Já não se fazem picuinhas como antigamente...Castanhola wrote:Sou habitualmente muito "picuinhas" a esse respeito. Já imaginaste o que ia ser a minha vida se eu agora resolvesse colocar o CP3 em todas as notas que registei sem ele?!...![]()
[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]
Moderators: leofer40, Castanhola
- CarlosManta
- Euro-Master

Re: Localidades
- CarlosManta
- Euro-Master

Área de Serviço Leiria (sentido Lisboa-Porto), Repsol, Pransor
Cardosos (2420-020)
Mapa
O site da Repsol dá indicação de um CP7 que segundo os CTT não existe. O pai.pt indica o CP7 acima tanto para o Pransor como para a REPSOL, e os CTT validam. A localidade é sempre Cardosos, em todos os casos, e essa só tem um CP7 associado, o de cima, tanto quanto consegui apurar.
Se estiver incorrecto por favor corrijam.
Cardosos (2420-020)
Mapa
O site da Repsol dá indicação de um CP7 que segundo os CTT não existe. O pai.pt indica o CP7 acima tanto para o Pransor como para a REPSOL, e os CTT validam. A localidade é sempre Cardosos, em todos os casos, e essa só tem um CP7 associado, o de cima, tanto quanto consegui apurar.
Se estiver incorrecto por favor corrijam.
- lmviterbo
- Euro-Master

A1 A.S. Leiria
Eh lá, isto é que é variedade!
Arrabal (2420) - Brisa (está errado; "Arrabal" é a designação postal e não a localidade)
Cardosos (2410-592) - Repsol Leiria-A e Leiria-B (onde "Arraba" é gralha para "Arrabal"; este CP7, de facto, não existe)
Parracheira (2420-026) - Castanhola (não encontro referências que o justifiquem e é claramente demasiado longe)
Freixial (2420-023) - lmviterbo (não me tinha apercebido que eu e o Castanhola tínhamos esta divergência)
Cardosos (2420-020) - CarlosManta
Tendo em conta o próprio site da Repsol como o pai.pt, parece-me agora que o CarlosManta tem razão. Na altura, só procurei no mapa, e deduzi que o Freixial seria o ponto de onde partiria o carteiro...
Castanhola, o que achas?
Eh lá, isto é que é variedade!
Arrabal (2420) - Brisa (está errado; "Arrabal" é a designação postal e não a localidade)
Cardosos (2410-592) - Repsol Leiria-A e Leiria-B (onde "Arraba" é gralha para "Arrabal"; este CP7, de facto, não existe)
Parracheira (2420-026) - Castanhola (não encontro referências que o justifiquem e é claramente demasiado longe)
Freixial (2420-023) - lmviterbo (não me tinha apercebido que eu e o Castanhola tínhamos esta divergência)
Cardosos (2420-020) - CarlosManta
Tendo em conta o próprio site da Repsol como o pai.pt, parece-me agora que o CarlosManta tem razão. Na altura, só procurei no mapa, e deduzi que o Freixial seria o ponto de onde partiria o carteiro...
Castanhola, o que achas?
Last edited by lmviterbo on Tue Nov 11, 2008 1:06 pm, edited 1 time in total.
- Castanhola
- Euro-Master

