Off-topic

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert

Re: Off-topic

Post by lamegated »

Olá malta amiga;

Alguém conhece um site/app para "pintar" o mapa (de portugal, nomeadamente..) por concelhos, como os jornais fazem por ex nas eleições??
Ou seja a ideia era "colorir" os concelhos com os quais já tenhamos feito hits; ou registado notas, etc...

Obrigado e um abraço a todos.

PS - Sei que tenho andado um pouco "desleixado" com a publicação das m/estatísticas...a ver se este fim de mês trato disso :D
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Eu uso uma solução muito pouco elegante mas eficaz. Fiz o download dum mapa de Portugal com os concelhos e vou colorindo os concelhos no MS-Paint (à medida que os conquisto, por exemplo).

Vou-te mandar por email dois ficheiros:
  • um em branco, para se ir colorindo (mas é de 2013 e julgo ue houve uma ou outra alteração);
  • outro com uma cor para cada distrito (mas também dividido por concelhos), que é a última versão oficial da CAOP (Carta Administrativa Oficial de Portugal ), de 2014/15 — para se ir «descolorindo» isto, é pintando de branco concelho a concelho)
Obtive o mapa da CAOP aqui em pdf e depois converti o pdf para imagem png (aqui).

Com o Paint é muito fácil colorir, usando o balde de cor: Image.

Se mais alguém quiser estes mapas, posso disponibilizá-los com um link para download.
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

lmviterbo wrote:Eu uso uma solução muito pouco elegante mas eficaz. Fiz o download dum mapa de Portugal com os concelhos e vou colorindo os concelhos no MS-Paint (à medida que os conquisto, por exemplo).

Vou-te mandar por email dois ficheiros:
  • um em branco, para se ir colorindo (mas é de 2013 e julgo ue houve uma ou outra alteração);
  • outro com uma cor para cada distrito (mas também dividido por concelhos), que é a última versão oficial da CAOP (Carta Administrativa Oficial de Portugal ), de 2014/15 — para se ir «descolorindo» isto, é pintando de branco concelho a concelho)
Obtive o mapa da CAOP aqui em pdf e depois converti o pdf para imagem png (aqui).

Com o Paint é muito fácil colorir, usando o balde de cor: Image.

Se mais alguém quiser estes mapas, posso disponibilizá-los com um link para download.
Será que me consegues arranjar esses mapas? :D
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Aqui estão os mapas, disponíveis para download para quem quiser.

Mapa dos municípios 2001: https://drive.google.com/file/d/0B3bMB3 ... sp=sharing (para colorir, com legenda)
Mapa dos municípios 2015: https://drive.google.com/file/d/0B3bMB3 ... sp=sharing (para «descolorir», sem legenda)

Nota: eu tinha dito que o primeiro era de 2013 mas pelos vistos enganei-me por muito. É de facto de 2001, verifiquei agora.
O de 2015 é o mais recente mapa oficial. Não foram feitas alterações ao mapa desde então (criação e ou redefinição de limites de municípios), que eu saiba. E, depois da última reorganização administrativa, julgo que as próximas alterações serão raras e mínimas durante bastantes anos.
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Muito obrigado! :D
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by lamegated »

LMViterbo muito obrigado, prestável como sempre (aguardo com ansiedade os gatinhos e unicórnios :lol: )
O mapa mais recente só deixa colorir (ou descolorir neste caso) por freguesia e não por concelho, o que tendo em conta que se terá em 1º lugar de descolorir tudo para começar a colorir conforme a situação de cada não é muito "fazível"...
Não achas que num futuro próximo (tipo 24 a 48 horas :D :D :D ) brincadeira é claro - podes "actualizar" o novo mapa de maneira a colorir os concelhos e já agora com os nomes e nrs?
Para o caso de não me quereres fazer a papinha toda, ensina-me a "downloadar" os mapas da CAOP porque já lá andei e não consegui (liga-me que é mais fácil).
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

36 horas e 40 minutos depois, aqui vão links para os mapas dos municípios pedidos:

https://drive.google.com/file/d/0B3bMB3 ... sp=sharing — mapa em pdf (cortesia de Sofia Miranda, da Direção-Geral do Território)
https://drive.google.com/file/d/0B3bMB3 ... sp=sharing — mapa em png (possibilitado pelo PDFtoPNG)

