[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:Feita a experiência, página do hotfrog, que me diz o seguinte:

Restaurante Avó Cana
R. Gonçalves Castro 231
Pedroso
4415-378 PEDROSO
PORTO
Game Over, you win!

Estava convencido que não, que só aparecia o CP7, mas até no pai.pt aparece a localidade!

É engraçado que juro que fui a estas páginas e não vi a localidade só vi o CP7. É como se a mente filtrasse o que não interessa. Agora já me parece sempre a localidade e o CP7 mais a designação. Ou realmente é preciso olhar para as coisas com outros olhos e espírito mais aberto, ou o lmviterbo andou ocupado foi a reescrever grande parte da Internet! 8O
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Ou realmente é preciso olhar para as coisas com outros olhos e espírito mais aberto, ou o lmviterbo andou ocupado foi a reescrever grande parte da Internet! 8O
Eu não disse que andava ocupadíssimo? :P

E agora, respeitinho, por favor, que a partir deste momento sou Euro-Master!

Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

CarlosManta wrote:É engraçado que juro que fui a estas páginas e não vi [...] É como se a mente filtrasse o que não interessa [...] Ou realmente é preciso olhar para as coisas com outros olhos e espírito mais aberto [...]
Provavelmente precisas de repetir a experiência no tópico desportivo... :mrgreen:
lmviterbo wrote:[...] confirmar na página Pesquisar Código Postal dos CTT Correios (ferramenta oficial de busca de códigos postais).
Ora aqui está uma grande verdade... porque as próprias empresas, as páginas amarelas e outras que tais têm os códigos postais frequentemente errados... :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:
CarlosManta wrote:É engraçado que juro que fui a estas páginas e não vi [...] É como se a mente filtrasse o que não interessa [...] Ou realmente é preciso olhar para as coisas com outros olhos e espírito mais aberto [...]
Provavelmente precisas de repetir a experiência no tópico desportivo... :mrgreen:
Talvez não seja o único. Quando me explicam sei ver quando estou errado. :mrgreen:
Obviamente é uma provocação, não leves a mal Castanhola, estou a meter-me contigo.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:
lmviterbo wrote:[...] confirmar na página Pesquisar Código Postal dos CTT Correios (ferramenta oficial de busca de códigos postais).
Ora aqui está uma grande verdade... porque as próprias empresas, as páginas amarelas e outras que tais têm os códigos postais frequentemente errados... :roll:
Castanhola e lmviterbo, rogo pela vossa ajuda.
Durante anos discuti com o meu pai (sou vezeiro nisso) sobre qual era o código postal de casa dele. Ele dizia que era 4465-656 Custóias, e eu teimava que era 4465-656 Leça do Balio. Até hoje, continuamos a preencher a morada de modo diferente, para desespero imagino do staff da estação de correios e do carteiro. Sempre que posso escrevo um postal ao meu pai, para que mostrar que com a minha interpretação as postais sempre lá chegam, apesar de na correspondência dele, desde contas a bancos aparecer a versão dele.

Depois da ensaboadela que levei ontem, e como hoje fui almoçar um carapau grelhado com ele e troquei umas notinhas, por descargo de consciência fui ver ao site dos CTT o que aparece. Em vez de pesquisar por nome de rua, pesquisei por código postal "4465-656". Aparece o seguinte:
Resultados em Ruas (ou equivalentes)

Código Postal:4465-656

Foi encontrado 1 arruamento no distrito de Porto, no concelho de Matosinhos, na localidade de Leça do Balio correspondente à sua pesquisa. (1 de 1)
Nome da Rua (ou equivalente) Código Postal
Rua Irene Lisboa 4465-656 LEÇA DO BALIO
Distraído como sou, não reparei que aparece a localidade, e disse "faine, bou procurare pelo nome da rua e ver o que lá aparece na localidade". Já experimentei no Firefox e no IE e não me aparece nenhum resultado pelo nome de rua. lmviterbo, podes reescrever a Internet num instante? Castanhola, já te aconteceu isso antes? Será um falha temporária? (No Ciberforma está correcto) Fico com a ideia que os correios dão mais valor ao CP7 que à designação postal (claro que também têm a morada, isso ajuda). O vosso critério é o mesmo no EBT? Se aparecer uma "1100-110 Porto", o que fazem?
T. Santos
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by T. Santos »

Se me aparecesse "1100-110 Porto" nos CTT eu colocaria isso no EBT pois era o que estava certo (salvo é claro se o correcto fosse outra localidade completamente distinta e eu tivesse a perfeita noção disso), mas como neste caso, aparece Lisboa e colocaria Lisboa.
Os meus Hits:
144 :flag-pt: . 4 :flag-es: . 3 :flag-de: . 1 :flag-be: . 1 :flag-it: . 1 :flag-nl: . 1 :flag-fr: . 1 :flag-at: . 1 Latvia
Ganha dinheiro na net como eu! Recebido até hoje $39

