EBT Dots Portugal Continental 114+1

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

margata wrote:Já está correcto!
Pode ser um preciosismo, mas o lmviterbo gosta de frizar que é com "L" :oops:
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

margata wrote:Já está correcto!
Felizmente a dislexia não é uma doença grave.

Imvirtebo ≠ lmviterbo 8)

Ieofer4O, és grande :)
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Estra treta dos nicks é confuso e é claro q nem estava a reparar bem, mas compreendo que as pessoas queiram as coisas no seu devido lugar.
Porque um nome, como normalmente é mais familiar é mais fácil de não se errar, agora nicks, como podem ser muito diferentes de nomes conhecidos é normal uma pessoa falhar.
É a vida.
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Então a malta não se interessa pelos dot´s....
Eu estou cheia de força....
:wink:
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

margata wrote:Então a malta não se interessa pelos dot´s....
Eu estou cheia de força....
:wink:
Eu devagarinho lá vou estendendo a minha mancha... este ano as minhas conquistas foram em Trás-os-Montes (mas deixei lá um buraco por não ter estudado a lição em casa, e isto quando passei a uns míseros 10 km do dito cujo), na região de Lisboa e este sábado na Serra da Estrela... 8)
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master

Post by JP Simões »

Alerta à navegação (literalmente):

Descobriu-se um novo dot, situado no Oceano Atlântico, a cerca de 20 km da costa. :?
De férias por período indeterminado...
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Zé da Silva wrote:Alerta à navegação (literalmente): Descobriu-se um novo dot, situado no Oceano Atlântico, a cerca de 20 km da costa. :?
He, he, he... É o Robick a fazer das dele. Sabes em que localidade registaste aquela nota Robick? Estou curioso... Quer dizer, a culpa não é tua... Cheira-me que alguém anda a "asneirar" vezes de mais a localização das localidades na grelha de "dots" do EBT... Metem-se em noitadas e depois fazem "asneira" da grossa. :mrgreen:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
diogocanilho
Euro-Master
Euro-Master

Post by diogocanilho »

Castanhola wrote:He, he, he... É o Robick a fazer das dele. Sabes em que localidade registaste aquela nota Robick? Estou curioso... Quer dizer, a culpa não é tua... Cheira-me que alguém anda a "asneirar" vezes de mais a localização das localidades na grelha de "dots" do EBT... Metem-se em noitadas e depois fazem "asneira" da grossa. :mrgreen:
Cá para mim, o Robick é amigo da pesca e numa das suas pescarias lá deve ter trocado um nota com um pescador! É possível :D Mas, não deixa de ser interessante. Imaginemos que estamos num cruzeiro no meio do Atlântico e obtemos novas notas de euro. Qual é o melhor critério? Registar a nota na primeira paragem ou registá-la mesmo com essas coordenadas? Vejam esta nota. Apesar de ter sido a bordo de um avião, não deixa de ter um pontinho na Bulgária... :?
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

diogocanilho wrote:Imaginemos que estamos num cruzeiro no meio do Atlântico e obtemos novas notas de euro. Qual é o melhor critério? Registar a nota na primeira paragem ou registá-la mesmo com essas coordenadas? Vejam esta nota. Apesar de ter sido a bordo de um avião, não deixa de ter um pontinho na Bulgária... :?
Asneira... Nestes casos a recomendação é que a nota seja registada no local de partida ou no destino, como se compreende...

"Notas recebidas em voos, comboios, barcos, etc.
Neste caso, não deve registar uma nota como originária de uma cidade pela qual acabou de passar quando a recebeu, o que de qualquer forma pode ser bastante difícil determinar em viagens de barco ou avião e geralmente não é muito rigoroso. Em vez disso, escolha a sua última paragem ou o seu destino."

E já tens avatar... finalmente... Já indicaste o significado?
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
diogocanilho
Euro-Master
Euro-Master

Post by diogocanilho »

