Castanhola wrote:Na realidade o facto de ter os nomes vai complicar a operação de colorir/descolorir.
Não era bom haver também uma versão apenas com os limites, sem legenda?
Era bom, sim senhor. Podes fazê-la.
Eu avisei que a solução era pouco elegante. Mas é eficaz — pelo menos para quem não tem ataques de preciosismo comichoso (também conhecido como obsessão-compulsão) de cada vez que vê um bocadinho do concelho da Maia por pintar.
Quando, neste mapa, se pinta com o balde cada concelho, ficam por pintar os olhos das letras que os têm («olhos», em tipografia, são os espaços em branco totalmente circunscritos pelos traços que compõem cada letra; existem nas letras ABDOPQRabdegopq). Há também alguns concelhos que ficam com umas pontinhas por pintar (Chaves, Guimarães, Maia e Gondomar, pelo menos). Nada disto me afeta, e olhem que eu sou bastante picuinhas.
O que me chateia um bocadinho mais são algumas zonas em branco que eu não sei o que são. Eu sei que o concelho de Vila Real de Santo António, por exemplo, tem um exclave, e por isso percebo facilmente que as duas áreas a sul de Castro Marim fazem ambas parte de Vila Real de Santo António. Mas os outros espaços que ficam em branco terei de investigar:
Entre Oleiros e Proença-a-Nova, aquilo é o quê? Uma pontinha de Castelo Branco?
E entre Tondela e Vouzela? Não faço ideia.
E entre Sernancelhe e Trancoso? O que são aquelas duas áreas?

- buracosPT.JPG (221.32 KiB) Viewed 998 times