[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Re: Localidades

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:Não compliques. O critério que tenho seguido, por me parecer o mais simples e o mais correcto, é usar o da localidade mais próxima. Foi apenas isto que eu disse.
:lol: Mais acima eu disse:
"Em particular ou se define usar CP4, ou se define usar o CP7 mais próximo. "
Não se pode é em alguns casos usar CP4, noutros usar CP7. Ou é carne ou peixe, mas igual para todos os casos. Para mim "complicar" é a dualidade, não a unicidade. 8)
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Se não queres perceber... problema teu... :|
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Robick
Euro-Master
Euro-Master

Post by Robick »

Se se abrisse um mensagem do Guia do Fórum Português com os cp das áreas de serviço e portagens nas auto-estradas :?: . Eu não me importo de compor a coisa, quem tiver dados, envie-me por pm, e eu posto lá a informação, organizada por auto-estradas.
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Robick wrote:Se se abrisse um mensagem do Guia do Fórum Português com os cp das áreas de serviço e portagens nas auto-estradas :?: . Eu não me importo de compor a coisa, quem tiver dados, envie-me por pm, e eu posto lá a informação, organizada por auto-estradas.
Apoiado. Desde que seja referenciável ajudo no que puder.
Na wiki está muito feito, com as autoestradas, entradas e saídas. Mas falta partir muita pedra, talvez não seja mau começar pelas estações de serviço.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

É uma boa ideia. Mas quer-me parecer que ainda assim haverá sempre alguém que não vai estar de acordo. :D

O melhor é começares por fazer isso aqui e só transferir a coisa para lá quando estiver razoavelmente completa, ou ir transferindo apenas o que estiver "aprovado". Não quero um chorrilho de posts por aqueles lados, onde apenas deve estar o sumo... Aqui é o lugar ideal para esse género de discussões... :roll:

Mudando de assunto parece que anda um tipo pela região de Almada/Caparica a trocar os nomes das localidades:
  • Almadaa (2805-236)
  • Aroeria (2820)
Pode ser que isso signifique hits internacionais... :D
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:haverá sempre alguém que não vai estar de acordo. :D
Eu só espantado de alguém não ter dito que o estádio que o Ewri mandou estava vazio. Tudo o resto que eu escrevo alguém diz o contrário, :twisted:
Concordo que tal como no Guia, o tópico com as auto-estrdas deve ser "fechado", ou seja deve ser fácil encontrar informação sem ter que ler no meio de toda a discussão. Essa e outras sugestões podem manter-se num (neste) tópico à parte.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Eu não me estava a referir explicitamente a ti. Aliás disse que achava uma boa ideia. E até tenho uma lista das áreas de serviço que uso frequentemente (das portagens não tenho, porque uso Via Verde):
  • Aveiras de Cima (2050-190) - Área de Serviço Galp na A1
    Barrosos (3130-504) - Área Serviço Pombal na A1
    Enxofães (3060-370) - Auto-Estrada 1, Área de serviço da Mealhada na A1
    Estarreja (3860-239) - Itinerário Principal 1, Área de Serviço de Antuã na A1
    Fanhais (2450-051) - Área de serviço da Nazaré, na auto-estrada A8
    Parracheira (2420-026) - Área de Serviço de Leiria na auto-estrada A1
    Pernes (2000) - Área de serviço de Santarém da auto-estrada A1
    Ramalhal (2565-656) - Auto-Estrada 8, Área de Serviço de Torres Vedras na A8
    Salemas (2670-769) - Área de serviço de Loures na auto-estrada A8
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Robick wrote:quem tiver dados, envie-me por pm
Castanhola : "pm" é "mensagem privada" :roll: :P
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Eu coloquei aqui essa informação para que seja filtrada pelo pessoal, pois pode ter erros. Ainda recentemente corrigi uma para Salemas após indicação do lmviterbo.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Aqui vão as minhas, para escrutínio (desculpa, Castanhola, vou usar outro formato, que me parece mais prático):