Castanhola wrote:Asneira... Nestes casos a recomendação é que a nota seja registada no local de partida ou no destino, como se compreende...
Já tinha lido essa recomendação, mas já não me recordava bem...Agora, concordo mais que seja registada no destino do que na partida...Afinal, o destino irá ser (numa viagem de avião ou comboio) o sítio onde a nota realmente esteve, não tendo "ligação" com a partida.
Castanhola wrote:E já tens avatar... finalmente... Já indicaste o significado?
Relativamente ao avatar, demorou mas foi... Não tem nenhum significado especial, achei engraçado. Tava a pesquisar no google e encontrei-o por acaso. Um abraço!
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

diogocanilho wrote:concordo mais que seja registada no destino do que na partida...Afinal, o destino irá ser (numa viagem de avião ou comboio) o sítio onde a nota realmente esteve, não tendo "ligação" com a partida.
Hmmm... O meu raciocínio (que não é oficial) é outro: temos de registar as notas no local de onde elas provêm. Então, no caso de táxi, registo no destino, que é onde me dão a nota, de troco do pagamento. No caso de barco ou avião, registo no local de origem (que é de onde vem a nota).
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Notas recebidas em voos, comboios, barcos, etc.

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:No caso de barco ou avião, registo no local de origem (que é de onde vem a nota).
A menos que seja o troco do bar... ou que registes as notas de outro passageiro... nesse caso lá se vai a tua lógica... :wink: Talvez o mais correcto seja registar no destino ou na partida, consoante já estejamos a mais ou menos de meio caminho... :idea: E se estivermos exactamente a meio caminho, caraças :?: :evil:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Re: Notas recebidas em voos, comboios, barcos, etc.

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:
lmviterbo wrote:No caso de barco ou avião, registo no local de origem (que é de onde vem a nota).
A menos que seja o troco do bar... ou que registes as notas de outro passageiro... nesse caso lá se vai a tua lógica... :wink:
Talvez me tenha feito explicar mal...

Uma nota do bar dum avião Lisboa-Madrid, se for da TAP, subiu para o avião provavelmente em Lisboa; se for da Iberia, subiu para o avião provavelmente em Madrid; se for de outra companhia não sei o que será mais provável. Mas não é isso que me interessa. Interessa-me, sim, pela razão que a seguir aduzo, o último ponto fixo onde eu poderia ter registado a nota no momento em que a obtenho ou antes desse momento.

Se não houvesse a regra do EBT, eu diria que o ponto de aquisição deveria ser rigorosamente o ponto de registo, conforme indicado pelo GPS. Mas a regra faz sentido. É que aqui não se registam só coordenadas geográficas, regista-se também um país, uma localidade e um código postal. Isto talvez pudesse ser mudado para que a base de referência fossem precisamente as geocoordenadas mas não foi essa a opção dos programadores do EBT.

Assim, não é possível registar uma nota no ponto onde se adquire num transporte em movimento porque não corresponde a uma localidade (mesmo que se esteja a passar por uma localidade naquele momento).

Então, qual é o último ponto onde eu podia ter registado essa nota? Simples: na última localidade (e código postal) onde eu estive (coincidindo ou não com o último ponto onde esteve o meio de transporte).

No limite, se eu tiver saído na estação ferroviária 'A' e voltado a entrar, e depois me derem uma nota dentro do comboio, mesmo que já tenha passado por (ou parado em) dezenas de outras estações onde eu não tenha posto o pé, registarei essa nota na localidade (e código postal) da estação 'A'. Isto implica, é claro, conceder que a nota pode ter vindo dessa estação.

Evidentemente, admito outras interpretações da regra do EBT, mas julgo que o meu raciocínio não tem falhas.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Evidentemente, admito outras interpretações da regra do EBT, mas julgo que o meu raciocínio não tem falhas.
Tens razão... Mas se estivermos quase a aterrar, não fará mais sentido registá-la no destino? Já que ela também lá irá estar (isto imaginando que o avião chegará ao destino; mas se também não chegar, também não se regista a nota)? Admito estas duas hipóteses, mas não outras, como fizeram no caso que o diagocanilho relatou, registando a nota algures em pleno espaço aéreo da Bulgária... Isto não faz qualquer sentido... e devia ser corrigido...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Mas se estivermos quase a aterrar, não fará mais sentido registá-la no destino? Já que ela também lá irá estar (isto imaginando que o avião chegará ao destino; mas se também não chegar, também não se regista a nota)?
Sim, acho que, se estivermos quase a aterrar, é o equivalente a uma nota recebida de troco num táxi.

Não sei o que estarias a pensar em relação ao avião que não chega ao destino. Terá sido um cenário como o seguinte? O voo está quase a chegar a Nova Iorque, registas por wap uma nota que te dão de troco na última garrafinha de whisky que compras, e a seguir olhas para o lado e começas a sentir o avião numa curva apertada e a ver as torres gémeas a aproximar-se. 8O :roll:
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”