[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Re: Mais portagens

Post by Castanhola »

Robick wrote:Aliás, o que me ocupa mais agora, é andar a aprender a utilizar o excel em vez do word para construir rankings aqui para o fórum. :roll:
Se quiseres posso-te enviar os ficheiros excel que já criei para uma série de jogos. Assim não tens de partir a pedra toda. Aliás tinha a intenção de criar um para ti, para o teu novo ranking, construído de forma que o pudesses alterar facilmente, mas na realidade ando sem grande tempo livre. Só mais para o final da semana terei disponibilidade para isso e para registar as notas que tenho cá por casa, e que já não são poucas... :|
lmviterbo wrote:[Quero com isto dizer que não faz sentido dizer que a área de serviço da Antuã está, como pretendia o Castanhola, em Estarreja 3860-239, porque não é seguramente na localidade de Estarreja, não é seguramente no CP4 3860 e não é seguramente no Campo (localidade desde CP7). (Não percebi bem mas não me parece que o Castanhola continue a defender isto, de qualquer modo.)
Lá estás tu... 8O Dá vontade de dizer: "E o teimoso sou eu?!..." :mrgreen: :wink: Já aqui disse e volto a dizer que esses eram os códigos postais que eu usava no tempo em que me baseava apenas na informação dos CTT. Evidentemente que passei a ter opinião diferente a partir do momento que me apercebi que a base de dados dos CTT tinha erros graves e que passou a haver mais informação disponível on-line...

Aliás bastava leres com atenção o que escrevi aqui:
http://www.eurobilltrackerforum.com/vie ... 74#p623474
Castanhola wrote:Eu costumava usar aquele CP7 para a Área de Serviço de Antuã:
http://news.google.com/maps?f=q&hl=en&g ... iwloc=addr
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:
lmviterbo wrote:[Quero com isto dizer que não faz sentido dizer que a área de serviço da Antuã está, como pretendia o Castanhola, em Estarreja 3860-239, porque não é seguramente na localidade de Estarreja, não é seguramente no CP4 3860 e não é seguramente no Campo (localidade desde CP7). (Não percebi bem mas não me parece que o Castanhola continue a defender isto, de qualquer modo.)
Lá estás tu... 8O Dá vontade de dizer: "E o teimoso sou eu?!..." :mrgreen: :wink: Já aqui disse e volto a dizer que esses eram os códigos postais que eu usava no tempo em que me baseava apenas na informação dos CTT. Evidentemente que passei a ter opinião diferente a partir do momento que me apercebi que a base de dados dos CTT tinha erros graves e que passou a haver mais informação disponível on-line...
Lá estás tu... :mrgreen: O que eu digo é precisamente que achava que já não defendias aquilo. Simplesmente, precisava de confirmação, porque a frase "eu costumava usar" (que eu tinha lido com atenção) era a única "confirmação" que davas -- e mais à frente achavas que um outro CP7 era um exagero. Orraite?
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
Castanhola wrote:
lmviterbo wrote:(Não percebi bem mas não me parece que o Castanhola continue a defender isto
Lá estás tu...
Lá estás tu...
Hihihi
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Re: Localidades

Post by CarlosManta »

Agradeço que confirmem:

(enquanto não acabo a lista vou pôr aqui, de futuro passarão estas verificações para o outro tópico).

Image A 3 Auto-Estrada do Minho Porto - Valença

Image5 km 21,2 Santo Tirso / Trofa N 104-1 0313 Ervosa (4785-095)

Mapa
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

lmviterbo wrote:A1 A.S. Santarém - Casal da Senhora Vitória 2000-467
A1 A.S. Santarém km 84 - Cabeça Gorda 2000-792.
Qual é a Sul-Norte?
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

pipocadoce wrote:
lmviterbo wrote:A1 A.S. Santarém - Casal da Senhora Vitória 2000-467
A1 A.S. Santarém km 84 - Cabeça Gorda 2000-792.
Qual é a Sul-Norte?
Bem, pelos vistos eu estava enganado da primeira vez (e nem tinha reparado que tinha registado duas áreas de serviço de Santarém com localização diferente!). Já verifiquei e aqui vão as indicações correctas:

A1 Image A.S. Santarém km 84,3 sentido Lisboa-Porto BP Eurest Casal da Marinheira (2000-467)
A1 Image A.S. Santarém km 84,3 sentido Porto-Lisboa BP Eurest / Hotel do Prado Cabeça Gorda (2000-792)
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Agradeço que confirmem:

Isto está na tal terra de ninguém entre a Trofa e Santo Tirso...

