Esclarecimento de dúvidas

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

CarlosManta wrote:Já agora, as notas "morrem"? Se estão sempre a introduzir sempre notas novas, o que acontece às mais antigas? Evaporam? 8O
(em resposta à questão colocada pelo CarlosManta noutro tópico...)
As notas em mau estado (rasgadas, queimadas, sujas, etc...) são destruídas nas mesmas localidades onde são produzidas.
Pesquisa nos motores de busca e encontrarás vários links. Eis um deles.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

leofer40 wrote: Eis um deles.
Genial! 40% das notas que chegam ao Banco de Portugal, ena!

O que eu queria era um daqueles briquetes para por na lareira... só o conceito de me aquecer com dinheiro queimado...
T. Santos
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by T. Santos »

Tive a ter aqui uma overdose deste tópico e deparei-me com uma coisa:

Reparei que muitos de vocês fazem tudo por tudo para registar as notas no local onde as receberam, no entanto eu registo tudo no mesmo sitio (Ericeira).
É que a maior parte das notas que recebo é na praça, mas outras tantas é quendo faço a distribuição da mercadoria pelos clientes, logo, na maior parte dos casos não sei o código postal.

Mesmo as notas que sei onde as recebo registo como sendo na Ericeira, e mesmo assim muitas vezes escrevo os números no telemóvel mas a morada não.

Serei eu o único a ter esta situação de preguicite aguda ou há por aí mais pessoas como eu?

Abraços
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Não. Penso que há mais utilizadores nessa situação. Ou pelo menos havia. O ex-CFVF/Eureka.72, por exemplo, antes de se tornar um dos mais activos participantes do fórum português registava tudo em Vale de Cambra.

Do meu ponto de vista tem muito mais piada registar as notas no local onde as encontras. Até porque ficas com um mapa muito menos monótono. Para isso basta que tomes nota da localidade onde apanhas as notas. Eu ando sempre com uma folha A4 dobrada em oito na carteira... :wink:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

T. Santos wrote:Serei eu o único a ter esta situação de preguicite aguda ou há por aí mais pessoas como eu?
T.S., a meu ver o EBT como ferramenta salvo erro depois das 50 notas disponibiliza um formulário "bulk" em que permite inserir n notas em simultâneo e por omissão preenche o código de postal com o código postal que se preenche no registro.

A minha leitura é que o importante é que se registem muitas notas, e da maneira mais fácil e cómoda.

Sim, claro que detalhar com precisão o local de cada nota é engraçado, em especial com vista a certos jogos do fórum EBT, mas a minha opinião é que isso está em segundo plano.

Para todos nós o tempo disponível é sempre escasso, por isso a minha interpretação é que se deve registrar o máximo de notas possível, e quando possível detalhar o código postal.

Por exemplo em costumo chagar os meus amigos à hora de almoço para trocarem de notas comigo. E depois sou claro acusado de andar a passar notas falsas. Mas por exemplo essas notas onde as registro? No local de almoço? No local de registo, no local onde obtive as notas que troquei? No local onde os meus amigos as conseguiram?

Em teoria obtive-as quando as troquei, e é relativamente fácil encontrar os códigos postais de cantinas e restaurantes na net, mas... se o tempo escassear antes a quantidade que a qualidade, não?
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

CarlosManta wrote:
T. Santos wrote:Sim, claro que detalhar com precisão o local de cada nota é engraçado, em especial com vista a certos jogos do fórum EBT, mas a minha opinião é que isso está em segundo plano.
E não só, faz diferença nos quilometros de distancia quando obtens um hit.
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

A correcta localização geográfica da nota é tão importante como o registo da nota, propriamente dita, até porque isso vai influenciar uma série de estatísticas geradas pelo EBT. Normalmente deves indicar a local onde a nota foi adquirida. Portanto se a trocas com um amigo e depois vais para casa, que até pode ser noutra localidade, deves indicar o local onde a nota de chegou às mãos.

Já o formulário de que falas tem como objectivo facilitar a inserção de muitas notas provenientes do mesmo local e não descurar a localização geográfica da nota.

De resto parece haver alguma confusão quando falas de código postal. Não confundas o CP4 (XXXX) com o CP7 (XXXX-XXX). Há muitos utilizadores que apenas indicam o CP4, que não é muito difícil de obter, já que é único para a maioria das localidades, apenas havendo mais do que um para as cidades maiores. Dá mais trabalho obter o CP7 completo, porque o CP3 (os últimos três dígitos do código postal, após o hífen) variam geralmente de rua para rua, excepto nas localidades mais pequenas, e por vezes até com o número de polícia na mesma rua. Nesses casos é necessário anotar a localidade, o nome da rua e o número de porta onde se obtêm as notas. É o que fazem alguns desmiolados como eu, que não deixam de indicar o CP7 completo de todas as notas que registam (excepto se ele não existir). Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças que não se ultrapasse facilmente com a base de dados dos CTT. Normalmente guardo um ficheiro com os CP7 que utilizo mais frequentemente, para não andar sempre à procura.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
T. Santos
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by T. Santos »

Pois, o grande problema é encontrar o CP3, é que em muitos dos sitios eu mal sei a morada correcta, quanto mais o CP completo.

