[Guia | Referência] Áreas de Serviço

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

A área de serviço chama-se, oficialmente, Leomil (ver o meu post mais abaixo), mas não se situa na freguesia do Leomil nem encontro nenhum ponto nos mapas do IGEO com esse nome.

Na freguesia de Castelo Mendo e a 2 km do centro da vila, não encontro (nem no sig.ine.pt nem no mapas.igeo.pt) nenhuma localidade mais próxima.

Por isso, a resposta para ambos os lados da área de serviço é Castelo Mendo (6355-051).



Errata: Inicialmente, tinha escrito aqui que a A.S. se chama Alto do Leomil, com base neste mapa, que afinal é o mapa das saídas e não das áreas de serviço.
Last edited by lmviterbo on Sun May 09, 2010 11:40 am, edited 1 time in total.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:A área de serviço chama-se, oficialmente, Alto do Leomil

Por isso, a resposta para ambos os lados da área de serviço é Castelo Mendo (6355-051).
100% de acordo, vou incluir na base de dados.

Quanto ao nome "oficial", no site encontra a referência a "Alto do Leomil" para o nó da auto-estrada, não para a área de serviço. Por outro lado aBP chama "Vilar Formoso" a essa área de serviço. Por esse motivo vou manter ambas as designações, julgo que assim gera-se menos confusão
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

O CarlosManta, nas suas letrinhas pequeninas, tem razão (quase na totalidade): a área de serviço não se chama Alto do Leomil, isso é de facto o nome da saída (o mapa para que apontei só tem nomes de saídas). Mas há um outro mapa da Ascendi com as áreas de serviço, e esta aí chama-se Leomil.

Carlos, podes mudar o nome no post da A25?
User avatar
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training
Posts: 953
Joined: Wed Jun 15, 2005 12:21 am
Location: Carregosa - Oliveira de Azeméis - Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by margata »

CarlosManta wrote:Peço a vossa ajuda:

Trata-se de uma área de serviço na A 23 com o nome "A.S. Tasca Abrantes"
Fica aqui.

Quanto ao CP7, não tenho dúvidas, o acesso faz-se pela "Estrada Gaio", cujo CP7 é 2200-073

Quanto à localidade, aqui tenho muitas dúvidas. Os CTT indicam Abrantes, mas segundo o sig.ine.pt fica mesmo junto à localidade de Alferrarede Velha, na freguesia de Alferrarede.

Qual destas três designações acham mais adequada?
Desculpa só agora estar a dizer alguma coisa, mas só agora é que vi o teu post.
Não sei se ainda vai a tempo, mas eu colocaria Alferrarede Velha, por ser a área mais limitada, ou seja, Abrantes pode ser o Concelho todo, Alferrarede a Freguesia, mas Alferrarede Velha é a localidade. Ou na pior das hipóteses apenas Alferrarede.
Embora eu não tenha a certeza que a área de serviço pertença a Alferrarede Velha, mas existe um restaurante mesmo atrás das Bombas denominado Quinta do Lago que pertence a Alferrarede Velha.
Por isso tem toda a lógica a área de serviço pertencer a Alferrarede Velha.
Os CTT, consideram 4 freguesias como sendo Abrantes: Alferrarede, São João, São Vicente e Rossio ao Sul do Tejo, porque estão consideradas no limite urbano da cidade, mas eu registo sempre o nome da freguesia que resido e não apenas Abrantes, porque acho muito abrangente.
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Alferrarede Velha, sim. De facto, esta A.S. é encostada a esta localidade e não há razão para não registar com esse nome.

Alferrarede (ou outro nome qualquer de freguesia de Abrantes, em vez de Abrantes) é que não. É assim que se pede desde o início para registar, e não o fazer assim só serve para dificultar o trabalho das pessoas encarregadas de gerir a base de dados de localidades e geocoordenadas.
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

Guia actualizado com as recentes melhorias. Obrigado a tod@s pela ajuda.
Nuno Carvalho
Euro-Regular
Euro-Regular
Posts: 286
Joined: Wed May 20, 2009 7:44 pm
Location: Leiria

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Nuno Carvalho »

Obrigado, lmviterbo e Carlos, pela pronta resposta! :wink:
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by pipocadoce »

Aqui só fala das areas de serviço das auto estradas :( eu precisava saber o código das bombas Galp depois de Évora (sentido Lisboa)
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 6529
Joined: Thu Aug 21, 2003 5:23 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by lmviterbo »

Fui ao Algarve e parei na área de serviço de Almodôvar da A2.