Tendo em conta as antigas definições das freguesias, no entanto, eu diria que é provável que esse diferendo fique resolvido com tudo o que estiver a leste da A3 ficar a pertencer a Santo Tirso (como está agora no viamichelin ou no IGeoE). Assim, Ervosa (4785-095) estará no concelho e no CP errado.

Não há CP7 preciso, de modo que aqui vai:

Image5 km 21,2 Santo Tirso / Trofa N 104-1 0313 Fontiscos (4780)

NOTA: A confirmar que "Fontiscos" é uma localidade da freguesia de Santo Tirso, transcrevo uma frase da página sobre Festas e Romarias do site da Câmara: «Festas de S. Bartolomeu – Estas festas realizam-se no lugar de Fontiscos, no dia 24 de Agosto.» É pouco como confirmação, eu sei, mas não me parece que esta zona pertença à cidade de Santo Tirso (apesar de não ter encontrado em lado nenhum os limites da cidade), e por isso julgo ser uma povoação independente (como aliás está também no mapa do IGeoE).
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

lmviterbo wrote:A1 Image A.S. Santarém km 84,3 sentido Lisboa-Porto BP Eurest Cabeça Gorda (2000-792)
:( Não tem ponto
Nem esta :cry:
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
CarlosManta wrote:Agradeço que confirmem:

Isto está na tal terra de ninguém entre a Trofa e Santo Tirso...

Tendo em conta as antigas definições das freguesias, no entanto, eu diria que é provável que esse diferendo fique resolvido com tudo o que estiver a leste da A3 ficar a pertencer a Santo Tirso (como está agora no viamichelin ou no IGeoE). Assim, Ervosa (4785-095) estará no concelho e no CP errado.

Não há CP7 preciso, de modo que aqui vai:

Image5 km 21,2 Santo Tirso / Trofa N 104-1 0313 Fontiscos (4780)
Não concordo. A entrada CP7 que indiquei é única para a A3 e não há mais nenhum troço da A3 nesse CP4. Por outro lado no CP4 de Santo Tirso não há nenhuma entrada para a A3.

Além disso Ervosa está a Oeste da A3, bem como a praça de portagens, logo actualmente na freguesia de São Martinho de Bougado, munícipio da Trofa e não Santo Tirso.

Não confundir a A11 (Este-oeste) com a A3 (Norte Sul), que se cruzam perto de Ervosa!

Terá sido este o motivo da confusão?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Ervosa está a Oeste da A3, bem como a praça de portagens, logo actualmente na freguesia de São Martinho de Bougado, munícipio da Trofa e não Santo Tirso.
Ervosa sim, está a Oeste da A3; mas a portagem está a Leste:
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&g ... 8&t=h&z=17
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

pipocadoce wrote::( Não tem ponto
Nem esta :cry:
Já está.

A primeira não tinha ponto porque, quando eu registei uma nota nesta localidade, há muito tempo, ainda não sabia que o código postal não devia incluir designação postal, de modo que agora existem na base de dados:
Cabeça Gorda (ID 150581)
Cabeça Gorda (ID 15356) - com a "child" Cabeça gorda (2000-792 VAQUEIROS STR)

A segunda não tinha ponto porque te enganaste: devia ser Barrosos e não Barroso. Agora existem na base de dados:
Barrosos (ID 143520)
Barroso (ID 150582)

Já pedi aos city-admins para fazerem os respectivos "merge".
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