Portagens:

A1 Alverca (saída 0128) - Alverca do Ribatejo 2615-397
A1 Coimbra Sul (saída 12) - Ribeira de Frades 3045-423
A1 Nó Albergaria - Sobreiro 3850

A5 - Carcavelos 2775-810

A6 (=E90 / IP7) (saída Borba 0617) - Borba 7150-111

A8 (saída Loures 0811) - Quinta Nova de São Roque 2660-108
A8 (saída 11 - Bombarral 0819) - Casalinho 2540-170

A9 (=CREL) Nó A9/A5 - Murganhal 2760-059
A9 (=CREL / IC18) (saída 6 Zambujal 0915) - São Julião do Tojal 2660-358

A15 Malaqueijo - Malaqueijo 2040-535

A17 (saída 1721 - Mira PV) - Pedrogueira 3105-102

Áreas de Serviço:

A1 A.S. Leiria - Cardosos 2420-020 (corrigido, depois de consultar o sig.ine.pt)
A1 A.S. Pombal - Barrosos 3130-504 (corrigido, depois de alertado pelo Castanhola)
A1 A.S. Mealhada / Cantanhede - Enxofães 3060-370
A1 A.S. Antuã - Salreu 3865-204
A1 A.S. Gaia - Vila Nova de Gaia 4430
A1 A.S. Aveiras - Casais das Amarelas 2050-190 (corrigido, depois de consultar o sig.ine.pt)
A1 A.S. Santarém - Casal da Senhora Vitória 2000-467
A1 A.S. Santarém km 84 - Cabeça Gorda 2000-792

A2 A.S. Grândola - Cadoços 7570-106
A2 A.S. Almada-Fogueteiro (= Seixal) - Foros de Amora 2845-197

A6 A.S. Montemor - Santa Sofia 7050-349

A8 A.S. Loures-A / Lousa km 13,95 - Salemas 2670-769 (corrigido, depois de consultar o sig.ine.pt)
A8 A.S. Óbidos - Casal da Figueira 2510-121
A8 A.S. Nazaré - Fanhais 2450-051

A9 (CREL) A.S. CREL Norte-A km 21 - Santo Antão do Tojal 2660-129

A23 A.S. Torres Novas - Videla 2350-830

A29 A.S. Ovar - Arada 3885

É de notar que, ao longo dos tempos, fui anotando a informação disponível de forma diversa, e tentando sempre melhorar. O óptimo era tentar encontrar-se um formato uniforme, que contenha o máximo de informação possível (por exemplo, para uma pessoa que fica com o talão da portagem, é capaz de ser mais fácil consultar o talão, que não tem o número da saída como vem nos mapas e nas placas de estrada, mas sim um número de 4 dígitos; etc)

É muito trabalho mas vale tanto a pena, caraças! O tempo que se perde a procurar o CP7 + localidade correctos é tanto que era fantástico ter a papinha toda feita.

A maior parte dos meus CP7 + localidade estão comprovadíssimos; outros, mais antigos, talvez não tanto.
Last edited by lmviterbo on Sun Jun 14, 2009 2:26 am, edited 7 times in total.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote: A1 A.S. Gaia - Vila Nova de Gaia 4430
Tenho esta sugestão:
http://www.intermotor.pt/Contacto.htm
É o stand de automóveis que fica "encostado" à àrea de serviço (de um dos lados da autoestrada, o telhado branco)
Laborim é o nome daquela zona, mas não é freguesia, nem julgo que deva ser considerado localidade, para mim é parte de Vila Nova de Gaia (cidade).
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Sugiro:
A4 - Portagem Ermesinde
4445-526 Ermesinde
(é a rua de acesso à "casa dos portageiros")

IP4 - Área de Serviço BP (e única)
5370-152 Lamas de Orelhão
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:A4 - Portagem Ermesinde
4445-526 Ermesinde

IP4 - Área de Serviço BP (e única)
5370-152 Lamas de Orelhão
Certíssimo.