My list of 2€ CC in pdf - Posted in the forum (Updated 15.08.09)

[url=hhttp://supock.labrute.fr/]Fight against me on La Brute[/url]
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

T. Santos wrote:Se me aparecesse "1100-110 Porto" nos CTT eu colocaria isso no EBT pois era o que estava certo (salvo é claro se o correcto fosse outra localidade completamente distinta e eu tivesse a perfeita noção disso), mas como neste caso, aparece Lisboa e colocaria Lisboa.
Desculpem de novo, não me expliquei bem. A pergunta que queria por era se alguém registasse uma nota no EBT com "1100-110" Porto.
Vou esclarecer: quando registo notas aparece pré-preenchido o CP7 e "cidade" com os valores por omissão de 4200-422 Porto que são o meu home, ou com o CP7 e "cidade" do registo imediatamente anterior, no caso da sessão se manter aberta. Não é a primeira vez que altero um dos campos e me esqueço do outro. Geralmente por causa do jogo CP3 tento sempre por o CP7, e já tive que à posteriori corrigir a informação do local da nota. Obviamente estas situações não devem ocorrer, mas a minha pergunta era mais no caso de aparecerem, se é dado prioridade ao CP7, ou se depende de caso para caso (até porque um, ou ambos os campos podem ser deixados em branco). Era mais uma curiosidade do que algo de muito importante...
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Não percebo o teu problema. Acabei de pesquisar pelo nome de rua e obtive o mesmo resultado que tu obtiveste ao pesquisar o CP7:

Distrito:Porto
Concelho:MATOSINHOS
Localidade:Leça do Balio
Rua (ou equivalente):Irene
Nº Porta:Todos

Foi encontrado 1 arruamento no distrito de Porto, no concelho de Matosinhos, na localidade de Leça do Balio correspondente à sua pesquisa.
(1 de 1)

My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

T. Santos wrote:Se me aparecesse "1100-110 Porto" nos CTT eu colocaria isso no EBT pois era o que estava certo (salvo é claro se o correcto fosse outra localidade completamente distinta e eu tivesse a perfeita noção disso), mas como neste caso, aparece Lisboa e colocaria Lisboa.
CarlosManta wrote:Desculpem de novo, não me expliquei bem. A pergunta que queria por era se alguém registasse uma nota no EBT com "1100-110" Porto.
Vou esclarecer: quando registo notas aparece pré-preenchido o CP7 e "cidade" com os valores por omissão de 4200-422 Porto que são o meu home, ou com o CP7 e "cidade" do registo imediatamente anterior, no caso da sessão se manter aberta. Não é a primeira vez que altero um dos campos e me esqueço do outro. Geralmente por causa do jogo CP3 tento sempre por o CP7, e já tive que à posteriori corrigir a informação do local da nota. Obviamente estas situações não devem ocorrer, mas a minha pergunta era mais no caso de aparecerem, se é dado prioridade ao CP7, ou se depende de caso para caso (até porque um, ou ambos os campos podem ser deixados em branco). Era mais uma curiosidade do que algo de muito importante...
Se aparecer a localização Porto 1100-110 não se faz absolutamente nada, pois é impossível saber se a nota foi registada no Porto (como indica o nome) ou em Lisboa (como indica o CP7). Estes casos são situações de muito baixa prioridade e só se faz alguma coisa se o utilizador corrigir os dados da nota ou houver um pedido nesse sentido.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:Em vez de pesquisar por nome de rua, pesquisei por código postal "4465-656". Aparece o seguinte:

Código Postal:4465-656

Foi encontrado 1 arruamento no distrito de Porto, no concelho de Matosinhos, na localidade de Leça do Balio correspondente à sua pesquisa. (1 de 1)
Distraído como sou, não reparei que aparece a localidade, e disse "faine, bou procurare pelo nome da rua e ver o que lá aparece na localidade". Já experimentei no Firefox e no IE e não me aparece nenhum resultado pelo nome de rua. lmviterbo, podes reescrever a Internet num instante? Castanhola, já te aconteceu isso antes? Será um falha temporária?
Não tenho a certeza se percebi o teu problema mas talvez se prenda com o seguinte:
  1. Um problema qualquer nessa ferramenta de busca online dos CTT faz com que a tecla Enter não funcione como esperado muitas das vezes. Mas o botão Pesquisar, abaixo do campo para o Nº de porta, funciona sempre que lá se clicar como rato.
  2. Ou então estás a querer pesquisar a rua sem indicar a localidade ou, pelo menos, o concelho, e isso não é possível. Repara no que lá está escrito antes do campo Nome de Rua ou equivalente:
    Para procurar os Códigos Postais de uma Rua tem de preencher também a localidade e/ou escolher o Concelho.
  3. Mesmo que não saibas o concelho, a pesquisa não é impossível, desde que conheças o distrito. Se eu procurar irene lisboa no concelho do Porto, a resposta é:
    Image Não foram encontrados resultados no Concelho PORTO, mas existem noutros Concelhos do mesmo distrito.