No entanto acho que vou começar a registar as notas com pelo menos o CP4 do sitio onde a recebi.

Abraços
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

T. Santos wrote:No entanto acho que vou começar a registar as notas com pelo menos o CP4 do sitio onde a recebi.
Isso seria excelente... é um bom princípio!... :D
Quanto ao CP3 basta anotar para o nome da rua, o número da porta e pesquisar depois o correspondente CP3 no site dos CTT, em
Serviços Online / Ferramentas / Pesquisa de códigos postais
http://www2.ctt.pt/

Por vezes também se consegue o nome da rua e o número de porta nos estabelecimentos comerciais, que têm de ter obrigatoriamente, em local visível, a identificação do estabelecimento e a morada.
Um conselho. Nunca te fies totalmente no CP3 que te indicam ou nos que encontras nas moradas das empresas, etc... Com muita frequência estão errados. Como o correio continua a chegar... Mas também não deixes de o anotar, já que podes depois confirmar nos CTT se está correcto!
E se tiveres dúvidas, podes sempre registar apenas o CP4... :mrgreen:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master

Post by Eureka.72 »

Castanhola wrote:Não. Penso que há mais utilizadores nessa situação. Ou pelo menos havia. O ex-CFVF/Eureka.72, por exemplo, antes de se tornar um dos mais activos participantes do fórum português registava tudo em Vale de Cambra.
Registava e ainda registo... :mrgreen:
Pois é aqui que tenho o computador e unico meio de registo de notas que ainda utilizo.
A unica diferença é que de a um ano para cá que tambem aponto os cp3 e cp4 de onde obtenho notas quando saio ou vou em trabalho para outras cidades...
Quanto a actividade do forum... ainda seria mais activo não fosse o leofer40 passar por cá e apagar metade das minhas mensagens, não sei por quê :?: penso que tudo se deve a sua secreta ambição de exercer o seu poder... :lol: ideia essa partilhada por ti algures aqui no forum... :twisted:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Eureka.72 wrote:Registava e ainda registo... :mrgreen:
Pois é aqui que tenho o computador e unico meio de registo de notas que ainda utilizo.
Não baralhes o pessoal. Afinal isto é um local de esclarecimento e não de baralhamento de dúvidas. :wink: Estamos a falar da localidade que introduzes no registo da nota (a localidade onde a nota te chegou às mãos) e não da localidade onde carregas nas teclas do computador (quando estás a inserir os dados da nota no EBT)... :mrgreen:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Post by BogPoet »

Tenho de confessar que sou um bocadinho preguiçoso em termos de códigos postais. Normalmente, nos sítios onde insiro mais notas (Loulé/Lisboa/Algés) só uso um código postal (e com 7 dígitos) - o da minha casa (ou, no caso de Lisboa, o da minha casa antiga).
Isso é especialmente incorrecto em Lisboa porque mesmo que arranje notas no Bairro Alto ou nas Docas, por exemplo, elas são registadas como se tivessem sido obtidas ao pé do Técnico, mas não tenho paciência para andar a procurar esses CP7...
Castanhola wrote:Eu ando sempre com uma folha A4 dobrada em oito na carteira... :wink:
Folha A4? Mas ainda estás parado no século XX? :twisted: Sabes que os telemóveis de hoje em dia permitem tirar notas...
Tracking (again) Image
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Um pergunta real:

O meu irmão vai à Alemanha em trabalho, e ando a chateá-lo para trazer algumas notas com ele.

Onde registo as notas? Na cidade alemã onde ele as arranjar ou em casa dos meus pais onde provavelmente vou trocar com ele?

Outras:

Ontem a minha parceira chegou a casa toda contente e disse-me: tenho umas notas fresquinhas para tu registrares. Pelos vistos tanto a chateio que está mesmo a resultar, emprestou-me o dinheiro como quem me dá uma enorme prenda. Perguntei-lhe onde as levantou e registei com esse código postal (CP4). Depois devolvi-lhe as notas. Perguntas:
- está "eticamente correcto" registar estas notas?
- Que código postal "é mais correcto" usar, o de minha casa onde as obtive, ou o do local da caixa multibanco?
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

O que é relevante é tu não revelares que dás beijinhos a uma colega de trabalho cada vez que ela te dá uma nota.
1º . Estás sujeito que a tua sombra não te dê mais notas
2º . Para além disso, ainda te sujeitas a ficar com um olho à Belenenses
3º . Para as notas do teu irmão, segundo me informaram, registas onde tiveres contacto com elas
4º . Eticamente, em tempo de guerra não se limpam armas
5º . Quanto a mim aplica-se a regra das notas alemãs, mas se tivesses sido tu a levantar o dinheiro, acho que seria no cp do ATM.
6º . hummm... não me ocorre mais nada ...
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Shhiiuuuuu!!!! ;)
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”