Área de Serviço de Leiria
Não é propriamente uma divergência. Na altura em que eu comecei a usar essa localidade para a área de serviço de Leiria, a localidade mais próxima que aparecia nos mapas on-line era precisamente Parracheira, como ainda acontece no GoogleMaps:
http://news.google.com/maps?hl=en&ie=UT ... 10356&z=14
Com a informação disponível actualmente percebe-se que há outras localidades mais adequadas.
De qualquer modo, nestes casos é sempre boa política colocar no comentário o local onde a nota foi efectivamente adquirida, neste caso qualquer coisa do tipo "Nota obtida na área de serviço de Leiria na auto-estrada A1".
http://news.google.com/maps?hl=en&ie=UT ... 10356&z=14
Com a informação disponível actualmente percebe-se que há outras localidades mais adequadas.
De qualquer modo, nestes casos é sempre boa política colocar no comentário o local onde a nota foi efectivamente adquirida, neste caso qualquer coisa do tipo "Nota obtida na área de serviço de Leiria na auto-estrada A1".
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Re: Área de Serviço de Leiria
OK, esclarecido.Castanhola wrote:Com a informação disponível actualmente percebe-se que há outras localidades mais adequadas.
Para todos e para memória futura: quem tem razão é o CarlosManta:
A1 A.S. Leiria (km 125,7) (Repsol / Pransor) - Cardosos (2420-020)
- Castanhola
- Euro-Master

Mais portagens
Portagem de Estarreja na autoestrada A1
Beduído 3860-239
http://news.google.com/maps?f=q&hl=en&g ... iwloc=addr
Os CTT dizem Estarreja. A povoação do Outeiro também está próxima:
http://maps.live.com/default.aspx?v=2&F ... &encType=1
Eu costumava usar aquele CP7 para a Área de Serviço de Antuã:
Portagem de Coimbra Norte na auto-estrada A1
Rios Frios 3025
A rua mais próxima é Rua da Fonte D'Areia 3025-613, mas parece-me mais correcto usar apenas o CP4, pois não encontrei nenhum CP7 para a portagem ou para auto-estrada. Ou será de usar este CP7?
Beduído 3860-239
Portagem de Coimbra Norte na auto-estrada A1
Rios Frios 3025
A rua mais próxima é Rua da Fonte D'Areia 3025-613, mas parece-me mais correcto usar apenas o CP4, pois não encontrei nenhum CP7 para a portagem ou para auto-estrada. Ou será de usar este CP7?
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Que tal um tópico para os CPs manhosos das áreas de serviços e portagens? Até poderia ser uma competição saudável de fácil inserção no NIG...
- lmviterbo
- Euro-Master