Code: Select all

Localidade    Código Postal Freguesia     Concelho          Distrito
    Rio Tinto     Arruamentos   Rio Tinto     Gondomar          Porto
    Maia          Arruamentos   Várias        Maia              Porto
    Leça do Balio Arruamentos   Leça do Balio Matosinhos        Porto
    Canelas       Arruamentos   Canelas       Vila Nova de Gaia Porto
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:2 - Ou então estás a querer pesquisar a rua sem indicar a localidade ou, pelo menos, o concelho, e isso não é possível. Repara no que lá está escrito antes do campo Nome de Rua ou equivalente:
Para procurar os Códigos Postais de uma Rua tem de preencher também a localidade e/ou escolher o Concelho.
Não dizia hoje de manhã. Sempre a reescrever a Internet! És tramado Miguel! Agora pus a localidade e já deu. O que tu não fazes para eu ficar mal! :twisted:
Por acaso até tinha selecionado o distrito, mas não li as letrinhas pequeninas que tinha que por localidade ou concelho. Estranho a restrição, no ciberforma basta o nome da rua.
Ou seja, se quisermos saber o nome correcto da localidade temos que por pelo menos o concelho. (ou até o concelho ao lado, nada mau, alguma tolerância a erros)
Obrigado pelo esclarecimento.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

CarlosManta wrote:Capicce! Bolas, vocês os plotters são bestiais! Parabéns pelo trabalho exaustivo. Pensando melhor, julgo que a "regra" deveria ser, como o Castanhola sugeriu, uma combinação das duas. Algo como: "Insira a localidade onde a nota foi encontrada, ou não a conhecendo opte pela designação postal associada ao CP7". Claro que eu só hoje entendi a sério o que quer dizer "designação postal", e CP7 também é algo novo para o comum dos mortais, pelo que se calhar no Guia de Boas vindas, ajuda no site, ou outro, deve constar uma versão mais simples. :D
Correndo o risco de ser chato, estive a pensar e mudei de ideias novamente. O que eu acho que deveria figurar nos Guias de Utilizadores, FAQ's, Help's deveria ser:
"Preencha o campo "cidade" com a designação associada ao código postal ou, no caso de ser diferente, com a localidade onde encontrou a(s) nota(s) a registar."
A minha ideia é ter uma regra mais "rígida", mas a que qualquer utilizador possa facilmente ter referência, mas ao mesmo tempo admita evitar os erros mencionados e insuficiências do código postal.

O motivo que acho importante esta "troca de prioridade" foi depois de ver no tópico internacional uma discussão sobre se Benfica ou Belém devem ser ou não localidades onde se registam notas. Neste momento, tanto quanto percebi na discussão, são localidades distintas de Lisboa.

Qual é a vossa opinião?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

CarlosManta wrote:O motivo que acho importante esta "troca de prioridade" foi depois de ver no tópico internacional uma discussão sobre se Benfica ou Belém devem ser ou não localidades onde se registam notas. Neste momento, tanto quanto percebi na discussão, são localidades distintas de Lisboa.
Será possível lincares para essa discussão? Estou muito curioso, e às tantas ainda preciso de ir lá deitar a minha colherada.
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master

Post by Ord€p »

Essa discussão fui eu que comecei e mais tarde o Leofer40 e outro utilizador também entrou nela em que eu pedi que o perfil das localidades de Benfica, Belém, Marvila e outras fossem juntas a Lisboa pois são bairros de Lisboa e não localidades. Entretanto não consegui levar a minha avante pois apareceu um utilizador belga (Mr. Euro) que diz que não pois têm códigos postais diferentes e mais desculpas para não ser juntas estas "localidades" (apesar de não conhecer a realidade portuguesa). Já expliquei a realidade de Lisboa e já efectuei diversos pedidos para ocorrer esta junção mas sem efeitos pois aparece o tal utilizador belga a dizer que não. Parece que para alguns responsáveis do site, o utilizador belga percebe mais de Portugal que os próprios portugueses.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Ord€p wrote:Já expliquei a realidade de Lisboa e já efectuei diversos pedidos para ocorrer esta junção mas sem efeitos pois aparece o tal utilizador belga a dizer que não. Parece que para alguns responsáveis do site, o utilizador belga percebe mais de Portugal que os próprios portugueses.
Vai haver molho. :x 8) Agora a sério, algumas das explicações que deste poderão eventualmente não estar perfeitas para quem conhece o sistema de geolocalização e percebe as nuances todas do que significa o termo "merge" de duas localidades, etc. (Li a correr as primeiras mensagens da discussão.) Vou ler tudo com atenção e, se fizer sentido, como me parece à partida fazer, vou pedir para alterarem tudo. Talvez acreditem mais num plotter com mais anos de casa...
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”