não está como da primeira vez que a experimentei.

A escolha de quantidades e denominações já só é possível nas moedas. No levantamento de notas, não há a opção "Levantamentos configuráveis" - há apenas a habitual "Outros montantes", que nos leva para o ecrã onde podemos inserir o montante pretendido e refere as notas disponíveis ( :note-10: :note-20: :note-50: :note-100: ).

Resumindo, é um multibanco que distribui :note-10: :note-20: :note-50: :note-100: (é possível que estivesse com as :note-5: esgotadas, mas palpita-me que tenham optado por retirar esta denominação).
Last edited by Montgomery Burns on Mon Dec 16, 2024 12:28 pm, edited 1 time in total.
pfernandes
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by pfernandes »

Tenho de voltar a passar por lá... uma mão cheia de vezes com a máquina indisponível. :evil:
Está visto que o nível de fiabilidade das ATEC AP é optimus...
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Montgomery Burns wrote: Sat Dec 14, 2024 1:56 pm Resumindo, é um multibanco que distribui :note-10: :note-20: :note-50: :note-100: (é possível que estivesse com as :note-5: esgotadas, mas palpita-me que tenham optado por retirar esta denominação).
Ou as notas de :note-5: estariam encravadas. Nas ATEC AP da CDG quando a máquina encrava a disponibilizar :note-5: depois normalmente recupera mas a dar tudo menos :note-5:. Estou a ver que essas VTM são como as VTM da CGD, que dão :note-5: :note-10: :note-20: :note-50: :note-100: e têm a opção "Levantamentos configuráveis".
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Tenho aqui (mais) um relatório do Sul:

8125 (Vilamoura) Gelados Veneza
****/01 :note-20: :note-50:
****/02 :note-20: :note-50:

8125-168 (Quarteira) Rosa Branca
0445/01 :note-20: :note-50:

8200-260 (Albufeira) Casa Gira
0795/01 :note-20: :note-50:

8300-165 (Silves) Joaquim Chaves Saúde
0187/01 :note-20: :note-50:

8800-399 BCP Tavira
2870/03 (caixa único, traga-notas deste estilo) :note-10: :note-20: :note-50:

8900-283 (Vila Real de Santo António) 24H Express
0462/01 :note-20: :note-50:

Uma revalidação:

8125 0018/5340 Santander Vilamoura - Marina (máqs. 2 e 6, no exterior)
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”