Se for por coincidências "improváveis", eu teve dois "boomerangs".
O primeiro nem é tão especial: ao lado da minha aldéia, Castellbisbal, há uma pequena cidade, Sant Andreu de la Barca, com o qual existem relações históricas. Comerciáis, culturáis, etc., até sentimentáis. Uma vez, numa das festas populares de Sant Andreu, onde fomos porque a esposa de um amigo é nascida alí, recebí de volta nos divertimentos infantís uma nota de 5 que eu tinha gastado em Castellbisbal.
Mas o segundo "boomerang" é altíssimanente improvável.
Eu uso a autoestrada AP7 normalmente só no trecho sul, pois o norte vai para Girona e França, e quando vou a Barcelona, uso o ramal B23. A minha saída natural da AP7 sul é Martorell.
Na Catalunha, todas as autoestradas são de portagem. Algunas se pagam durante o trajeto, em outras pega tiquet na entrada ou início, e paga no fim ou na saída. Martorell é início/fim de portagem, e na saída tem outro que tem um preço diferente, porque a autoestrada ainda continua por mais 15/18 kms.
Eu
sempre pago nas máquinas automáticas, e uso a maior nota possivel (50€, no início aceitavam 100...), nem que seja para pagar um tramo de 85¢.
A saída de Martorell tem três máquinas automáticas, e o tronco central tem doze. A minha pergunta é quantas notas a empresa gere, quantas notas há em cada máquina, e quais são as posdibilidades reais de coincidência. Então:
Um dia, voltando para casa, paguei 1.10€ na saída de Martorell com una nota de 10€, pois não tinha nada maior do que isso. Quatro dias depois, eu fui pegar um cliente que ia pro aeroporto. Assim não peguei a saída, mas continuei pelo tronco central em direção a Barcelona. Já podem imaginar: qual a possibilidade de eu usar qualquer uma das doze máquinas? Qual a possibilidade de uma nota determinada estar depositada numa delas?
Pois é: paguei algo parecido a 8€ com uma nota de 50. E essa máquina me devolveu 4 notas de 10, entre as quais a que eu tinha depositado quatro dias antes numa das três máquinas da saída.
E não há posdibilidade de erro: estou traballando, e por isso, peço comprovante do pagamento e faço um embrulho com as notas e o bilhete. Além disso, a nota tinha o meu carimbo.
Acho que o EBT deveria ter a possibilidade de registar essas coisas. Um boomerang assim é bem destacável, memorável e altamente improvável.