Nada como pedir à fonte. ;)
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Bom trabalho. Vou meter-me ao barulho.
Na realidade o facto de ter os nomes vai complicar a operação de colorir/descolorir.
Não era bom haver também uma versão apenas com os limites, sem legenda? :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by lamegated »

lmviterbo wrote:36 horas e 40 minutos depois, aqui vão links para os mapas dos municípios pedidos:

https://drive.google.com/file/d/0B3bMB3 ... sp=sharing — mapa em pdf (cortesia de Sofia Miranda, da Direção-Geral do Território)
https://drive.google.com/file/d/0B3bMB3 ... sp=sharing — mapa em png (possibilitado pelo PDFtoPNG)

Nada como pedir à fonte. ;)
Este homem é o MÁIOR (assim mesmo com acento e tudo à moda do norte...) vou experimentar neste fim de semana de Páscoa.
E já agora como estamos no tópico Off-topic uma santa e feliz Páscoa para todos os EBTistas portugueses e respectivas famílias.
Stats
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Na realidade o facto de ter os nomes vai complicar a operação de colorir/descolorir.
Não era bom haver também uma versão apenas com os limites, sem legenda?
Era bom, sim senhor. Podes fazê-la. :P

Eu avisei que a solução era pouco elegante. Mas é eficaz — pelo menos para quem não tem ataques de preciosismo comichoso (também conhecido como obsessão-compulsão) de cada vez que vê um bocadinho do concelho da Maia por pintar.

Quando, neste mapa, se pinta com o balde cada concelho, ficam por pintar os olhos das letras que os têm («olhos», em tipografia, são os espaços em branco totalmente circunscritos pelos traços que compõem cada letra; existem nas letras ABDOPQRabdegopq). Há também alguns concelhos que ficam com umas pontinhas por pintar (Chaves, Guimarães, Maia e Gondomar, pelo menos). Nada disto me afeta, e olhem que eu sou bastante picuinhas.

O que me chateia um bocadinho mais são algumas zonas em branco que eu não sei o que são. Eu sei que o concelho de Vila Real de Santo António, por exemplo, tem um exclave, e por isso percebo facilmente que as duas áreas a sul de Castro Marim fazem ambas parte de Vila Real de Santo António. Mas os outros espaços que ficam em branco terei de investigar:

Entre Oleiros e Proença-a-Nova, aquilo é o quê? Uma pontinha de Castelo Branco?
E entre Tondela e Vouzela? Não faço ideia.
E entre Sernancelhe e Trancoso? O que são aquelas duas áreas?
buracosPT.JPG
buracosPT.JPG (221.32 KiB) Viewed 998 times
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by lamegated »

Olha que entre Tondela e Vouzela com um bocadinho de imaginação...consigo imaginar algo... :oops:
Stats
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Fui ver. É a porra do exclave de Oliveira de Frades.

Entretanto, confirmei a pontinha de Castelo Branco.

E descobri que Sernancelhe se espeta por Trancoso adentro, deixando-o com um bocadito de fora.

E por hoje é tudo quanto a innuendos
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Era bom, sim senhor. Podes fazê-la. :P
Estava mais a pensar na tua amiga... :roll:
Ela não terá qualquer coisa desse género? :idea:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Estava mais a pensar na tua amiga... :roll:
Ela não terá qualquer coisa desse género? :idea:
É provável que sim mas não queria incomodá-la terceira vez. A nossa troca de mensagens foi a seguinte:

1a. EU, 23 mar, 18:11
"É possível obter uma imagem (jpg ou png, por exemplo) do mapa de Portugal dividido em concelhos (mas não freguesias)?"

1b. ELA, 23 mar, 18:31
"De momento, segue em anexo uma imagem (em pdf) com a divisão por concelhos. Se eventualmente necessitar também da designação desses concelhos, estaremos ao dispor para enviar outra versão dentro em breve."

2a. EU, 23 mar, 18:42
"Uma versão com a designação dos concelhos seria fantástica, sim. Se por acaso for fácil para vós, preferia ter uma versão a preto e branco, apenas com as linhas de contorno de cada município, sem as áreas coloridas."

2b. ELA, 24 mar, 11:12
"Segue em anexo o mapa solicitado."

3a. EU, 24 mar, 12:18
"Perfeito, muitíssimo obrigado mais uma vez pela rapidez e eficácia do serviço prestado."

Não a conheço, e provavelmente tive sorte que fosse ela a tratar do assunto.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lamegated wrote:E já agora como estamos no tópico Off-topic uma santa e feliz Páscoa para todos os EBTistas portugueses e respectivas famílias.
Uma Santa Páscoa para todos. :D
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”