Diário de um ebtista retornado

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Diário de um ebtista retornado

Post by BogPoet »

A 26 de Dezembro de 2007, recebi uma mensagem no meu email informando-me que tinha uma nova PM no fórum do EuroBillTracker. Curioso, uma vez que a última que vez que tinha intervido no dito fórum havia sido em Julho de 2006, fui ver. A mensagem informava-me que havia uma crise no EBT, uma divisão provocada por uma zanga entre os três administradores. Dois deles, responsáveis pela manutenção quotidiana do site, haviam mantido a base de dados num endereço, enquanto o criador do site havia copiado a base de dados para um novo endereço.

"Como é que isto pode ter acontecido?", pensei eu. As lembranças que tinha da comunidade do EBT eram boas: uma comunidade de pessoas de toda a Europa, unidas por um hobby comum e onde havia respeito, camaradagem e bom ambiente. Nada faria prever que uma coisa destes fosse possível.

Nos dias seguintes, fui acompanhando o caso enquanto havia argumentações de parte a parte, negociações e finalmente o tão esperado acordo: o EBT iria ser reunificado. Quando o acordo foi anunciado, já tinha feito a minha decisão há algum tempo: se as bases de dados voltassem a ser re-unificadas, eu voltaria a registar notas. Até já tinha guardadas as notas que registaria nesse momento: algumas notas de 100 e 50 que tinham vindo comigo de uma viagem de lazer a Badajoz. Assim, a 9 de Janeiro de 2008, voltei a registar notas no EBT após um interregno de mais um ano (última nota registada antes disso: 22-11-2006).

Com este tópico quero fazer uma experiência: descrever como é que é voltar ao EBT após um ano. O que é que mudou, o que é que ficou na mesma, o que significa para mim voltar a este hobby, etc.

Para já, anuncio aqui os meus objectivos:

Objectivos principais:

1º - Ultrapassar o bocky nos rankings (está trinta lugares à minha frente, mas inactivo - é um obstáculo fixo :P)
2º - Conseguir fazer com que Algés passe para terceiro lugar nos meus rankings pessoais de cidades (preciso de mais 141 notas para ultrapassar Faro).

Objectivo secundário:
Só ter utilizadores activos à minha frente (esta vai demorar mais algum tempo...)
Tracking (again) Image
diogocanilho
Euro-Master
Euro-Master

Re: Diário de um ebtista retornado

Post by diogocanilho »

BogPoet wrote:Com este tópico quero fazer uma experiência: descrever como é que é voltar ao EBT após um ano. O que é que mudou, o que é que ficou na mesma, o que significa para mim voltar a este hobby, etc.[...]Objectivo secundário:
Só ter utilizadores activos à minha frente (esta vai demorar mais algum tempo...)
É bom ter-te de volta! :D
Como Tracker que anda nisto há apenas 1 um e tal, sempre ouvi dizer bem do teu empenho, que pude testemunhar nos posts antigos e também nas fotografias onde pude ver que participaste no I Encontro EBT nacional (com muita cerveja à mistura como pude ver!).
Partilhamos esse teu objectivo secundário (de só teres utilizadores activos à tua frente) :lol:
Sê "re-bem-vindo" ao nosso espaço!
Grande abraço!
SUp3rFM
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by SUp3rFM »

Felicidades no teu regresso!

Vou melgar o bocky. :-)
EBT User | :flag-eu: +36k tracked & 114 hits | Ratio 1:315.5 ⬆︎
Hits
:flag-at: :flag-be: :flag-fi: :flag-fr: :flag-de: :flag-nl: :flag-pt: :flag-es: | Intercontinental hits with Brazil and Morocco!
393 dots worldwide!