Re: Mais portagens
Lamento mas está errado, Castanhola. A lista dos CTT dá o CP7 3860-239 à Rua do Campo, na povoação chamada "Campo" (coluna K), ou algures entre as povoações (?) com os nomes "Devesa" e "Souto" ou "(Santo) Amaro", se formos ver os mapas Google e Live (neste, a mesma rua chama-se Rua da Feira). Esse CP7 é de facto partilhado pelo IP1 mas isto parece-me claramente um erro, tanto mais que existe um CP7 específico para a Variante da A1: 3860-405 (coluna K = Beduído).Castanhola wrote:Portagem de Estarreja na autoestrada A1
Beduído 3860-239![]()
A povoação (?) do Outeiro não aparece na coluna K, e as ruas que aí se encontram (p. ex., R St Bárbara) têm "Beduído" na coluna K.
Assim, não me parece restarem dúvidas:
Portagem A1 Estarreja (saída 17, km 258,1) = Beduído 3860-405
Em relação à área de serviço da Antuã, ora aqui está mais uma diferença (em que eu ainda não tinha reparado) entre a minha lista e a do Castanhola. No Beduído não é de certeza. Na ZCP 3860 também não é de certeza, é 3865.
O mapa Google indica uma R Alves Redol em plena Área de Serviço mas esta rua, em 3865, não consta na lista dos CTT. Esse mesmo mapa dá a entender que esta área de serviço seria na povoação de Canto do Picoto. De acordo com o mapa Live, seria no Cabeço do Picoto. Analisando as ruas e caminhos mais próximos de um e de outro lado da área de serviço, a lista dos CTT faz uma enorme confusão, ora grafando Picoto ora Picôto, e pondo algumas ruas no Picoto (coluna K), outras no Canto do Picôto, e outras, incluindo todos os caminhos ali em redor, sem nada na coluna K, e apenas Salreu como localidade.
Conclusão em relação à localidade: não sei se existe ou existiu alguma povoação / localidade chamada Picoto ou Canto do Picoto ou Cabeço do Picoto. Tendo em conta que a povoação de Salreu foi elevada a vila há três anos (Lei nº 17/2005 de 28 de Janeiro) e que o Projecto de Lei que deu origem a este documento (Projecto de Lei 403/IX) se intitula "Elevação da freguesia de Salreu [...] à categoria de vila", e ainda o respectivo conteúdo, eu diria que toda a freguesia de Salreu integra hoje em dia a vila de Salreu, e que o Picoto e similares deixaram de existir como povoações independentes.
Na lista do código postal, o IP1 está aqui: Salreu 3865-204. Foi daí que eu deduzi que seriam estas a localidade e o CP7 da Área de Serviço (A.S.) da Antuã. Ora acontece que não tinha reparado que o mesmo CP7 é partilhado pela R Alberto Oliveira Canelas, que cruza a A1 bem longe da A.S. (quase 1,5 km). Por isso, naturalmente, este CP7 não pode estar correcto.
Por tudo isto, parece-me que a única solução, enquanto não existir CP7 específico para a A.S. ou para a R Alves Redol, é utilizar apenas o CP4:
A1 A.S. Antuã = Salreu 3865
A minha opinião, e a prática do EBT, como já disse noutros posts, é a de que, quando não existe CP7 específico, se deve usar apenas o CP4. (Castanhola, tu próprio já escreveste esta recomendação, certo?)Castanhola wrote:Portagem de Coimbra Norte na auto-estrada A1
Rios Frios 3025![]()
De qualquer modo, os CTT, neste caso, até definem um CP7. A portagem é em pleno IP3, e o IP3 tem o CP7 3025-658. Como é único, não se incorre aqui no mesmo problema da A.S. Antuã. Assim, apesar de a localidade definida pelos CTT para este CP7 ser Vil de Matos, não há dúvida de que esta área de serviço pertence a Rios Frios, tal como as ruas mais próximas.
Por isso,
Portagem A1 Coimbra Norte (saída 13, km 197,5) = Rios Frios 3025-658
- Castanhola
- Euro-Master