Obrigado Image
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:
CarlosManta wrote:Ervosa está a Oeste da A3, bem como a praça de portagens, logo actualmente na freguesia de São Martinho de Bougado, munícipio da Trofa e não Santo Tirso.
Ervosa sim, está a Oeste da A3; mas a portagem está a Leste:
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&g ... 8&t=h&z=17
Sim, a praça da portagem está a Este da Auto-Estrada. Mea Culpa.
Contudo, o Instituto Geográfico do Exército considera que o limite da freguesia de São Martinho do Bougado inclui a Praça da Portagem:
ImageComo já referi, os CTT têm uma entrada exclusiva para a A3 na localidade de Ervosa, freguesia de São Martinho do Bougado.
A única informação em contrário é uma notícia de jornal que fala que os limites de freguesia estão disputa, mas que actualmente se dividem pelo traçado da Auto-estrada. É perfeitamente plausível para mim que quem escreva o artigo de jornal não necessite de recisar no mesmo se a praça de portagens está na fronteira, ou de que lado na mesma.
No entanto todas as fontes apontam no mesmo sentido, excepto uma notícia de jornal.
Qual é o critério? :lol:
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:[...]o Instituto Geográfico do Exército considera que o limite da freguesia de São Martinho do Bougado inclui a Praça da Portagem:
Image
Não consigo ver os limites de freguesia no Visualizador do IGeoE. :( No mapa que mostras, é a linha a violeta? Como é que se vê isso?
No viamichelin, a linha de fronteira passa exactamente a sul e a oeste da portagem, deixando a portagem do lado de Santo Tirso (o limite é o tracejado, aqui não se percebe tão bem como acedendo no site):
Image
CarlosManta wrote:Como já referi, os CTT têm uma entrada exclusiva para a A3 na localidade de Ervosa, freguesia de São Martinho do Bougado.
[...]
No entanto todas as fontes apontam no mesmo sentido, excepto uma notícia de jornal.
Qual é o critério?
O problema que detectei há pouco tempo, e que poderá talvez aplicar-se aqui, é que as juntas de freguesia entregam ao Gabinete do Código Postal uma lista de ruas, e o Gabinete só lhes atribui códigos postais, sem sequer verificar, imagino eu, se cada artéria referida tem de facto algum ponto de entrega de correio (partindo do pressuposto, mais uma vez presumo eu, que pode não ter agora e vir a ter no futuro). É provável que as 4369 entradas com a indicação "Rua Sem Nome" se devam a isto mesmo. Quero com isto dizer que a A3 passa na Trofa e em Santo Tirso, garantidamente, mas é possível que a junta de freguesia da Trofa a tenha incluído na listagem fornecida aos CTT e a junta de Santo Tirso não.
Infelizmente, por causa deste problema, este critério deixa de ser suficiente.
De qualquer modo, se estiveres certo quanto aos limites de freguesia definidos pelo IGeoE, haverá assim informação contraditória entre este e o viamichelin. Não vejo razão nenhuma para considerar mais válida a fonte da Michelin, pelo contrário. É, por isso, essencial, que confirmes por favor os limites segundo o IGeoE. (E diz-me por favor como vê-los!)

Isto está-se a compor. :)
Robick
Euro-Master
Euro-Master

Post by Robick »

Os Limites de Freguesia da carta oficial do IGeoE são os oficiais. Quer dizer, os legais reconhecidos pelo Estado, para todos os efeitos, não quer dizer que sejam pacificamente aceites. A carta do igeo é uma carta dinâmica com correções todos anos. Pelo menos, no meu concelho, tem sido realizado um esforço em colaboração com as juntas de freguesia para os limites se aproximem o mais possível do real. Ou seja, daquilo é reconhecido como tal, pelas populações envolvidas.

Nem sempre é fácil, por falta de vontade entre as partes. Desde que estou na Câmara, o Município de Cantanhede e o da Figueira não se entendem sobre o limite entre ambos os concelhos, nos terrenos próximos da Praia da Tocha. Digamos que é um areia muito valiosa. :wink:
Robick
Seek a note, find a friend
Se achas que tens poucos hits é que porque não angariaste o suficente :-)
20 Angariados que registaram mais de 63000 notas e fizeram 240 hits
My p rofile
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”