Mas olha que, em rigor, não é a única. O IP4 coincide com a A4 desde Amarante até Matosinhos, e aí tem mais 2 áreas de serviço.

Já agora, alguém me explica o que é, ao pé da área de serviço de Águas Santas, um viaduto que só consigo imaginar a servir de pista de aterragem para ultra-ligeiros...?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Aqui vai uma boa notícia do Plano Tecnológico (enfim, boa notícia se descontarmos as gralhas...):

Plano Tecnológico wrote:Mapas Virtuais

Descrição da Medida
Esta plataforma visa maximizar o potencial de utilização deste novo recurso, designadamente como base de interacção entre vários organismos da Administração Pública e sua relação com o Cidadão.

Objectivos Estratégicos
Promover o Emprego Qualificado

Actividades Realizadas
1.Foi celebrado no passado dia 10 de Março, no âmbito do Plano Tecnlógico, o acordo entre o Instituto Geográfico Português e a Microsoft, que permite disponibilizar imagens aéreas de todo o país na plataforma Virtual Earth da Microsoft. 2. Foi desenvovida uma aplicação para recolha de informações georreferenciadas de apoio ao projecto de Reposição de Legalidade no Litoral. 3. A plataforma foi integrada no Sistema de Localização da Rede de Informaçãoes de Situações de Emergência.

Próximos Passos
1. Programação da API de forma a, numa primeira fase piloto, de 6 a oito meses, prevês integrar as seguintes funcionalidades: a) Endreços georeferenciados ao Código Postal 7 digitos, visando a evolução para a constituição de uma Infra-estrutura de Endeços em Portugal, de acordo com as normas da directiva INSPIRE e em sintonia com o projecto EURADIN (European Adresses Infrastruture). Trata-se de um projecto de âmbito Europeu (iniciado em 16/6/2008), envolvendo 30 entidades de 16 países da UE (o IGP e a FCT/UNL por parte de Portgal), com uma duração de 24 meses. Procurar-se-á envolver também outras entidades, nomeadamente, CTT, INE, AMA (Cartão do Cidadão), DGCI, INEM; ANPC, DGAL, entre outras. [...]
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
CarlosManta wrote:Mas olha que, em rigor, não é a única. O IP4 coincide com a A4 desde Amarante até Matosinhos, e aí tem mais 2 áreas de serviço.

Já agora, alguém me explica o que é, ao pé da área de serviço de Águas Santas, um viaduto que só consigo imaginar a servir de pista de aterragem para ultra-ligeiros...?
Sim, referia-me à parte "verde" do IP4, e não à parte azul (maior, mais larga, melhor, mais cómoda). :D
Curiosamente a Àrea se serviço é minúscula. Tem 4 pontos de abastecimento e parque para 6 carros, mais uma minúscula lojinha onde servem cafés e mel (ao menos um produto regional). Enchidos, chourila, alheiras, nem vê-los, e logo tão perto de Mirandela, que falta de visão comercial. (ah, e fecha às 23h, sim a àrea de serviço fecha! Loja e combustiveis, à noite chapéu)
Sobre os viadutos "flutuantes", são muito frequentes (pelo menos por aqui) quando de constroem novas auto-estradas. Constroem-se tanto para as vias existentes que ficariam interrompidas, como para vias projectadas, adjudicadas e não construídas, projectadas, ou para vias que servirão de alternativa às existentes. A ideia é que para serem construídos mais tarde iriam provocar condicionamentos indesejáveis ao trânsito. Essa em particular não conheço, mas a mais famosa é o viaduto da Arca d'Água, que ficou pronto 15 anos antes de ser asfaltado e começar a ser utilizado. O Fantas conhece bem a que me refiro.

Normalmente há projectos megalómanos noutras partes do país que chupam as verbas todas e essas obras projectadas ficam a meio... ;) Vejam só esta estrada... E esta nem se fala...
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”