Tens toda a razão!... Não me tinha apercebido dessa variante. E não me lembrei de procurar todos os locais correspondentes ao CP7 que indiquei... Realmente a minha pressa ontem era chegar às 50.000, e todos sabemos que a pressa é inimiga da perfeição...lmviterbo wrote:Portagem A1 Estarreja (saída 17, km 258,1) = Beduído 3860-405
A localidade Campo está entre Souto e Santo Amaro, na convergência entre a Rua do Campo e a Rua da Feira.
Quanto à povoação do Outeiro parece que ela existe, ao lado de Beduído. Mas já vimos que os CTT têm uma grande confusão nessa zona.
Cabeço do Picoto é uma povoação de acordo com o IGeo (agora não posso verificar se há códigos postais, pois não tenho aqui o ficheiro dos CTT). Parece-me difícil uma vila engolir todas aquelas terreolas, que ainda estão a uma certa distância. Se fosse elevação a cidade, tudo bem.lmviterbo wrote:Conclusão em relação à localidade: não sei se existe ou existiu alguma povoação / localidade chamada Picoto ou Canto do Picoto ou Cabeço do Picoto. Tendo em conta que a povoação de Salreu foi elevada a vila há três anos (Lei nº 17/2005 de 28 de Janeiro) e que o Projecto de Lei que deu origem a este documento (Projecto de Lei 403/IX) se intitula "Elevação da freguesia de Salreu [...] à categoria de vila", e ainda o respectivo conteúdo, eu diria que toda a freguesia de Salreu integra hoje em dia a vila de Salreu, e que o Picoto e similares deixaram de existir como povoações independentes.
Por tudo isto, parece-me que a única solução, enquanto não existir CP7 específico para a A.S. ou para a R Alves Redol, é utilizar apenas o CP4: A1 A.S. Antuã = Salreu 3865
Quanto a Coimbra Norte fica para depois...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Pois, é claro que tens razão e a freguesia de Salreu não pode ser toda ela uma vila, e bastava eu ter reparado que tem 16,25 km² (isto é, se fosse um quadrado, seriam 4 x 4 km)...Castanhola wrote:Cabeço do Picoto é uma povoação de acordo com o IGeo (agora não posso verificar se há códigos postais, pois não tenho aqui o ficheiro dos CTT). Parece-me difícil uma vila engolir todas aquelas terreolas, que ainda estão a uma certa distância. Se fosse elevação a cidade, tudo bem.lmviterbo wrote:Conclusão em relação à localidade: não sei se existe ou existiu alguma povoação / localidade chamada Picoto ou Canto do Picoto ou Cabeço do Picoto. Tendo em conta que a povoação de Salreu foi elevada a vila há três anos (Lei nº 17/2005 de 28 de Janeiro) e que o Projecto de Lei que deu origem a este documento (Projecto de Lei 403/IX) se intitula "Elevação da freguesia de Salreu [...] à categoria de vila", e ainda o respectivo conteúdo, eu diria que toda a freguesia de Salreu integra hoje em dia a vila de Salreu, e que o Picoto e similares deixaram de existir como povoações independentes.
Por tudo isto, parece-me que a única solução, enquanto não existir CP7 específico para a A.S. ou para a R Alves Redol, é utilizar apenas o CP4: A1 A.S. Antuã = Salreu 3865
Também não tenho tempo agora de verificar mas temo que não seja possível destrinçar se é Picoto ou Canto do Picoto ou Cabeço do Picoto sem recorrer a uma visita local. De notar apenas que, ultimamente, tenho reparado que a base de dados do Live Maps esta regularmente mais correcta do que as outras, por isso, se eu tivesse de apostar, apostaria de facto em Cabeço do Picoto (sem acento circunflexo, que só seria necessário se houvesse uma palavra com a pronúncia "picóto", que não existe nem no dicionário nem, creio eu, na toponímia portuguesa; e mesmo assim, tendo em conta que "picoto", com a pronúncia "picôto", é uma palavra dicionarizada sem acento, a lógica mandaria que alguma eventual "picóto" devesse levar, essa sim, acento agudo).
- Castanhola
- Euro-Master