Depois de consultadas as fontes habituais (sig.ine.pt, mapas.igeo.pt e lista do código postal), chego à seguinte conclusão:

A2 Image A.S. Almodôvar km 193,0 sentido Lisboa — Algarve Cepsa ????? Gomes Aires (7700-221)
A2 Image A.S. Almodôvar km 193,0 sentido Algarve — Lisboa Cepsa ????? Gomes Aires (7700-221)

A lista do código postal tem uma série de "localidades" na designação postal GOMES AIRES mas nenhuma delas me parece mais adequada do que Gomes Aires. Isto porque, de acordo com o mapa do IGeo, o casario mais próximo é o de Monte Guerreiros (com certeza por erro designado na lista de toponímia como VG, ou seja, vértice geodésico). Monte Guerreiros não consta na lista do código postal. Os outros casarios do IGeo que constam na lista do CP não me parecem de todo melhor opção do que Gomes Aires para designar a localização da área de serviço.

Infelizmente, não decorei o nome do restaurante (que é o mesmo de Antuã, Aveiras e Palmela — disso lembro-me).
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:A lista do código postal tem uma série de "localidades" na designação postal GOMES AIRES mas nenhuma delas me parece mais adequada do que Gomes Aires.
Concordo e acrescentei ao Guia. Gostei também da localidade "Montinho dos Montes" que o CTT enunciam, que resume no fundo toda a região :) , mas o nome mais apropriado parece-me ser "Gomes Aires".
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

pipocadoce wrote:Aqui só fala das areas de serviço das auto estradas :( eu precisava saber o código das bombas Galp depois de Évora (sentido Lisboa)
Será aqui?
Realmente um tópico com todas as bombas de combustível de Portugal é algo maior que o que vejo possível fazer. Mas onde também encontro muita ajuda é no http://www.maisgasolina.com" onclick="window.open(this.href);return false; que além dos preços algumas vezes tem as moradas, mas pelo menos a localização no mapa. Depois uso o site da marca...
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by pipocadoce »

Sim são essas a seguir ao Karting, mas as do lado do Karting mesmo que são um pouco mais acima.
Sendo as do sentido oposto encontrei com o teu site, nada mais me diz .
http://www.maisgasolina.com/posto/675/" onclick="window.open(this.href);return false;
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3026
Joined: Mon Jan 07, 2008 6:11 pm
Location: Porto, Portugal
Contact:

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by CarlosManta »

pipocadoce wrote:Sim são essas a seguir ao Karting, mas as do lado do Karting mesmo que são um pouco mais acima.
Sendo as do sentido oposto encontrei com o teu site, nada mais me diz .
http://www.maisgasolina.com/posto/675/" onclick="window.open(this.href);return false;
Mas ao mesmo tempo diz tudo. :D
No site da Galp encontrei referência à empresa que aí é mencionada, a COMBEV (Combustíveis Évora?)
http://galpfrota.galpenergia.com/COMUM/ ... nental.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Aparecem as duas referências, Lx/Ev e Ev/Lx. Ambas com morada na EN114, uma com o número 182, a outra 183.
No site das páginas amarelas aparece o código postal, que confirmei do site dos CTT
http://www.pai.pt/gasolina-e-gas%C3%B3l ... _7__1.html" onclick="window.open(this.href);return false;
O código postal é portanto 7000-172.
Sobre a localidade, fico com dúvidas. A Galp tem Graça do Divor, o que segundo o INE está errado. Os CTT incluem várias localidades para esse código postal. Nessa lista inclui a própria localidade de Évora, que é também a localidade que aparece no PAI.pt
Ambas as bombas e o karting ficam já na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, mas quase na fronteira com a freguesia de Malagueira. A freguesia de Malagueira é urbana (Évora). Sendo verdade que em rigor as bombas estão já fora de Évora, a "regra" a aplicar a meu ver é a da localidade mais próxima por percurso do carteiro, que neste caso a meu ver é Évora.
Em suma:
7000-172 Évora
User avatar
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 3197
Joined: Wed Jun 28, 2006 4:15 am
Location: Portugal-Alentejo

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by pipocadoce »

Obrigado, graça do Divor nunca seria de certeza.
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
User avatar
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master
Posts: 5765
Joined: Wed Jan 24, 2007 6:13 pm
Location: Vale de Cambra PORTUGAL

Re: [Guia | Referência] Áreas de Serviço

Post by Eureka.72 »

Olá
Tenho umas notas para registar na Área de Serviço de Aljustrel, sentido Lisboa --> Algarve.
Alguem sabe qual a localidade bem como o CP a utilizar :?:
Tk's... :mrgreen:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”