▓▓$▓▓ Where's George: 1.174 tracked, 13 wilds, 4 hits | Ratio 0.34% ⬆︎
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

SUp3rFM wrote:Vou melgar o bocky. :-)
Boa sorte... Ele também leu a PM que enviei a avisar da crise. Durante os dias de crise cheguei a vê-lo online aqui no fórum e enviei-lhe uma PM a picá-lo, perguntando-lhe se não ia também regressar como o BogPoet. Leu a mensagem mas nunca respondeu... :(
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Post by BogPoet »

Que história é essa de melgar o Bocky?! Escolhi-o precisamente porque estava inactivo...! :P (Estou a brincar, obviamente. Quantos mais, melhor. E é de maneira que o objectivo secundário ficava um bocadinho mais fácil).

Sábado à tarde. Sem nada para fazer e enquanto andava aqui pelo fórum, fazendo tempo até à hora de me preparar para ir trabalhar, lembrei-me de fazer uma coisa que há muito tempo não fazia (e que nunca tinha feito aqui em Algés): saí de casa, fui tomar um café e levantei umas notinhas no Multibanco. Quando não me deixou levantar mais, dirigi-me ao ATM do banco e levantei mais umas quantas. Aqui estão:

Image

Registei tudo e devolvi-as à procedência. Quando tiver tempo, vou repetir o processo (se calhar, até noutros sítios).
Tracking (again) Image
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master

Post by Eureka.72 »

BogPoet wrote:Registei tudo e devolvi-as à procedência. Quando tiver tempo, vou repetir o processo (se calhar, até noutros sítios).
Aquela primeira de :note-10: passou-me pelas mãos mas não tive tempo de registá-la... paciência... :roll: :idea:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master

Re: Diário de um ebtista retornado

Post by Eureka.72 »

BogPoet wrote: Com este tópico quero fazer uma experiência: descrever como é que é voltar ao EBT após um ano. O que é que mudou, o que é que ficou na mesma, o que significa para mim voltar a este hobby, etc.

Para já, anuncio aqui os meus objectivos:

Objectivos principais:

1º - Ultrapassar o bocky nos rankings (está trinta lugares à minha frente, mas inactivo - é um obstáculo fixo :P)
2º - Conseguir fazer com que Algés passe para terceiro lugar nos meus rankings pessoais de cidades (preciso de mais 141 notas para ultrapassar Faro).

Objectivo secundário:
Olá BogPoet, primeiro deixa-me dar-te as boas vindas novamente ao Eurobilltracker, penso que alguns de voçês que foram os responsáveis pela manutenção e gestão deste site em portugal faziam e ainda fazem falta ao forum não só para o manterem atractivo mas tambem para que os mais novos sintam que isto é levado a sério por alguns "muitos" de nós e talvez assim pensem duas vezes antes de se porem a brincar com isto. :idea:
Lembro-me muito bem que quando aqui vim parar pela primeira vez li com atenção a tua mensagem Announcement: Netiqueta e fiz dela a minha biblia (ou pelo menos tentei) :mrgreen: para o forum em suma ajudou-me a perceber como isto funciona e como me deveria comportar... :roll:
Acho importantíssimo passar-mos a ideia de que por mais ou menos interventivo que a pessoa seja ou por mais ou menos notas a pessoa tenha registada o mais importante é fazer parte desta "família" e participar com a maior abertura e sinceridade possivel e fazer o maior numero de "AMIGOS" e de "HITS" possivel. :)
Obrigado por voltares, um abraço de Vale de Cambra. 8)
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

És mesmo engraxador !!! :mrgreen:
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

suntzu wrote:És mesmo engraxador !!! :mrgreen:
Uma vez mais... tiraste-me as palavras da boca... :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
BogPoet
Euro-Master
Euro-Master

Post by BogPoet »

Ontem, apercebi-me da maneira como ser ebtista muda a relação com o dinheiro. Tendo eu duas notas de :note-5: e uma de :note-10: na carteira e sendo o custo do meu jantar (numa loja de comida rápida no Vasco da Gama) €5,10, dei, obviamente, a de :note-10: e mais 10 cêntimos recebendo, como previsto, uma :note-5:. Após o jantar, fiquei com vontade para uma sobremesa (crepe com gelado e chantilly), quando notei que tinha posto a nota do troco, por registar, junto com as outras, já registadas. Infelizmente, não sabia qual era qual. Resultado: não comi sobremesa...
Conclusão: o EBT faz bem à linha :P