Ponto de vista
A minha opinião é que não podemos ser mais papistas que o papa... Nestes casos a minha opinião é a seguinte:lmviterbo wrote:Também não tenho tempo agora de verificar mas temo que não seja possível destrinçar se é Picoto ou Canto do Picoto ou Cabeço do Picoto sem recorrer a uma visita local.
- Se houver um CP7 específico para a portagem/área de serviço, está o caso arrumado.
- Ou se cria uma "localidade" específica para aquele caso, como se faz por vezes com aeroportos, por exemplo, quando estão suficientemente afastados da localidade que servem. Por mim não vejo necessidade de adoptar este critério, excepto em condições muito particulares...
- Ou se usa um critério para "adicionar" a portagem/área de serviço a uma localidade. Como para mim o critério mais importante é a localização geográfica ser rigorosa, uso geralmente a localidade mais próxima. Mas isso significa que pode haver várias escolhas possíveis, se houver duas ou mais localidades igualmente próximas. Nesse caso qualquer escolha é para mim correcta. O importante é que se complemente a informação sobre a nota, indicando no comentário que ela foi efectivamente encontrada naquela portagem/área de serviço. Agora se por exemplo o limite dos dots passar ali pelo meio, claro que escolheria uma que estivesse no dot correcto.
Por exemplo, no caso da portagem de Mira em plena A17, que indiquei ao Fantas recentemente (http://www.eurobilltrackerforum.com/vie ... 42#p621242), a escolha tanto podia ir para presa como para Carapelhos, do meu ponto de vista. Ou mesmo para o Corticeiro de Baixo, se a portagem estiver um pouco mais para sul (ainda não é visível nos mapas on-line). A minha preferência apenas foi para a Presa, porque tenho a ideia que o limite da povoação se aproxima mais da auto-estrada. Mas admito qualquer uma das escolhas, como igualmente válidas.
Já o lmviterbo fala em ver qual a estrada por onde lá vai o carteiro... É outro critério, que aceito, enquanto não houver regras claras que indiquem o contrário, mas que já me parece para o demasiado rebuscado... Espero que o meu ponto de vista sobre este assunto tenha ficado mais claro.
A minha dúvida era apenas relativamente ao alcance da dita rua. Porque não é necessário que exista um CP7 específico para a portagem. Basta que ela esteja numa rua que por lá passe. Ou seja, se a referida rua fossa a que servisse a portagem, não havia dúvidas em atribuir o CP7 correspondente. Mas neste caso parece demasiado rebuscado. Eu diria que a tal rua não vira no cruzamento. De resto, o CP7 que apresentas (3025-658) até me dava um certo jeito, pois ainda não o tenho, mas parece-me uma escolha demasiado difícil de engolir... Eu usava, e usei, apenas o CP4.lmviterbo wrote:A minha opinião, e a prática do EBT, como já disse noutros posts, é a de que, quando não existe CP7 específico, se deve usar apenas o CP4. (Castanhola, tu próprio já escreveste esta recomendação, certo?) De qualquer modo, os CTT, neste caso, até definem um CP7. A portagem é em pleno IP3, e o IP3 tem o CP7 3025-658. Como é único, não se incorre aqui no mesmo problema da A.S. Antuã. Assim, apesar de a localidade definida pelos CTT para este CP7 ser Vil de Matos, não há dúvida de que esta área de serviço pertence a Rios Frios, tal como as ruas mais próximas.
Por isso, Portagem A1 Coimbra Norte (saída 13, km 197,5) = Rios Frios 3025-658
Para terminar outro exemplo. Registei há pouco mais de um ano umas notas na área de serviço de Alcácer do Sal (LiveMaps), na A2. Aquilo ali à volta é um deserto e na altura a localidade mais próxima que se encontrava nos mapas era Fangarifau, embora esteja a cerca de 3 km... Qual a vossa opinião neste caso? Palma também seria uma boa hipótese. Há outras coisas que poderão ser ou não localidades ali perto, mas não vou procurar agora...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- CarlosManta
- Euro-Master

O Castanhola e lmviterbo vão adorar esta:
http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?N ... 1189016025
Espero que vocês também!
Se o Robick não se importar, uma vez que ele anda entre Luxemburgo, Leiria, Caldas, ..., amanha crio o tão falado repositório/jogo das auto-estradas, pode ser?
Espero que vocês também!
Se o Robick não se importar, uma vez que ele anda entre Luxemburgo, Leiria, Caldas, ..., amanha crio o tão falado repositório/jogo das auto-estradas, pode ser?
- Robick
- Euro-Master

Não me importo nada, porque não o iria conseguir apresentar qualquer de jeito, em tempo útil.CarlosManta wrote:O Castanhola e lmviterbo vão adorar esta:
Espero que vocês também!
Aliás, o que me ocupa mais agora, é andar a aprender a utilizar o excel em vez do word para construir rankings aqui para o fórum.
Posta lá isso, que eu tenho algumas mensagens do Imviterbo a propor localidades. E quando houver um proposta inicial, veremos se coincindem
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
- lmviterbo
- Euro-Master

Ainda não domino o site do IGeoE (diferente do IGeo?) mas se, no Visualizador de Informação Geográfica do IGeoE, eu fizer uma Pesquisa Livre "Picoto" no concelho de Estarreja, só encontro um Canto do Picoto (Folha Nº163, na freguesia de Salreu) e uma Picoto (Folha Nº164, já na freguesia de Canelas.Castanhola wrote:Cabeço do Picoto é uma povoação de acordo com o IGeo
Se isto estiver certo, então a área de serviço será claramente em Canto do Picoto:
A1 A.S. Antuã = Canto do Picoto 3865
Continuo a achar que, neste caso, só uma visita local poderia tirar definitivamente as dúvidas. De qualquer modo, sou a favor de se adoptar esta localidade + CP4 (já que não há CP7), ou outra localidade com o mesmo CP4 no caso de haver um critério que o justifique melhor ainda.
De acordo. Mas estendo esse critério aos limites de CP4 e de freguesia. Quero com isto dizer que não faz sentido dizer que a área de serviço da Antuã está, como pretendia o Castanhola, em Estarreja 3860-239, porque não é seguramente na localidade de Estarreja, não é seguramente no CP4 3860 e não é seguramente no Campo (localidade desde CP7). (Não percebi bem mas não me parece que o Castanhola continue a defender isto, de qualquer modo.)Castanhola wrote:Agora se por exemplo o limite dos dots passar ali pelo meio, claro que escolheria uma que estivesse no dot correcto.
De resto, estou de acordo com os passos descritos pelo Castanhola para a definição de uma localidade + CP4 ou CP7.
Completamente de acordo.Castanhola wrote:A minha dúvida era apenas relativamente ao alcance da dita rua. Porque não é necessário que exista um CP7 específico para a portagem. Basta que ela esteja numa rua que por lá passe. Ou seja, se a referida rua fossa a que servisse a portagem, não havia dúvidas em atribuir o CP7 correspondente. Mas neste caso parece demasiado rebuscado. Eu diria que a tal rua não vira no cruzamento.lmviterbo wrote:Portagem A1 Coimbra Norte (saída 13, km 197,5) = Rios Frios 3025-658
Mas porquê? Não percebo a dúvida. A portagem é mesmo em pleno IP3, o IP3 não passa provavelmente por Vil de Matos e, mesmo que passe, é numa zona do IP3 que não tem nenhuma paragem possível. Ou seja, o único ponto do IP3 nesta zona com possível entrega de correio é precisamente a portagem.Castanhola wrote:De resto, o CP7 que apresentas (3025-658) até me dava um certo jeito, pois ainda não o tenho, mas parece-me uma escolha demasiado difícil de engolir...
Nota: Como bem sabemos ambos, o critério de definição de um CP7 não pode nunca passar pelo que dá mais jeito em função de um qualquer jogo de CP3 ou qualquer outro. Escrevo isto só para deixar claro a todos os outros que, lá por sermos plotters, não quer dizer que nos ponhamos para aqui a fazer o que nos dá jeito para os joguinhos.
Fangarifau é na freguesia ao lado, como se pode ver no viamichelin. Por isso, eu usaria Palma 7580.Castanhola wrote:Para terminar outro exemplo. Registei há pouco mais de um ano umas notas na área de serviço de Alcácer do Sal (LiveMaps), na A2. Aquilo ali à volta é um deserto e na altura a localidade mais próxima que se encontrava nos mapas era Fangarifau, embora esteja a cerca de 3 km... Qual a vossa opinião neste caso? Palma também seria uma boa hipótese. Há outras coisas que poderão ser ou não localidades ali perto, mas não vou procurar agora...
- lmviterbo
- Euro-Master

Realmente... Como é que havemos nós de tentar dar ordem ao sistema do EBT se o próprio Estado não sabe definir as localidades...?CarlosManta wrote:O Castanhola e lmviterbo vão adorar esta:
Boa!!!CarlosManta wrote:Se o Robick não se importar, uma vez que ele anda entre Luxemburgo, Leiria, Caldas, ..., amanha crio o tão falado repositório/jogo das auto-estradas, pode ser?