@Eureka.72:
a) A Netiqueta é só uma tradução da Forum Netiquette, ou seja a mensagem não é bem "minha", mas fico contente por saber que te foi útil (até porque colaborei na sua elaboração).

b) Eu nunca levei isto "a sério". Há alguns posts meus antigos (que agora não tenho pachorra para procurar) onde digo exactamente a mesma coisa: se pensares bem nisto, andamos a meter números de séries de notas num site o que, do meu ponto de vista, é um bocadinho ridículo. "Mas espera lá", perguntam-me vocês, "mas tu não és moderador e tradutor e mais isso tudo?". Sou. "E achas isto ridículo?". Sim. Primeiro, porque nunca tive medo do ridículo. Segundo, porque não me custa nada fazer as coisas que faço no EBT (ainda que tivesse muito mais tempo para dispensar ao site antes de começar a trabalhar), além do que me divirto enormemente a fazê-las, assim como me divirto no fórum. Terceiro, por ridículo que seja, é só tão ridículo como qualquer outro hobby e dá-me coisas para fazer quando estou a empastar em casa (por exemplo, ir levantar notas a bancos).
Posto isto, não lamento ter que gastar uma nota por registar quando tem mesmo que ser. "Quando tem mesmo de ser" implica, no entanto, que eu me estou sempre a perguntar se tenho mesmo de gastar aquele dinheiro ou se posso passar sem o gastar (ver exemplo acima) o que, parecendo que não, ajuda a gastar menos dinheiro - e acaba por ter um aspecto prático... (o problema é quando elas já estão registadas... :P)

Agora, quando digo que não levo isto a sério, significa apenas que ser ou não ser ebtista não é nada que me mude a vida. Significa apenas que encaro isto como um jogo e, ainda que o jogo por vezes não tenha regras bem definidas, as que tem são para cumprir. Se era isso a que te estavas a referir, então, sim, levo o EBT extremamente a sério.
Eureka.72 wrote:Acho importantíssimo passar-mos a ideia de que por mais ou menos interventivo que a pessoa seja ou por mais ou menos notas a pessoa tenha registada o mais importante é fazer parte desta "família" e participar com a maior abertura e sinceridade possivel e fazer o maior numero de "AMIGOS" e de "HITS" possivel. :)
Obrigado por voltares, um abraço de Vale de Cambra. 8)
Concordo plenamente (até porque estou em 1789º lugar nos rankings... - novo objectivo secundário, aparecer nos 1500 primeiros lugares). ;)
Tracking (again) Image
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master

Post by Eureka.72 »

Castanhola wrote:Uma vez mais... tiraste-me as palavras da boca... :D
Se o leofer40 vê isto chama-lhes um figo... :idea:
pastel
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by pastel »

saúdo este regresso :wink:
pastel.no.sapo.pt (Complete NIG Statistics updated 07/12/2007)
pastel no flickr!
leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

Sejas bem regressado BogPoet :D
-------------------------------------------
Eureka.72 wrote:
Estás a dar-me ideias para concordar com o suntzu e com o Castanhola :?: :twisted:
(ainda por cima nem gosto de figos) :roll:
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master

Post by Eureka.72 »

leofer40 wrote:
-------------------------------------------
Eureka.72 wrote:
Estás a dar-me ideias para concordar com o suntzu e com o Castanhola :?: :twisted:
(ainda por cima nem gosto de figos) :roll:
Fónixxxxxxxxxxxxx isto cheira-me a perseguição querem lá ver que eu vou a mensagem e apago tudo e nunca mais cá apareço............... :evil:
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

Chorão !!! :mrgreen:
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”